Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "05/2016"

Quadrilha está agindo em Livramento e furtando carros de grande porte

Terça, 24.Maio.2016 | 17h15


Foto: Reprodução | Youtube

Uma quadrilha especializada em furto de veículos de grande porte está agindo em Livramento de Nossa Senhora e tem deixado os moradores em alerta. Os primeiros casos registrados foram os roubos de duas F100: uma pertencente ao Disk Cerveja ‘Sede zero’ e a outra a loja de materiais de construções Construmax, ambas foram furtadas de dentro de um posto de lavagem de veículos. Semanas depois, o veiculo D20 de propriedade do dono da Dimontão Confecções também foi furtado. Dias depois, os bandidos entraram na Madeireira Silvestre, localizada próximo ao fórum, e tentaram furtar um caminhão e uma caminhonete (CLIQUE AQUI E ASSITA), no entanto, o alarme do escritório onde estariam às chaves dos referidos veículos disparou e o furto foi frustrado. Dias se passaram, e um caminhão foi furtado de dentro de um galpão de mangas localizado no Bairro Picarrão. O último caso aconteceu na madrugada desta terça feira (24). Na ação, os criminosos conseguiram furtar de uma garagem no Bairro Primeiro Gole, na saída de Livramento de Nossa Senhora para Rio de Contas dois veículos, um Ford F4000, de cor prata, placa policial, JRF-7851, e um Mercedes-Benz MB 710, de cor vermelha, placa NYN 7947. Em algumas das ações, as câmeras de seguranças registraram a performance dos  bandidos, que agiram normalmente sem cobrir os rostos. No último caso, as câmeras de monitoramento da garagem mostram os bandidos tirando os adesivos da porta de um dos veículos antes de furtá-los. Todos os casos foram registrados na delegacia e a policia iniciou as investigações na tentativa de prender a quadrilha.

Livramento lidera o ranking de pesquisas eleitorais registradas no TSE

Terça, 24.Maio.2016 | 11h23


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A política tem movimentado Livramento de Nossa Senhora e as pesquisas de intenção de votos – onde aparecem os pré-candidatos Erasmo da Manga (PRB); Emerson Leal (PSL); Gerardo Júnior (PT) e Ricardinho (REDE) -, visando às eleições municipais deste ano, colocaram o município em 1º lugar no ranking de pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O fato foi citado no  jornal A Tarde, na edição de ontem (23) na coluna Tempo Presente,  com matéria intitulada  "De olho no eleitorado". A publicação ressalta o fato de Livramento contar com quatro pesquisas registradas, levando em consideração o fato de um total de 24, de janeiro até agora, terem sido realizadas em toda Bahia.
 

Livramento: Doze estudantes serão investigados por suspeita de fraude no acesso a vagas em faculdades públicas

Segunda, 23.Maio.2016 | 16h51


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Após denúncia anônima, recebida por via eletrônica pela Promotoria Regional de Brumado, doze estudantes serão investigados por suspeita de fraude no acesso a vagas em faculdades públicas - reservadas à moradores de comunidades quilombolas - , nas universidades UEFS, UESC, UESB e UFBA, entre os anos de 2011 e 2015.  A investigação foi iniciada através do Procedimento nº 703.0.73535/2016, aberto pelo promotor de  Justiça substituto de Livramento de Nossa Senhora, Millen Castro Medeiros de Moura, o qual já solicitou das referidas instituições de ensino, além da relação de todos os estudantes de Livramento de Nossa Senhora que se matricularam no período citado, alegando ser remanescentes de quilombos, cópias  dos documentos e atestados  que os beneficiam com o sistema de cotas. Será apurado se houve, ou não, crimes de falsidade ideológica e utilização de documentação falsa.
 

Eleições 2016: Visita de Emerson Leal a Iguatemi foi um reencontro de recordações e muitas emoções

Segunda, 23.Maio.2016 | 16h31


Foto: Divulgação

Demonstrando força, popularidade e liderança política o ex-prefeito Emerson Leal foi o grande destaque em sua visita ao distrito de Iguatemi para participar das celebrações religiosas em homenagem à Santa Rita de Cássia, padroeira da comunidade. Ele esteve na localidade acompanhado de sua esposa Lial Leal, o advogado Mário Spínola, filho do ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista, os vereadores Márcio Alan Dourado (Alanzinho), Joaquim da Silva (Kinka), João Amorim, José Roberto Caires (Zé de Vital) e Marilho Machado Matias; além do ex-vereador e pré-candidato João Louzada, correligionários e lideranças políticas (a exemplo do ex-vereador Osvaldo Teixeira e do também advogado Robertinho Leal), sendo todos recepcionados festivamente pelo pré-candidato a vereador Jucélio, a esposa Núbia e Josemar, na residência do casal anfitrião.

Governo suspende novas vagas do Pronatec e do Fies

Segunda, 23.Maio.2016 | 16h25


Foto: Reprodução

Uma das vitrines da área social da gestão petista, programas de incentivo à educação e à profissionalização - como Pronatec, Prouni e Fies - não devem abrir novas vagas neste ano. São efeitos imediatos das medidas de contingenciamento previstas para o Ministério da Educação na gestão do presidente em exercício Michel Temer. A revisão é parte do que no novo governo se chama de "herança maldita" da administração da presidente afastada Dilma Rousseff. Apesar de em alguns períodos da era petista ser comandada por ministros de outros partidos, o Ministério da Educação sempre foi controlado pelo PT. Dentre os titulares que estiveram à frente da área estão os petistas Tarso Genro, Aloizio Mercadante e o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Interlocutores do novo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), disseram ao jornal O Estado de S. Paulo que ele pretende honrar até o fim as vagas que já foram contratadas, mas a perspectiva de abrir novas inscrições é apenas para o ano que vem - com otimismo, para os últimos meses de 2016. O novo governo assumiu o compromisso de dar continuidade aos programas educativos iniciados ou fortalecidos na Era PT, mas considera que tem um desafio ao que afirma ser um dos legados deixados por seus antecessores: o orçamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já estaria zerado para este ano, a mais de sete meses do fim.

PRE apreende moto produto de roubo em Maetinga

Segunda, 23.Maio.2016 | 16h21


Foto: Divulgação | PRE

No último domingo (22),  uma guarnição do TOR da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (2ª CIPRv-Brumado) que estava em  serviço na cidade de Maetinga – durante a festa de emancipação política do município -  efetuou abordagens e consultas relativas a diversos veículos que se encontravam estacionados às margens da rodovia BA-623, onde constatou-se que o veículo Honda Titan, de cor preta, ostentando a placa GRT 5067, era produto de roubo, cuja placa original seria BPR 7564. O condutor não foi localizado, todavia, o veículo foi apresentado na delegacia de Brumado para os procedimentos de praxe.

Eleições 2016: Prefeito e vice-prefeito prestigiam Missa em Louvor a Santa Rita de Cassia em Iguatemi

Segunda, 23.Maio.2016 | 16h15


Foto: Reprodução | Maxy Silva

Na manhã deste domingo (22) o Prefeito Municipal Dr Paulo Azevedo, o vice-prefeito e pré-candidato Gerardo Junior estiveram no distrito de Iguatemi, prestigiando e acompanhando o evento religioso em louvor a Santa Rita de Cassia, na ocasião foi realizado um almoço na casa do Vereador Aparecido Lima (Cidão) e contou com a presença de vários lideres, comunidade, militantes, vereadores e correligionários políticos, o Prefeito acompanhado de sua esposa e primeiro Dama Sr. Helinete Machado seguiram em comitiva para a casa do vereador, numa demonstração de forte base de apoio várias pessoas do distrito acompanharam o Prefeito e o Vice-prefeito do Município.

Reunião entre Prefeitura, Polícia Militar e manifestantes deve resolver bloqueio da via que liga o Bairro Passa Quatro ao Primeiro Gole

Segunda, 23.Maio.2016 | 16h08


Foto: Reprodução

No último sábado (21), integrantes de um grupo de moradores do Bairro Passa Quatro, em Livramento de Nossa Senhora, bloquearam a via de acesso entre a localidade e o Bairro Primeiro Gole, cobrando da administração municipal a construção de quebra-molas –para impedir que os condutores de veículos continuem a praticar altas velocidades na estrada, evitando assim acidentes - e pavimentação asfáltica ou com paralelepípedos para diminuir a produção de poeira que tem prejudicado os populares. O protesto foi intenso, inclusive, devido a isso, ao ‘Domingo de Sol’, que aconteceria no domingo (22), foi cancelado. De acordo com informações obtidas pelo Livramento Hoje, secretários municipais dialogaram com os protestantes, mas não houve acordo e os protestos continuam. “Foi sugerida, pela Polícia Militar, através da 46ª CIPM, uma reunião envolvendo as lideranças da manifestação da via de acesso ao Passa Quatro, juntamente com os Secretários de Obras, Governo e Administração da Prefeitura de Livramento, a qual terá lugar na sua sede, por volta das 15h , na tarde de hoje (23). Esperamos que seja contornada tal situação, pois a polícia não tolerará mais o bloqueio da via. Que prevaleça o verbo parlamentar, já que não é a nossa intenção nos valermos do emprego da força física, o qual acontecerá se os manifestantes persistirem! O que não vamos é ficar refém de 10 ou 15 pessoas que, por capricho, desejam ferir um princípio constitucional, inalienável, que é o *direito de ir e vir*”, disse o Major Irlando Oliveira.
 

Eleições 2016: 'Ricardinho' inicia caminhada

Segunda, 23.Maio.2016 | 16h05


Foto: Divulgação

Após o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Livramento, Ricardinho (REDE Sustentabilidade) iniciou neste domingo com o apoio do PCdoB e PPL a caminhada rumo às eleições deste ano. Preparado e com um discurso afinado de mudança ele compareceu às 10:00hs na inauguração da Sede do PPL em Livramento, às 11:30hs participou da missa em louvor a Santa Rita de Cássia, padroeira do distrito de Iguatemi, em seguida ele com todos os pré-candidatos avereador da REDE no distrito (Zé da Voz, Reunaldo, Werley, Rogerinho, Santo da Amoreira, Gerlando e Dedé Lima) e o presidente do partido Jânio Lima almoçaram na residência de Almir. Logo após, a convite do vereador Aparecido Lima, Ricardinho e todos os pré-candidatos a vereador do partido fizeram uma visita à residência dele e encontrou com outras lideranças politicas, entre elas o prefeito Paulo Azevedo e o vice-prefeito Gerardo Júnior. 

Homem é preso e nove menores são apreendidos em festa com drogas em Conquista

Segunda, 23.Maio.2016 | 15h33


Foto: Divulgação

Um homem de 30 anos foi preso por organizar uma festa com álcool e drogas na presença de menores, no sábado (21), em Vitória da Conquista, município da região sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar passadas ao G1, nove adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, estavam na festa e foram levados até a delegacia da cidade. Ainda de acordo com a PM, a prisão aconteceu depois que o pai de um dos adolescentes que estava na festa ligou para fazer a denúncia de que drogas estariam sendo consumidas no local. Após abordagem, os policiais encontraram maconha e 17 litros de bebida alcoólica. Os adolescentes foram ouvidos na delegacia e depois liberados em companhia dos responsáveis. Na manhã desta segunda-feira (23), o organizador da festa segue preso e poderá responder pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e servir bebida alcoólica a menores de idade.
 

Saúde, cultura e o Brasil

Segunda, 23.Maio.2016 | 15h13


Foto: Reprodução

O Brasil é um país vivo, dinâmico e que não para de se transformar. A realidade que permeia o cotidiano do brasileiro tem reflexo imediato das ações governamentais – sejam elas propositivas ou não. Desse modo, a sociedade brasileira já transmite uma percepção inconciliável com ingerências que repercutam na vida e no futuro dos membros da nação.

Constatamos reiterados protestos acerca da manutenção do ministério da cultura. De fato, é notório que a preservação e incentivo dos valores artísticos, literários têm de fazer parte de uma imprescindível política nacional de cultura. Incorporar ao ministério da educação teria como premissa enxugar as despesas do maquinário público perante o exorbitante número de cargos comissionados, diretorias etc. Todavia, esta decisão foi revogada por ir de encontro aos interesses de uma classe artística “inconformada” e pujante. Ou seria desinformada? Em vários países do mundo está ligada a outros ministérios: na França, junto com Comunicação, na Itália, com Turismo, e na Espanha, com Educação e Esporte. Frente a problemas que atingem diretamente a vida dos brasileiros (saúde, violência, educação) há levantes dessa magnitude por parte destes que são grandes formadores de opinião?

Pois bem, o sistema de saúde pública do Brasil vive uma realidade deplorável. Arruinada pela inépcia e a falta de gestão que gera significativos danos aos seus usuários. Um simples procedimento médico pode passar meses até ser realizada, dificuldade para marcação de cirurgia, sem falar na redução de 23 mil leitos hospitalares nos últimos 5 anos (à medida que a população cresce, o número diminui?), dos bilhões que não são utilizados por inoperância, dos bilhões que são repassados a Cuba em detrimento dos desvalidos do Brasil. Categoricamente, precisamos alijar os corruptos e corruptores que se locupletam na saúde.  Como dizia Geraldo Vandré: “...gado a gente marca, tange, ferra, engorda e mata; mas com gente é diferente”. A população precisa de ter sua cidadania assistida com respeito e dignidade, mesmo que para isso seja necessário tomarmos um remédio amargo hoje para termos resultados no futuro.

O Brasil precisa de um amplo pacto de reconstrução, tomando como arcabouço os valores morais, o seu potencial de desenvolvimento, a meritocracia e a vitalidade do seu povo. Assim, haveremos de avistar uma luz de progresso ao fim do túnel. Não podemos abdicar de sermos responsáveis pelo destino do país, sendo parte inerente ao resgate da esperança dos brasileiros.

 

Tiago Almeida Fonseca Nunes

Acadêmico de Medicina – tiagofonsecanunes@gmail.com

Ministro das Cidades afirma que Minha Casa, Minha Vida não será suspenso

Domingo, 22.Maio.2016 | 08h39


Durante entrevista concedida à Rádio Jornal, o ministro das Cidades do governo do presidente interino Michel Temer, Bruno Araújo, afirmou que o programa Minha Casa, Minha Vida será mantido e desmentiu a total suspensão da terceira fase do programa, como havia afirmado reportagem do Estadão, na manhã de sexta-feira (20). “Vamos ampliar e aperfeiçoar. Já dei entrevista coletiva afirmando que o Minha Casa, Minha Vida será mantido de forma muito firme e na medida do possível que se possa encontrar recursos no Orçamento da União, eventualmente será ampliado. E mais do que isso, pode ser ser aperfeiçoado sem qualquer processo de suspensão”, ressaltou.

XXVIII Exposição Agropecuária de Guanambi promete recorde de público

Domingo, 22.Maio.2016 | 08h38


Foto: Divulgação

De 01 a 05 de junho, o município de Guanambi será palco da XXVIII Exposição Agropecuária 2016, que acontece no Parque de Exposições Gercino Coelho. O evento promete ser recorde de público, o qual poderá prestigiar grandes shows: Victor e Léo, Sela Vaqueira, Léo Magalhães, Samira Lima, Os Clones, a banda infantil Chiquititas entre outras atrações locais. Adquira o seu ingresso e não perca esta grande festa.

Após 21 dias internado em hospital de Salvador, morre ex-prefeito de Itaberaba

Domingo, 22.Maio.2016 | 08h35


Foto: Reprodução

Morreu na sexta-feira (20) o ex-prefeito da cidade baiana de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, Jadiel Almeida Mascarenhas, 62 anos. Ele estava internado no Hospital da Bahia, em Salvador, após sofrer um acidente de carro no final do final de abril. A morte foi confirmada ao G1 pela assessoria de comunicação da unidade de saúde. Jadiel estava em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Bahia desde o dia 1º de maio, quando foi transferido do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Antes da transferência, o ex-gestor chegou a passar por duas cirurgias. O acidente ocorreu no dia 29 de abril. O veículo em que Jadiel estava capotou em um trecho da BR-242, no município de Rafael Jambeiro, localizado a cerca de 220 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o capotamento foi na altura do km-148 da rodovia, nas proximidades de Itaberaba. Jadiel Almeida é irmão do atual prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho. A prefeitura da cidade divulgou nota de pesar após a confirmação da morte do ex-prefeito e cancelou a cerimônia de inauguração de uma escola municipal no povoado da Vazante, marcada para o final da tarde desta sexta-feira.