BUSCA PELO ARQUIVO "07/2017"

25 Julho 2017 - 07:02

Nordeste aparece em segundo lugar em pesquisa sobre mortes por acidentes elétricos

Foto: Reprodução

O Nordeste apareceu em segundo lugar em uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (24) pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) que revelou que acidentes na rede elétrica. Nos últimos oito anos, houve 1.244 mortes causadas por esse tipo de acidente em todo o país, sendo 344 no Nordeste. Entre as principais causas de acidentes, 190 foram envolvendo construção e manutenção predial, 72 por ligações clandestinas, oito brincadeiras com pipas, 56 por instalações de antenas de TV e 18 por poda de árvore. Em 2016, houve 773 acidentes na rede elétrica do Brasil, que resultaram na morte de 240 pessoas. Para evitar novos casos, as distribuidoras lançaram nesta segunda-feira (24) a 11ª Semana Nacional da Segurança - Campanha Uso Consciente de Energia Elétrica, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica. Sudeste, que concentra 42% da população brasileira, registrou 484 mortes, das quais 321 por acidentes em construção e manutenção predial, 59 por ligações clandestinas, 44 por brincadeiras com pipas, 23 por instalações de antenas de TV e 37 por poda de árvore; Sul, com 14% da população, registrou 133 mortes: 69 por acidentes envolvendo construção e manutenção predial, 22 por ligações clandestinas, três por brincadeiras com pipas, 11 por instalações de antenas de TV e 27 por poda de árvore. O Centro-Oeste, que tem 7% da população, registrou 103 mortes. 37 por acidentes envolvendo construção e manutenção predial, 38 por ligações clandestinas, uma por brincadeiras com pipas, 14 por instalações de antenas de TV e 13 por poda de árvore. Norte, com 9% da população teve 181 mortes: 52 por acidentes envolvendo construção e manutenção predial, 80 por ligações clandestinas, duas por brincadeiras com pipas, 29 por instalações de antenas de TV e 18 por poda de árvore.

25 Julho 2017 - 06:58

Jubileu de Ouro marcou a comemoração dos 50 anos de fundação da diocese de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução | Whatsapp

Foi realizado da tarde do último domingo (23), em Livramento de Nossa Senhora, o Jubileu de Ouro em comemoração aos 50 anos de fundação da diocese do município, fundada em 27 de Fevereiro de 1967 pela Bula Qui Divina liberalitate do Papa Paulo VI, por desmembramento da Diocese de Caetité. Seu primeiro Bispo foi Dom Hélio Paschoal, que ficou no governo nos ano de  1967 à 2004. Para celebrar a data, uma missa foi i presidida pelo Bispo Dom Armando Bucciol e a celebração teve também a participação de párocos da Diocese que é composta por 21 paróquias, em 20 cidades. 

 

25 Julho 2017 - 06:56

Deputado Marquinho Viana visita mais uma vez o município de Rio de Contas

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (21), o deputado Marquinho Viana (PSB), também visitou o prefeito de Rio de Contas, Cristiano Azevedo, em seu gabinete, com as presenças do secretário de Obras, Adão Mafra, e funcionários municipais. Essa foi mais uma oportunidade para o deputado e os dirigentes de Rio de Contas falarem sobre assuntos de interesse da municipalidade e de sua população.

Deputado Marquinho Viana visita mais uma vez o município de Rio de Contas

Foto: Divulgação

25 Julho 2017 - 06:54

Aracatu: Polícia Civil age rápido e prende mulher acusada de mandar matar o esposo

Foto: Divulgação | Polícia Civil

Cerca de 12 horas após a ocorrência do homicídio do lavrador Regimalço dos Santos Mirante, de 37 anos, uma equipe da Polícia Civil de Brumado (20ª COORPIN), comandada pelo Delegado Samuel Bruno Paz, conseguiu prender Marta Dias de Barros, de 32 anos, a qual é acusada de ser a mandante do referido assassinato. O fato ocorreu no último sábado (22), na região rural conhecida como Umburanas, município de Aracatu, tendo a vítima sido morta a pedradas. Já no mesmo dia, a equipe coordenada pelo Delegado Plantonista Cláudio Marques conseguiu desvendar a autoria do delito, tomando as primeiras providências no inquérito policial que apura o fato. Marta, esposa da vítima, foi autuada em flagrante delito na Delegacia de Polícia Civil de Brumado pela prática do crime de homicídio qualificado, devendo permanecer presa até posterior deliberação judicial. A Polícia Civil continua as investigações e as buscas pelo segundo autor, o qual seria amante de Marta.

24 Julho 2017 - 15:16

Acessibilidade na Alba torna-se realidade, mais uma iniciativa de Luciano Ribeiro

Foto: Divulgação

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) recebeu com alegria a notícia de que a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia será dotada da devida acessibilidade para oferecer autonomia e segurança aos portadores de necessidades especiais, dotando os espaços internos e externos com instalações apropriadas e outros equipamentos, o que contempla o Projeto de Resolução Nº 1.665, aprovado em 2015, de autoria do deputado. O deputado ressalta que a adaptação, além de necessária, trata-se da garantia plena de cidadania. “Parabenizo o nosso presidente da ALBA, deputado Ângelo Coronel, por executar intervenções de extrema necessidade, atendendo nossa proposta já aprovada por esta Casa, e demonstrando sensibilidade em gerir a coisa pública”, comemora Ribeiro. Segundo o Projeto, as obras irão contemplar com acessibilidade o plenário, galerias, salas das comissões, além da instalação de pista tátil. A primeira etapa da obra será entregue em 1º de agosto.

Assista ao vídeo sobre sobre esta ação:

24 Julho 2017 - 12:43

Lorena Improta anuncia afastamento definitivo do Domingão do Faustão

Foto: Reprodução / Instagrama

Bailarina do programa "Domingão do Faustão", da TV Globo, há dois anos, Lorena Improta anunciou que vai deixar a atração. Pelo Instagram, a moça disse que pensou bastante antes de tomar a decisão para cuidar da mãe. Ela tinha tirado férias pelo mesmo motivo. "Muito obrigada a equipe #DomingãoDoFaustão por todas as oportunidades. Foram 2 anos incríveis!", escreveu. "Não consigo explicar detalhes sobre o que se passa na minha vida como desejo, mas saibam que todas as minhas decisões são bem pensadas, isso não quer dizer que são fáceis. A minha história aqui foi linda e me acrescentou em muita coisa. Sou muito grata a tudo o que vivi aqui", acrescentou. MEUS AMORES RECADO IMPORTANTE! 👇🏼 Estou de volta na telinha, porém, este foi o meu penúltimo programa do #DomingãoDoFaustão. Sim, foi uma decisão muito difícil, mas, necessária. Quem me acompanha sabe que em Junho tirei férias para cuidar da minha mãe que estava com alguns problemas de saúde, só que mesmo depois desse tempo, ainda percebo que ela precisa de mim por perto. Sou filha única e minha família estará sempre em primeiro lugar. Ela está bem, se recuperando. 🙏🏻 Não consigo explicar detalhes sobre o que se passa na minha vida como desejo, mas saibam que todas as minhas decisões são bem pensadas, isso não quer dizer que são fáceis. A minha história aqui foi linda e me acrescentou em muita coisa. Sou muito grata a tudo o que vivi aqui. Agora, é hora também de iniciar uma nova fase profissional com o @showdalore e tantos outros novos projetos bacanas que estou preparando para vocês. Muito obrigada a equipe #DomingãoDoFaustão por todas as oportunidades. Foram 2 anos incríveis! ❤️ Ah! Ainda tem mais um #BoomerangDeLei semana que vem pra vocês! 🤗❣️🙏🏻#DeixaDeusConduzir #ConfiaEVai

Irlando Oliveira

24 Julho 2017 - 12:32

Mortandade de policiais militares no Brasil

Foto: Reprodução

Por Irlando Oliveira

O país marcado pela impunidade e pela leniência despertou, neste domingo (23/7), com mais uma notícia dando conta da morte de um policial militar. Se trata do sargento Hudson Silva Araújo, de 46 anos, integrante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O PM foi alvejado e morto quando fazia patrulhamento no Morro do Vidgal, na capital fluminense, localidade muito crítica criminalmente. Com este, já somam 91 mortes de PMs somente naquele Estado, o qual tem sido caracterizado, de uma forma marcante, pela guerra urbana, decorrente do narcotráfico que medra desde a década de 70, com o advento da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Ultimamente, o país tem registrado um quantitativo expressivo de mortes de PMs, o que tem preocupado as autoridades, os próprios policiais militares e seus familiares, pois isto representa, em parte, a extrema fragilidade da segurança pública do Estado, o qual tem se mostrado impotente ante a criminalidade que se avulta e recrudesce a cada dia. Ora, se aqueles que defendem a sociedade - e primam por manter a ordem -, são desrespeitados e afrontados em pleno desempenho da atividade profissional, medidas duras devem ser levadas a efeito como forma de se restabelecer o devido respeito.

Desta forma, percebemos que, não apenas a falta de recursos e meios de toda ordem, para o efetivo combate à criminalidade, tem sido amplamente discutido, mas também a ausência de uma política de segurança pública voltada para a guerra urbana instalada no país, capitaneada pelos narcotraficantes, política esta que pode ser traduzida - dentre outros fatores, diante da sua complexidade -, em um conjunto de ações estratégicas voltadas ao combate propriamente dito, com emprego de acurada inteligência policial, aliado à participação efetiva de todos aqueles que compõem o sistema de defesa social, e que, acima de tudo, são partes do fluxo processual penal: Polícias Militar e Civil, Ministério Público e Judiciário. Enquanto não houver uma efetiva participação de todos esses atores, imbuídos em um só propósito, não lograremos vencer essa batalha!

Assim, urge a necessidade de repensarmos o nosso sistema penal! O que vige na atualidade é, no mínimo, anacrônico, conforme já o dissemos em outros escritos. Precisamos refletir e avaliar não somente aspectos como a pena de morte - por mais absurdo que isso possa parecer -, mas, sobretudo, em um novo modelo penitenciário, através do qual o sentenciado sinta o guante da lei e passe a temê-la, incluindo mesmo o trabalho forçado, com produtividade, até para fazer frente aos gastos que o Estado tem para mantê-lo sob sua tutela. Desta maneira, entendemos que deve-se tratar o preso, o recluso, como tal! Aquele que feriu o pacto social - nos valendo de uma linguagem rousseauniana -, deve ser submetido à pena devida!

Enquanto isso, percebemos que os valorosos e intrépidos policiais militares vêm cumprindo, fielmente, o juramento a que se permitiram na conclusão do curso de formação policial, através do qual se comprometeram a defender a sociedade mesmo com o risco de suas próprias vidas, as quais muitos estão definitivamente perdendo no dia a dia da atividade policial, em razão da inércia desse país letárgico!


Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Tenente-Coronel do QOPM, atual Comandante do 14º BPM/Santo Antônio de Jesus, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.

24 Julho 2017 - 12:26

Dívida pública registra aumento de 3,22% no mês de junho

Foto: Divulgação

Dados do Relatório Mensal da Dívida Pública, divulgados nesta segunda-feira (24), pelo Tesouro Nacional, mostram que o estoque da dívida pública federal cresceu de R$ 3,253 trilhões para R$ 3,357 trilhões no mês de junho, o que corresponde a um aumento de 3,22% em termos nominais. Ainda segundo os números, as emissões da dívida brasileira ficaram em R$ 74,1 bilhões em junho, enquanto os resgates somaram R$ 3,84 bilhões. Assim, foram registrados R$ 70,26 bilhões em emissões líquidas. Os dados mostram ainda que R$ 72,19 bilhões foram referentes à emissão líquida da dívida pública mobiliária federal interna (DPMFi) e R$ 1,92 bilhão relacionado ao resgate líquido da Dívida Pública Federal Externa. Já o estoque da dívida pública mobiliária federal interna em circulação no mercado nacional foi ampliado em 3,31%, passando de R$ 3,130 trilhões para R$ 3,233 trilhões. A dívida pública federal externaregistrou aumento de 0,91% sobre o apurado no mês de maio, encerrando junho em R$ 123,99 bilhões (US$ 37,48 bilhões). Deste total, R$ 112,42 bilhões (US$ 33,98 bilhões) são referentes à dívida imobiliária, e R$ 11,57 bilhões (US$ 3,5 bilhões) à dívida contratual. “No que se refere à dívida externa, o destaque foram os resgates. Não houve emissão, mas resgate de um título em euro, que originalmente foi emitido em lira italiana. Trata-se de menos um título antigo e ineficiente que tínhamos”, disse o coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Leandro Secunho.

24 Julho 2017 - 12:23

PF diz que ainda não há prazo para normalizar emissão de passaportes na Bahia

Foto: Divulgação

Em nota enviada à imprensa, nesta segunda-feira (24), a Polícia Federal informou que ainda não há um prazo estabelecido para normalizar a volta do serviço de emissão de passaportes. De acordo com a PF, a "normalização do serviço, que será realizada aos poucos". O órgão afirmou ainda que "irá trabalhar juntamente à Casa da Moeda para que a normalização do serviço seja retomada o mais breve possível". A Polícia Federal garantiu que os pedidos represados deverão ser processados nesta segunda-feira e que deve respeitar a ordem cronológica das solicitações. "As pessoas que entrarem com a solicitação hoje, ainda terão que esperar até que as solicitações anteriores sejam atendidas", diz a nota. Na nota enviada à imprensa, a PF divulgou o número de solicitações feitas a partir da data que foi suspensa a emissão de passaportes até esta segunda. No SAC do Shopping Barra foram 1.535 pedidos, no do Salvador Shopping, 1.930, no posto da cidade de Feira de Santana, 389, no posto da cidade de Porto Seguro, 208, Vitória da Conquista, 330, Ilhéus, 252, Juazeiro, 240.

24 Julho 2017 - 08:51

Operação no Presídio de Jequié apreende celulares, facas e drogas

Foto: Divulgação

Na noite da última sexta-feira (21) a polícia realizou mais uma operação dentro do Conjunto Penal de Jequié com o objetivo de apreender celulares, cadernos de anotações, armas e drogas que estariam em poder de integrantes das organizações criminosas conhecidas como Bonde do Maluco (BDM) e RR Doideira. A Operação denominada Liberté foi realizada atendendo solicitação da 9ª COORPIN e foi conduzida pela Coordenação de Inteligência Prisional (COORDIP) da Secretária de Administração Penitenciária. A operação conjunta com as polícias civil e militar apreendeu 49 aparelhos celulares, 323 trouxinhas de maconha, 5 facas, 14 tabletes de maconha, 30 chips de celular, 16 cadernos de anotações e outros materiais. Quatro internos do Presídio foram apresentados na sede da 9ª COORPIN.