Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Segundo pesquisa, pernilongo também pode ser capaz de transmitir vírus da zika

Quinta, 03.Março.2016 | 15h10


O surto do vírus zika no Brasil pode ter um novo vetor além do mosquito Aedes aegypti, segundo revelação feita nessa quarta, 2, por pesquisadores do projeto de vetores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz em Pernambuco. De acordo com a cientista Constância Ayres, o vírus foi encontrado ativo na glândula salivar e no intestino do mosquito Culex, o pernilongo comum. “Isso significa que o atual vírus conseguiu escapar de algumas barreiras no mosquito e chegou à glândula salivar”, explicou a pesquisadora durante o workshop A, B, C, D, E do vírus zika. No encontro, ela apresentou resultados preliminares da investigação que levaram à disseminação do vírus para a glândula salivar do mosquito, por onde aconteceria a transmissão da doença para humanos. A conclusão se deu após Constância realizar em laboratório três infecções em aproximadamente 200 mosquitos Culex criados em laboratório em dezembro e em fevereiro. No experimento, a pesquisadora alimentou por sete dias os pernilongos com sangue infectado pelo zika e a conclusão foi que o vírus se manteve ativo. Apesar de parcial, a pesquisa levanta forte hipótese de o Culex também transmitir o vírus da zika. “Para concluir isso (em definitivo), só falta identificar em campo a espécie de mosquito infectada com o vírus da zika”, ressaltou a bióloga que ingressará com a nova fase da pesquisa, partindo para análise do material de campo que está sendo coletado para chegar a uma conclusão - em seis a oito meses. As informações são do Estadão.

Corpo de neto de Chico Anysio é encontrado deformado, sem olhos e orelhas

Quinta, 03.Março.2016 | 15h00


Foto: GNews

O corpo de Rian Brito, 25 anos, neto de Chico Anysio, foi encontrado nesta quinta-feira (2), em Quissamã, no Rio de Janeiro. As buscas vinham sendo feitas há dez dias, quando foi registrado o desaparecimento. Por volta das 12h15min desta quinta foi confirmado que o corpo encontrado na Vala da Lagoa Preta, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, é o de Rian. O coordenador da Defesa Civil de Quissamã, tenente Amaro Garcia, disse ao Ego que os acessórios identificaram o rapaz. “É ele. O local é distante, com muita areia, mas identificaram por causa da pulseira e da correntinha que ele estava usando. O corpo estava deformado, sem os olhos e as orelhas. Estava só de bermuda. Com certeza ele morreu na água”, afirmou.

 

Luciano Ribeiro assume vice-liderança de oposição na AL-BA

Quarta, 02.Março.2016 | 11h36


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O deputado estadual Luciano Ribeiro assumirá a função de vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Ribeiro irá substituir o também democrata Pablo Barrozo, que assumiu a liderança do DEM na Casa. De Acordo com o Bahia Notícias minoria, na AL-BA, é comandada pelo deputado estadual Sandro Régis (DEM). No âmbito das comissões, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) tomou posse, na terça-feira (1º) da presidência da Comissão de Saúde e, na Comissão de Agricultura e Política Rural, Fábio Souto tomou posse como membro, em substituição a Marquinho Viana (PSB).

 

Livramento: Coelba informa desligamento programado sexta (11) e sábado (12)

Quarta, 02.Março.2016 | 11h28


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima sexta-feira, dia 11/03, das 07:30h às 13:30h, em parte do Centro de Livramento de Nossa Senhora. Serão atingidos os seguintes locais: Av Presidente Vargas, Rua A, Rua Caiçara, Rua Deputado José Muniz, Rua Durval Guimarães, Rua Joaquim Teixeira, Rua Lafaiete Coutinho, Rua Pedro Mandu, Rua Ursino Tanajura Meira Tv 4 Presidente Vargas, e no sábado, dia 12/03, das 07:30h às 13:30h, em parte da Distrito de Iguatemi e Zona rural de Livramento de Nossa Senhora. Serão atingidos os seguintes locais: Av Salobre, Est Iguatemi-Livramento, Fz Campos, Fz Charco, Fz do Fabiano, Fz Lagoinha, Fz Roça Longe, Fz José Alves, Fz Lagoa da Pedra, Fz Juazeiro, Fz Lagoa Nova, Fz Lourenão, Fz Lagoa do Muquem, Fz Quixabeira de Iguatemi, Fz Santa Cruz, Fz Lagoa do Daniel, Pç Iguatemi, Pç do Comércio, Pç da Igreja, Pov Perímetro Irrigado, Fz Rapadura, Fz Campos Novos, Pov Patos, Pov Tanque, Pov Sítio Novo, Pov Amoreira, Pov Baixa do paulo, Pç dos Estudantes, Pov Caraibas, Rua Santo Antonio, Rua Rio Abaixo, Pov Veredinha, Tv Carlos Gomes e Tv da Usina. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.

Dono de farmácia é preso por vender remédios furtados de posto de saúde em Itapetinga

Terça, 01.Março.2016 | 21h49


(Foto: Eudo Mendes/Itapetinga Repórter)

Um homem de 32 anos, proprietário de uma farmácia da cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, foi preso nesta terça-feira (1°) por envolvimento em um esquema de roubo de medicamentos de um posto de saúde do município. Segundo a polícia, o homem pagava R$ 100 para uma farmacêutica da prefeitura furtar os medicamentos, apagava a frase impressa na embalagem dos medicamentos que indicava "venda proibida" e colocava os produtos para serem comercializados em seu estabelecimento. A prisão do dono da farmácia. identificado como William da Silva Nascimento. foi em flagrante. De acordo com a polícia, a mulher que ajudava a retirar os remédios confessou o crime. "Ela foi encontrada e ouvida, mas como o furto não aconteceu recentemente, mas há cerca de cinco meses, ela vai responder em liberdade", explicou o delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, que investiga o caso. O delegado também relatou como a polícia chegou aos criminosos. "Nos remédios, onde estava escrito 'venda proibida', ele riscava ou passava álcool na frase e vendia. Certo dia, um paciente fez a compra e desconfiou, então resolveu procurar a Secretaria de Saúde do município. A secretaria, acionou a Vigilância Sanitária e fizemos uma ação conjunta até chegar aos criminosos", disse. Conforme a polícia, o homem que está preso na delegacia da cidade vai responder por receptação qualificada e tráfico de drogas, já que repassava medicamentos controlados sem permissão. "Encontramos uma caixa de anabolizante no momento da prisão, e ele confessou que ministrou em uma pessoa. Além disso, ele vendia medicamentos a traficantes e fazia curativos neles quando solicitado", relatou o delegado. O delegado ainda informou que a polícia vai encaminhar o inquérito para a Secretaria de Saúde de Itapetinga, para que a pasta defina se vai determinar alguma punição administrativa contra a farmacêutica.O secretário de Saúde do município, Emanuel Santos, informou que o caso está sendo analisado pelo setor jurídico da prefeitura, onde será definido o afastamento, ou não, da mulher. 

Lula ataca MP e diz ser alvo de ‘achincalhamento público’

Terça, 01.Março.2016 | 21h13


(Jorge Araújo/Folhapress)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado na Operação Lava Jato por suspeitas de ter recebido "vantagens indevidas" durante o mandato, apresentou nesta terça-feira documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que ataca a força-tarefa que desvendou o escândalo do petrolão e diz ser alvo de um "calendário de achincalhamento público" por parte do Ministério Público. O petista enviou ao STF na última semana pedido para que a corte decida onde devem ser feitas as investigações sobre a propriedade e as benfeitorias em um sítio de Atibaia (SP) e em um tríplex no Guarujá. As investigações sobre os dois imóveis lançam suspeita de que Lula pode ter sido beneficiado por empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. Na peça apresentada ao Supremo, os advogados do ex-presidente centralizam críticas nos procuradores de Curitiba que trabalham nas investigações do petrolão: "É descabida e censurável a afirmação de que haveria suspeita de que o autor pode ter recebido vantagens ilícitas durante o mandato presidencial, pois não há qualquer elemento concreto que possa dar suporte a essa afirmação, senão um exacerbado entusiasmo associado a um pensamento desejoso. Só as ditaduras políticas ou midiáticas gostam de escolher os acusadores públicos a seu talante".

Artigo: INDIGNA NAÇÃO?

Terça, 01.Março.2016 | 14h51


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A nossa indignação é uma mosca sem asas, não ultrapassa a janela de nossas casas”.

In(dig)Nação, Skank

O Novo Código de Ética e Disciplina da OAB, publicado no Diário Oficial da União em 04 de Novembro de 2015, dispõe, no Parágrafo Único do art. 2º, sobre os deveres do Advogado. De todos os deveres elencados no referido dispositivo, o que mais me chama atenção é o mandamento do inciso IX que preleciona: “É dever do advogado: pugnar pela solução dos problemas da cidadania e pela efetivação dos direitos individuais, coletivos e difusos”. Desde o princípiodo meu curso de direito, em meados do ano de 2008, na Faculdade Ruy Barbosa em Salvador/BA, sempre tive como objetivo contribuir, de alguma forma, para que nosso país fosse mais justo, repudiando a desigualdade social. Naquele tempo eu tinha uma visão muito romântica de como iria fazer isso e, com o passar do tempo, percebi a dificuldade de fazer a diferença. Muita coisa mudou de 2008 pra cá, mas ainda existe muita injustiça no nosso país. Por essa razão, nunca deixei de imaginar uma forma de fazer valer tudo o que eu aprendi na Faculdade. Nunca deixei de buscar um modo de fazer a diferença, chegandoà conclusão de que não é preciso de algo grandioso, mas sim um ‘ponta pé’ inicial. Eis que chegamos ao cerne deste texto. Durante todos esses anos eu vi (e vejo) o desrespeito de várias instituições e empresas (públicas e privadas) ediversos órgãos do Governo com os cidadãos desse imenso país. A demora nas filas dos hospitais, o descaso das Prefeituras com a educação, saúde e segurança, as horas perdidas tentando resolver um problema com a operadora de celular ou com o cartão de crédito, etc. Vejo a indignação das pessoas, mas, infelizmente, não vejo atitude. Isso me faz escrever este texto. Nós não podemos apenas nos indignar, pois é nossa obrigação tomar alguma atitude! Do que adianta espernear e nada fazer? Se simplesmente cruzarmos os braços estaremos confirmando a música do Skank, escrita no início dos anos 90.

Contas de energia ficam mais baratas a partir de hoje

Terça, 01.Março.2016 | 14h26


Foto: Reprodução

As contas de energia de todos os brasileiros ficarão mais baratas a partir de hoje desde que, em janeiro de 2015, foi criado o sistema de bandeira tarifária. Nesse mês de março a cor da bandeira não será vermelha e sim amarela. Com a mudança, o custo para os consumidores cai de R$ 3 para R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que redução média de 3% no valor da conta em março. Essa redução pode chegar a 6%, em abril, quando a bandeira irá para verde e a cobrança extra será suspensa já que a bandeira passará de amarela para verde, ou seja, não haverá custo extra para os consumidores. O aumento de chuvas neste ano, que melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas, aliado à redução da demanda e inclusão de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) destaca que, mesmo com a melhoria nas condições de geração, o sinal para o consumo ainda é de alerta, e os consumidores devem fazer uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios. 

Promoção: Fique na moda com descontos de até 50% na Luma Modas

Terça, 01.Março.2016 | 10h42


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Quer ficar ainda mais bonita? Na moda e vestindo as melhores marcas do mercado? Então corre para a Luma Modas. A loja está com 50% de desconto à vista, 40% no cartão para 30 dias ; 40% no cheque para 30 dias ou 30% no cheque ou cartão, em 2x. São várias opções de pagamento para você não perder esta grande promoção. Luma Modas: Avenida Presidente Vargas,nº 174, no centro de Livramento de Nossa Senhora ao Lado da Vivo. Telefone  (77) 3444 -1613. Revendedor autorizada Ellus , Carmim,  Tommy Hilfinger.
 

Ricardinho participou de encontro com lideranças e visitou a zona comercial de Iguatemi

Terça, 01.Março.2016 | 10h31


Foto: Divulgação

Do Ascom

Nesta da última segunda feira (29), na Fazenda Campos, Ricardinho (PSD), pré-candidato a prefeito de Livramento, esteve acompanhado do ex-prefeito Carlão num encontro com pré-candidatos a vereador, lideranças e representantes comunitários do Distrito de Iguatemi. “Eu sou apenas mais um neste grupo. A nossa força vem de nossa união e depende do trabalho de cada um de vocês em suas comunidades”, disse Carlão. Ricardinho aproveitou a oportunidade para ouvir os anseios e os sucessivos relatos do abandono administrativo. Após o encontro, Ricardinho seguiu acompanhado pelo grupo numa visita a feira livre e zona comercial em Iguatemi num contato direto com o povo. Diante das diversas manifestações de apoio e carinho, o pré-candidato agradeceu a receptividade. “Tudo que sou nesta vida foi graças a esta terra e vejo na política uma forma de retribuir aquilo que conquistei nela”, declarou Ricardinho.

Livramento: Imagens do roubo ao posto de combustíveis são divulgadas

Terça, 01.Março.2016 | 10h12


Foto: Reprodução | Youtube

Na tarde do último domingo (28), um posto de combustíveis localizado no município de Livramento de Nossa Senhora foi alvo de bandidos. Após o delito, conforme informações de policiais da 46ª CIPM, os bandidos se deslocaram em direção a Brumado, mas uma guarnição da 34ª CIPM/PETO conseguiu deter os indivíduos na Comunidade Lagoa Funda. Houve troca de tiros e um dos criminosos foi alvejado. As imagens que registraram o momento do crime foram divulgadas. Nas imagens é possível ver dois elementos chegando ao local  em uma motocicleta e se deslocando até a bomba de combustível, onde o frentista abastece o veiculo. Após o abastecimento, o carona saca um revólver e exige dinheiro, que foi entregue pelo frentista. Em outra bomba de combustível, um frentista que abastecia um veiculo também entrega o dinheiro ao indivíduo que aparenta ser  menor de idade. Este também exige  dinheiro do motorista do veiculo e foge  em seguida. Veja o Vídeo:

Sindicato dos Bancários realiza paralisação no HSBC de Conquista

Terça, 01.Março.2016 | 09h44


Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (29), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu uma paralisação na agência do HSBC de Conquista. A mobilização faz parte de um movimento nacional e foi motivada pela decisão do banco de não efetuar o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de  2015, nem do Programa Próprio de Remuneração (PPR Administrativo), conforme foi divulgado em um comunicado interno na última semana. O HSBC é um dos maiores bancos do mundo e no último ano teve um lucro global de 13,5 bilhões de dólares. As agências em atividade no Brasil, por exemplo, geraram o saldo positivo de 191 milhões de dólares somente no primeiro semestre do ano passado. Todo esse lucro é fruto do trabalho dos bancários, que muitas vezes são submetidos à metas inalcançáveis, cobranças abusivas e ao assédio moral. Mesmo assim, a instituição financeira tem se negado a cumprir os benefícios que foram acordados com a categoria."Apesar do acordo firmado após a greve, o banco divulgou um comunicado afirmando que o pagamento seria feito apenas para a área gerencial. Esta atitude é desrespeitosa, uma vez que todos trabalham igualmente para a obtenção dos resultados. A paralisação é uma forma de dar visibilidade à insatisfação dos bancários para tentarmos reverter essa situação e receber a nossa parcela da lucratividade do banco", afirma Sarah Sodré, bancária do HSBC e diretora do Sindicato.