BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

Tarobalondrina

31 Janeiro 2017 - 11:30

Bailarina cai de prédio e morre

Foto Divulgação

Uma bailarina de 17 anos teve a dança interrompida por um mistério. Janaína Aichan Onaga ensaiava na escola de ballet no último sábado (21). Logo depois, ela foi até a Galeria Metrópole, centro de São Paulo, para participar de uma festa e ainda avisou aos pais que iria com um amigo. Testemunhas disseram que Janaína e um homem estavam discutindo no segundo andar do prédio. Minutos depois, ela caiu de uma altura de 15 metros. A menina recebeu os primeiros socorros, foi levada para o hospital, mas não resistiu. O depoimento sobre a discussão foi dado por seguranças da galeria à polícia. Nos últimos meses, Janaína treinava para disputar um concurso em Nova York (EUA) em abril. Parentes e conhecidos afirmaram à equipe de reportagem do Brasil Urgente, comandado por Datena, que a vítima era feliz e sonhava em se tornar uma bailaria conhecida. Por isso, ninguém acredita em suicídio. Janaína também não usava drogas. As causas da morte ainda serão investigadas.

Carta Capital

31 Janeiro 2017 - 11:09

Por que a privatização só piora a crise nos presídios brasileiros

Foto Divulgação

O massacre de 56 presos no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), em Manaus, no Amazonas, chocou parte dos brasileiros, preocupados com as condições das prisões e com a possibilidade de novos episódios semelhantes em outros locais, como de fato ocorreu. Outra parte da população, amparada no senso comum “bandido bom é bandido morto”, comemorou. A chacina, ocorrida entre 1º e 2 de janeiro e que teve como motivo principal a disputa entre facções criminosas, foi a segunda maior da história do sistema penitenciário no Brasil, ficando atrás apenas do Massacre do Carandiru, em 1992, em São Paulo, quando 111 presos foram mortos. Para Bruno Shimizu, defensor público do Estado de São Paulo e doutor em Criminologia pela USP (Universidade de São Paulo), “é possível afirmar com certeza que o processo de privatização e mercantilização da gestão prisional, seja por meio de terceirizações, cogestão ou Parcerias Público-Privadas, desempenha papel central no massacre ocorrido”, defende.

Bio Fiucruz

31 Janeiro 2017 - 10:30

Febre Amarela: sintomas, trasmissão e prevenção

Foto Divulgação

 

Sintomas

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Transmissão

A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres.Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).

Prevenção

Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do "fumacê”. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela.

G1

31 Janeiro 2017 - 10:00

Trump demite procuradora-geral interina por desafiar decreto contra imigrantes

Foto Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu na noite desta segunda-feira (30) a procuradora-geral interina do país, Sally Yates, após ela declarar que o Departamento de Justiça não defenderia a decisão de proibir a entrada de refugiados e de pessoas procedentes de sete países muçulmanos. "A procuradora-geral interina, Sally Yates, traiu o Departamento de Justiça ao se recusar a garantir a aplicação da ordem legal designada para proteger cidadãos dos Estados Unidos", afirmou a Casa Branca, em um comunicado. "O presidente Trump substituiu Yates de suas funções e designou Dana Boente, procurador do distrito leste da Virgínia, para servir como procurador-geral interino até que o senador Jeff Sessions seja confirmado [no cargo] pelo Senado".

Agência Brasil

31 Janeiro 2017 - 09:22

Eike Batista depõe à tarde na Polícia Federal

Foto Divulgação

O empresário Eike Batista, que está preso desde ontem (30) no Rio de Janeiro, deverá depor na tarde de hoje (31) na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), no centro da cidade. Ele deverá deixar o Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu) no início da tarde e iniciar seu depoimento por volta das 15h. O empresário, que está preso preventivamente acusado de pagar propina ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral para se beneficiar com contratos públicos, será ouvido pela Delegacia de Combate a Corrupção e Crimes Financeiros (Delecor). A operação para prender Eike Batista e mais oito pessoas foi desencadeada no último dia 26, mas como o empresário estava em Nova York, ele foi considerado foragido. Eike retornou ao Brasil ontem e foi preso ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. O empresário foi inicialmente encaminhado para o presídio Ary Franco e, depois de duas horas, transferido para a penitenciária Bandeira Stampa (Bangu 9), no complexo de Bangu.

31 Janeiro 2017 - 08:42

Prouni abre inscrições para 214 mil bolsas

Foto: Divulgação

As inscrições para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2017 foram abertas nesta terça-feira (31) no site http://siteprouni.mec.gov.br. O prazo termina às 23h59 de sexta-feira (3). No total, são oferecidas 214.110 bolsas de estudos na rede particular de ensino superior. É possível pesquisar a oferta de bolsas pelo site http://prounialuno.mec.gov.br//consulta/publica filtrando por nome do curso, instituição ou município. Para se inscrever é necessário senha e número de inscrição no Enem. O programa distribui bolsas de estudo totais e parciais na rede particular de ensino superior de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e leva em conta a situação socioeconômica da família do candidato. É uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga na rede pública de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cuja a lista de aprovados foi divulgada nesta segunda-feira (30).

 

 

31 Janeiro 2017 - 08:28

Polícia prende autores de homicídio em Guanambi

Foto: Divulgação / Polícia Militar

Na manhã da última segunda-feira (30), a central de Operações de Guanambi, recebeu várias ligações, informando que um homem havia acabado de ser alvejado por disparos de arma de fogo. Foram acionadas todas as Guarnições da área e ao deslocar para a ocorrência uma da Guarnições se depararou com um veículo VW SPACE FOX, DE COR PRETA, PLACA INW 5538 , que havia colidido com um segundo veículo, na entrada da Av Barão do Rio Branco, e segundo populares os ocupantes do SPACE FOX saíram correndo. Os policiais fizeram um cerco no local e culminou com o confronto com um dos suspeitos que resistiu à prisão e acabou sendo atingido não sendo identificado até o momento e o outro identificado como Tiago Rodrigues de Souza que foi preso e apresentado na Delegacia. Foram apreendidos com os suspeitos: 01 veículo SPACE FOX, COR PRETA, PLACA INW 5538; 01 CARABINA PUMA cal 38; 01 REVÓLVER, MARCA TAURUS,  CAL 38, Numeração IG30353. A vítima do homicídio foi identificado como Salvador Oliveira Dourado, vulgo Marcilio Cigano. Com ele fora encontrado: 01 veículo FIAT STRADA, COR BRANCA; 01 Revólver TAURUS, CALIBRE 38, numeração 1781282; e ainda R$7.211.891,22 ( sete milhões duzentos e onze mil oitocentos e noventa e um reais e vinte dois centavos) em notas promissórias e R$368.000,00 (trezentos e sessenta e oito mil reais) em folhas de cheque. Dando prosseguimento a diligência foram acionados os demais policiais das cidades vizinhas para a possibilidade da fuga de dois dos suspeitos, sendo abordado em Pindaí o terceiro suspeito identificado como Daniel Soares dos Reis, que estava abordo de um moto-táxi com destino a MG. 

31 Janeiro 2017 - 07:47

Prefeitura realiza serviços de limpeza no Bairro Benito Gama e Taquari

Foto: Bahia Verdade

Tiveram inicio na última segunda-feira (30), os trabalhos de limpeza no bairro Benito Gama, tratores e caçambas, da Prefeitura Municipal de Livramento, estão limpando e retirando o entulho das ruas e áreas públicas no bairro, os serviços serão estendidos também ao bairro Taquari, onde será realizada a limpeza nos arredores do antigo campo de avião e o campo de futebol. Essas são reivindicações da população local, trazidas e defendidas pelo representante daqueles bairros, o vereador João de Ogum. O prefeito Ricardinho Ribeiro, apesar das dificuldades do início do mandato, empenhou em atender essas demandas.

31 Janeiro 2017 - 07:36

Luto: Francisco Tanajura Machado aos 98 anos

Foto: Reprodução | Mandacaru da Serra

É com muito pesar que o Bahia Verdade comunica o falecimento do ex- vereador e um dos filhos mais ilustres de Livramento de Nossa Senhora: Francisco Tanajura Machado, aos 98 anos. “Seu Zio Machado”, faleceu em sua residência localizada na Avenida Presidente Vargas no Centro de Livramento, por volta das 3 horas da madrugada desta terça-feira (31). Seu Zio é proprietário do Mausoléu, localizado no centro do cemitério de Livramento que foi apelidado como a “Torre de Seu Zio”, onde o mesmo será sepultado na quarta-feira (01).

30 Janeiro 2017 - 12:35

Resultado do Sisu será divulgado nesta segunda-feira, diz MEC

Foto: Divulgação

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado nesta segunda-feira (30), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). As inscrições terminaram às 23h59 deste domingo (29). Os resultados poderão ser conferidos no endereço no http://sisu.mec.gov.br/. No cronograma inicial, o prazo terminaria na sexta-feira (27). Entretanto, o MEC prorrogou o prazo após estudantes relatarem problemas para acessar a plataforma. O ministério admitiu que seus sistemas sofrem 'dificuldade' diante da grande demanda.Com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu funciona como um sistema para que os participantes disputem uma das mais de 230 mil vagas de graduação em universidades, institutos de tecnologia e centros tecnológicos federais e estaduais em todo o Brasil. Antes de prorrogar o Sisu, o ministério já tinha decidido alterar o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) por "precaução técnica" para garantir o atendimento dos estudantes. Tanto o Fies quanto o Prouni tiveram datas de início e fim das inscrições adiados em um dia.