BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

30 Janeiro 2017 - 12:18

Empresário Eike Batista é preso ao desembarcar no Rio

Foto: Reprodução

O empresário Eike Batista, que estava foragido desde a última quinta-feira (26), foi preso na manhã desta segunda (30), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Eike estava em viagem de negócios em Nova York desde terça-feira (24) e embarcou nesta madrugada em voo da companhia American Airlines. Ele foi detido por agentes da Polícia Federal assim que desceu da aeronave por volta das 10h10. O empresário foi encaminhado para a delegacia da PF, dentro do aeroporto. Depois será levado para o Instituto Médico Legal (IML) para, em seguida, ser conduzido para o presídio Ary Franco, em Água Santa, na Zona Norte do Rio. Eike teve a prisão decretada quando foi o principal alvo da segunda fase da Operação Lava Jato no Rio, batizada de Operação Eficiência. As investigações apontaram que o empresário pagou propina no valor de 16,5 milhões de dólares ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) usando uma conta no Panamá. Para dar aparência de legalidade às transações, foi feito em 2011 um contrato de fachada de compra e venda de uma mina de ouro. Os valores ilícitos eram depositados numa conta no Uruguai, em nome de terceiros, mas o dinheiro era direcionado a Cabral.

30 Janeiro 2017 - 10:22

Paramirim: saudades dos tempos de outrora!

Foto: Reprodução

Por Irlando Oliveira

Estávamos a evocar reminiscências do passado nesta manhã gloriosa de domingo, onde nos permitimos ao ócio merecido que nos faz bem, que alimenta a nossa Alma, em que nos entregamos aos prazeres do pensar. Assim, do solilóquio chegamos ao diálogo, através do qual logramos a inspiração necessária ao desenvolvimento da materialização do pensamento. Desta forma, nos recordamos das feiras sucedidas aos sábados, em Paramirim, há cerca de quarenta anos (1977), época em que contávamos doze anos de idade. Quase que não se via moto! Uma ou outra! Apenas as dos "playboys" daquela época, como a do nosso primo Dagoberto! As pessoas, assim como nós, íam a cavalo, deixando os animais amarrados nos arredores da feira, a qual tinha lugar na famosa Praça da Matriz! Inúmeros eram os equinos ali amarrados! As pessoas levavam seus víveres no lombo daqueles animais! É certo que existiam ônibus e outros veículos, os quais traziam muita gente da zona rural, mas as pessoas gostavam de ir montadas a cavalo! Era uma folia só!

Paramirim era uma pequena cidade bucólica, que contava com poucas ruas. Somente existia a parte da BA-156 pra baixo, sentido Água Quente, hoje chamada de Érico Cardoso. Ninguém ouvia falar em drogas e, quando se tinha notícias, estas diziam respeito tão-somente à maconha! E o usuário era literalmente estigmatizado, sendo, via de consequência, alijado do agrupamento social. Os estudantes, que se encontravam na capital, retornavam àquela cidadezinha querida - nosso berço - com entusiasmo e saudade jamais vistos, fazendo com que o ônibus da Novo Horizonte fizesse um verdadeiro "tour" pela cidade, todos eles se "exibindo" nas janelas e gritando, como forma de chamar a atenção dos munícipes, aliado aos seus familiares, que os aguardavam sedentos por um abraço caloroso!

Ah... como aqueles momentos eram agradáveis e mágicos! Boate "Lady Laura", Clube Social do inesquecível "galanteador Nelsão"! Jogos de voleibol na sua quadra, sem se esquecer das incontáveis "festas de arromba", para o nosso deleite! Miríades de passeios de bicicletas; passeios à Fazenda São João, da nossa querida avó Iazinha e dos nossos inolvidáveis Tio Lídio e Tia Neide! Passeios ao Zabumbão, aos alambiques dos arredores!!! Bibila, Tula, Marlon, Cida, Darlan, Danilo, Denison, Lidinho, Lane, Iris, Dinho, Hércules, Bainho, Vavá, Gildo, Diacuí, Lando, Fátima, Taninha, Osny, Róbson, Silvana Melo, Denise Leão, Juninho Tanajura, Cyra Magalhães, Grace Tanajura, Lina, Val, Lali, Leobino, Tetê, Andréa, Vandinho, Piloto, Dulcilene, Dalmo, Renê, Joalce, Eldinho, Hélio, Berg, Teté, Dedêgo, Luís Eduardo, Anselmo, Poliana, Assis, Deca, Gilvando, dentre tantos outros amigos que compunham aquele cenário! São reminiscências maravilhosas que preenchem as nossas Almas! O medo simplesmente inexistia! Ficávamos até altas horas das madrugadas nas ruas e praças, sem quaisquer receios! Não tínhamos notícias de polícia! Essa passava despercebida! Como era bom! Após, íamos buscar o nosso recolhimento nas casas das nossas tias: Naída, Crescência, Darci ou Niní, as quais nos recebiam com extremo carinho! Como era maravilhoso aquele tempo!!!

Às vezes, estávamos na boate e a luz simplesmente se apagava! Era o sinal de que somente teríamos mais trinta minutos para que acontecesse o apagão na cidade, já que a energia era por intermédio de um gerador! Oh Paramirim "bão"! Por que tu não voltas mais? Isso nos dá uma imensa nostalgia e um misto de magia! Afinal... recordar é viver!


Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.                        

Bahia Verdade

30 Janeiro 2017 - 10:16

Livramento: Motorista perde controle e carro tomba na estrada da Canabrava

Foto: Bahia Verdade

Um veículo GOL de placa policial JMU-7460 licenciado em Livramento de Nossa Senhora, tombou em uma das curvas da estrada vicinal que do acesso Livramento de Nossa Senhora ao Povoado de Canabrava no mesmo município. O acidente ocorreu na noite de sexta-feira (27).  O motorista identificado pelo prenome “Ninho”, que estava acompanhando de um carona, em contato com o site Bahia Verdade, disse que o tombamento aconteceu devido a um motociclista que fez uma manobra indevida. Segundo ele para não acertar o rapaz de moto acabou jogando o carro para a lateral da estrada, onde perdeu o controle da direção e tombou logo em seguida. O motorista sofreu arranhões e foi encaminhado por amigos a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas de Livramento. O passageiro não precisou de atendimentos médicos. O veículo foi removido do local horas após o acidente.

Livramento: Motorista perde controle e carro tomba na estrada da Canabrava

Foto: Bahia Verdade

Bahia Verdade

30 Janeiro 2017 - 09:59

Dom Basílio: Carros colidem frontalmente na BA-148

Dois veículos bateram de frente na BA-148 na noite deste domingo (29). A colisão aconteceu no trecho entre os municípios de Livramento e Dom Basílio, e envolveu um veículo Gol de placa policial JOX - 7796, de cor branca, licenciado em Dom Basílio, que seguia sentido Livramento ao Bairro Osório, e um Del Rey, de placa policial BLZ - 2018, licenciado em Catanduva que seguia sentido contrário. De acordo com informações de testemunhas, o veiculo Del Rey trafegava pela via com os faróis apagados o que teria possibilitado a colisão. Os ocupantes dos veículos sofreram apenas ferimentos leves e foram atendidos pelo SAMU192 e encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas de Livramento. A Polícia esteve no local realizando os procedimentos necessários.

29 Janeiro 2017 - 10:51

Bahia: Ambulância com paciente baleado tomba e deixa mais 4 feridos

Foto: Cidade Notícias

Uma ambulância do município de Itiúba, no norte baiano, com um paciente vítima de tentativa de homicídio, tombou na noite deste sábado (28), na BA–381. O acidente teria ocorrido por volta das 20h30. Segundo informações do site Cidade Notícias, todos os ocupantes foram socorridos e encaminhados para o hospitais das cidades de Filadélfia, Senhor do Bonfim e Juazeiro. Ainda conforme o site, além do paciente, a ambulância era ocupada por um médico, o motorista e mais duas pessoas. Elas sofreram escoriações leves e passam bem, segundo informou o portal de notícias. O paciente baleado foi socorrido para o Hospital de Juazeiro. Não foi informado o estado de saúde dele.

29 Janeiro 2017 - 10:14

Criminoso envolvido em crime contra PMs em Bom Jesus da Lapa é morto no Sertão de PE

Foto: Divulgação / Polícia Militar

O segundo envolvido em um crime contra PMs em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, foi encontrado e morreu em confronto com PMs de Pernambuco e Bahia.  A operação para capturar o bandido foi realizada neste sábado (28), na Ilha de Assunção em Cabrobó, no Sertão pernambucano. Durante ação policial, Edson Carlos Clementino, de 37 anos, que estava escondido na cidade pernambucana de Cabrobó, atirou contra unidades das polícias baiana e pernambucana. Ele resistiu a prisão e acabou sendo morto. O criminoso já havia sido preso por tráfico de drogas e armas. Dois homens ainda não identificados, que estavam armados e acompanhavam Edson, também morreram durante a ação policial. Ainda não existem indícios de que eles tenham participado da morte dos PMs na Bahia. O primeiro criminoso identificado, morto durante confronto, no dia da tentativa do roubo a banco, foi Marcelo Alves de França, 38 anos, natural de Cabrobó.O crime ocorreu no dia 22 de janeiro em Bom Jesus da Lapa e dois PMs morreram com a operação criminosa. De acordo com a  Secretaria de Segurança Pública da Bahia, as investigações continuam até serem identificados todos os envolvidos da organização criminosa.

29 Janeiro 2017 - 10:04

Em Busca de Sentido

Por Irlando Oliveira

Este é o título do pequeno grande livro do escritor e médico psiquiatra austríaco Viktor Frankl, uma obra primorosa, apresentada através de uma espécie de fragmento autobiográfico, fruto da sua vivência quando prisioneiro dos nazistas em um dos inúmeros Campo de Concentração, no holocausto da Segunda Guerra Mundial, tendo ali perdido seus pais, irmão e esposa, bem como alguns estimados amigos. É o autor da Logoterapia, versão da moderna análise existencial, que objetiva, dentre outras coisas, encontrar o real sentido das nossas vidas, principalmente ante os infortúnios que se nos apresentam no dia a dia.

O ilustre médico vienense experienciou momentos de extrema dificuldade nas mãos dos nazistas, sentindo, a todo momento, a sua vida se esvair, se acabar. Contudo, valendo-se das forças somente encontradas nos estoicos, buscava avaliar a tudo e a todos, sob vários ângulos, como forma de se extrair a sua lição. Tudo em nossa vida tem um porquê! Tudo vale a pena, se a Alma não é pequena, como dizia o grande poeta português Fernando Pessoa. As dores porque passara o eminente Dr. Frankl foram tão excruciantes que, segundo ele, não havia lugar na mente sequer para se pensar, por exemplo, em sexo. Se vendo assaz esfaimado, em razão da ínfima quantidade de "ração" diária, aliado ao trabalho extenuante, via-se sempre sem forças para a atividade braçal, obrigatória, a que era submetido com seus colegas prisioneiros. Assim, passou a valorizar, por demais, o pôr do sol - quando tinha a oportunidade de fazê-lo, no trajeto do local de trabalho ao dormitório -, apreciando, com simplicidade, também, a beleza das árvores situadas às margens do caminho que percorria até a frente de "trabalho". 

Diante do sofrimento a ele impingido, acompanhava a sua e a vida dos demais presos sempre ao talante daqueles que compunham a guarda suástica do ditador Adolf Hitler, líder do Partido Nazista, os quais, a todo momento, assassinavam, com tiro na cabeça, alguns prisioneiros "insurgentes". Assim, o Dr. Frankl buscava dimensionar os limites da criatura humana, ante tais adversidades. Desejava, ardentemente, fruir um sono em uma cama confortável, semelhante a que dispunha em seu doce lar, ja que dormia sobre "beliches" de madeira. Anelava banhar-se no chuveiro da sua casa, pois ali onde se encontrava inexistia banho ou qualquer outra higiene pessoal, apresentando sempre o corpo fétido e a cabeça contaminada por piolhos e lêndeas. Evocava reminiscências de um passado glorioso, em que desfrutava da companhia da consorte, dos irmãos e dos pais, bem como dos amigos de outrora. E chorava copiosamente! Resiliente, apostava sempre na superação de tais desditas, esperando vencer as aziagas que a vida lhe reservara, para, um dia, quiçá, se ver livre de tudo aquilo que tanto apoquentava a sua mente. E venceu! Pois, num dado dia, eis que os portões do Campo de Concentração que o "abrigara" simplesmente se abriu, dali saindo tal qual a lagarta da crisálida, já na condição de borboleta, para voar!

Assim, somos todos nós! Diante dos momentos de infelicidade, pelos quais passamos - já que compõem as nossas vidas -, que sejamos resilientes, firmes nos nossos propósitos, na certeza de os superarmos, mesmo com todos os sofrimentos decorrentes, pois dia virá em que a luz voltará a brilhar, ficando, tão-somente, mais um aprendizado, concorrendo para o nosso amadurecimento na condição de Espíritos imortais que somos, nos fortalecendo e criando condições propiciatórias para um novo porvir! Tudo passa!


Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.

27 Janeiro 2017 - 12:53

Livramento: Prefeito entrega chave da nova ambulância do Samu 192

Foto: Divulgação

A partir de agora o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Livramento conta com uma nova ambulância em sua frota. A entrega da chave foi feita pelo prefeito Ricardinho Ribeiro na manhã desta sexta-feira (27). Trata-se de um veículo avançado, semi UTI, com todos os equipamentos para a estabilização e transporte com maior conforto para o paciente. “Renovar a frota do Samu era uma de nossas preocupações, pois são veículos que rodam 24h por dia, na busca por salvar vidas, e não há nada mais supremo. Temos uma demanda alta, por isso o desgaste dos equipamentos é constante. Agradecemos a parceria com o governo, que possibilitou a aquisição”, diz Ricardinho. O Samu de Livramento conta agora com três ambulâncias.  

Ascom | Polícia Civil

27 Janeiro 2017 - 12:12

Caixa de Pandora: Polícia elucida homicídio e prende supostos traficantes na cidade de Dom Basílio

Foto: Reprodução

Tendo como ponto de partida o homicídio que vitimou o comerciante de Dom Basílio Raimundo Caíres, ocorrido no último dia (13) de Janeiro, foram efetuados serviços de investigação e inteligência policial, para identificar a autoria do crime e sua motivação. No curso das investigações descobriu-se uma trama que envolvia Raimundo (vítima do homicídio), Fabiano Alves e sua esposa. O comerciante, Raimundo, teria sido executado a mando de Fabiano Alves, pois sua esposa estava tendo um relacionamento amoroso com o comerciante. No decorrer das investigações também foram citadas: a pessoa de Charles Caíres como um dos mandantes da execução após ter sido procurado por Fabiano. De posse de Mandados de prisão e de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça da Comarca, policiais civis da Delegacia Territorial de Brumado, sob o comando do Delegado Joildo Souza, e policiais Militares de Livramento, sob Comando do Ten PM Paulo, deflagraram uma operação nas primeiras horas da manhã de hoje (27), logrando êxito em prender Charles Caires, que possuía em casa 38 pinos de cocaína, e também, prendendo Guilherme Caíres, Fabiano Alves , vulgo "FULA" e José Manoel, todos com ligação com o tráfico de drogas.

Livramento Notícias

26 Janeiro 2017 - 12:36

Livramento: Ex prefeito Carlos Batista é absolvido pela Justiça Federal

Foto: Reprodução | Opinando

“Ante o exposto, julgo improcedente o pedido formulado na denúncia e ABSOLVO DANIEL OTÁVIO DA SILVA, ANTÔNIO COTINGUIBA MESSIAS e CARLOS ROBERTO SOUTO BATISTA quanto à prática de todas as condutas descritas na denúncia (art. 90 da Lei nº 8.666/93 e art. 1º, inciso I do Decreto-Lei nº 201/67).” O trecho acima é o último parágrafo da sentença do Juiz Federal, Felipe Aquino Pessôa de Oliveira, do Tribunal Federal em Guanambi. Carlão e os outros dois eram acusados de superfaturamento na compra de computadores e móveis, para o Telecentro do Taquari, com verba Federal, em 2006. A Controladoria Geral da União achou que houve sobrepreço na compra dos equipamentos ao comparar os preços praticados na compra, em lojas de Livramento, com grandes redes atacadistas e encaminhou denuncia ao Ministério Público Federal. Durante o processo ficou provado a inexistência do fato da acusação e que os preços eram os normais praticados no município. Durante a sentença o Juiz Federal ponderou: “Outrossim, verifico às fls. 103 e 152 que fora emitido parecer jurídico no curso do procedimento licitatório, bem como “parecer adjudicatório” firmado pelos membros da CPL, ambos atestando a regularidade do certame, o que provavelmente serviu de embasamento ao Prefeito antes de homologá-lo.” Com a sentença Carlão se livra da acusação e segue provando a licitude dos seus atos à frente do Poder Executivo de Livramento. O defensor de Carlão nesse Processo foi o advogado livramentense Dr. Thiago Carneiro.