BUSCA PELO ARQUIVO "02/2017"

25 Fevereiro 2017 - 18:01

Aeroporto de Salvador é atingido por princípio de incêndio

Foto: Divulgação

Um princípio de incêndio atingiu o sistema de refrigeração do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, no início da tarde desta sexta-feira (24). De acordo com informações da Infraero, empresa que administra o terminal aéreo, o local afetado pelas chamas fica distante dos passageiros e ninguém ficou ferido. Segundo a Infraero, as chamas foram controladas pelo grupamento de bombeiros do terminal, com apoio do sistema automático de combate a incêndio. Por conta do fogo, o ar condicionado foi desligado. Uma equipe trabalha no local para restabelecer o serviço. Ainda não há informações sobre o que teria provocado as chamas. O princípio de incêndio provocou também uma fumaça escura, que invadiu a praça de alimentação do aeroporto. Os passageiros tiveram que deixar o local. A turista de São Paulo Milene Guimarães, de 23 anos, que chegava no terminal no momento em que começou o princípio de incêndio, relatou que se assustou com a fumaça.

25 Fevereiro 2017 - 16:06

Itamarajú: Médica é despedida por usar redes sociais no horário do serviço

Foto: Reprodução

Após a denúncia de que estaria utilizando as redes sociais em horário de atendimento, a médica Ariadne Firmino Moreira foi despedida do Hospital Municipal de Itamarajú, que fica no extremo sul da Bahia. O caso, que ocorreu no último sábado (18), foi denunciado por Ingrid Docílio, que tinha levado sua filha que estava com febre alta ao hospital. Após duas horas sem atendimento, ela resolveu ir à sala dos médicos de plantão e encontrou Adiadne desocupada, acessando as redes sociais no celular. Revoltada com a situação, Ingrid fez uma foto da médica com o celular e a imagem repercutiu regionalmente. De acordo com o diretor do hospital, Evandro Meira, a médica descumpriu Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que proíbe o uso de celulares, smartphones e tablets por funcionários no horário de serviço.

25 Fevereiro 2017 - 14:03

Vitoria da Conquista: Tatu acerta rescisão com o Salgueiro e retorna para o Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

"O bom filho a casa torna". A frase se encaixa perfeitamente no momento do atacante Tatu, que mais uma vez está de volta ao Vitória da Conquista para reforçar a equipe na disputa do Campeonato Baiano. O presidente da agremiação, Ederlane Amorim, revelou que o contrato foi assinado na última sexta-feira (24). Ele estava no Salgueiro, de Pernambuco. Com a saída do técnico Eduardo Bahia para o PFC Cajazeiras, Ederlane crê que a influência positiva do atacante pode ajudar o clube a seguir firme entre os quatro primeiros colocados. "Além de ser um jogador de história no clube, é um peso. O clube aumenta a sua força com a liderança e o seu retrospecto positivo. É um ídolo", indicou. O Vitória da Conquista volta a jogar pelo estadual no dia 5 de março, contra o Bahia, no estádio Lomanto Júnior.

25 Fevereiro 2017 - 12:01

Secretaria da Saúde vai punir servidor que faltar ao plantão no carnaval

Foto: Reprodução

Uma portaria divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira (23) alerta os servidores da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) para os riscos de punição em caso de ausência ao trabalho durante os dias de carnaval. O mesmo ato proíbe ao funcionário que atua em unidades assistenciais deixar o local de serviço antes da chegada do substituto. O texto assinado pelo titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, ressalta que quem faltar ao trabalho entre esta quinta e a Quarta-Feira de Cinzas (1º), sem prévia justificativa, será submetido às sanções previstas no Estatuto do Servidor Público do Estado, sobretudo os profissionais que ocupam cargos fundamentais à assistência dos pacientes. Ainda de acordo com a pasta, integrantes da Corregedoria da Saúde farão inspeções nos postos de trabalho para garantir a regularidade no atendimento à população durante a festa de Momo, principalmente nos hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos, Ernesto Simões Filho e Menandro de Faria.

25 Fevereiro 2017 - 10:07

Paulo Afonso Duas mães são presas por deixar filhos sozinhos em casa

Foto: Reprodução

Duas mulheres foram presas, na última quarta-feira (22), após deixar três filhos de 3, 4 e 7 anos, sozinhos em casa para irem a uma festa no município de Paulo Afonso, localizado no norte da Bahia. Após uma denúncia de abandono de incapaz, lesão corporal, maus-tratos e suposto abuso sexual, uma equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) chegou até a região indicada. Segundo a polícia, uma das crianças foi encontrada durante a madrugada na rua e contou onde as responsáveis teriam ido.  Em seguida, elas foram localizadas pelo Conselho Tutelar e Deam em uma festa e autuadas em flagrante. Exames de lesões corporais foram realizados tanto nas vítimas, quanto nas duas mulheres. Na menina de 3 anos foram identificadas lesões e indícios de abuso sexual. As crianças foram encaminhadas para o Abrigo Menina Flor e as mães foram ouvidas em audiência de custódia.

25 Fevereiro 2017 - 08:05

Temer desembarca em Salvador com família

Foto: Divulgação

O presidente Michel Temer desembarcou na noite da sexta-feira (24) na Base Aérea de Salvador, em companhia da primeira-dama, Marcela Temer, e do filho do casal, Michelzinho. O peemedebista e a família seguiram de helicóptero para a Base Naval de Aratu, onde passarão o feriado de carnaval. O retorno para Brasília está previsto para a Quarta-Feira de Cinzas (1º). Temer ficará no balneário de Inema, muito popular entre os presidentes pela sua privacidade. Não há previsão de o presidente comparecer a algum dos circuitos da folia.

24 Fevereiro 2017 - 21:00

Máfia do Apito: FPF penhora moto do ex-árbitro Edílson de Carvalho

Foto divulgação

Pivô do escândalo da Máfia do Apito em 2005, o ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho segue sofrendo duras consequências mesmo após mais de dez anos. A Federação Paulista de Futebol (FPF) conseguiu a penhora de uma motocicleta, em ação que cobra indenização por danos morais. Edílson foi condenado a pagar a entidade paulista por ser o protagonista de um esquema que manipulou resultados do Campeonato Brasileiro para favorecer um grupo de apostadores. À época, onze partidas foram anuladas, repetidas e o Corinthians terminou como campeão. "O processo correu à revelia, acho que nem teve recursos. Só que você sabe, ainda mais se tratando do Edílson, há uma dificuldade grande de localizar bens dele", declarou o advogado Ricardo Di Giaimo Caboclo, representante da FPF, ao Blog Bastidores FC, do site globoesporte.com. A penhora, no entanto, não é suficiente para satisfazer a dívida, que beira os R$ 100 mil.

24 Fevereiro 2017 - 20:00

Dois mil turistas chegam de cruzeiro no Porto de Salvador

Foto divulgação

Em torno de dois mil turistas desembarcam nesta sexta-feira (24) no Terminal Marítimo do Porto, no bairro do Comércio, em Salvador. Ao final do Carnaval, a previsão é de que mais de 9 mil pessoas desembarquem na capital baiana. De acordo com o Correio, no Cruzeiro Sea Princess, embarcação que veio do Rio de Janeiro, boa parte dos passageiros eram de aposentados de países como Austrália, Nova Zelândia, Holanda e Alemanha.  Até o final de abril, um total de 155 mil turistas chegará em Salvador via cruzeiros. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), quase 8 mil visitantes irão desembarcar na cidade ainda esta semana e serão recepcionados por agentes da pasta.

24 Fevereiro 2017 - 19:00

Novo ministro do STF, Alexandre de Moraes apoia bloqueios ao WhatsApp

Foto divulgação

Alexandre de Moraes, novo ministro do Supremo Tribunal Federal, pode mudar o debate jurídico que há no País hoje a respeito de bloqueios judiciais de aplicativos. Durante sua sabatina, realizada no início desta semana no Senado Federal, Moraes defendeu que aplicativos como o WhatsApp possam ser bloqueados no território nacional, caso não colaborem com a Justiça. Moraes disse que "a empresa dona do aplicativo não dá nenhum apoio às investigações criminais", e que encaminhou, no Ministério da Justiça, uma proposta para obrigar a empresa responsável pelo aplicativo a ter sede no Brasil. Segundo o magistrado, isso poderia acontecer por meio de uma mudança no Marco Civil da Internet. 

"Essa é uma questão que o Congresso Nacional deve analisar, porque é importantíssima, do Whatsapp e da comunicação. Porque não se trata só da comunicação de mensagem, mas se trata da utilização por organizações criminosas da ligação pelo Whatsapp", disse Moraes. No entanto, é importante lembrar que o Marco Civil já tem uma regra que permite que o WhatsApp possa ser acionado na Justiça brasileira - no artigo 11, a lei define que pode ser aplicada para empresa que atue no exterior, mas tenha uma integrante do mesmo grupo econômico no Brasil. Uma interpretação possível no caso do WhatsApp, que foi comprado pelo Facebook em 2014 - este último, por sua vez, possui escritório no Brasil. Em entrevistas recentes, Brian Acton, cofundador do WhatsApp, disse que não tem planos para abrir uma sede da empresa no Brasil. Segundo ele, é mais fácil administrar a companhia diretamente dos Estados Unidos.

24 Fevereiro 2017 - 18:00

Temer escolhe deputado Osmar Serraglio para o Ministério da Justiça

Foto Reprodução

O presidente Michel Temer avisou aos principais aliados que escolheu o nome do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) para o Ministério da Justiça. O Palácio do Planalto quer anunciar o nome do peemedebista no fim do dia junto com a troca da liderança do governo na Câmara. Mais cedo, Serraglio disse ao blog que a bancada do PMDB se "uniu" e entendeu que o seu nome atende a um perfil técnico e político para o Ministério da Justiça. Ele disse que ainda não tinha a confirmação sobre a escolha do presidente para a vaga, mas afirmou ter o apoio da bancada.  Perguntado sobre a Operação Lava Jato, ele repetiu a frase do ex-ministro do STF Carlos Velloso, que chegou a ser convidado mas recusou o posto: "Ela é intocável. É uma questão judicial", disse. Questionado ainda sobre se, caso venha a assumir a pasta, aguentaria a pressão do seu partido, mesmo com diversos peemedebistas na mira da operação, respondeu: "Fui relator do mensalão. Você tem dimensão do que é pressão? Cada um vai precisar responder sobre seus atos", disse ele ao blog.