Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "05/2016"

Ricardinho promove coletiva de imprensa e confirma pré-candidatura

Terça, 17.Maio.2016 | 22h14


Foto: Patrick Cassiano| Livramento Hoje

Os partidos Rede Sustentabilidade (REDE), Partido da Pátria Livre (PPL) e Partido Comunista do Brasil (PC do B) promoveram na noite de terça-feira ( 17), uma coletiva de imprensa para apresentar o  pré-candidato a prefeito de Livramento de Nossa Senhora, o empresário José Ricardo Assunção Ribeiro 'Ricardinho'. Durante a entrevista, Ricardinho confessou ter pensado em não disputar as eleições deste ano, mas ouviu o clamor popular e viu a possibilidade de fazer uma política que traga grandes benefícios para o município com o projeto político proposto pelos partidos que compõe o grupo.

"Eu pensei em não participar do pleito este ano, mas atendi a um clamor popular e isso foi me dando força: as ligações do povo e o apoio recebido da zona rural e urbana, me cobrando a candidatura. Quando houve o convite, fiquei pensativo e coloquei algumas ideias: se não fosse para fazer uma campanha e politica limpas, sem compra de votos, sem gastos exagerados em campanha, entre outras coisas, não faria sentido fazer política. Mas a proposta do REDE é fazer uma política limpa, com pé no chão, trabalhando e isso me deu a vontade de ser pré-candidato e atender ao desejo do povo", disse Ricardinho.

Cotado anteriormente como possível pré-candidato e aliado de Carlão, Ricardinho declarou que o amigo decidiu tomar um posicionamento diferente e isso faz parte da política. "Carlão é meu amigo, mas ele tomou a posição de apoiar um outro candidato. A política é dinânmica, hoje ela está em um formato, amanhã está em outro. Carlão chegou a me dizer ' se você for mesmo pré-candidato vira BA-VI, é disputado, porque com outro candidato não dá para disputar, mas com você é barril'. Comentou também sobre o diálogo com o atual prefeito Paulo Azevedo e a possibilidade de alianças futuras.  Quanto  o prefeito Paulo Azevedo e eu, ele me procurou para conversar. Se o projeto dele se alinhar ao nosso grupo, futuramente podemos conversar, mas não há nada fechado", explicou Ribeiro. Ricardinho observou ainda que o seu grupo está aberto a diálogos para compor um projeto político forte para Livramento e que vem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

"Nós estamos dialogando com outros partidos para montar um programa de governo com um bom projeto político para Livramento. Estaremos dispostos a falar e ouvir aqueles que tem o mesmo direcionamento e queiram participar do projeto. O cenário politico de Livramento ainda é de pré-candidatos e estes nomes podem mudar a qualquer momento, quem define são os grupos, de acordo com o alinhamento de cada um", disse Ricardinho. O empresário falou ainda sobre os desafios que tem pela frente na administração municipal e do empenho que terá para transpor todos os obstáculos, caso seja eleito.  "Um bom administrador é aquele que administra bem e administra com os recursos que tem. Você não pode administrar Livramento, por exemplo, pensando que tem um recurso de Vitória da Conquista. Cada município recebe o seu recurso e não pode ficar dependendo de repasses. Caso eu seja eleito, vou administrar com os recursos que tenho em mãos. Um bom gestor se mostra nas dificuldades. Administrar uma empresa rica é muito fácil , o difícil é pegar uma empresa devedora, levantar, pagar as dívidas e normalizar. É um desafio que estou disposto a encarar e se Deus quiser sairei vitorioso", concluiu.

 

Festejos Juninos de Livramento serão realizados de 03 a 24 de junho

Terça, 17.Maio.2016 | 15h59


Foto: Arquivo | Livramento Hoje

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora promoverá de 03 a 24 de junho os festejos de São João. A expectativa é que munícipes e turistas lotem a cidade para curtirem os shows de: Amado Batista, Adelmario Coelho, Edgar Mão Branca, Edu Barreto e Rafael, Caviar com Rapadura, Eline Martins, Renan Moreira, Xeiro Nela, Nandao e Banda, Alan Cruz, Pedro José, Swing do Maluco, Germes da Era, Los Morenos, Switt de Luxo, Artur Coelho, Zé de Salvador, Forró Natureza, Compasso do Forró e Os Boys na Pegada. Você não pode perder esta grande festa.

Forró da Estocada
03/06 Adelmario Coelho
Switt de Luxo

04/06 Eline Martins
Artur Coelho

05/06 Swing do Maluco

10/06 Ze de Salvador

11/06 EDU Barreto & Rafael
Forró Natureza

12/06 Renan Moreira

13/06 Pedro José
 

Forró da Rua do Areião
16/06 apresentação de quadrilhas
Los Morenos

17/06 Forró Xeiro Nela
Caviar com Rapadura

18/06 Alan Cruz
Edgar Mão Branca

19/06 Nandão e Banda

21/06 Os Boys na Pegada

22/06 Compasso do Forró

23/06 Renan Moreira
Germes da Era
 

Praça Zezinho Tanajura
24/06 Amado Batista
Valerio e Banda

Ricardinho concederá entrevista coletiva a comunicadores locais e da região

Terça, 17.Maio.2016 | 15h43


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Os partidos Rede Sustentabilidade (REDE), Partido da Pátria Livre (PPL) e Partido Comunista do Brasil (PC do B) convida a população e imprensa de Livramento de Nossa Senhora e região para coletiva com o pré-candidato a prefeito, José Ricardo Assunção Ribeiro ' Ricardinho' . A entrevista acontece das 18h às 18h40min desta terça-feira, dia 17, no espaço UNOPAR, próximo ao Clube Caiçara.

Vice-prefeito de Livramento Gerardo Júnior fala sobre decisão do MPF

Terça, 17.Maio.2016 | 15h12


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O vice-prefeito de Livramento de Nossa Senhora  Gerardo Júnior enviou nota a imprensa nesta terça-feira (17), esclarecendo sobre possível envolvimento em desvio de verbas destinadas à compra de uma unidade móvel de saúde e de utensílios hospitalares para o município de Livramento quando foi secretario de saúde.

 

Veja nota na íntegra:

 

Primeiro gostaria de informar que toda e qualquer investigação feita pela justiça é de suma importância para que os recursos públicos sejam devidamente aplicados. Conforme matéria veiculada tenho a dizer que fui Secretário de Saúde de Livramento de Nossa Senhora de 3 janeiro de 2005 à 6 de janeiro de 2006. Lembro que tinha uma emenda parlamentar do ano de 2004 do deputado Coriolano feita para outra gestão. O ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista venceu as eleições e assumiu a gestão do município em 2005. Eu não conheço o referido deputado muito menos nunca tive e nem tenho contato com o mesmo e com as empresas citadas. O município no início de 2005 era gestão plena da atenção básica e não gestão plena do sistema. Sendo assim eu como titular da secretaria de saúde nunca participei de qualquer licitação pois todos os processos eram feitos a nível central. Em todo o processo ao qual fui citado o que existe com relação a minha pessoa é um ofício que expedir solicitando a compra de uma ambulância semi-uti e um carro popular para o PSF pois tivemos de refazer todo o projeto junto ao Ministério da Saúde por que o município não comportava UTI móvel segundo normas do próprio ministério. Foi o único ato que fiz como secretário: expedir um ofício de encaminhamento de pedido de compras de  2 objetos conforme o projeto existente à época. Um simples ofício e jamais agir de má fé e reitero que nunca participei de licitação pois todo sistema era centralizado na Prefeitura. Tanto é prova que eu não tenho culpa neste episódio é que existe a Ação Penal número 1265-77.2016.4.01.3309 da justiça federal em Guanambi que se trata do mesmo assunto que inclusive não consta o meu nome como réu. Informo ainda que encaminhei minha defesa à Justiça Federal de Guanambi e aguardo o pronunciamento do Excelentíssimo Juiz. Informo ainda que estou inteiramente à disposição da justiça e de qualquer órgão, inclusive todas minhas movimentações bancárias e da minha família. Eu, como secretário nunca fui ordenador de despesa e não tenho patrimônio. A única coisa que tenho é um carro no valor de R$ 27000,00 e outro financiado pelo banco do bradesco e um apartamento financiado por 30 anos pela caixa econômica federal. Fui Coordenador Estadual do DNOCS e Diretor Geral do HGVC por 3 anos e graças à Deus a minha história de vida não condiz com qualquer desvio de dinheiro público e qualquer improbidade administrativa como ordenador de despesa. Desde já agradeço a todos vocês e aguardo a finalização deste processo com o êxito que ele merece. Segue anexo espelho do processo penal ao qual meu nome não está incluso.
 
Atenciosamente,
Gerardo Júnior

Vice-Prefeito de Livramento de Nossa Senhora.

Itamaraty diz que El Salvador se equivoca ao criticar afastamento de Dilma

Terça, 17.Maio.2016 | 09h00


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O Ministério das Relações Exteriores criticou a decisão do governo de El Salvador de romper os contatos oficiais com o Brasil devido à aprovação do processo de impeachment contra a presidenta afastada, Dilma Rousseff. Por meio de uma nota à imprensa, o órgão disse que as manifestações de El Salvador revelam “amplo e profundo” desconhecimento sobre as leis brasileiras e que há “pleno funcionamento” das instituições democráticas no país. Sob o comando do novo ministro José Serra, esta é a segunda vez que o Itamaraty se manifesta sobre as críticas de países latino-americanos sobre o afastamento de Dilma na última quinta-feira (12). “Causam especial estranheza tantos equívocos, uma vez que El Salvador mantém intensas relações econômicas com o Brasil e é o maior beneficiário de cooperação técnica brasileira em toda a América Central. Por isso tudo, o governo brasileiro espera que o governo de El Salvador reconsidere sua posição, com base em avaliação objetiva e factual da realidade, e em respeito às instituições brasileiras e aos princípios que têm regido as relações entre os dois países”, disse o Itamaraty, também por meio de nota. Na última sexta-feira (13), o ministério disse “rejeitar com veemência” o que classificou comopropagação de falsidades por partes dos governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua.

Gilmar Mendes será relator de segundo pedido de inquérito contra Aécio Neves

Terça, 17.Maio.2016 | 07h00


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado segunda-feira (16) pelo presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, como relator do segundo pedido de abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Na semana passada, Mendes foi escolhido relator de outro pedido de investigação feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o tucano, mas decidiu suspender a ação e remetê-la novamente à PGR.  A escolha de Mendes ocorre depois que o ministro Teori Zavascki, relator dos processos relativos à Operação Lava Jato no STF, pediu à presidência do Supremo que os dois pedidos fossem redistribuídos por entender que eles não têm relação com a Lava Jato. Esse novo pedido de abertura de inquérito contra Aécio é relativo ao conteúdo da delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral. Ao Ministério Público Federal, Delcídio disse que o tucano participou de um suposto esquema, ao lado do prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB) e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) para “maquiar” dados do Banco Rural entregues à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, presidida à época por Delcício. Segundo o ex-senador, Paes, à época secretário-geral do PSDB, foi o responsável por entregar os dados do banco como forma de esconder o chamado mensalão mineiro.

Por falta de chuva, Vitória da Conquista terá racionamento de água

Terça, 17.Maio.2016 | 06h00


Foto: Reprodução

O fornecimento de água em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, será racionado a partir de 23 de maio, segundo informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), nesta segunda-feira (16). De acordo com a empresa, a ação tem o objetivo de garantir a continuidade do abastecimento de água no município. A medida é necessária por conta da falta de chuvas na região, que reduziu o volume de água armazenado nas barragens de Água Fria I e II, além de diminuir a vazão do rio Catolé. Diante da redução da disponibilidade hídrica, os bairros e localidades rurais da cidade foram divididos em dois grupos, que receberão água de forma alternada, por períodos de três dias consecutivos para cada grupo. A Embasa informou que os calendários de distribuição começaram a ser entregues à população ainda nesta segunda-feira.

Livramento: Bandido arromba financeira e rouba objetos

Segunda, 16.Maio.2016 | 20h50


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Uma financeira localizada na Avenida Presidente Vargas, em Livramento de Nossa Senhora, foi arrombada. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Livramento Hoje, o criminoso teve acesso ao interior do estabelecimento pelo telhado. Ele revirou gavetas, armários, promoveu muita bagunça no local, mas localizou somente um pequeno cofre com moedas. Ele ainda subtraiu um mini system e fugiu levando a pequena quantia em moedas. A polícia investiga o caso, na tentativa de localizar o bandido.
 

Sobre decisão do Ministério Público Federal 'Carlão' emite nota de esclarecimentos

Segunda, 16.Maio.2016 | 19h32


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O ex prefeito de Livramento Carlos Roberto Souto Batista divulgou nota, esclarecendo sobre a decisão do Ministério Público Federal de Guanambi que determinou, em decisão liminar, a indisponibilidade de bens.

Confira nota na íntegra:

Em 2005, logo no início de meu primeiro mandato como Prefeito de Livramento, ainda inexperiente, o município recebeu, através de uma emenda parlamentar do então Deputado Coriolano Sales feita na gestão que me antecedeu, uma Unidade Móvel de Saúde para servir a cidade. Até então, o Deputado Coriolano era pessoa de reconhecida reputação e contava com o apoio e respeito de vários Prefeitos da região e de toda a Bahia e não havia nada que desabonasse a sua conduta. Para nossa total surpresa, nos vimos, junto com inúmeros outros Prefeitos da época, envolvidos em um esquema de fraude em que o Deputado estava envolvido, sem que houvesse nenhum conhecimento nossa parte. NÃO AGI COM DOLO OU MÁ-FÉ. Em nada nos beneficiamos, nem eu, nem nenhum membro de minha equipe, no processo e nem houve nenhum vício na Comissão de Licitação do município. Vale ressaltar que, com o recurso recebido pelo município adquirimos não um, mas dois veículos: uma unidade de semi-intensiva e um veículo Gol 1000 para atender ao PSF. Durante todos os 8 anos em que fui Prefeito de Livramento sempre agi de forma transparente, honesta e visando o engrandecimento da cidade, muitas vezes com grandes sacrifícios de minha vida privada e de minha família. Quem me conhece de perto sabe que minha situação financeira é compatível com o suor e esforço que sempre pautou o meu trabalho e que, inclusive, poderia estar muito mais confortável financeiramente se não tivesse me dedicado à vida pública, coisa que nunca me arrependi. Estou tranquilo e sereno porque tenho a consciência tranquila dos justos. Estou completamente, como sempre estive, à disposição dos órgãos de Justiça para o completo esclarecimento dos fatos ligados a esse ou a qualquer outro ato do período em que estive à frente da Prefeitura de Livramento. Ofereço, inclusive, a quebra de todo meu sigilo fiscal, econômico e telefônico, caso seja necessário, para provar minha completa inocência no caso em questão. Sou um homem público que respondo por meus eventuais erros mas que, ao cometê-los, nunca os fiz por nenhum outro interesse que não fosse o desenvolvimento e o progresso de Livramento de Nossa Senhora. Agradeço sensibilizado as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade da população de Livramento através das redes sociais, de telefonemas e muitas delas pessoalmente.

Carlos Roberto Souto Batista

Paramirim: Juiz proíbe uso indevido de som em veículo automotor

Segunda, 16.Maio.2016 | 19h29


Foto: Reprodução


A poluição sonora tem sido fator de discussão Paramirim e região. Segundo a  OMS (Organização Mundial de Saúde), um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados. Diante disso, Ministério Público, representantes da  Polícias Militar e Civil, e também populares, estiveram reunidos com o Juiz da Comarca,  Dr. Gleison dos Santos Soares, o qual baixou Portaria (Nº 11/2016), no dia 06 de maio, de acordo com o art. 228 da Lei 9.503/97; também art. 42 inciso III do decreto – Lei 3.688/41, consonante com o art. 54 da lei n. 9.605/98 e em conformidade com o art. 6º, inciso II do Código de Processo Penal, proibindo o uso indevido de som em veículo automotor, principalmente os denominados de “paredões”, muito comuns em toda região. Aquele que descumprir a medida  terá os equipamentos e veículo apreendidos. Denúncias neste sentido devem ser comunicadas através do 190 da Polícia Militar ou Polícia Civil :  Paramirim - (77) 3471-2226; Érico Cardoso - (77) 3677-2207; Rio do Pires - (77) 3693-2086  e Caturama -  (77) 3650-1212.
 

Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias aderem à paralisação nacional por novo piso

Segunda, 16.Maio.2016 | 19h07


Foto: Divulgação

A Diretoria do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias da Região da Serra Geral da Bahia, no uso de suas prerrogativas, CONVOCA a todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias dos Municípios que integram sua base territorial: Anagé, Aracatu, Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Caraíbas, Carinhanha, Condeúba Cordeiros, Dom Basílio, Guajerú, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Ituaçu, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Maetinga, Malhada, Malhada de Pedras, Matina, Mortugaba, Presidente Jânio Quadros, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Piripá, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeira, Tanhaçu, Tanque Novo, Tremendal, Urandi, para participarem da Paralização Nacional a ser realizada no dia 18 de maio de 2016, às 8:00 em Salvador, ao mesmo tempo comunica que aqueles que não forem, deverão Paralizar também em frente às Prefeituras em seus Municípios. 

Vem ai 1º Moto Rock em Livramento nesta sexta (20) e sábado (21)

Segunda, 16.Maio.2016 | 18h52


Foto: Divulgação

Do Ascom

Nos dias 20  e 21 de maio sexta e sábado próximos, todos os caminhos levarão a Livramento de Nossa Senhora. Localizada a sudoeste da capital Salvador, distante cerca de 606 quilômetros, por via rodoviária de pavimentação asfáltica, a capital baiana da manga e do maracujá, tem como características fortes as belezas naturais e a hospitalidade de seu povo. É neste cenário extremamente agradável que será realizado o 1° MOTO ROCK, evento que com certeza, ficará marcado como o maior já realizado em nossa cidade. O evento que tem como organizadores os moto clubes LIVRAMENTO MOTO ESTRADA E MAMUTES DO SERTÃO certamente colocará Livramento no calendário motociclístico nacional, e para isso, uma grande estrutura de palco e som, será montada na praça Zezinho Tanajura, para os shows das bandas: BOB JEFF, EXCALIBUR, BIOGÊNESE E POLITRAUMA. O evento contará ainda, com diversos estandes de conceituadas lojas do ramo motociclístico. Então irmão motociclista, prepare sua maquina, arrume sua mala e venha se divertir, fazer novas amizades e rever os irmãos de estrada, LIVRAMENTO MOTO ESTRADA E MAMUTES DO SERTÃO esperam por vocês para o 1° MOTO ROCK.

Pesquisa de comunicação identifica 15,7 mil infrações em programas de rádio e TV

Segunda, 16.Maio.2016 | 18h35


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Em apenas 30 dias, programas de rádio e TV promoveram 4,5 mil violações de direitos, cometeram 15.761 infrações às leis brasileiras e multilaterais, como a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e desrespeitaram 1.962 normas autorregulatórias, como o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Os dados são da pesquisa lançada hoje (16) pela Andi - Comunicação e Direitos. Este é o terceiro volume do guia de monitoramento Violações de direitos na mídia brasileira, produzido pela Andi, organização não-governamental (ONG) criada há 23 anos e que trabalha com políticas de comunicação, na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e pela inclusão e sustentabilidade. “O resultado geral indicou para um nível de violações incompatível com a democracia”, informou a coordenadora do guia, Suzana Varjão. Segundo a ONG, o monitoramento revelou um volume de violações e infrações que “evidencia o caráter não circunstancial das práticas anti-humanistas e antidemocráticas desse modelo de comunicação, além de expor padrões discursivos incompatíveis com a democracia, com ataques reiterados a suas instituições e instrumentos, discursos de ódio contra o campo de defesa dos direitos humanos e combate público aos parâmetros que regem o exercício da imprensa”. A análise de mídia foi feita em 28 programas “policialescos”, veiculados entre 2 e 31 de março de 2015 em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Polícia Rodoviária Estadual adere ao Movimento Maio Amarelo

Segunda, 16.Maio.2016 | 16h45


Foto: Divulgação | PRE

A 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário/Brumado está participando ativamente do Movimento Maio Amarelo. O movimento foi criado no Brasil no ano de  2014, com o objetivo de reduzir os  acidentes de trânsito  através da conscientização de toda a sociedade e hoje já conta com a participação de vários países do mundo. Durante a manhã da última sexta-feira (13),  foi realizada uma blitz educativa no Posto Rodoviário 2/2, com a participação de prepostos do SEST/SENAT, quando foram distribuídos aos usuários das rodovias, panfletos com dicas de segurança no trânsito e o laço amarelo, símbolo do movimento. Além da panfletagem, a unidade esta realizando o monitoramento em pontos críticos (com incidência de acidentes), operações de moto-patrulhamento e recolhimento de animais.

MPF: Justiça determina bloqueio de bens do ex-prefeito de Livramento e do atual vice prefeito

Segunda, 16.Maio.2016 | 11h42


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi (BA), a Justiça Federal determinou, em decisão liminar, a indisponibilidade de bens de Carlos Roberto Souto Batista, ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora (BA), e do ex-deputado federal Coriolano Sousa Sales, até o limite de R$ 273.267,62. Também tiveram os bens bloqueados o assessor parlamentar Weliton Brito Davis Carvalho; o então secretário municipal de Saúde Gerardo Azevedo Júnior; as empresas Planam Indústria, Comércio e Representações e Frontal Comércio e Indústria de Móveis Hospitalares e seus dirigentes, bem como os integrantes da comissão de licitação da prefeitura que participaram das licitações simuladas, Luiz Antônio Ferreira Castro, Gilton Hipólito Lima Rodrigues e Elaine Lúcia Dourado Santos. Todos são acusados de terem participado do desvio de verbas destinadas à compra de uma unidade móvel de saúde e de utensílios hospitalares no município, por meio do fracionamento indevido e da simulação de licitações (convites nº 019/2005 e 023/2005), falsificação de documentos e superfaturamento. A fraude está relacionada com a conhecida Operação Sanguessuga, que desarticulou a Máfia das Ambulâncias, em âmbito nacional, em 2006. Em razão de tais fatos, o MPF ajuizou contra os réus duas ações civis de improbidade administrativa, além da ação cautelar pelo bloqueio de bens. A medida de indisponibilidade tem o objetivo de resguardar o patrimônio e os bens dos acusados, garantindo, em caso de condenação, o ressarcimento aos cofres públicos dos valores desviados. Além das ações por ato de improbidade administrativa, o ex-prefeito, os representantes da Planam e da Frontal, Cleia Maria Trevisan Vedoin e Ronildo Pereira de Medeiros, respectivamente, e os integrantes da comissão de licitação foram processados criminalmente e respondem a processo penal também ajuizada pelo MPF. Entenda o caso – O MPF e a Polícia Federal, por meio da Operação Sanguessuga, desarticularam, no ano de 2006, complexa organização criminosa voltada à venda irregular de unidades móveis de saúde em vários estados do país, esquema esse que envolvia parlamentares, prefeitos, servidores públicos e empresários, e que, de 2000 a 2006, movimentou aproximadamente R$ 110 milhões de recursos federais. A investigação descobriu que a Planam monitorava a tramitação de emendas de vários congressistas e atuava corrompendo agentes públicos do Ministério da Saúde, de Prefeituras Municipais, de entidades não-governamentais e parlamentares. A quadrilha atuou em quase todo território nacional e uma das ramificações de sua atuação se desenvolveu no município baiano de Livramento de Nossa Senhora, distante 618 km de Salvador.