Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "02/2016"

Em quatro dias, 43 novos casos de microcefalia são notificados na Bahia

Sexta, 19.Fevereiro.2016 | 05h54


Em apenas quatro dias, 43 novos casos suspeitos de microcefalia são notificados na Bahia, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na quarta-feira (17). No último balanço da Sesab, divulgado na quinta-feira (11), o número total de casos notificados até o dia 9 de fevereiro era de 701. Já nesta quarta, o órgão informou que esse número subiu para 744 até o dia 13 deste mês. Os casos foram notificados em 121 municípios. Desses casos, 161 foram investigados com a realização de exame de imagem, sendo 107 confirmados e 54 descartados. Do total de casos notificados de microcefalia (744), 208 mães (27,9%) referiram ter tido doença exantemática na gestação. Dessas (208), 129 (62,0%) informaram que a doença exantemática ocorreu no primeiro trimestre, 45 (21,6%) no segundo trimestre, 13 (6,3%) no terceiro trimestre e 21 (10,1%) não lembravam. A Sesab explica que nos 744 casos notificados, os bebês apresentaram perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros. São 11 mortes registradas sob suspeita de microcefalia na Bahia, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na última quinta-feira. O 11º óbito foi registrado no município de Presidente Tancredo Neves, a 253 quilômetros de Salvador. As outras dez mortes suspeitas foram nos municípios de Camaçari (1), Campo Formoso (1), Esplanada (1), Itabuna (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Salvador (3) e Tanhaçu (1).

Anatel propõe fim da telefonia fixa na maior parte do país

Sexta, 19.Fevereiro.2016 | 05h41


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou nesta quinta-feira (18) uma proposta de mudança nos contratos de concessão de telefonia fixa e das metas de universalização dos serviços. A ideia é fazer com que a prestação do serviço em regime público seja apenas para as localidades que atualmente só têm orelhões para a comunicação e não têm cobertura de telefonia celular. De acordo com o relator da matéria, conselheiro Igor de Freitas, atualmente são 18 mil setores censitários (bairros ou conjuntos de bairros) que contam apenas com o serviço dos orelhões para se comunicar. Segundo a proposta, no restante do país, a telefonia fixa seria oferecida por meio de autorizações, como ocorre em muitas cidades do país, mas com alguns compromissos como a manutenção da oferta de acessos individuais. Freitas explicou que atualmente a telefonia fixa não é mais considerada um serviço essencial, por isso não é mais necessário manter as concessões para o setor. “O objetivo da concessão é que o serviço chegue a todo mundo em ambiente competitivo. No serviço de voz, isso já foi atingido para a larga maioria da população, então a concessão é dispensável. A concessão mantida integralmente no país fere o interesse público, porque ela aloca investimento disponível para um serviço que não é a prioridade da população”, disse o relator. A proposta não foi votada hoje por causa de um pedido de vista do conselheiro Rodrigo Zerbone. Depois de aprovada pela Anatel, a proposta será encaminhada para análise do Ministério das Comunicações, que já analisa mudanças no modelo de prestação dos serviços de telecomunicações em vigor no país.

Caturama: Polícia Civil prende ladrão de carros

Sexta, 19.Fevereiro.2016 | 05h31


Foto: Divulgação | Polícia Civil

Elivelton José da Silva, de 23 anos, foi preso após tentar furtar um automóvel Fiat Uno, na Avenida Agenor Brandão, em Caturama. Segundo a polícia, o referido já tem passagens anteriores pela delegacia, inclusive, por furto de uma motocicleta. Quando adolescente, ele ainda ficou internado em Salvador, por tentar estuprar uma adolescente. O jovem foi autuado em flagrante pelo Delegado Márcio Andrei Tito Moreno.

Barra da Estiva: menina de 10 anos de idade morre em acidente na BA-142

Quinta, 18.Fevereiro.2016 | 16h16


Foto: Reprodução WhattsApp

Sabrina Sakura Sepulvida, de 10 anos de idade, morreu após o automóvel Corsa no qual estava capotar na BA-142, no município de Barra da Estiva, na curva conhecida ‘Juvinha’. No veículo estavam  mais quatro pessoas e, segundo a polícia, ainda não há informações sobre o que pode ter causado o acidente. A menina chegou a ser socorrida e encaminhada a um hospital de Barra da Estiva, mas veio a óbito antes mesmo de dar entrada na unidade de saúde. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Brumado. As demais vítimas foram encaminhadas ao Hospital.

Municípios da região receberão amistosos promovidos pela Escolinha Revelando Talentos com o Esporte Clube Vitória

Quinta, 18.Fevereiro.2016 | 12h28


Foto: Divulgação

Serão realizados nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Rio de Contas, Jussiape, Caetité, Brumado e Macaúbas, entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março, jogos amistosos em parceria com o Esporte Clube Vitória de Salvador. O evento é uma iniciativa da  Escolinha Revelando Talentos - do livramentense Rui Sports - e dará oportunidade para que atletas de toda a região sejam avaliados pelo Esporte Clube Vitória.
 

Abaíra comemora com grande festa o 54º aniversário de emancipação política

Quinta, 18.Fevereiro.2016 | 12h25


Foto: Reprodução

Em comemoração aos 54 anos de emancipação política, o município de Abaíra realizará uma grande festa nos dias 20 e 21 de fevereiro. O público poderá prestigiar os shows de Lordão, Cordas & Vocais e Allan Jr., Banda Trio da Chapada e Papazoni. Toda a região está convidada a fazer parte deste momento especial. 

Informativo Doutor Marcolino Souza Aguiar

Quinta, 18.Fevereiro.2016 | 12h00


Em Livramento de Nossa Senhora, este procedimento é feito pelo cirurgião Coloproctologista, o Dr. Marcolino Souza Aguiar, em sua clinica localizada na Praça Pedro Mandú,n° 29, em frente ao Hospital. Ligue e agenda sua consulta: 77 3444 1299 / 9 9977 7596 ou 9 9188 6724.

Égua da raça Mangalarga furtada em Livramento foi localizada em Brumado

Quinta, 18.Fevereiro.2016 | 11h19


Foto: Marcos Paulo / 97NEWS

Uma égua da raça Mangalarga - furtada há três meses de uma propriedade rural localizada no município de Livramento de Nossa Senhora - foi localizada em Brumado. De acordo com informações passadas ao Livramento Hoje, o proprietário coletou dados sobre a possível localização do animal e sozinho o encontrou com um indivíduo no Bairro da Urbis II. Segundo ele, a égua é uma ótima reprodutora e está avaliada em cerca de R$ 10 mil, fatores imprescindíveis para que ele realizasse buscas na região.
 

ASAMIL finaliza construção de 95 cisternas de consumo na comunidade de Lagoa de Daniel

Quinta, 18.Fevereiro.2016 | 11h09


Foto: Divulgação

Na tarde de quarta-feira (17), o coordenador da Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento – ASAMIL, Dilto Aguiar, esteve presente em Lagoa de Danielpara acompanhar a conclusão do projeto “Cisternas de Consumo” na comunidade. A visita teve também a presença do presidente da Associação Comunitária do Desenvolvimento do Povoado de Lagoa de Daniel - Sebastião Correia da Silva, que foi grande parceiro da ASAMIL durante o caminhar do projeto na comunidade. Contando com o acompanhamento e a supervisão da equipe técnica da ASAMIL e um total de 12 pedreiros, a construção das tecnologias sociais de armazenamento de água em Lagoa de Daniel se iniciou no dia 4 de janeiro de 2016 e se encerrou no dia 16 de fevereiro do mesmo ano, prazo curto para quem há tanto tempoesperava por uma fonte de água de qualidade. Em Lagoa de Daniel, que é distrito de Iguatemi – Livramento de Nossa Senhora, 95 famílias foram beneficiadas através do projeto e receberam a cisterna para consumo humano com capacidade de armazenamento de 16,000 litros de água. 

As 95 cisternas juntas somam um total de 1 milhão e meio de litros de água que vão melhorar muito a saúde e a qualidade de vida dos moradores da região, além de garantir a universalização da água de consumo em Lagoa de Daniel. O entusiasmo e a satisfação estavam evidentes nos olhares dos beneficiários visitados pelo coordenador de projetos na tarde de ontem; a senhora Maria Pires de Oliveira, de 75 anos de idade, confessa que há muito esperava pela cisterna mas que a esperança nunca lhe abandonou; o senhor Manoel João Filho, de 62 anos e também beneficiário, está muito contente e garante que a água da cisterna é de ótima qualidade, sendo até melhor do que a água da lagoa que a comunidade está acostumadaconsumir. O projeto “Cisternas de Consumo”tem contrato celebrado entre a ASAMIL e o governo da Bahia através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia – SJDHDS e é apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. O projetovisa atender 1.100 famílias da zona rural de Livramento inscritas no Cadastro Único dos Programas sociais do Governo Federal – CadÚnico, que não disponham de acesso regular a água potável.  As próximas comunidades que serão atendidas pelo projeto são Itapicuru dos Batistas e a região de Lourenço. O coordenador de projetos e a equipe da ASAMIL agradecem por todo o apoio recebido por parte da comunidadede Lagoa de Daniel na execução dos trabalhos.

Pesquisa: Mais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm dinheiro a receber do PIS/Pasep

Quinta, 18.Fevereiro.2016 | 06h40


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

De acordo com pesquisa realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), mais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm dinheiro a receber do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep). Segundo a Agência Brasil, as pessoas que contribuíram com os programas até 1988 podem receber anualmente o rendimento de suas cotas e tem o direito de sacar todo o crédito em caso de aposentadoria, doença ou se tiver mais de 70 anos. Caso o trabalhador tenha falecido, seus herdeiros podem resgatar o dinheiro. O benefício do Pasep é pago pelo Banco do Brasil e o do PIS, pela Caixa Econômica Federal.

Ministro quer transformar São João em produto turístico

Quinta, 18.Fevereiro.2016 | 06h33


Foto: Reprodução

Forrozeiros de todo o Nordeste se reuniram, nesta quarta-feira (17), com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, em Brasília, para discutir a importância das festas juninas para o setor. Em encontro concorrido, que contou com a participação de importantes nomes da música como Alcymar Monteiro, Genival Lacerda, Adelmário Coelho, Carlos Pitta, Zelito Miranda, banda Estakazero, dentre outros artistas, Alves também recebeu parlamentares dos estados nordestinos. Entre os baianos, estavam a senadora Lídice da Mata (PSB), os deputados federais Jorge Solla, Valmir Assunção (PT) e Alice Portugal (PC do B) e o ex-secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, além do deputado estadual, Marcelo Nilo e do atual titular da Setur, Nelson Pelegrino. A pauta dos forrozeiros consiste na inclusão do São João como produto turístico nacional, com a divulgação dos festejos no Brasil e no exterior. Na oportunidade, Alves se comprometeu em valorizar a festa e colocá-la na agenda do Ministério. Durante o encontro, a senadora Lídice da Mata ressaltou a importância do São João para a economia nordestina e disse que a festa vai muito além do entretenimento. “Se trata de um excelente  negócio para as cidades que realizam os festejos. Representa um décimo terceiro mês de faturamento no comércio, pequenas indústrias e promotores de eventos”, ressaltou a parlamentar. O presidente do Instituto Pensar e ex-secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, disse, em sua intervenção, que “o São João é um produto nacional tão importante quanto o carnaval e vai preencher a lacuna de eventos em junho”. Nelson Pelegrino defendeu que a Lei Rouanet abranja os festejos juninos para consolidá-lo como produto cultural. A senadora Lídice da Mata é autora de uma recomendação junto ao Conselho Nacional de Políticas para que a Festa de São João seja declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A proposta está sendo analisada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),  responsável pela chancela. “Salvaguardar nossa cultura popular, transformando-a em patrimônio imaterial, é proteger nossa própria existência como nação, unida e construída em torno de nossas manifestações mais tradicionais. Com esta iniciativa, pretendemos prestigiar o povo e as tradições do Nordeste e, também, contribuir para consolidar a identidade nacional, cujo fortalecimento se faz mediante o respeito e o valor a tudo o que é genuinamente brasileiro”, justificou a baiana.

Funcionários dos Correios podem entrar em greve nesta quinta (18)

Quarta, 17.Fevereiro.2016 | 18h19


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Os funcionários dos Correios  podem entrar em greve. A ação será decidida na próxima quinta-feira (18), quando a categoria decide em assembleia  se aderem a paralisação por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sindicotelba), 70% da carga tratada no edifício sede dos Correios está comprometida por falta de elevadores – já que  três elevadores operacionais que atendem ao Centro de Tratamento de Encomendas (CTE), Centro de Tratamento de Cartas (CTC) e Centros de Entregas de Encomendas (CEE’s) Salvador e Comércio, permanecem quebrados desde o última quinta-feira (11) -  prejudicando assim  trabalhos de tratamento, expedição e encaminhamentos de objetos postais  simples (cartas , impressos, recibos de pagamentos, etc) e registrados (Sedex, Pac, internacionais, malotes).  estão gerando suspensão e atrasos na distribuição em todo o estado da Bahia.

Bahia sofreu 209 ataques a agências bancárias em 2015 e em 2016 já somam 13

Quarta, 17.Fevereiro.2016 | 18h08


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

No primeiro ano de gestão de Rui Costa 209 ocorrências engrossaram a insegurança nas instituições bancárias do estado, de acordo com dados do site do Sindicato dos Bancários. E em menos de dois meses do ano de 2016, a Bahia já registrou 13 ataques, denunciou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia na terça-feira (16). Em 2015, foram um total de 132 explosões de autoatendimentos ou cofres de agências bancárias. Em seguida, aparecem os arrombamentos (18), assaltos (16) e tentativas frustradas (43). Geilson lembrou que durante a leitura da mensagem à Assembleia Legislativa no ano de 2015, o governador Rui Costa, afirmou que uma das metas para segurança pública era combater o crime organizado, incluindo os ataques a bancos. E disse ainda que buscaria parcerias com as instituições financeiras para dar mais segurança aos baianos. “Vivemos reféns desses marginais e o governo pouco faz, ou se faz não surte efeito. Muitas agências que foram explodidas ainda não voltaram a funcionar plenamente”, alertou o deputado. Geilson ainda sinalizou que em algumas cidades do interior os bancos ficam fechados durante os finais de semanas e, após as 16h de segunda a sexta. “Digo meus caros: fechado para acesso aos caixas eletrônicos mesmo!! E quando está aberto, não tem dinheiro nos terminais”, frisou. O deputado disse que além de viver assustado e inseguro, em algumas cidades, o cidadão de bem ainda não pode sequer sacar dinheiro, ou realizar alguma operação bancária fora do horário comercial. “E o bancos estão errados? Não. Eles também estão sofrendo com esses ataques. Cabe aos órgãos públicos responsáveis, à Secretaria de Segurança Pública e ao governador, buscar uma solução eficaz e inteligente, para ontem”, clamou Geilson.

Barra da Estiva: Polícia erradica 17 pés de maconha

Quarta, 17.Fevereiro.2016 | 17h48


Foto: Divulgação

Após denúncia anônima, a Polícia Militar do município de Barra da Estiva erradicou na Fazenda Morrinhos, zona rural da referida localidade, 17 pés de maconha. A operação ocorreu na manhã desta quarta-feira (17), teve o apoio da Polícia Civil, e durante as diligências foram localizados dois capões abertos manualmente no meio da mata, onde estava sendo cultivada a pequena plantação de maconha. Segundo a polícia, o local onde a droga estava sendo desenvolvida é de difícil acesso, e no momento não havia ninguém no ambiente. A plantação estava sendo bem cuidada, devidamente adubada e molhada, havendo uma nascente próxima. A droga foi encaminhada para perícia em Brumado. Ninguém foi preso.

‘Pagão’ e Emerson Leal emitem cartas falando sobre reuniões e política livramentense

Quarta, 17.Fevereiro.2016 | 17h26


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Em encontro planejado pelo empresário João Batista Corrêa de Castro, o ‘Pagão’, os antigos desafetos políticos - os ex-prefeitos de Livramento de Nossa Senhora, Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o ‘Carlão’, e Emerson José Osório Pimentel Leal (PDT) – falaram sobre os rumos da política livramentense e tomaram decisões importantes visando às eleições municipais deste ano. Em carta pública, o empresário falou sobre a articulação que culminou na reunião entre os ex-prefeitos (Clique Aqui). “Para mim, essa união evitaria desgaste, as ofensas e as intrigas existentes em ambos os grupos, criando espaço para uma competição mais respeitosa aos candidatos e as suas famílias, deixando de lado aquela antiga paixão cega”, ressaltou. Emerson Leal, por sua vez, também falou sobre o assunto, através de nota de esclarecimento (Clique Aqui). “Estendeu-me a mão, tentando com o seu gesto, mostrar para os seus liderados que ser adversário não significa, necessariamente, ser inimigo irreconciliável, tentou mostrar para os seus companheiros que, mesmo sendo adversário, podemos dar as mãos uns aos outros, visando à construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária. Lamentavelmente, alguns não compreenderam o seu gesto”, escreveu Leal.