BUSCA PELO ARQUIVO "08/2017"

21 Agosto 2017 - 23:08

Violência em meio escolar: insegurança que aflige professores, alunos e familiares

Foto: Divulgação

Por Irlando Oliveira

Na atual conjuntura do país, em que a segurança pública tem representado tema da mais alta relevância, ante o descaso das políticas públicas levadas a efeito por inúmeros governantes, e a extrema leniência da nossa legislação penal, os estabelecimentos escolares do ensino médio, principalmente, têm dado mostra, à saciedade, da preocupação derredor de algo que vem apoquentando a cabeça de muitos professores, alunos e familiares: a violência em meio escolar.

Aliado às inúmeras tarefas, as quais os profissionais de educação vêm se dedicando, sobretudo aquelas destinadas às atividades de regência de classe - sala de aula -, os mesmos, diariamente, sofrem com a crise pela qual passa a educação brasileira, em razão principalmente do clima de insegurança que toma conta das várias escolas do país. Alunos há, aos montes, que não mais respeitam os professores e seus colegas nas salas de aula, praticando descortesias de toda ordem, os submetendo a picos de estresse, fazendo-os somatizarem doenças em muitas das vezes, concorrendo, ainda mais, para o colapso da educação.

Percebemos, por outro lado, que cada vez mais as famílias tentam passar para as escolas a responsabilidade da educação de seus filhos - a educação familiar -, aquela que envolve os princípios éticos e morais, esquecendo-se que estes devem ser imprimidos no seio do lar e não na escola, a qual apenas complementa o processo educacional como um todo, já que, além de promover a educação escolar propriamente dita, é portadora de uma função social importantíssima, vez que enseja ao aluno uma vivência completamente diversa daquela experienciada no seio da família, conduzindo o Ser em pleno desenvolvimento da personalidade e do caráter ao exercício da cidadania.

Desta forma, casos de incivilidades e atos infracionais pululam nos ambientes escolares brasileiros, envolvendo desde as agressões físicas e psicológicas, perpassando por furtos, roubos, estupros, tráfico e uso de drogas, porte ilegal de arma de fogo, uso de arma branca, depredação da escola e até mesmo do veículo do próprio professor, este último como forma de desforço ante uma nota baixa, por exemplo. Nem o transporte escolar fica fora deste contexto caótico, pois há casos de ameaças, uso e tráfico de drogas no interior dos ônibus, durante seu itinerário.

Este cenário vem inquietando e conturbando o ambiente escolar brasileiro, exigindo uma nova dinâmica da atividade policial, vez que as polícias - mormente a militar - têm sido instadas a auxiliar neste particular, através das rondas escolares e de projetos, como forma de atenuar o quadro, e de ampliar a segurança num palco também formado por aqueles que compõem a clientela do ECA: crianças e adolescentes. Na Bahia, por exemplo, em larga escala, projetos vêm sendo aplicados nas escolas, como é o caso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o Projeto Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (Proapec).

Desta forma, entendemos que urge a necessidade de um olhar diferenciado por parte de todos os órgãos envolvidos neste complexo sistema, direta ou indiretamente, como CMDCA, Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário, Prefeitura Municipal, Polícias Civil e Militar, comunidades, enfim, principalmente as famílias - célula máter da sociedade -, as quais têm deixado a desejar, já que, como sempre dissemos nas nossas palestras, se a família periclita a sociedade cambaleia!


Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Tenente-Coronel do QOPM, atual Comandante do 14º BPM/Santo Antônio de Jesus, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.

Bocão News

21 Agosto 2017 - 12:52

Bahia registrou quase 3 mil homicídios nos cinco primeiros meses deste ano

Foto: Bahia Verdade

O Brasil já ultrapassou a marca dos 28 mil assassinatos cometidos neste ano, segundo dados fornecidos pelas secretarias estaduais de segurança pública. Segundo o levantamento, no primeiro semestre, o país chegou a 28,2 mil homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios (roubos seguidos de morte). No primeiro semestre foram registrados no país 26.436 homicídios no primeiro semestre do ano passado. Em 2017, foram registrados no mesmo período, 28.220 casos. São 155 assassinatos por dia, cerca de seis por hora nos Estados brasileiros, onde as características das mortes se repetem: ligada ao tráfico de drogas e tendo como vítimas jovens negros pobres da periferia executados com armas de fogo. Na Bahia, segundo o estudo, de janeiro até maio de 2016, foram registrados 2.868 homicídios. Neste ano, no mesmo período, já foram registrados 2.799 casos. Questionado sobre a alta de assassinatos, o Ministério da Justiça não comentou. Sobre o Plano Nacional de Segurança, destacou que “os investimentos inicialmente previstos foram revisados e adequados com a realidade financeira da União e perfeitamente absorvidos pelos Estados, que adaptaram as ações propostas de modo a atingir os resultados. Paralelo a isso, ações de capacitação e doação de equipamentos estão sendo realizadas”.

21 Agosto 2017 - 12:50

Detento é encontrado morto em cela do presídio de Eunápolis

Foto: Reprodução/Radar64

O detento Carlos José Costa Severino, idade não informada, foi encontrado enforcado por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (21), em uma cela do Presídio de Eunápolis. De acordo com informações da direção da unidade prisional, uma equipe do Samu foi acionada para socorrer o preso, mas a médica socorrista constatou que a morte de Carlos já tinha ocorrido, provavelmente, por volta da meia-noite, três horas antes de seu corpo ser encontrado. A direção do presídio informou ao RADAR 64 que havia outros presos na mesma cela e que será aberto um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias da morte. Carlos José Costa Severino havia sido transferido há pouco tempo de um presídio no Espírito Santo. Não há informações sobre o crime pelo qual ele estava cumprindo a pena.
 

21 Agosto 2017 - 12:46

Funcionários dos Correios deflagram greve por tempo indeterminado na Bahia

Foto: Bahia Verdade

Os funcionários dos Correios decidiram entrar em greve por tempo indeterminado na Bahia. O movimento é contra a retirada dos vigilantes de unidades de Salvador e do interior do estado. Na manhã desta segunda-feira (21), um grupo se reuniu na Avenida Paulo VI, na Pituba, próximo a sede do órgão na capital baiana.  O ato foi definido em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba), na última sexta-feira (18). Os funcionários pedem também melhores salários.

21 Agosto 2017 - 12:38

Polícia impede arrombamento de agência do Santander em Feira de Santana

Foto: ASCOM/SSP

Equipes do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (Feira de Santana) impediram, na madrugada desta segunda-feira (21), um arrombamento a uma agência do banco Santander localizada na cidade de Feira de Santana. Na ação, Igor Daniel Virgulino Lira, 21 anos, natural de Cuiabá e Guilherme Gomes Pereira Neto, 22, foram capturados pelos policiais. Com eles, foram apreendidas furadeiras, lixadeiras, disco de corte, extensões elétricas e luvas, equipamentos que, segundo a PM, seriam usados para arrombar o estabelecimento. Ainda de acordo com a polícia, seguranças da instituição financeira ligaram para o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) de Feira por volta das 2h da manhã e informaram a existência de um barulho estranho no local. As guarnições se deslocaram para a avenida Senhor dos Passos, no Centro de Feira de Santana, e foram recebidas a tiros pela quadrilha. Além da dupla presa, outros dois criminosos conseguiram escapar. As informações preliminares são de que fugiram utilizando um veículo modelo Celta, de cor branco. "Parabéns a toda equipe que atuou nessa ocorrência. Foram rápidos e precisos. Vamos agora atrás do restante", declarou o comandante de Operações Policiais Militares, coronel Paulo Uzêda.

21 Agosto 2017 - 12:30

Motorista bêbado tenta subornar policiais federais e acaba preso em Barreiras

Foto: Divulgação/PRF

Um motorista alcoolizado tentou subornar agentes da Polícia Rodoviária Federal e acabou preso na noite do último domingo (20), por volta das 18h30, no KM 797 da BR 242, trecho do município de Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo os policiais, ao abordar uma motocicleta modelo Honda CG 150 Titan com placas de Luís Eduardo Magalhães-BA, os PRFs solicitaram a documentação de porte obrigatório, mas o motorista negou que possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante a fiscalização, os agentes notaram que o condutor apresentava visíveis sinais de embriaguez e ofereceram o teste do etilômetro, que foi recusado. Diante dos procedimentos que seriam adotados pelos policiais, o envolvido colocou no bolso de um PRF uma cédula de R$ 100,00 para que fosse liberado, sendo imediatamente informado que além do crime de embriaguez ao volante, seria preso por tentativa de suborno, tipificado como corrupção ativa. O condutor foi encaminhado para a delegacia de polícia judiciária local.

21 Agosto 2017 - 12:22

Baianão Feminino 2017 é lançado pela FBF com 18 times

Foto: Divulgação

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou nesta segunda-feira (21) a próxima edição Baianão Feminino, que vai acontecer a partir do próximo dia 17 de setembro e se estenderá até o dia 26 de novembro, data da grande final do torneio. Ao todo, 18 equipes vão participar da competição. A fórmula de disputa foi anunciada pela FBF em reunião com os participantes. Veja como ficou definida a primeira fase da competição:


Grupo 1
-Euclides da Cunha; 
-Quijingue; 
-Ribeira do Pombal

Grupo 2
-Jacobina; 
-Feira de Santana; 
-Flamengo

Grupo 3
-Catu;
-São Francisco;
-Terra Nova

Grupo 4 
-Vitória da Conquista; 
-Jequié;
-Juventude

Grupo 5
-Lauro de Freitas; 
-Leônico;
-Lusaca

Grupo 6
-Vitória; 
-Galícia;
-Vera Cruz

As equipes enfrentarão em jogos de ida e volta dentro de cada grupo. As duas melhores colocadas de cada grupo avançarão às oitavas de final. Nas oitavas, as 12 equipes classificadas serão distribuídas em seis grupos de duas cada. Desta vez, elas se enfrentarão em jogos apenas de ida, onde as vencedoras ascenderão à fase de quartas de final. Nas quartas, as seis associações vencedoras da fase anterior se juntarão às duas perdedoras de melhor índice técnico e formarão quatro grupos de duas. Dentro de cada grupo, as equipes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro times formarão os dois grupos da Semifinal. Assim como nas fases anteriores, a semifinal será disputada no sistema de jogos apenas de ida. As duas equipes vencedoras da semi avançarão à Final e disputarão o título em jogos de ida e volta. A campeã do torneio será conhecida no dia 26 de novembro. No caso de empate nos jogos das oitavas às semifinais , as vagas para a fase seguinte serão decididas nas disputas de pênaltis. Já os mandos de campos dos jogos únicos serão sempre dos clubes de melhor campanha.

21 Agosto 2017 - 12:05

Confira agenda da Climedi desta semana

Foto: Divulgação

19 Agosto 2017 - 09:55

Deputado Luciano Ribeiro cumpre agenda nos municípios de Caculé e Cícero Dantas

Foto: Divulgação

Em Caculé, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) participou, ao lado do prefeito Beto Maradona (DEM), do lançamento do Programa de Combate aos Efeitos da Seca. O deputado avaliou a iniciativa implantada com recursos próprios como de extrema importância para o município, visto que foi criado com a finalidade de orientar a população para o convívio com a seca, além da preservação do meio ambiente. O parlamentar também prestigiou na cidade uma série de eventos comemorativos pelo aniversário de 98 anos de emancipação política do município. Na programação, festividades na praça, jogos esportivos, encontro de motos e o evento de lançamento do livro “Práticas e Vivências na Educação de Caculé”, que relata práticas de sucesso aplicadas por professores no município. O deputado foi quem escreveu o prefácio do título. Por fim, Ribeiro visitou o município de Cícero Dantas para prestigiar os tradicionais festejos em comemoração à padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho.

Deputado Luciano Ribeiro cumpre agenda nos municípios de Caculé e Cícero Dantas

Foto: Divulgação