BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

28 Março 2017 - 09:53

Mais de 11 mil terceirizados contratados do estado estão sem receber verbas referentes a rescisões salariais garante Deputado Luciano Ribeiro (DEM)

Foto: Divulgação

Na Audiência Pública com o Secretário da Fazenda, Manoel Vitório, na Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da ALBA, abordando o balanço fiscal do Estado do último quadrimestre de 2016, realizada em 21 de março, muitas perguntas ficaram sem respostas efetivas. Questionamentos dos parlamentares da Oposição sobre os contratados das empresas terceirizadas que estão sob regime REDA e os débitos do governo ficaram sem respostas efetivas. O deputado Luciano Ribeiro - DEM fez uma análise referente a relação dos terceirizados. Segundo o democrata, desde 2006, mais de 11 mil contratados apesar de receberem os salários, estão sem a garantia de outras verbas referentes a rescisões salariais. Os mesmos trabalhadores passaram de terceirizados para o regime Reda, além de haver uma vacância em determinado momento em que não havia contrato nem com as terceirizadas nem por meio do Reda. Em defesa dos trabalhadores, o deputado, que é advogado de formação, quer entender e deseja saber como o Estado vai resolver essa questão que é de sua responsabilidade. “Não é preciso ser advogado ou juiz para saber que mesmo tendo sido três relações de trabalho com serviços contínuos para o mesmo tomador – o Estado – é ele quem terá que arcar com a dívida perante aos trabalhadores e as empresas”, reafirmou o democrata, acrescentando o fato de que o Ministério Público do Trabalho há um ano firmou acordo para o Estado bloquear R$ 14 milhões da conta de umas das empresas e o Estado não cumpriu, originando em ação judicial do sindicato para o cumprimento, “mas, até o momento nada, enquanto os trabalhadores estão a ver navios”, lamentou Luciano Ribeiro.
 

28 Março 2017 - 07:35

Mulher trabalha 5,4 anos a mais do que homem, diz estudo

Foto: Reprodução

A mulher trabalha 5,4 anos a mais do que o homem ao longo de cerca de 30 anos de vida laboral, segundo simulação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O trabalho extra é resultado dos afazeres domésticos. O cálculo foi feito a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Ipea, nesse período de aproximadamente 30 anos, as mulheres somam, em média, 22,4 anos de contribuição para a Previdência Social. Um total de 44,4% das mulheres às quais foram concedidas aposentadorias em 2014 atingiram até 20 anos de contribuição. A pesquisadora do Ipea Joana Mostafá explica que essas informações foram obtidas por meio de uma parceria que possibilitou o acesso a microdados do extinto Ministério da Previdência Social – atualmente Secretaria da Previdência Social, vinculada ao Ministério da Fazenda. Segundo Joana, as interrupções na contribuição previdenciária feminina são causados por situações como desemprego, trabalho informal, afastamento do mercado de trabalho para cuidar dos filhos, entre outras. Com base nesse cenário, o Ipea lançou uma nota técnica na última semana na qual defende que as idades de aposentadoria de homens e mulheres devem ser diferentes.
 

28 Março 2017 - 07:18

Professores voltam às salas de aula com previsão de nova paralisação

Foto: Reprodução

Os alunos da rede pública municipal e estadual voltaram às aulas na segunda-feira (27), após a paralisação de dez dias dos professores. A mobilização dos docentes foi contra a reforma da Previdência. Em nota, a Secretaria garantiu o cumprimento dos 200 dias letivos e informou que os Núcleos Territoriais de Educação estão discutindo a situação com os gestores das escolas que tiveram as atividades prejudicadas. O objetivo é definir o calendário de reposição das aulas suspensas durante a mobilização contra a reforma da Previdência. O presidente da  APLB-Sindicato Rui Oliveira confirmou que a categoria vai parar novamente na sexta-feira, 31, em adesão a uma greve geral. O movimento faz parte de uma manifestação nacional contra a reforma.

27 Março 2017 - 21:21

Mutirão gratuito contra o glaucoma e catarata é realizado em Brumado

Foto: Divulgação | Ascom PML

Na última sexta-feira (24), foi realizado no município de Brumado, o Mutirão do Glaucoma. 120 pacientes foram transportados do município de Livramento até Capital do Minério, passando  por avaliação oftalmológica e posteriormente receberam os medicamentos que deverão ser utilizados para o tratamento. A prefeitura disponibilizou transporte e lanches para todos. Os paciente cadastrados no programa que não compareceram ao Mutirão devem procurar a secretária de saúde a partir do dia 27/03/2017.

27 Março 2017 - 21:06

Região de Irecê: 22 armas são apreendidas e uma pessoa morre em confronto com a Polícia

Foto: Divulgação PM

Após informações do serviço de inteligência, equipes das companhias independentes de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido) e de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Chapada Diamantina) apreenderam 22 armas de fogo (seis pistolas e 16 revólveres), na noite de quinta-feira (23), na cidade de Lapão, região de Irecê. Ao chegarem a uma casa na Rua Rogaciano Barbosa, no Centro, uma mulher de nome Lorrane Paiva Lima abriu a janela afirmando estar acompanhada de duas pessoas e permitiu a entrada das guarnições. Ao realizar a averiguação, os policiais abordaram Wilker Rodrigues Pires e um outro homem pulou o muro. No interior da residência foram encontrados e apreendidos 14 revólveres calibre 38, seis pistolas, R$ 11,801 mil, dois aparelhos celulares, um veículo Citroen C4 vermelho e um relógio. As equipes policiais iniciaram as buscas pelo fugitivo que abriu fogo. No revide, o criminoso identificado como Micael Cezar Gomes, foi atingido e apesar de socorrido, não resistiu. Seu parceiro Wilker, que estava na posse do material bélico, foi apresentado na delegacia da região juntamente com a companheira Lorrane, para a adoção das medidas cabíveis.

27 Março 2017 - 20:21

Confira resultado da 1ª rodada do Campeonato Rural Livramentense de Futebol 2017

Foto: Divulgação | Ascom PML

Neste último fim de semana, começou o Campeonato Rural Livramentense de Futebol 2017. No sábado (25), o prefeito Ricardinho Ribeiro, foi até a comunidade de Monteiro, onde deu o pontapé inicial do campeonato. No domingo, as equipes completaram a primeira rodada. Com um bom número de telespectadores empolgados e muita disposição por parte dos atletas. As partidas foram movimentadas com belas jogadas e nenhum jogo foi finalizado sem as redes balançarem. A LDL e a Prefeitura Municipal de Livramento de N. Senhora, através da Secretaria de Esportes, distribuiu duas bolas para cada equipe. A primeira rodada terminou assim:

Sábado
Monteiro 1x0 Malhada Grande

Domingo
Nado de Cima 3×1 Alves 
Telha 1×1 Campo Alegre 
Patos 2×2 Varzinha 
Nado de Baixo 2×2 Monte Oliveira 
Tabuleiro 2×0 Santa Cruz 
Itaguaçu 1×3 Covas 04 (lê-se Covas Zero Quatro)
Piçarrão 4×0 Itanagé

O Campeonato Rural Livramento de Futebol 2017 é realizado pela LDL com o apoio da Prefeitura Municipal de Livramento de N. Senhora

27 Março 2017 - 11:40

Livramento: homem é preso após agredir o próprio pai

Foto: Divulgação | Polícia Militar

No último final de semana, policiais da 46ª CIPM, em Livramento de Nossa Senhora, receberam a informação de que o senhor Gonçalo Mateus José dos Santos, estava sendo agredido pelo seu filho, Pedro Costa dos Santos, que reside no mesmo local da vítima. Ao constatar o fato, foi verificado que o agredido tem uma medida protetiva, porém o agressor, que é viciado em drogas, se recusou a cumprir, sendo detido e conduzido para a delegacia de Brumado, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência.

27 Março 2017 - 11:36


Foto: Gilberto Júnior | Bocão News

Titular da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), o deputado estadual licenciado Vitor Bonfim (PDT) reconhece em entrevista exclusiva à Tribuna que a seca que assola o estado é de fato uma das mais severas dos últimos 100 anos, mas ressalta o esforço empenhado pelo Governo do Estado em diminuir os efeitos para os agricultores e produtores rurais. Ele cita como uma das soluções para melhorar em definitivo o escoamento da safra e baratear custos a Ferrovia Oeste Leste (Fiol), que está em fase de conclusão. Prestes a deixar o comando da secretaria por causa do período de desincompatibilização para as eleições de 2018 (quando tentará se reeleger deputado), Vitor Bonfim afirma que não acredita que o governador Rui Costa tiraria a pasta da cota de seu partido, o PDT. “A reforma administrativa já foi implementada pelo governador Rui Costa no mês de janeiro. Eu acredito que a partir dali, nós não teremos mudanças significativas na condução das secretarias e dos espaços políticos no governo”. Confira íntegra da entrevista.  

27 Março 2017 - 10:58

Cachoeira: Bandidos explodem agência do Bradesco nesta madrugada

Foto: Fábio Santos/ Voz da Bahia

Uma agência do Banco Bradesco localizada na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, foi alvo de explosão na madrugada desta segunda-feira (27), de acordo com a Polícia Militar. Este é o segundo ataque na cidade em menos de dois meses. O último ocorreu no dia 31 de janeiro, quando uma agência do Banco do Brasil foi explodida. A explosão ocorreu por volta das 2h. De acordo com o G1, a polícia não tem informações sobre os danos causados à agência e o que foi levado. Assim como no último ataque, no crime desta segunda-feira, para facilitar a fuga e bloquear a perseguição policial, os criminosos colocaram fogo em veículos na ponte Dom Pedro II, que liga Cachoeira a São Félix, além do acesso ao distrito de Capueiruçu. A PM não tem informações sobre feridos. Os policiais realizam diligências em busca dos criminosos. Não há informações sobre a identidade dos suspeitos. 

27 Março 2017 - 10:49

Secretaria da Segurança anuncia concurso público para profissionais de níveis médio e superior

Foto: Pedro Moraes/GOVBA

A Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) anunciou a abertura de Processo Seletivo que tem como objetivo a contratação de profissionais pelo período de dois anos. As inscrições ocorrem de 29 de março de 2017 a 4 de abril de 2017, pelo site. As oportunidades são para Técnicos de Nível Médio em Administrativo (10); Secretariado (1); Elétrica (4); Eletrônica (1); Telecomunicações (4); Informática (3); Cadista (1) e para Técnico de Nível Superior em Análise de Sistemas (1). Todos os profissionais exercerão carga horária de 40h por semana e receberão vencimento entre R$ 1.183,10 e R$ 2.729,79 ao mês, acrescidos de auxílio-alimentação de R$ 9,00 por dia e auxílio-transporte. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, na edição desta quarta-feira (22). Confira o edital.