BUSCA PELO ARQUIVO "05/2017"

10 Maio 2017 - 17:10

Bahia: Estado lança edital de concurso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar

Foto: Bahia Verdade

O governador Rui Costa anunciou, na noite desta terça-feira (9), em transmissão ao vivo no Facebook, o lançamento do edital do concurso público para o provimento de 2.750 vagas na área de segurança pública do Estado da Bahia. O edital de abertura de inscrições, elaborado conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pelos comandos gerais da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, foi publicado nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE). "Chegou a hora de se inscrever, escolher o local de fazer a prova e ajudar a segurança pública e esse trabalho maravilhoso feito pelo Corpo de Bombeiros", afirmou Rui. Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o concurso terá duas etapas e será realizado pela Saeb e pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que na Bahia é responsável pelos concursos públicos da Embasa e Agerba. As inscrições acontecerão de 15 de maio a 19 de junho, exclusivamente pela internet, no site da IBFC, seguindo o horário de Brasília. A taxa custa R$ 70. De acordo com o edital, 2 mil vagas são destinadas ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e 750 vagas são voltadas ao Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar. Podem concorrer jovens de nacionalidade brasileira ou portuguesa, entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, sendo também observadas outras exigências do edital. Para o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, “esta é mais uma demonstração de que a Segurança Pública é uma prioridade do Governo do Estado. Novos efetivos são indispensáveis no combate à violência, permitindo ampliação do policiamento comunitário e da sensação de segurança dos cidadãos baianos”. Das duas mil vagas disputadas para ingresso na Polícia Militar, 1.819 serão destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 serão destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, a região para a qual tenham interesse.

10 Maio 2017 - 17:01

Casa Lotérica é assaltada por dois homens em Caturama

Foto: Bahia Verdade

Na manhã da última terça-feira (09), uma casa Lotérica situada na Avenida Laurinda Cardoso, no município de Caturama foi assaltada. De acordo com informações passadas pela Polícia Militar, dois indivíduos a bordo de uma motocicleta adentraram ao estabelecimento e anunciaram o assalto. A dupla conseguiu levar a quantia de R$ 220,00. A Polícia realizou diligências na região a fim de capturar a dupla, porém não obteve êxito.

10 Maio 2017 - 16:46

Homem é detido portando arma de fogo em Livramento

Foto: Bahia Verdade

Na tarde de terça-feira (09), a guarnição do PETO da 46ª CIPM  recebeu informações de que havia um indivíduo portando arma de fogo no Povoado de Rua do Areião, no município de Livramento de Nossa Senhora. De imediato, a guarnição se deslocou até o referido local e ao realizar abordagem em um senhor de 68 anos, foi encontrado um revólver de marca Taurus, calibre 38, com cinco munições intactas. Ao ser questionado, o mesmo informou que aquela arma seria para sua proteção, já que estava sendo ameaçado. Pelo fato da arma não ter registro e o mesmo não possuir porte, foi apresentado na delegacia de Brumado, por porte ilegal de arma de fogo, ficando à disposição da autoridade judiciária daquela cidade.

10 Maio 2017 - 16:16

Salvador: Prefeito de Livramento faz cobranças e solicitações a EMBASA

Foto: Divulgação

Em 2018 vencerá o contrato que trata do saneamento básico no município de Livramento de Nossa Senhora com a EMBASA - Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. Preocupado que esta situação prejudique a população, o prefeito Ricardinho Ribeiro, que estava em Salvador pleiteando e conseguindo diversos benefícios, esteve com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, na última terça - feira (09), e já teve as primeiras conversas com cobranças e solicitações ao órgão. Dentre os pleitos, caso renove o contrato, estão que seja ampliada a estação de tratamento e que a responsabilidade sobre o esgotamento sanitário seja da empresa de águas baiana. O gestor pediu ainda a ampliação da rede de distribuição da adutora de Itanagé, assim seria possível atender as comunidades de Várzea de Dentro, Vereda, Veredinha e Jurema. Foi solicitada uma extensão da adutora até os povoados de Alves, Várzea dos Reis, Riacho da Salinas e Lourenço. Outro pedido foi que a rede principal desta adutora seja retirada de propriedades particulares para evitar o sangramento por parte dos proprietários das terras. Por fim, foi solicitado estudo técnico e um projeto de uma barragem em Iguatemi, antigo sonho dos moradores daquele distrito.

10 Maio 2017 - 15:54

Livramento: CREAS promove campanha que visa o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS com os convidados e parceiros Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS (Taquari e Estocada) e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, antigo PROJOVEM, estão engajados no movimento de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Livramento de Nossa Senhora-BA, com a finalidade de alertar e informar a população sobre o assunto, para que a população livramentense realize denúncias para proteger e resguardar os direitos da criança e do adolescente. Participe você também. Conheça a agenda das ações: Palestras nas Escolas: Colégio Humberto Leal dia 10/05; Colégio Boaventura dia 11/05; Colégio Municipal Dona Tina dia 12/05; Escola Polivalente de Livramento dias 15 e 16/05; Colégio Estadual João Vilas Boas dia 17/05 e demais Escolas da Zona Rural. Dias: 15, 16, 17 e 18 às 12:00hs. Palestra nas Rádios 88FM e Portal FM. Autoridades Palestrantes: Dr. Vanderley Guedes, Dr. João Lemos, Dra. Aneilma Covas.

10 Maio 2017 - 08:43

Nelson Xavier morre aos 75 anos em Uberlândia

Foto: Reprodução

O ator Nelson Xavier morreu, aos 75 anos, na noite desta terça-feira, 9, em Uberlândia, Minas Gerais. Tereza Villela Xavier, filha do ator, usou sua rede social para falar da perda do pai. "Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre", escreveu ela. Em 2014, durante o Festival de Gramado, Nelson Xavier contou que fez tratamento contra o câncer de próstata em 2004 e que estava livre da doença.

09 Maio 2017 - 12:57

Livramento de Nossa Senhora terá RETRAN avançada

Foto: Divulgação

Na manhã desta terca-feira (09), o prefeito de Livramento de Nossa Senhora Ricardinho Ribeiro, esteve no gabinete do diretor do Detran-BA, Lúcio Gomes, onde assinou o convênio para a instalação do RETRAN Avançado em nossa cidade. Com a implantação deste serviço, que atenderá nosso município e cidades vizinhas, não será mais necessário o deslocamento a vizinha cidade de Brumado, para tirar carteira de habilitação – CNH, vistorias em veículos. O deputado estadual Marquinhos Viana e o deputado federal Barcelar deram todo o apoio e intermediaram para que este benefício fosse liberado para nossa cidade.

09 Maio 2017 - 12:54

Chapada Diamantina: polícia apreende cerca de 300 pés de maconha

Foto: Divulgação | SSP-BA

Após denúncia, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Chapada) iniciaram operação no último domingo (07) e localizaram na cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina, em uma localidade conhecida como Conceição de Baixo, cerca de 300 pés de maconha. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) em uma residência da localidade foram localizados quatro homens, mas três deles conseguiram fugir. A área de plantio pertencia ao único detido, o qual se identificou como João. Ainda de acordo com os policiais, foi o próprio João quem levou as guarnições até um local usado como esconderijo, onde foram encontrados sacos e materiais para embalar a droga. Parte do material foi queimado, mas algumas amostras da maconha foram apresentadas na Delegacia de Seabra.

09 Maio 2017 - 12:28

Prefeito de Livramento faz reivindicações ao Governador Rui Costa

Foto: Divulgação

Em busca de parcerias e recursos para que a gestão municipal possa trazer melhorias para os livramentenses, o prefeito Ricardinho Ribeiro, se reuniu com o governador Rui Costa, na última segunda-feira (08), em Salvador, foram feitas várias reinvindicações dentre elas, foi pedido que seja repassado ao município a área do antigo Projeto Sertanejo e da escola desativada, ao lado, onde o gestor municipal pretende construir a nova prefeitura. Ainda foi solicitada a área do CASEB, ao lado da rodoviária para a conclusão da extensão da Av. Dr. Nelson Leal que liga o centro ao bairro Taquari, além da construção de uma ponte sobre o trecho do rio que passa alí. Foi liberado, também na reunião, o Ponto Cidadão de nossa cidade, o que facilitará o acesso da população, quando necessário, para tirar os documentos pessoais tais como RG, Carteira de Trabalho, Antecedentes, recadastramentos etc, ficando apenas para o governo municipal adequar o local para a instalação desses serviços, além de melhorar a economia local visto que, além de nosso município atenderá as cidades vizinhas. Estiveram presentes ao encontro o deputado estadual José Raimundo e o deputado federal Valdenor Pereira.

09 Maio 2017 - 11:52

Começa nesta sexta o saque de contas inativas do FGTS para nascidos entre junho e agosto

Foto: Bahia Verdade

Começa na próxima sexta-feira (12) o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto. Com o novo lote, 7,6 milhões de pessoas estarão aptas a sacar quase R$ 11 bilhões e terão parte do fim de semana para comparecer à Caixa Econômica Federal, que funcionará em regime de plantão. Na segunda-feira (8), o banco divulgou um balanço dos valores que já foram pagos. Até a semana passada, R$ 16,6 bilhões foram resgatados por cerca de 10,6 milhões de cidadãos desde o início do calendário, no dia 10 de março. Ao todo, 30,2 milhões de trabalhadores devem resgatar pouco mais de R$ 43 bilhões, segundo estimativas do governo. Os R$ 10,8 bilhões disponíveis no terceiro lote equivalem a 25% dos recursos disponíveis para pagamentos de todos os lotes. Além de atendimento exclusivo para as contas inativas neste sábado (13), as unidades da Caixa vão abrir mais cedo na sexta, na próxima segunda (15) e terça-feira (16). Para as agências que já abrem rotineiramente às 9h, o atendimento será das 8h até uma hora a mais do que o normal. As demais cidades vão contar com bancos abertos duas horas mais cedo nesses três dias. No sábado, 2.100 agências do banco funcionarão em regime de plantão, das 9h às 15h, para saques, solução de dúvidas e demais providências, como emissão da senha do Cartão do Cidadão.