Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "01/2018"

Homem de Macaúbas é assassinado pela própria companheira em São Paulo

Sexta, 19.Janeiro.2018 | 11h00


Foto: Reprodução

Natural da cidade de Macaúbas, na região Sudoeste,  Vanderlei de Jesus Santos de 35 anos, foi encontrado morto dentro de casa na grande cidade de Osasco em São Paulo, onde estava morando atualmente, com uma mulher, segundo a reportagem do Brasil Urgente que foi ao ar hoje, apresentado pelo Datena, na Band. O casal vivia em crise e os dois estavam bebendo em um bar bem próximo da residência, onde moravam, no caminho houve várias discussões e ao chegar dentro de casa, tudo aconteceu. Segundo um vizinho, ele começou a ouvir gritos, quando um deles abriu a porta, se deparou com a mulher que dizia; que matou ele, com uma faca.  Populares acionaram o socorro, mas infelizmente Vanderlei acabou morrendo. Segundo informações Vanderlei deixa duas filhas menores, ele é da Comunidade de Lagoa Clara, zona rural de Macaúbas-BA, onde tem parentes. A mulher de 39 anos que esfaqueou seu marido após uma discussão, fugiu e está sendo procurada pela polícia, segundo relatos, ela teria fugido para o estado de Alagoas.
 

Mulher morre ao sofrer choque elétrico após colocar celular para carregar em casa

Sexta, 19.Janeiro.2018 | 10h30


Foto: Reprodução

Uma mulher de 30 anos, identificada como Gercica Bárbara da Trindade, morreu vítima de um choque elétrico na noite da quarta-feira (17) em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ela havia colocado o celular para carregar e recebeu uma descarga elétrica enquanto usava o aparelho. Ainda segundo a PM, os paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram até o local, mas a mulher já estava morta. O caso ocorreu no bairro São José. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município. O delegado Julio Porto informou que a mulher também sofria de problemas de saúde, e que um exame tanatocópico será realizado para confirmar a causa da morte. TV Asa Branca.

Confira o edital do concurso da Polícia Civil da Bahia

Sexta, 19.Janeiro.2018 | 10h00
Por: BNews


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou, nesta sexta-feira (19), o edital de inscrição para o concurso público da Polícia Civil. O certame vai oferecer mil vagas, sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. As inscrições para o concurso começam às 10h (horário de Brasília) do dia 1º de fevereiro e ficarão abertas até 2 de março, e serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp). Os candidatos que vão concorrer a uma das vagas de delegado precisam ter diploma de conclusão do curso de bacharelado em Direito, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Já os interessados em disputar os cargos de investigador ou de escrivão é exigido diploma de conclusão de curso superior (em qualquer área), devidamente registrado no MEC. Os investigadores deve possuir também Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria B, no mínimo.  A remuneração inicial para os delegados, com regime de trabalho de 40 horas semanais, atingirá o valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, em regime de 40 horas semanais.  Das 880 vagas para o cargo de investigador, 572 serão para ampla concorrência, enquanto 264 vão ser para candidatos negros, conforme a Lei Estadual 13.182/2014, que garante 30% do total para a para cota racial. Outras 44 vagas de investigador serão reservadas para pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Estadual 12.209/2011.  Para delegados, vão ser 53 vagas para ampla concorrência, 25 para negros e quatro para pessoas com deficiência. Já para escrivães serão 25 para ampla concorrência, 11 para negros e duas para pessoas com deficiência. Confira o Edital

Carreta com carga de algodão tomba na BA-250, no trecho da Curva das Contendas

Sexta, 19.Janeiro.2018 | 09h30


Foto: Reprodução | Vandinho Maracás

Uma carreta carregada de algodão, que trafegava pela BA-250, no sentido de Maracás para Lagedo do Tabocal, tombou, nessa quinta-feira (18). O acidente ocorreu no trecho conhecido como "Curva das Contendas", no município de Maracás. Segundo informações do Blog Marcos Frahm, o motorista, Leonídio Pereira, ficou ferido. Ele foi socorrido para o Hospital Municipal Álvaro Bezerra, mas não corre risco de morte. De acordo com a publicação, após o acidente, o caminhão Mercedes-Benz vermelho, de placa OKO-8907, foi removido por um guincho e encaminhado ao distrito de Stela Câmara Dubois, no entroncamento de Jaguaquara.

Notas do Enem são liberadas aos candidatos

Sexta, 19.Janeiro.2018 | 09h00
Por: Estadão Conteúdo


Foto: Divulgação

As notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foram divulgadas nesta quinta-feira, 18. Para conferir, o candidato deve acessar a Página do Participante, que tem o seguinte endereço na internet: https://enem.inep.gov br/participante . As notas do Enem podem ser usadas para ingressar no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de servir também para obter a certificação do ensino médio. Neste ano, o exame será aplicado em 4 e 11 de novembro. O edital será publicado em 21 de março. As inscrições serão realizadas de 7 a 18 de maio.

Foto de ponto turístico em Rio de Contas é destaque em rede social da National Geographic

Sexta, 19.Janeiro.2018 | 08h30
Por: Jornal da Chapada


Foto: Reprodução | Jeilson Barreto

O Pico do Itobira, tido como o segundo ponto mais alto do nordeste brasileiro, localizado no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, foi destaque na rede social de fotos do canal da TV fechada National Geographic Brasil na última terça-feira (16). A foto, registrada pelo baiano Jeilson Barreto Andrade, mostra a beleza do amanhecer no local. “Testemunhamos um amanhecer espetacular, não tenho muitas palavras para descrever esse momento. Foi incrível!”, disse em sua rede social. Ainda segundo Barreto, o local venta muito, mas as barracas foram amarradas nas pedras. Confira os guias locais para conhecer mais essa atração natural da Chapada.

#SuaFoto Amanhecer no Pico do Itobira, em Rio de Contas, Bahia. Foto de @jeilson é a escolhida de hoje. Envie as suas para SuaFoto.NationalGeographicBrasil.com e participe. (link no perfil)

Uma publicação compartilhada por National Geographic Brasil (@natgeobrasil) em

Dom Basílio: Idoso sofre tentativa de homicídio

Sexta, 19.Janeiro.2018 | 08h00
Por: 88FM


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Na noite da última quarta-feira (17) um idoso de 76 anos identificado por Santílio Ferreira da Silva foi vítima de tentativa de homicídio. Segundo informações colhidas pela reportagem da Rádio 88 FM, um homem identificado como Edvaldo Bitencourt Neves teria desferido golpes a paulada, vindo atingir a cabeça de Santílio, fato ocorrido em frente sua residência no bairro Manoel Leite em Dom Basílio.  O motivo teria sido pelo fato da vítima ter reclamado do autor, que deixou a porteira aberta ocasionando o sumiço da corrente que a mantinha fechada. O SAMU 192 foi acionado para prestar atendimento ao idoso. A guarnição da 46ª CIPM, que presta serviço em Dom Basílio, conduziu Edivaldo para Delegacia de Policia Civil de Livramento, o mesmo se encontra detido à disposição da justiça e responderá por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil.

Apenas Boatos: Criança de Dom Basílio não está com H1N1

Quinta, 18.Janeiro.2018 | 12h30


Foto: Reprodução

Uma falsa H1N1, circulou na região sudoeste e deixou muita gente assustada. O fato aconteceu devido a internação de uma criança de nove anos que veio da cidade de Dom Basílio para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Em nota enviada na tarde dessa quarta-feira (17), o HGVC refutou o boato: “esclarecemos que, é protocolo colher SWAB e iniciar tratamento empírico para H1N1 de qualquer paciente com Insuficiência Respiratória Aguda Febril (quadro do paciente), seja adulto ou criança. Não houve suspeita de H1N1, esta é uma rotina em toda Unidade Hospitalar do Brasil há cerca de um ano. Desde já agradeço a atenção e coloco-me a disposição para sanar qualquer dúvida”.

Febre amarela: 2,6 milhões de pessoas ainda precisam se vacinar na Bahia

Quinta, 18.Janeiro.2018 | 12h00


Foto: Nadja Cortes | Prefeitura de Arujá

Cerca de 2,6 milhões de pessoas ainda precisam ser vacinadas na Bahia para o estado cumprir a meta de imunizar 95% da população de 105 municípios baianos. De acordo com levantamento feito pelo jornal Correio junto à Secretaria da Saúde do Estado, metade delas está em Salvador, que ainda precisa vacinar aproximadamente 50,7% da população, o equivalente a 1,338 milhão de pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que tem doses suficientes para atender todo o público. Entre as 105 cidades baianas que precisam cumprir a cobertura de 95%, estipulada pelo Ministério da Saúde, apenas 11 já alcançaram o índice. Os dados da Sesab levam em conta imunizações dos últimos dez anos. No entanto, não há previsão de punição para os estados e municípios que não alcançarem a meta. Ainda segundo dados divulgados pelo Correio nesta quinta-feira (18), o município de São Miguel das Matas registra o pior índice de imunização, com apenas 27,5% da população vacinada contra febre amarela. A secretaria de Saúde do município alega que os dados da Sesab estão desatualizados. Na outra ponta da lista, Jaborandi tem 122,5% da população imunizada. O "excedente" de 22,5% corresponde à vacinação de turistas e moradores de municípios vizinhos. (BN)

Livramento: Câmara também lança descargas a céu aberto

Quinta, 18.Janeiro.2018 | 11h30
Por: Raimundo Marinho | Mandacaru da Serra


Foto: Reprodução | Mandacaru da Serra

Gerou inusitada indignação nas redes sociais o flagrante fotográfico de um caminhão-pipa, identificado como “Limpa Fossa”, despejando seu conteúdo no Rio Brumado, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Dizia-se que se tratava de efluentes sanitários recolhidos de fossas, o que foi negado pelo condutor e dono do caminhão, Hugo Domingues Porto, popularmente conhecido como “Hugo Lanche”. Conversamos com ele, e sua versão é que estava apenas testando e lavando o tanque do veículo, onde corrigira furo e aplicara produto antiferrugem e impermeabilizante. Que ocorrera um acidente e cerca de mil litros da água sugada na operação-teste escaparam, tingida pela cor do produto aplicado (Batida e Pedra), o que teria sido casualmente fotografado por um transeunte.Fosse o despejo dejetos de fossa ou o produto químico alegado, o Sr. Hugo Porto esteve, do mesmo jeito, degradando a água do local. Salvo pelo fato do Rio Brumado, trecho Livramento, há muito já está morto. Morto pela insensatez humana, combinada com o descaso das autoridades. Com a barragem do DNOCS, o rio teve seu fluxo controlado, e a vazão ecológica prevista no projeto de irrigação nunca foi espeitada.Fosse o despejo dejetos de fossa ou o produto químico alegado, o Sr. Hugo Porto esteve, do mesmo jeito, degradando a água do local. Salvo pelo fato do Rio Brumado, trecho Livramento, há muito já está morto. Morto pela insensatez humana, combinada com o descaso das autoridades. Com a barragem do DNOCS, o rio teve seu fluxo controlado, e a vazão ecológica prevista no projeto de irrigação nunca foi respeitada. Fosse o despejo dejetos de fossa ou o produto químico alegado, o Sr. Hugo Porto esteve, do mesmo jeito, degradando a água do local. Salvo pelo fato do Rio Brumado, trecho Livramento, há muito já está morto. Morto pela insensatez humana, combinada com o descaso das autoridades. Com a barragem do DNOCS, o rio teve seu fluxo controlado, e a vazão ecológica prevista no projeto de irrigação nunca foi respeitada.


Foto: Reprodução | Mandacaru da Serra

Inep informa que o resultado do Enem será divulgado na manhã desta quinta (18)

Quinta, 18.Janeiro.2018 | 11h00


Foto: Reprodução

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, será divulgado na manhã desta quinta-feira (18), a partir das 11h. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), devem ser divulgadas também as notas máximas e mínimas em cada prova objetiva e detalhes sobre as notas da prova de redação. Para consultar a nota, os candidatos que fizeram o exame, devem acessar o site do Inep, na Página do Participante e incluir o CPF e a senha Cadastrada. A nota do Enem 2017 só pode ser consultada individualmente.

Livramento: Loja de artigos infantis é arrombada e bandidos levam R$ 40 mil em mercadorias

Quinta, 18.Janeiro.2018 | 10h30


Foto: Reprodução | Ailton Oliveira | Livramento Manchete

Na madrugada desta quarta-feira (17), um arrombamento a uma loja de roupas e acessórios para bebê foi registrado. A loja fica localizada na Rua Francisco de Paula Lima, no centro de Livramento de Nossa Senhora. Os criminosos entraram pela porta de vidro da frente, eles quebraram o miolo da fechadura para realizar o furto. Os bandidos ficaram bem à vontade e levaram o que puderam, deixando ainda algumas peças embaladas. A ação criminosa foi registrada na Delegacia de Polícia de Livramento. O fato será investigado, câmeras de segurança de comerciantes vizinhos possivelmente registraram o momento da ação dos marginais. Segundo a proprietária do estabelecimento comercial, os meliantes subtraíram mercadorias avaliadas em R$ 40.000,00. (Informações do Livramento Manchete)

PIS: governo libera pagamento do benefício nesta quinta

Quinta, 18.Janeiro.2018 | 10h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

Um novo lote de pagamento do PIS/Pasep ano-base 2016 será liberado nesta quinta-feira (18) para trabalhadores da iniciativa privada que nasceram em janeiro e fevereiro e trabalhadores do setor público que têm inscrição com final 5. O valor abono salarial vai de R$ 80 a R$ 954 conforme o tempo trabalhado com carteira assinada em 2016 e pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Quem tem direito ao saque do PIS/Pasep de 2016? Além de ter trabalhado com carteira assinada em 2016, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos para receber o valor do abono salarial. Entre eles, ter remuneração média de até dois salários mínimos, estar inscrito no PIS (Programa de Integração Social) ou no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) há pelo menos cinco anos e ter os dados informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Livramento: Reforma reduz subsídios, menos do prefeito e vice

Quinta, 18.Janeiro.2018 | 09h30
Por: Raimundo Marinho | Mandacaru da Serra


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O prefeito Ricardinho Ribeiro, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, não fez uma reforma administrativa, como se imaginava. Apenas alterou a nomenclatura dos órgãos municipais (Lei nº 1.374/2017). A decantada possibilidade de substituição de auxiliares gorou. Havia vazado que as defecções seriam na Educação, Assistência Social e Fazenda, aproveitando-se a exoneração em massa de dezembro. Mas as demissões foram somente para adaptação às mudanças formais de cargos. Todos os demitidos foram rigorosamente renomeados. O prefeito foi freado por compromissos políticos e familiares. Com as modificações trazidas pela lei municipal, o município ficou com uma estrutura administrativa formalmente muito bem organizada, mas recheada de possibilidades de cabide de emprego. Perdeu-se a oportunidade de se fazer um enxugamento, inclusive afastando auxiliares sobre os quais o próprio prefeito fazia reparos. Livramento não precisa de tantas secretarias e tantas coordenações. São oito secretarias, seis assessorias, nove gabinetes, 23 departamentos e 98 divisões, totalizando 138 cargos comissionados, onde costumam ser aninhados os apadrinhados políticos. Com exceção do prefeito (R$25.200,00), vice (R$12.600,00) e secretários (R$7.596,00), houve redução dos subsídios em vários cargos comissionados, que variam de R$1.000,00 a R$3.000,00. Clique aqui e confira a tabela no anexo da Lei nº 1.374/2017

Vital Energia: Economia em dose dupla!

Quinta, 18.Janeiro.2018 | 09h00


Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O sr. José Maria Silva Pereira, proprietário do alambique produtor da cachaça Portal da Chapada (localizado no Sítio Caires) e também do supermercado Minibom (localizado na praça do Hospital) está economizando em dose dupla na sua conta de energia. Com o sistema de energia solar instalado no alambique desde 2016 (primeiro da região), o cliente da Vital Energia está pagando o mínimo em sua conta do alambique e também na conta do supermercado. "O pagamento da taxa mínima é possível nos dois empreendimentos porque os créditos da energia excedente gerada no alambique são utilizados pelo supermercado.  É um mecanismo legal autorizado pela Resolução ANEEL 687/2015 denominado autoconsumo remoto e é mais uma possibilidade de economia que a Vital Energia traz para o público", explica o engenheiro Vítor Gomes. Para maiores informações visite a sede da Vital Energia na Rua Francisco de Paula Lima, 15 - Centro - Livramento ou entre em contato pelos números (77) 9 9965-8098 / (77) 9 9875 - 4408.


Foto: Divulgação