Livramento Hoje

Livramento Hoje



Resultado da busca pelo arquivo de "07/2015"

Jussiape: Após ser expulso da escola, menor tenta matar professora e diretora, mas atinge porteiro com golpe de facão

Quarta, 22.Julho.2015 | 17h15


Foto: Leitor | Livramento Hoje

Na última terça-feira (21), um aluno do Colégio Estadual Horácio de Matos, situado no município de Jussiape, foi expulso da referida instituição de ensino e orientado pela direção a comparecer ao colégio no dia seguinte na companhia dos responsáveis. No entanto, o menor retornou a escola nesta quarta-feira (22) - sem os responsáveis e munido com um facão - afirmando que mataria a diretora e uma das professoras. Na tentativa de conter o aluno, o porteiro do colégio se colocou a frente das possíveis vítimas, acabou sendo ferido na cabeça com um golpe do facão e foi encaminhado a unidade de saúde Ana Medrado Luz. Ele não corre risco de morte. O menor foi apreendido e encaminhado à delegacia, onde será ouvido pelo delegado.

Livramento: Corpo com sinais de enforcamento é encontrado no Benito Gama

Quarta, 22.Julho.2015 | 17h07


Foto: Maciel Araújo | Livramento em Foco

Após uma grande quantidade de urubus que se concentravam em um ponto do Bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora, e o mau cheiro oriundo deste local chamar a atenção de moradores da localidade, constatou-se que havia o corpo de um homem em estado de decomposição aparentemente com sinais de enforcamento. O corpo foi encontrado na manhã de hoje (22), e a polícia já esteve no local para investigar o caso. Ainda não há informações sobre a identidade do homem e o corpo foi encaminhado ao IML de Brumado

Livramento: Placas de sinalização foram instaladas em vários pontos da cidade

Quarta, 22.Julho.2015 | 07h12


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, através da Secretaria de Obras do município, instalou placas de sinalização em diversos pontos da cidade. As placas foram fixadas próximas às faixas de pedestres nos dois sentidos das Avenidas Presidente Vargas, Dr. Edilson Pontes e Leônidas Cardoso. A execução do serviço teve início na manhã de ontem (21).

Ponto Eletrônico no SUS: Guanambi e outros 22 municípios da região acatam recomendação do MPF

Terça, 21.Julho.2015 | 21h54


Foto: Reprodução

Dos 42 municípios oficiados pelo Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi para adoção de registro de ponto eletrônico para servidores do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial médicos e odontólogos, 23 já responderam informando que acatarão a recomendação (confira a lista abaixo). Além do registro eletrônico da frequência, as instituições públicas de saúde, como hospitais e postos de saúde, deverão disponibilizar os horários de atendimento dos profissionais para consulta dos cidadãos no local de atendimento, e tais horários devem ser divulgados também na internet para amplo acesso. Para viabilizar a adoção do ponto eletrônico, diversos municípios pediram prazo para aquisição dos equipamentos necessários. Os prazos foram concedidos e as licitações para a compra dos equipamentos necessários poderão ser fiscalizadas pelo MPF. Confira todos os municípios que receberam as duas recomendações do Ministério Público Federal: Guanambi, Abaíra, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Caturama, Érico Cardoso, Ibiassucê, Ibipitanga, Ibitiara, Igaporã, Ipupiara, Iuiú, Jacaraci, Jussiape, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada, Matina, Morpará, Mortugaba, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Pindaí, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santana, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Urandi.

Livramento: Policiais da 46ªCIPM realizam blitz preventiva e educativa

Terça, 21.Julho.2015 | 21h36


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A fim de conscientizar motoristas e motociclistas sobre as melhores formas de condutas no trânsito, prevenção de acidentes e contenção da criminalidade, policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM), realizaram blitz de caráter preventivo e educativo na  Praça João Marques  ( Praça do Bradesco), em Livramento de Nossa Senhora. As ações foram desencadeadas na manhã de ontem (20). 

Brumado: Polícia Militar recaptura dois fugitivos da delegacia

Terça, 21.Julho.2015 | 12h23


Foto: Divulgação

Na noite de ontem (20), quatro presos fugiram da delegacia de Brumado, utilizando um macaco hidráulico para abrir as vigas que ficam no teto da área de luz da carceragem. Na ocasião, fugiram Irles Alves da Silva, Bruno Silva Andrade, Pablo Renan Novais Souza e Valdicio de Souza.  Durante buscas realizadas nesta terça-feira (21), policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) recapturaram Irles Alves da Silva e Bruno Silva Andrade, localizados no Condomínio Brisa I, no Bairro São Jorge. Ambos foram encaminhados à delegacia. As investigações a fim de localizar os demais fugitivos continuam.

Aracatu: Homem mutila filhote de cachorro e é detido

Terça, 21.Julho.2015 | 12h22


Foto: Brumado Agora

Acusado de maus tratos a um filhote de cachorro, um comerciante da cidade de Aracatu foi detido no final da manhã de segunda-feira (20). Segundo informações obtidas pelo Brumado Agora, em frente ao próprio estabelecimento comercial, o homem cortou as orelhas do cachorro com a utilização de uma faca e toda a cena foi presenciada por populares que acionaram a polícia. Aterrorizadas, testemunhas informaram que temiam se aproximar e conter a ação do homem, pois o mesmo portava uma faca e sua reação poderia ser pior. Ele foi encaminhado à delegacia de Brumado e em depoimento declarou que cortou as orelhas do animal para que este ficasse mais agressivo, e que o procedimento é comum em clínicas veterinárias da região. O filhote recebeu atendimento ainda na recepção da delegacia e será levado para adoção.

Usando macaco hidráulico quatro presos fogem da delegacia de Brumado

Terça, 21.Julho.2015 | 12h18


Foto: Divulgação

Na noite dessa segunda-feira (20), quatro presos fugiram da delegacia de Brumado. Segundo informações obtidas pelo Livramento Hoje, na fuga, os detentos utilizaram um macaco hidráulico para abrir as vigas que ficam no teto da área de luz da carceragem. Policiais realizaram buscas em diferentes pontos da cidade, na tentativa de localizar os fugitivos: Irles Alves da Silva, Bruno Silva Andrade, Pablo Renan Novais Souza e Valdicio de Souza.  A superlotação do local  é um problema que já resultou em outras fugas, como em 23 de março desse ano, quando seis presos fugiram do local.


Foto: Divulgação

TCM-BA poderá definir se um gestor está ou não inelegível

Terça, 21.Julho.2015 | 12h15


Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Com uma nova regra, decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) poderá tornar prefeitos inelegíveis. Na questão, ao julgar as próximas contas de prefeituras baianas, relativas a 2014, nos casos em que prefeitos agem como ordenadores de despesas, as contas não se sujeitam ao julgamento final das câmaras municipais (antes, o TSE considerava que as decisões a serem consideradas eram as das câmaras municipais), basta à análise pelos tribunais de contas. Desta forma, os tribunais regionais eleitorais poderão definir se um gestor está ou não inelegível a partir do que apontarem os tribunais de contas no julgamento das finanças. Para que o gestor fique inelegível, entretanto, a irregularidade observada pelo TCM deverá ser algum ato que configure improbidade administrativa.

Advogado Livramentense foi nomeado Juiz Leigo

Terça, 21.Julho.2015 | 12h07


Foto: Reprodução

Na últiima sexta-feira (17), o Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia publicou o Decreto Judiciário que nomeia, como juiz leigo, o Advogado Luís Cláudio Aguiar Gonçalves, para ter exercício no Juizado Adjunto Cível e Criminal, da Comarca de Livramento de Nossa Senhora. A posse ocorrerá na Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia - TJBA. Antes, o advogado participará juntamente com os demais juízes leigos recém-nomeados, de capacitação, Módulo Conceitual, a ser oferecida pelo TJBA, através da UNICORP, no Salão do Júri I, no Fórum Ruy Barbosa, na cidade de Salvador/BA. Segundo informações retiradas de seu currículo publicado na Plataforma Lattes, no site do CNPq, Luís Cláudio é Bacharel em Direito (2009) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, Mestre (2012) e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, também pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb.

Campeonato Rural movimenta comunidades em Livramento

Terça, 21.Julho.2015 | 11h58


Foto: Divulgação

Neste final de semana o domingo (19), foi de mais oito jogos que movimentaram as comunidades rurais pela terceira rodada do Campeonato Rural, em Livramento de Nossa Senhora. Jogando na casa, tiveram resultados positivos  Covas 04 e Itanagé, que venceram seus adversários. Como visitantes,  Pernambuco e Sítio Novo venceram os anfitriões. Os demais  jogos terminaram empatados. Veja os resultados: Covas 04 4 X 2 Várzea de Dentro; Malhada Grande 0 X 2 Pernambuco; Itanagé 3 X 0 Tamboril ; Várzea 0 X 0 Nado de Cima; Tabuleiro 3 X 4 Sítio Novo; Iguatemi 2 X 2 Rio Abaixo; Campo Alegre 2 X 2 Varzinha e Rocinha 0 X 0 PATOS. Ainda vale ressaltar a grande presença do torcedor Livramentense nas comunidades onde sediaram os jogos neste domingo, com uma média de mais de 1.200 expectadores por partida. O evento é uma realização da Liga Desportiva Livramentense , com o apoio da Secretaria de Esportes e Câmara de Vereadores e  Prefeitura Municipal de Livramento

CEFORC realiza visita em comunidades que serão atendidas pelo Programa Cisternas no município de Macaúbas

Terça, 21.Julho.2015 | 11h33


Foto: Ascom/CEFORC.

Nos últimos dias 14 e 15, técnicos do CEFORC estiveram no município de Macaúbas, no território Bacia do Paramirim, para realizar junto às comunidades, reuniões coletivas a fim de apresentar o Programa Cisternas e orientar quanto à participação das famílias em cada etapa da implantação do projeto. Cerca de 70 famílias foram atendidas pelo CEFORC nas comunidades de Canto, Curralinho, Inchu, Barauninha, Formosa, Leite e Encantada. Em Macaúbas, serão beneficiadas cerca de trinta famílias com a implantação da tecnologia social Barreiro Trincheira Familiar. Com isso, espera-se que os beneficiários possam melhorar suas condições de vida, facilitando o acesso à água para a produção de alimentos, contribuindo para a garantia da segurança alimentar e nutricional das mesmas.


Foto: Ascom/CEFORC.

Guanambi: Atraso em Show das Coleguinhas pode gerar multa milionária aos organizadores

Domingo, 19.Julho.2015 | 22h55


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

O atraso no show da Dupla Simone e Simaria na Festa Vai Coleguinhas em Guanambi neste sábado (18) pode gerar uma alta multa para os organizadores. Segundo o rádialista Tiago Marques, a dupla que se apresentou no mesmo dia em Livramento de Nossa Senhora entrou no palco do Spaço Brasil às 04:45  do domingo, quando a previsão para o início da festa era de para as 23:00; A multa pode chegar a 5000 vezes o valor do ingresso segundo o que determina a Lei Municipal de 937 de Maio de 2015. Nas redes socias várias pessoas se pronunciaram revoltadas com o acontecido. O vereador Hugo Costa se pronunciou sobre o caso ainda antes do começo do show. Ele é o autor do projeto que originou a Lei que dispões sobre o início de shows espetáculos. Os consumidores que se sentirem lesados ainda podem entrar com processo na justiça contra a organização do evento. A empresa de Vitoria da Conquista 29Mix foi a responsável pelo evento. Confira a Lei.


Em nova ação fiscalizadora, Secretaria de Educação e Cultura intensifica combate aos caronas no transporte escolar

Domingo, 19.Julho.2015 | 22h33


Foto: Divulgação

Do Ascom

Com o reinício do segundo semestre do ano letivo a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora está intensificando a fiscalização em transporte escolar. O objetivo é proporcionar mais segurança aos alunos da rede municipal de ensino e que utilizam este serviço. A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou mais uma nova etapa na região do Iguatemi, desta vez no período do turno noturno, na qual participaram o secretário Sebastião Fernandes Oliveira (Professor Tiãozinho) e o técnico-pedagógico Givanildo Rocha de Oliveira. Batizada de “Não à Carona, o Ônibus Escolar é dos Alunos” a fiscalização visa proibir a utilização de caronas nos veículos escolares, inicialmente, nos ônibus que transportam alunos no interior do município, mas será intensificada também no transporte dos estudantes na cidade. O secretário explica que a ação envolve ônibus escolares e micro-ônibus da prefeitura e particulares. “Recomeçou o segundo semestre de nossa rede de ensino e a Prefeitura trabalha com a fiscalização para evitar problemas. Esta ação irá ocorrer em todos os veículos de transporte escolar. A ação da Prefeitura está sendo bem aceita, os motoristas e proprietários de veículos estão colaborando muito bem”, garantiu. Nesta segunda operação realizada no distrito sede de Iguatemi o Professor Tiãozinho aproveitou para apurar denúncia de um pai de dois alunos, encaminhada à promotoria de justiça, em que acusava que os estudantes não estavam sendo transportados regularmente para o Colégio David Mendes Pereira por falta do ônibus do transporte estudantil na localidade de Bem Posta, região em que moram, prejudicando a frequência escolar. Mas a denúncia era falsa, conforme se apurou, o que levou o próprio secretário fazer uma visita à residência da família dos estudantes para solicitar explicações. O lamentável episódio vai gerar um boletim de ocorrência que também será encaminhado ao promotor para as devidas providências nesse sentido. Professor Tiãozinho iniciou a fiscalização nos ônibus escolares que transportam os estudantes do colégio municipal de Iguatemi, o distrito mais populoso e que tem o maior colégio da rede pública na zona rural. Na ação anterior ele havia flagrado alguns caroneiros ocupando assentos destinados exclusivamente para os alunos da rede municipal ou viajando em pé, o que em ambos os casos não são permitidos.  

Morre, aos 80 anos, pai do governador Rui Costa

Domingo, 19.Julho.2015 | 22h26


À esquerda, Clovis, pai de Rui Costa | Foto: Carol Garcia/GOVBA

Morreu, na tarde deste domingo (19), vítima de um câncer, o pai do governador da Bahia, Rui Costa. Cloves  dos Santos - pai do governador - era metalúrgico e estava internado no Hospital Aliança, em Salvador. Além de Rui, Clovis tinha mais três filhos: Roberval, Rose e Robson. Ele era avô de nove netos e sempre foi citado pelo governador como um exemplo de vida. Clovis tinha 80 anos. O enterro acontecerá nesta segunda (20), às 11h, no cemitério Jardim da Saudade.