BUSCA PELO ARQUIVO "08/2017"

30 Agosto 2017 - 19:00

Deputado Luciano Ribeiro fala sobre a completa falência do Estado em diversas áreas

Foto: Gisele Quintão

O deputado estadual Luciano Ribeiro em seu pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa na última terça feira (29), abordou sobre as faltas do Estado para com questões cruciais, como a saúde que passa por um caos absoluto, na dependência de uma regulação desorientada; a ausência de estruturas nas escolas, privando os alunos de educação digna; o descaso total de segurança pública e, agora, o acidente na travessia Mar Grande – Salvador, na Bahia de Todos os Santos, anuncia a omissão na regularização do transporte marítimo. “Infelizmente, o que se previa ocorreu de forma trágica, no último dia 24, e deixou 19 mortos, confirmando mais uma completa falência do governo do Estado. E hoje, passados apenas 5 dias, a travessia voltou a funcionar naturalmente como se nada tivesse acontecido. Não vamos deixar isso passar em branco. Os culpados devem ser responsabilizados. O Estado deve assumir seus erros e tomar as devidas providências. Nós, deputados, somos convocados dia após dia pelas demandas da população, que convivem sem nenhuma proteção do Estado. A nossa discussão aqui é em defesa dos baianos e pelo o que eles precisam”, salientou o deputado.

29 Agosto 2017 - 13:47

Climedi: Dia Nacional de Combate ao Fumo

Foto: Divulgação

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo,  uma data instituída com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que 90% dos casos de câncer de pulmão são relacionados ao tabagismo. O cigarro possui 66 substâncias cancerígenas e seu consumo é a principal causa de câncer de pulmão, boca e faringe, além de estar associado à hipertensão e diabetes. O tabaco é capaz de causar as mesmas doenças para qualquer pessoa que inala a fumaça, seja fumante ou não. De acordo com o Ministério da Saúde, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes todos os anos no Brasil. Vale destacar que, após o uso do cigarro ser interrompido, o corpo pode recuperar-se dos danos causados pelo fumo, portanto, os prejuízos podem ser remediados. Acredita-se que após um ano sem fumar, os riscos já comecem a decrescer. Em relação aos riscos de infarto e câncer, estima-se que após 10 anos os indivíduos passem a ter os mesmos riscos de desenvolver essas doenças que uma pessoa que nunca fumou.

29 Agosto 2017 - 07:30

BR-030: veículos pegam fogo após colisão frontal, há vítimas fatais

Foto: Reprodução | Whatsapp

Um grave acidente foi registrado na noite desta segunda-feira (28) na BR-030 trecho entre Caetité e Brumado, no Sudoeste da Bahia. Segundo informações obtidas pelo Bahia Verdade, dois veículos, um carro de passeio e um caminhão colidiram frontalmente. Após a colisão os veículos pegaram fogo. Ainda segundo informações os ocupantes do carro não conseguiram sair do veículo e vieram a falecer. Os ocupantes do caminhão conseguiram sair da cabine a tempo.

29 Agosto 2017 - 07:23

STF julgará ação que pode liberar todas mulheres grávidas das cadeias do país

Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu  por solicitação do ministro Ricardo Lewandowski,  dados do Ministério da Justiça sobre a população carcerária feminina do Brasil. Os números servirão de balizador para julgamento pela corte de um pedido de habeas corpus que pretende libertar todas as mulheres grávidas, puérperas  (que deram à luz em até 45 dias) ou mães de crianças com até 12 anos de idade sob sua responsabilidade que estejam presas provisoriamente, ou seja, encarceradas ainda sem condenação definitiva da Justiça. De todas as mulheres presas atualmente no país, 43% ainda não tiveram seus casos julgados em definitivo. A admissão da ação, impetrada pelo Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (CADHu), representa uma atitude rara na Corte, pois pretende beneficiar um coletivo de pessoas, não um só indivíduo. Pela extensão de possíveis efeitos, o ministro Lewandowski intimou a Defensoria Pública da União (DPU) para que manifestasse interesse em atuar no caso, o que já ocorreu.

29 Agosto 2017 - 07:19

Projetos da FIOL e Porto Sul voltam a ser discutido com investidores chineses

Foto: Reprodução

Ao se reunir na próxima quarta-feira, 30, com grupo de investidores da China, dentro da agenda da terceira missão internacional do governo baiano, o governador Rui Costa dará continuidade às negociações com intuito de “destravar” projetos como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Nesta segunda, 28, Rui Costa acompanhado dos secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde), Bruno Dauster (Casa Civil), Jaques Wagner (Desenvolvimento Econômico), do presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, e da assessora de Relações Internacionais, Fernanda Régis, estará desembarcando em Kiev, capital da Ucrânia. Onde assina termo de compromisso com a empresa Indar para que a Bahiafarma forneça insulina no Brasil e construa uma fábrica para produzir o medicamento na Bahia. Segundo o governo, através desse termo de compromisso, a Bahiafarma passa a ser o único laboratório farmacêutico produtor de insulina no Nordeste e um dos poucos no mundo. Neste mês, uma portaria do Ministério da Saúde confirmou a aprovação do projeto de produção de insulinas do laboratório público baiano. Com isso, Com a publicação, a Bahiafarma fica apta a fornecer o medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e vai ser responsável pelo fornecimento de 50% da demanda de insulinas do Ministério.
 

28 Agosto 2017 - 08:00

Operação policial apreende cerca de 160 kg de maconha em Gandu

Foto: Reprodução/Ubatã Notícias

Operação conjunta deflagrada na madrugada deste domingo (27) pela 61ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ubaitaba), com participação da Cipe Cacaueira e Polícia Federal, com a finalidade de coibir roubos de veículos e cargas na região, apreendeu, na BA-549, região de Gandu, cerca de 160 kg de maconha e prendeu dois homens em flagrante. De acordo com Ubatã Notícias, os indivíduos foram identificados como Antônio Carlos de Melo Menezes e Agnaldo Dias da Silva. A droga estava camuflada numa carga de portas de madeira. Segundo informações da PM, dois indivíduos estavam num caminhão Volvo, placa NZY 2297, quando foram abordados pelas guarnições. Os suspeitos juntamente com a droga foram apresentados na Delegacia da Polícia Federal de Ilhéus. Em pouco mais de 20 dias a 61ª CIPM/Ubaitaba já aprendeu quase meia tonelada de maconha. Em 05 de agosto, também em operação conjunta com a Cipe Cacaueira e a Polícia Federal, já haviam sido apreendidos 300 kg de maconha e 3 kg de pasta base de cocaína. 

Operação policial apreende cerca de 160 kg de maconha em Gandu

Foto: Reprodução/Ubatã Notícias

28 Agosto 2017 - 07:02

CIPE apreende 55 kg de droga em residência no município de Jequié

Foto: Divulgação

Um casal foi preso com 55 kg de drogas na cidade de Jequié nesse domingo (27). A prisão dos suspeitos e apreensão de 50 kg de maconha e 5 kg de cocaína foram realizadas pela CIPE Central. De acordo com o Major Fábio Rodrigo, a droga foi apreendida na residência onde estavam os suspeitos, no bairro Joaquim Romão. Francisnei Silva Santos e Francisleia de Jesus Silva foram conduzidos pelos policiais e apresentados juntamente com a droga na sede da 9ª Coorpin, em Jequié. Segundo informou a polícia, Francisnei já possui passagens por tráfico. "Sabíamos, através de ações de inteligência e denúncias de moradores, que havia um casal vendendo drogas, no bairro Joaquim Romão. Ampliamos o patrulhamento e conseguimos chegar à dupla. Agradecemos o apoio e confiança da população", declarou o comandante da Cipe Central, major Fábio Rodrigo de Melo Oliveira. 

CIPE apreende 55 kg de droga em residência no município de Jequié

Foto: Divulgação

26 Agosto 2017 - 16:41

Confira agenda da Climedi da próxima semana

Foto: Divulgação

26 Agosto 2017 - 15:43

Clidonto é inaugurada em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Bahia Verdade

A cidade de Livramento de Nossa Senhora ganhou na última sexta-feira (25), mais um consultório no ramo de odontologia, a Clidonto. O jovem dentista Nilton César responsável pelo empreendimento recepcionou os amigos e familiares para comemorar a inauguração. O evento teve início às 19h30min, onde um delicioso coquetel foi servido aos presentes. Com um espaço aconchegante e moderno, A Clidonto oferecerá aos seus clientes os serviços em cirurgia, canal, restauração, limpeza, periodontia, prótese, implante e aparelho ortodôntico. Para Nilton César, a Clidonto vem fazer o diferencial no ramo de odontologia na cidade. O consultório funcionará de segunda a sexta das 08h ás 12h e das 14h ás 18h e no sábado das 08h ás 12h. Situado na Avenida Drº Nelson Leal, aos fundos do Mercado Municipal. Fone: 77 9 9999-6794. (Clique aqui e veja mais fotos).

Clidonto é inaugurada em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Bahia Verdade

26 Agosto 2017 - 10:36

Brumado: homem é alvejado durante ato de resistência à polícia no Bairro São Félix, não resistiu e morreu no Hospital

Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Na manhã de sexta-feira (25), Vinícius Lima Gonçalves, de 26 anos, foi abordado durante patrulhamento de rotina no Bairro São Félix, em Brumado, realizado pela guarnição PETO da 34ª CIPM. Na ocasião, ele pilotava uma motocicleta Honda/CG 150 Titan KS de cor vermelha, placa JOX-7346, e, segundo a polícia, agia de maneira suspeita nas imediações da Rua da Abolição. Ao perceber a presença da viatura, Vinícius iniciou uma manobra de evasão, a guarnição o acompanhou, mas ao ser alcançado na Rua Major Jovino Brito ele não acatou a determinação de ficar parado e surpreendeu os policiais ao sacar uma arma de fogo da cintura, apontando-a na direção da guarnição, que efetuou um disparo em sua direção. Ao alegar ter sido alvejado, o jovem foi conduzido pelos policiais para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e encaminhado ao centro cirúrgico, mas por volta das 14h30min não resistiu aos ferimentos e veio à óbito. Quando detido, Vinícius portava uma pistola calibre 380, o carregador monofilar da pistola, e oito munições calibre 380.