BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

29 Março 2017 - 08:36

Pênalti perdido, golaço e festa em Itaquera; Brasil se classifica para a Copa

Foto: Uol Esportes

Na noite desta terça-feira (28), a Seleção Brasileira passou com facilidade pelo Paraguai, venceu por 3 a 0, e está praticamente garantida na próxima edição do Mundial. Os gols da equipe de Tite foram marcados por Phillipe Coutinho, na primeira etapa, e Neymar e Marcelo no período complementar. A festa estava pronta desde o início. Mais de 44 mil pessoas foram ao bairro de Itaquera, em São Paulo, para assistir a mais uma exibição da ‘máquina’ montada por Tite. Violento, o time paraguaio tinha apenas o rodízio de faltas como opção para parar o Brasil, mas nem isso funcionou. No primeiro tempo, Coutinho recebeu na entrada da área, cortou o marcador, e colocou de pé esquerdo, sem chances para Anthony Silva. Com o primeiro gol, o duelo ficou mais fácil, uma vez que os paraguaios não ameaçavam nos contra-ataques. Na segunda etapa, aberto pelo lado esquerdo, Neymar infernizou a vida dos rivais. Ao roubar a bola do lateral-direito, o brasileiro só foi parado com um carrinho na grande área. Pênalti que ele mesmo bateu, mas Anthony Silva defendeu. O erro não abalou o craque, que pouco depois fez o segundo. Em lance semelhante pela esquerda, o brasileiro contou com um desvio na marcação para fazer o segundo e sair para o abraço. Ainda deu tempo da arbitragem anular um gol de Neymar, flagrado em impedimento. No final, em excelente troca de passes, Paulinho deixou o lateral Marcelo na cara do goleiro para fazer o terceiro do passeio. 

29 Março 2017 - 08:26

Operação: Polícia Federal deflagra Operação

Foto: Reprodução

A Polícia Federal cumpre hoje, 29, no Estado do Rio Janeiro uma série de mandados de prisões cautelares, buscas e apreensões além de bloqueios de bens e valores. As ações, realizadas desde as primeiras horas da manhã, foram determinadas pelo Superior Tribunal de Justiça, no curso de um Inquérito Judicial que tramita na corte. Para cumprir as ações determinadas, quase 150 policiais federais foram especialmente destacados. Os alvos da Operação O Quinto do Ouro são investigados por fazerem parte de um esquema de pagamentos de vantagens indevidas que pode  ter regularmente  desviado valores de  contratos  com  órgãos  públicos  para agentes do Estado, em especial membros do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro  e  da  Assembleia  Legislativa  do  Estado.  As informações que embasaram a decisão do Superior Tribunal de Justiça tiveram origem numa colaboração premiada realizada entre dois investigados e a Procuradoria Geral da República. Neste contexto, a Operação O Quinto cuida de investigar a suposta participação de membros do tribunal de contas do RJ, os quais seriam responsáveis por zelar pelos atos firmados pelo Estado, no recebimento de pagamentos indevidos oriundos de pagamentos indevidos de contratos firmados com o Estado do Rio de Janeiro em contrapartida ao favorecimento na análise de contas/contratos sob fiscalização no Tribunal. Além disso, agentes públicos teriam recebido valores indevidos em razão de viabilizar a utilização do fundo especial do TCE/RJ para pagamentos de contratos do ramo alimentício atrasados junto ao Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, recebendo para tal uma porcentagem agem por contrato faturado. No total são mais de 43 mandados, a maioria deles na cidade do Rio de Janeiro, mas também em Duque de Caxias e São João do Meriti. Por se tratar de uma investigação que tem como alvos membros de um Tribunal de Contas Estadual, os trabalhos correm sob a Presidência de um Ministro do STJ no curso de um Inquérito Judicial. O nome da operação é uma referência à figura histórica do “Quinto da Coroa”, um imposto correspondente a 20% que a Coroa Portuguesa cobrava dos mineradores de Ouro no período do Brasil Colônia. Uma das mais conhecidas formas de recolhimento ocorria mediante a obtenção de “certificados de recolhimento" pelas casas de fundição. Apesar do rigor na criação de urna estrutura administrativa e fiscal, visando sobretudo a cobrança dos quintos, o imposto era desviado. Afonso Sardinha, o moço, em seu documento (1604) declarou que guardava o ouro em pó em vasos de barro. Outro uso comum era o de imagens sacras ocas para esconder o ouro (daí a expressão "santo do pau oco”).

29 Março 2017 - 08:21

Anagé: ônibus da empresa Novo Horizonte cai em ribanceira

Foto: Reprodução | Whatsapp

Na manhã da úlitma terça-feira (28), um ônibus da empresa Novo Horizonte apresentou falha mecânica e caiu em uma ribanceira na BA-262, nas imediações do município de Anagé. Segundo informações do Jânio Quadros.com, indicam que o coletivo trafegava pela conhecida “Serra do Engano”, quando começou a apresentar problemas. Motorista e passageiros abandonaram o veículo, momento em que este desceu a pista e caiu na ribanceira. Não há informações sobre a quantidade de passageiros que havia no transporte. Um deles acabou se ferindo ao tentar deixar o veículo pela janela.

Bahia Verdade

29 Março 2017 - 07:32

Vitória da Conquista: Acidente com carro de funerária deixa uma pessoa morta

Foto: Reprodução | Whatsapp

Um acidente na noite desta terça-feira (28), entre um carro de uma funerária e um segundo veículo deixou uma pessoa morta na BA-262, no município de Vitoria da Conquista. Informações dão conta de que ao se chocar com uma caminhonete o veículo de uma funerária da cidade de Brumado capotou após descer ribanceira. Socorristas do SAMU192 estiveram no local, realizando os primeiros atendimentos, porém a vitima identificada pelo prenome “Joelton” não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O corpo foi encaminhado para o IML  de Vitória da Conquista. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

28 Março 2017 - 15:35

Carcereiro é baleado de raspão por detento dentro de delegacia em Conceição do Coité

Foto: Raimundo Mascarenhas/Site Calila Notícias

Um carcereiro foi baleado de raspão dentro da delegacia de Conceição do Coité, na noite de domingo (26). Segundo informações da polícia civil ao G1, o tiro foi disparado por um dos detentos. O carcereiro foi socorrido e levado para um hospital, onde foi medicado e liberado. O estado de saúde da vítima é estável.  Ainda de acordo com a polícia, duas menores foram responsáveis por levar a arma até a cela. As adolescentes pularam o muro da delegacia e colocaram o revólver dentro de um cano que chegava até o espaço onde os detentos estavam. As duas garotas foram apreendidas pela polícia e confessaram o crime. O responsável por atirar no carcereiro foi um jovem de 18 anos, preso ainda neste mês, ao ser flagrado com drogas, armas e munições dentro de um estúdio de tatuagem de Conceição do Coité. O detento deve ser transferido para outra unidade prisional. O motivo da tentativa de homicídio não foi determinado pela polícia.

28 Março 2017 - 15:26

Sem juiz há 8 meses, Itapetinga tem 40 mil processos parados

Foto: Reprodução

Cerca de 40 mil processos estão praticamente parados na Justiça de Itapetinga, região sudoeste da Bahia, porque a cidade está sem juiz titular desde julho de 2016. A situação é parecida na cidade de Itambé, cidade localizada também no sudoeste do estado, que está sem juiz titular há cerca de dois anos. O problema preocupa moradores e advogados das duas cidades. O assessor da presidência do Tribunal de Justiça explicou que foi aberto um edital, com prazo para maio, a fim de promover de cerca de 70 juízes para comarcas de todo o estado, entre elas de Itapetinga. Ainda não há previsão de chegada de juízes titulares em Itambé, porque depende da realização de outro edital. Não foi informado o número de processos parados em Itambé. Para a população não ficar ainda mais prejudicada, juízes de cidades como Jequié, Ibicuí, Itarantim e até mesmo Salvador precisam ir a Iitapetinga durante alguns dias da semana, mas ainda assim, muitos processos ficam parados. A situação é acompanhada pela Ordem dos Advogados no município. Um grupo de advogados tem se reunido frequentemente para discutir o problema. "Estávamos com quatro juizes até julho do ano passado, perdemos todos os magistrados por promoção e ficamos com todo o acervo parado", diz o presidente da OAB na cidade, Fabricio Moreira.

28 Março 2017 - 15:24

Conta de luz cairá até 20% em abril por cobrança indevida

Foto: Bahia Verdade

A conta de luz do consumidor em todo o País vai cair até 20% em abril, por conta da devolução de uma cobrança indevida de energia atrelada à usina nuclear de Angra 3. A decisão anunciada nesta terça-feira (28), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atinge todas as distribuidoras de energia com exceção de apenas três empresas a Sulgipe, a Companhia Energética de Roraima e a Boa Vista Energia. A queda ocorrerá apenas no mês de abril. Na Bahia a queda estará entre 15 a 20%. Pela decisão, outras seis distribuidoras do País também estarão neste patamar de queda (de 15% a 20%).  São elas: Celpe, Cosern, CPFL Jaguari, CPFL Paulista, Energisa Borborema e Energisa Sergipe. Outras 22 empresas apresentarão queda de 10% a 15%. Para 29 distribuidoras, a redução será de 5% a 10%. As demais 32 distribuidoras apresentarão um corte entre 0% e 5%. A decisão atinge 44 concessionárias e 20 permissionárias, todas elas distribuidoras de energia. A queda varia entre cada uma das distribuidoras por conta dos diferentes prazos de cobrança da energia de Angra 3. No caso da Eletropaulo, por exemplo, o valor foi cobrado indevidamente por nove meses. A usina termonuclear está em construção no Rio de Janeiro e só deve ficar pronta a partir de 2019, mas acabou entrando irregularmente nas cobranças de conta de luz. Os valores que serão devolvidos chegam a cerca de R$ 1 bilhão e foram devidamente corrigidos pela taxa Selic dos períodos cobrados.

28 Março 2017 - 15:21

Fachin decidirá em abril se citados em delações da Odebrecht serão investigados

Foto: Nelson Junior

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, deve anunciar no mês que vem se aceita os 83 pedidos de abertura de investigação contra citados nas delações de ex-diretores da empreiteira Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. De acordo com a assessoria do ministro, o trabalho de análise dos pedidos entrará pelo mês de abril. Há duas semanas, Fachin recebeu do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os pedidos de investigação e deve assinar em conjunto todo o material sobre as delações da Odebrecht, que envolve 320 pedidos ao Supremo. Além dos 83 pedidos de abertura de inquérito, há 211 solicitações de desmembramento das investigações para a primeira instância da Justiça, sete arquivamentos e 19 pedidos cautelares de providências. As delações da Odebrecht foram homologadas em janeiro pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, após a morte do relator, Teori Zavascki, em acidente aéreo. Foram colhidos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) 950 depoimentos de 77 delatores ligados à empreiteira.

28 Março 2017 - 10:22

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abriu, na noite de hoje (27), as incrições para as bolsas que não foram preenchidas no processo de seleção regular. O cadastro vai até 5 abril para os candidatos que não estão matriculados na instituição de ensino e até 5 de maio para os estudantes já inscritos na instituição em que desejam obter a bolsa. Podem concorrer professores da rede pública e estudantes que fizeram alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O candidato não pode ter nota 0 na redação e precisa de, no mínimo, 450 pontos na média no Enem. As inscrições serão pelo site do ProUni. As bolsas integrais são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês e as parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos. Os professores estão dispensados do critério de renda. Além disso, o candidato deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola, ou ser pessoa com deficiência.  A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela internet, acessando a página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br. Antes de iniciar a inscrição, o candidato deve se cadastrar no sistema de bolsas remanescentes. O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior. Na primeira edição deste ano, o ProUni ofertou 214.242 bolsas de estudo. As bolsas que não foram preenchidas em nenhuma das chamadas regulares serão ofertadas nesta etapa.

28 Março 2017 - 10:20

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com as inscrições abertas e gratuitas para estudantes no curso técnico em vendas (forma subsequente e modalidade de Educação a Distância) em várias cidades baianas. Ao total, são 930 vagas distribuídas para os polos Alagoinhas, Catu, Ibipitanga, Itacaré, Miguel Calmon, Mucuri, Mundo Novo, Nazaré, Remanso, Salvador, Santa Inês, Santo Estevão, Serrinha e Uruçuca. Os interessados devem se inscrever até o dia 16 de abril pelo site. Podem participar candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente. Para quem optar por reserva de vaga (pessoas com deficiência e oriundos de escolas públicas), é necessário apresentação documentos de comprovação (conforme edital). O processo de classificação acontecerá por sorteio eletrônico no dia 12 de maio às 9 horas na Reitoria (Rua do Rouxinol, 115, Imbuí, Salvador).