BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

04 Janeiro 2017 - 15:23

Cavalo se despede do dono com gesto inesperado em velório e surpreende a todos

Foto: Kyioshi Abreu/ Arquivo Pessoal

Um cavalo comoveu a família e os amigos do vaqueiro paraibano Wagner Figueiredo de Lima, que morreu em um acidente de moto na madrugada do dia 1º de janeiro. O animal foi levado para se despedir do dono - e ao ser colocado próximo ao veículo onde estava o corpo, deitou a cabeça sobre o caixão, um momento que chamou a atenção de todos que foram ao velório de Wagner de Lima. O enterro do vaqueiro aconteceu na tarde desta terça-feira (3) na cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba. “Esse cavalo era tudo para ele, Wagner, era como se o cavalo soubesse o que estava acontecendo e quisesse se despedir. Durante todo o trajeto até o cemitério ele relinchava e batia com as patas no chão”, disse Wando de Lima, irmão de Wagner. Wando teve a ideia de levar o cavalo para o enterro do irmão e organizou as homenagens junto com outros vaqueiros e amigos de Wagner. Com a morte do irmão, Wando disse que vai assumir a responsabilidade de manter e cuidar de "Sereno". Segundo ele, o cavalo, que já estava há oito anos com Wagner vai ficar "para sempre" com a família. Wagner de Lima Figueiredo tinha 34 anos e além de vaqueiro era funcionário da Prefeitura de Cajazeiras, no sertão da Paraíba. Wagner morreu na madrugada do dia 1º, em um acidente de moto, no estado do Rio Grande do Norte. Ele estava sozinho na motocicleta no momento do acidente e chegou a ser socorrido para um hospital da cidade de Mossoró, onde passou por cirurgia, mas morreu.  

ASSISTA O VÍDEO:

04 Janeiro 2017 - 14:54

Publicadas novas diretrizes das UPAs; Bahia tem 16 unidades sem funcionamento, entre elas Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4) portaria que redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento das unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Entre outros pontos, a portaria estabelece que "caberá ao gestor" definir o número de profissionais, incluindo médicos, da equipe assistencial da UPA 24 horas, tomando como base a necessidade da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e as normas em vigor. Segundo a portaria, deve ser mantido "o quantitativo de profissionais suficiente, de acordo com a capacidade instalada e o quadro de opções de custeio". As medidas definidas pelo ministério têm o objetivo de readequar UPAs que estão prontas, mas sem funcionamento. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), há 16 unidades no estado nessa situação: Rio Real, Araci, Santo Antônio de Jesus, Macaúbas, Monte Santo, Morro do Chapéu, Jaguaquara, Gandu, Conceição do Coité, Itabuna, Esplanada, Eunápolis, Itamaraju, Brumado, Euclides da Cunha, Livramento de Nossa Senhora.
 

Acorda Cidade

04 Janeiro 2017 - 13:43

Pai é suspeito de atear fogo na casa e matar 5 da família em Feira de Santana

Foto: Reprodução | Acorda Cidade

Um homem identificado como Gilson de Jesus Moura, 49 anos, é acusado de atear fogo na casa onde residia com a família,  no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, por volta das 4h40 desta quarta-feira (4). Segundo  o Corpo de Bombeiros, cinco corpos foram encontrados no interior da residência, localizada no residencial Alto do Rosário, inclusive de crianças. Duas pessoas ficaram feridas. Morreram no incêndio Thays de Jesus Moura, 13 anos, Carlos Alexsandro de Jesus Moura, 9 anos, e Xayane Vitória de Jesus Moura, 8 anos;  filhos do acusado, a enteada dele, Emile de Jesus Moura, 16 anos, que estava grávida de cinco meses, e o filho de Emile, de prenome Enzo. Vizinhos informaram ao site Acorda Cidade que depois de atear fogo na casa, ele trancou a família e fugiu em um carro. Os vizinhos arrombaram a porta e tentaram salvar as vítimas, mas conseguiram retirar apenas a esposa dele, Ana Cristina de Jesus, 37 anos, e Aila Daniela de Jesus Moura, 3 anos. Elas foram socorridos para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC). O estado de saúde não foi informado. O Corpo de Bombeiros esteve no local e controlou as chamas. “Segundo informações de vizinhos ele já tinha prometido que iria cometer uma chacina com a família. Já estava discutindo com a esposa desde domingo e teria levado a gasolina para a residência na segunda-feira. Na madrugada de hoje, usando o combustível, ele ateou fogo na casa. Os vizinhos disseram que ele sentia ciúmes da mulher e tinha intrigas com a enteada”, informou ao Acorda Cidade o capitão da Polícia Militar, Fábio Silva. Segundo a polícia, o acusado fugiu em um veículo VW, Gol, cor vermelha, placa identificação com números 1723. As guarnições da 66 ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) realizaram diligências em busca do autor, mas até o momento ele não foi preso. Na residência onde o crime aconteceu funcionava um bar e mercearia.

04 Janeiro 2017 - 13:39

1ª Tarde da Alegria em prol a CAASE será realizada em Livramento

Foto: Divulgação

A Casa de Apoio Amigos da Saúde CAASE irá realizar neste domingo, dia 08 de janeiro, na Praça Zezinho Tanajura, a partir das 17 horas, a primeira “Tarde da Alegria”, destinada ao público infantil.  Conforme informações dos organizadores, o evento virá contar com diversos brinquedos como pula-pula, piscina de bolinhas, tobogã, além de animadores, dentre outros serviços de entretenimento para as crianças. A CAASE é um projeto social que realiza trabalhos de poio à pessoas com câncer na região de Livramento de Nossa Senhora.

04 Janeiro 2017 - 13:31

O decadente sistema prisional do Brasil e seus reflexos na segurança pública

Por Irlando Oliveira

Fomos despertados, no segundo dia do ano novo, com mais uma notícia que testifica e corrobora o decadente e frágil sistema prisional do Brasil e, via de consequência, o clima de insegurança pública aqui instalado. E o palco de mais uma tragédia - diga-se de passagem, prevista, ante os ânimos exaltados das facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC), cerca de dois meses atrás - foi o Estado do Amazonas. Desde ontem, na cidade de Manaus, mais uma rebelião aconteceu, a qual teve lugar no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), com duração de aproximadamente 17 horas, resultando em uma cruel carnificina, através da qual mais de 60 vidas foram ceifadas, com extrema hediondez, como sói acontecer em eventos desta natureza, ocorrendo, inclusive, fuga de presos.

O que nos causa espécie - aliado à barbárie, obviamente - é o fato disso acontecer sob o olhar apático do Estado, já que os presidiários estavam por ele tutelados, via de consequência "protegidos". As notícias nos dão conta de que armas brancas e de fogo foram utilizadas na tragédia ignominiosa. Desta forma, nos perguntamos: como tais armas chegaram às mãos dos presidiários? Não estavam no cárcere? Que presídio frágil é esse? Onde o item segurança, que deve se constituir condição "sine qua non" de qualquer estabelecimento prisional? Isso tudo demonstra, claramente, como anda mambembe o nosso sistema prisional!

Sabemos, perfeitamente, da importância de um sistema prisional fortalecido, pois ele representa a culminância do fluxo processual penal, vez que este foi permeado, na maioria das vezes, pela ocorrência policial (1º ato), pela elaboração de um Inquérito Policial (2º ato), pela análise e oferecimento da devida denúncia pelo Ministério Público (3º ato) e por um julgamento por parte da Justiça (4º ato). Ora, isso tudo, por outro lado, representa a resposta da sociedade organizada ante uma má conduta de um seu integrante - aquele que feriu o pacto social: o presidiário. Imaginemos os custos desse fluxo processual penal para se chegar ao seu momento apoteótico: a pena!

De outra banda, analisamos a situação das inúmeras delegacias de polícia, principalmente no interior do estado, que, por não disporem de Casas de Detenção nas cidades, abrigam detentos em suas instalações, sem condições para mantê-los, considerando o fato de, vez por outra, tomarmos conhecimento de fuga de tais detentos. Também, quando das inspeções nas celas, com o apoio da PM, constatarmos apreensões de celulares, instrumentos perfurocortantes, drogas, etc. Situações como estas dificultam suas próprias investigações e trazem sérios reflexos à segurança pública como um todo.

Estas e outras situações reclamam por significativas melhorias no Sistema de Defesa Social, extremamente abalado na sua estrutura, trazendo reflexos perversos à segurança pública, ocasionando, mais e mais, um clima de insegurança aos brasileiros, inviabilizando, também, o processo de ressocialização do apenado, objetivo precípuo de qualquer sistema prisional.


Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.

03 Janeiro 2017 - 20:19

Filho de Willian Bonner e Fátima Bernardes se envolve em acidente com caminhão e ônibus

(Foto: Reprodução)

Vinícius Bonemer, de 19 anos, filho de Fátima Bernardes e William Bonner, sofreu um acidente de carro na manhã de hoje (03) , na RJ-106, entre Búzios e Cabo Frio. O Corpo de Bombeiros, através do  25º BPM, informou que o carro em que ele estava bateu em um caminhão e depois em um ônibus, no trevo de Búzios. Vinícius e um amigo foram levados para a Unidade de Atendimento de Tamoios, distrito de Cabo Frio. O estado de saúde das vítimas ainda não foi informado. O colunista do Dia, Leo Dias, disse que fontes próximas a ele informaram que os dois amigos passaram o réveillon em Búzios e voltavam para casa, quando se acidentaram. Fátima Bernardes está em Cabo Frio acompanhando o caso e sua assessoria ainda não se manifestou.

03 Janeiro 2017 - 20:06

Família descarta morte de filho de Livramentenses por meningite em São Paulo

(Foto: Reprodução)

 A família de Nicolas Araujo Ramos, de apenas 11 meses, descartou a possibilidade da morte da criança ter sido causada por meningite. Uma tia do garoto comentou que ocorreu infecção generalizada. A criança teria sido atendida no UPA de Fernandópolis na semana passada e acabou recebendo uma dose injetável de Dipirona, o que teria provocado hematomas na perna direita da criança. A família ainda disse que vai aguarda um laudo médico para se pronunciar sobre o caso. O corpo da criança foi sepultado no final da tarde desta terça-feira (03), no Cemitério da Consolação em Fernandópolis.

03 Janeiro 2017 - 19:55

Polícia Civil: 20ª COORPIN registrou o menor número de homicídios do interior da Bahia

(Foto: Reprodução)

A 20ª COORPIN registrou, em 2016, o menor número absoluto de Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) ocorridos no interior da Bahia, em comparação com os dados das outras 25 (vinte e cinco) Coordenadorias Regionais da Polícia Civil no Interior. Foram registrados, no ano passado, nos 21 municípios integrantes, o total de 34 (trinta e quatro) CVLI, sendo que a referida região apresentou a taxa de apenas 9,2 homicídios por 100.000 habitantes, índice inferior ao considerado aceitável pela ONU que é de 10 homicídios  por 100.000 habitantes. Vale salientar que a média de homicídios no Brasil é de 32,4 mortes para cada 100 mil habitantes.

03 Janeiro 2017 - 19:32

Filho de casal Livramentense morre em São Paulo com suspeite de meningite

(Foto: Reprodução)

Um bebê de Fernandópolis, de apenas 11 meses, morreu na madrugada desta terça-feira, dia 3, suspeita de meningite, no Hospital Estadual de Bauru. Nicolas Araujo Ramos era filho do casal Luciana e Edimar ambos natural de Livramento de Nossa Senhora, porém reside em São Paulo. Segundo informações preliminares apuradas pelo site Votunews, a criança teria sofrido uma forte dor de garganta, chegou a receber atendimento do UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Fernandópolis com a aplicação de medicamento. O caso clínico teria se agravado no domingo, quando a família decidiu encaminhar Nicolas à Casa da Criança da Unimed em Votuporanga. Devido a complicação e o estado do paciente, a Unimed requisitou internação imediata na Santa Casa de Votuporanga. Por meio de nota oficial, a assessoria de imprensa da Santa Casa de Votuporanga informou que a criança, deu entrada no Pronto Socorro ontem, dia 02, por volta das 09h30, apresentando febre e hematoma na coxa. O paciente passou por atendimento e no mesmo dia, por volta das 14h, foi transferido para o Hospital Estadual de Bauru. No momento da transferência o seu estado se saúde era considerado grave. O Hospital Estadual de Bauru não informou a causa da morte da criança, já que o corpo havia sido liberado às 7h20 desta terça-feira, e necessitava de autorização da família para relatar os fatos.

03 Janeiro 2017 - 15:04

Visite e conheça as novas instalações da Delicatessen Dorata

Foto: Divulgação

Como é bom acordar e saborear um delicioso café da manhã não é mesmo? E é por isso que a “Delicatessen Dorata” convida você para conhecer as suas novas instalações, e o que há de melhor para o seu café da manhã. Mais ampla e oferecendo a você um delicioso café self-service, com uma grande variedade de lanches na chapa, salgados, bolos, caldos e muito mais. Delicatessen Dorata aberta das 05h30min às 21h00min, todos os dias, inclusive aos domingos e feriados. Venha conhecer as novas instalações da Delicatessen Dorata situada na Rua do Fórum. Delicatessen Dorata - A arte de fazer delicia. Telefone (77) 3444-1688. (Clique aqui e acesse o nosso facebook).