BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

26 Janeiro 2017 - 12:28

Advogado diz que Eike vai se entregar o mais rápido possível

Foto: Reprodução

O advogado do empresário Eike Batista afirmou hoje (26) que seu cliente pretende se entregar à Justiça o mais breve possível. Fernando Martins informou que o empresário está em Nova York, nos Estados Unidos, onde participa de reuniões de negócio. "Estamos em contato com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, e a intenção dele é cooperar com esses órgãos, como sempre cooperou, e retornar o mais rápido possível", disse o advogado. A Justiça expediu mandado de prisão preventiva contra Eike e mais oito pessoas acusadas de desvio de dinheiro de obras públicas, corrupção ativa, passiva e organização criminosa. Entre as prisões, está a do ex-governador Sérgio Cabral, que já está detido no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio. Policiais federais também cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do empresário. A defesa de Eike ainda não se posicionou sobre as acusações do MPF, que motivaram o pedido de prisão. O advogado também afirmou que os documentos estão sendo analisados e que um posicionamento deve ser emitido por meio de nota à imprensa, até o fim do dia. O mandado de prisão está incluído na Operação Eficiência, que é desdobramento da Operação Calicute. As investigações fazem parte da força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

26 Janeiro 2017 - 11:57

Eures Ribeiro vai liderar os prefeitos baianos

Foto: Divulgação

Já passava das 18h quando o novo presidente eleito da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, aclamado pelo público presente, fez um breve e caloroso discurso no auditório da instituição nesta quarta-feira, dia 25: “Parabenizo ao companheiro Luciano pelo grau de competitividade. Foi uma campanha enxuta com propostas. Agradeço a todos. Meu papel e o do grupo, unificar a entidade com mais força. A UPB tem que estar acima de nós para enfrentar o momento de crise financeira. Parabéns a Maria Quitéria, uma grande presidente e queremos que ela continue a fortalecer o  municipalismo baiano. Que o Bom Jesus da Lapa e o Senhor do Bonfim fortaleça a todos”. Eures foi eleito com 206 votos. Ele deve conduzir a entidade em 2017, ano em que a grande maioria dos gestores públicos destacam ser difícil para a municipalidade, em virtude principalmente da queda de arrecadação e de receita nos cofres das prefeituras. Em meio a esse cenário, Eures não apenas terá que administrar “sua casa” (Bom Jesus da Lapa), mas, juntamente com a diretoria da entidade, buscar dar apoio aos 416 prefeitos da Bahia. Prometendo lutar pela defesa dos municípios, o novo presidente foi eleito com 206 votos contra 139 do adversário Luciano Pinheiro, prefeito de Euclides da Cunha. A chapa encabeçada por Eures, tem como candidato a primeiro vice-presidente da instituição Giuliano de Andrade Martinelli, prefeito de Jaguaquara; Antônio Carvalho da Silva Neto, prefeito de Araci (vice-presidente administrativo); Rogério dos Santos Costa, prefeito de Santo Estevão (1º secretário); Marcus Paulo Alcântara Bonfim, prefeito de Juazeiro (2º secretário); Marcos Aurélio dos Santos Cardoso, prefeito de Santana (1º tesoureiro); e José Henrique Silva Tigre, prefeito de Belo Campo (2º tesoureiro).

A eleição, além de acirrada, mostrou a força e a beleza da democracia, levando as urnas 345 votantes, sendo 41 aptos que não votaram. Eures Ribeiro tem três bandeiras principais. A primeira é a derrubada do veto do presidente Michel Temer (PMDB) à emenda que garante aos municípios os repasses referentes ao ISS sobre operações de cartões de crédito e débito. “A segunda diz respeito à Coelba, que cobra a taxa de iluminação, que vai para uma conta dela, mas é um imposto municipal. Essa taxa deve ir para o município, que faz o pagamento a ela depois”, explica. Por fim, Ribeiro quer debater uma nova forma de regulação para a saúde no estado. “As pessoas morrem nas filas de regulação, em especial nos municípios de pequeno e médio porte. É preciso se pensar numa nova regulação. Mas temos também 97 pautas no Congresso e vamos lutar por elas”.

CONTINUE LENDO

Bahia Verdade

25 Janeiro 2017 - 13:58

Jogo beneficente arrecada alimentos para famílias carentes de Livramento

Foto: Divulgação

Na tarde do último domingo (22), aconteceu uma partida de futebol no estádio Doutor Edilson Ribeiro Pontes em Livramento De Nossa Senhora. O jogo reuniu as torcidas livramentese do Flalivras e Nação Vascaína. O objetivo maior era de arrecadar alimentos que foram repassados a Paróquia do Bom Jesus do Taquari e que serão distribuídos a famílias carentes do Bairro Benito Gama, no mesmo município. Dentro de campo o time Vascaíno foi superior e venceu os flamenguistas por 3 a 1. Segundo a organização do evento em contato com o Bahia Verdade, a partida foi um momento de confraternização que serviu também para reforçar os laços de amizade.

25 Janeiro 2017 - 11:48

Nesta quarta feira 25 acontece eleição para nova diretoria da UPB

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, dia 25, haverá eleição para a escolha da nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB). A votação terá início às 9h e será encerrada às 17h. O resultado será divulgado a partir das 18h. A eleição vai acontecer no auditório Lomanto Júnior, na sede da UPB (Terceira Avenida do CAB, 320, Salvador). Duas chapas se inscreveram para concorrer a eleição dos órgãos de Execução Superior e Conselho Fiscal da UPB, para o biênio 2017/2018.  Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, e Luciano Pinheiro, de Euclides da Cunha, são os candidatos inscritos para concorrer a presidência da UPB. As eleições serão presididas por uma comissão eleitoral composta por ex-prefeitos indicados na assembleia geral. A Comissão Eleitoral é composta por ex-prefeitos dos seguintes municípios associados: Railton de Oliveira Ramos, de Itagi; Wilson Paes Cardoso, de Andaraí; e Lenildo Alves Santana, de Ibicaraí.

24 Janeiro 2017 - 20:43

Motel explode em Vitória da Conquista e deixa feridos, diz Corpo de Bombeiros

Foto: Reprodução | Blog do Anderson

Duas pessoas ficaram feridas na tarde desta terça-feira (24), após uma explosão em um motel, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas foram socorridas pelo Samu e encaminhadas para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos feridos e nem se eram clientes ou funcionários do estabelecimento. O motel está localizado no bairro Conveima I e teve a estrutura danificada. Segundo moradores da região próxima ao estabelecimento, o impacto da explosão foi sentido a uma distância de cerca de 3 km. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros estão no local.

Motel explode em Vitória da Conquista e deixa feridos, diz Corpo de Bombeiros

Foto: Reprodução | Blog do Anderson

G1 Bahia

24 Janeiro 2017 - 20:34

Suspeito morto em tentativa de assalto a banco em Bom Jesus da Lapa usava documento falso

Foto: Reprodução

O homem que morreu em confronto com a Polícia Militar, na noite de domingo (22), durante uma tentativa de assalto a banco, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, estava com documentos falsos no momento em que cometeu o crime. De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nesta terça-feira (24), o suspeito usava um nome diferente do dele para dificultar a identificação. Segundo a polícia, o suspeito e cerca de 20 criminosos invadiram a cidade com o objetivo de explodir caixas eletrônicos, mas foram surpreendidos por policiais militares. Houve confronto entre os criminosos e os agentes e o homem morreu. Dois policiais foram feitos reféns e, em seguida, assassinados. Eles foram enterrados nesta terça-feira (24). Um outro PM ficou ferido e está internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Conforme a secretaria, o suspeito morto foi identificado pelo Departamento de Polícia Técnica como Marcelo Alves de França, de 38 anos, natural da cidade de Cabrobó (PE). No momento da tentativa de roubo, ele estava com um documento em nome de Tiago da Silva. A SSP informou que o nome correto do suspeito vai auxiliar nas investigações para captura do grupo que participou da ação. Buscas são realizadas na região com o intuito de prender os suspeitos, mas, até o fechamento desta reportagem, nenhum envolvido no crime havia sido encontrado. O caso está sob investigação. A secretaria pede que informações sobre os criminosos sejam repassadas por meio dos telefones 181 (Disque Denúncia da SSP para o interior) e 190.

24 Janeiro 2017 - 20:23

Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março

Foto: Bahia Verdade

Boletos bancários que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março. A medida será implantada de forma escalonada e começará com os boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil, a partir do dia 13 de março. Em dezembro de 2017, a mudança será estendida para boletos de qualquer valor, seguindo cronograma (veja abaixo) divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A ação será possível devido a um novo sistema de liquidação e compensação para os boletos bancários criado pela Febraban em parceria com a rede bancária. O novo mecanismo deve ainda reduzir inconsistências de dados, evitar pagamento em duplicidade e permitir a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e coibindo fraudes. Segundo a Febraban, no país, são pagos cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários de venda de produtos ou serviços. Todas as informações que obrigatoriamente devem constar no boleto (CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, nome e número do CPF ou CNPJ do pagador) vão continuar, além da permanência de um código de barras. Quando o consumidor, seja pessoa física ou empresa, fizer o pagamento de um boleto vencido, será feita uma consulta ao novo sistema para checar as informações. “Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com aqueles que constam no sistema, a operação é validada. Se houver divergência de informações, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá fazer o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias”, informou a Febraban.

24 Janeiro 2017 - 20:12

Projeto espaço cultural Maria Brandão realizará programação cultural de janeiro a junho de 2017 em Rio de Contas

Foto: Divulgação

Encontros de terno de reis, sanfoneiros, marchinhas de carnaval, caretas, palestras, rodas de conversas, oficinas, shows, contação de histórias e muito mais, são as atrações do projeto Espaço Cultural Maria Brandão que acontecerão durante os meses de janeiro a junho de 2017 na cidade de Rio de Contas. Uma agenda cultural de ocupação da antiga Pensão Brandão e Espaço Nordeste que visa contribuir para a valorização e o fortalecimento das expressões culturais tradicionais da cidade mais antiga da Chapada Diamantina. Dia 28 de janeiro de 2017 será a estreia do projeto com o encontro de Reisados do município de Rio de Contas e região. Aprovado no edital de dinamização de espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia do ano de 2016, esse projeto vai mobilizar mais de trinta grupos culturais, entre eles bandas, grupos tradicionais, palestrantes, artistas, indígenas com atrações para todos os públicos e idades. Um dos maiores objetivos desse projeto é a homenagem merecida a Maria Brandão dos Reis, mulher pouco conhecida na cidade que nasceu, como também estimular o turismo histórico cultural na cidade.

Maria Brandão

Maria Brandão, campeã da paz, nasceu em Rio de Contas aos 22 de julho de 1900.Militante das causas sociais, vítima de intensas perseguições dos coronéis que comandavam a cidade, Maria Brandão foi em busca de melhores condições de vida em Salvador, lá, montou uma pensão, onde recebia jovens estudantes de todo interior da Bahia e alguns militantes políticos. Não demorou muito para virar referência de pessoa solidária e foi citada no livro de Jorge Amado o “Cavalheiro da Esperança”. Seus feitos a favor dos direitos humanos de forma altruísta e verdadeira e por ter conseguido a maioria das assinaturas em prol da paz na época da segunda guerra mundial, foi agraciada com o título de “Campeã da Paz” emitida pelo governo de Moscou. Maria Brandão dos Reis, mulher negra, comunista, Campeã da paz!

Saiba mais sobre o projeto e fique por dentro de toda programação curtido a nossa página no Facebook. @espacomariabrandao

Bahia Verdade

24 Janeiro 2017 - 20:00

Carnaval 2017: Casa dos Cobras estará presente mais uma vez no Carnaval de Rio de Contas

Foto: Divulgação

Iniciada em 2010, a Casa dos Cobras sempre trouxe o conceito de diversão e interação entre os participantes e os foliões do carnaval. Inicialmente, um grupo de amigos se reuniu para curtir o carnaval de Rio de Contas – Bahia. Os anos se passaram, o carnaval na cidade cresceu e a Casa dos Cobras veio junto nessa trajetória sempre com muita animação e, claro, gente bonita. Dispondo de muitas atrações, a Casa dos Cobras já é tradição no carnaval. E em 2017 não vai ser diferente; Festa com Dj, boate, Shorts personalizados, canecas, as melhores refeições, pulseiras exclusivas e também fazem parte dos atrativos da casa. Em 2017 a casa irá contar mais uma vez com o apoio do Manjericão para trazer o melhor Açaí para os participantes, a Cachaça Portal da Chapada, o apoio de Marção Adesivo & Cia. E as inovações não param por aí, afinal de contas a cada ano os cobras levam uma supresa. Tá afim de saber qual vai ser? Venha curtir a melhor casa do carnaval da Chapada Dimantima ,venha curtir a Casa dos Cobras! Tradição, conforto, gente bonita e muitas atrações! Aguardamos vocês!

Contato para vagas:
Muller 
(77) 9 9133-0039 (vivo)

24 Janeiro 2017 - 16:16

Livramento: Advogada Maiza Rêgo é nomeada Assessora Jurídica da bancada de oposição na Câmara de Vereadores

Foto: Bahia Verdade

Através da portaria 37/2017 do dia 13 de Janeiro, o presidente da Câmara de vereadores de Livramento, Aparecido Lima Silva, nomeou para Assessoria Jurídica, a Advogada Maiza Cristina Rêgo Sousa que estará à frente do assessoramento jurídico da bancada da oposição do município. O objetivo da nomeação é a execução dos serviços de assessoria jurídica em direito constitucional e administrativo para emissão de pareceres, elaboração e aprovação de Projetos, Contratos e Convênios, etc. Atualmente a bancada de oposição na Câmara é formada pelos vereadores, Juscélio Pires, João Louzada, Márcio Alan, e João Amorim.