BUSCA PELO ARQUIVO "11/2016"

27 Novembro 2016 - 19:14

Confira agenda da Climedi desta semana

(Foto: Divulgação)

27 Novembro 2016 - 18:45

Palmeiras bate a Chape, é campeão brasileiro e acaba com jejum de 22 anos

(Foto: Nelson Almeida |EFP)

A longa e interminável espera acabou. Depois de 22 anos de jejum, o palmeirense repete o grito de campeão no Campeonato Brasileiro. Assim, uma geração inteira de torcedores, enfim, sente o prazer de ver o clube alcançar a glória na competição mais importante do futebol nacional. A taça virou realidade neste domingo, com a vitória sobre a Chapecoense em casa por 1 a 0, com gol de Fabiano ainda no primeiro tempo. Desta maneira, os líderes nem precisaram prestar atenção no jogo do rival Santos no Rio de Janeiro. Único adversário que podia impedir o título antecipado do Palmeiras, o rival paulista sofreu gol logo no começo da partida e nem sequer ameaçou a festa alviverde. O campeão, que matematicamente precisava apenas de um empate, somou mais uma vitória e chegou aos 77 pontos – absoluto e agora inalcançável na tabela de classificação. Não poderia ser fácil. Em uma temporada difícil, com vexames no Paulista – a goleada sofrida pelo Água Santa ainda arrepia os mais pessimistas –, o Palmeiras se reabilitou como um verdadeiro campeão. Cuca consolidou uma base no Brasileiro e tornou "cascudo" um jovem elenco. Mesmo nas derrotas, o agora campeão não se perdia. Nem mesmo o fantasma de 2009, quando o título da Série A escapou na reta final, abalou o elenco. A ansiedade, tão abordada nas últimas semanas, ficou para o último plano. Duas décadas depois, o Palmeiras volta a ser vencedor e recupera a reputação de "maior campeão nacional". O título passa por um trabalho em conjunto. Cuca profetizou antes do início do Brasileiro qual seria o destino do clube na Série A. As palavras inspiraram o grupo, que desde o início da competição figurou nas primeiras colocações, um concorrente seguro. A regularidade marcou este Palmeiras de Jaílson, Dudu, Gabriel Jesus e companhia. Mesmo quando não encantou e sofreu, o resultado veio. Torna-se inquestionável, portanto, qualquer deliberação em relação ao título. O Brasileiro de 2016 está nas mãos daqueles que mais correram, mais procuraram e mais mereceram. A vitória deste domingo contra a Chapecoense consolidou o nono título na elite do futebol do país, o 13º a nível nacional – além dos nove Brasileiros, o Palmeiras carrega em sua história mais três Copas do Brasil e a Copa dos Campeões de 2000. Ninguém venceu tanto em ambiente doméstico quanto o "Alviverde imponente".

27 Novembro 2016 - 18:43

ACM Neto e Rui Costa analisam saída de Geddel do governo

(Foto: Manu Dias | Secom)

A queda do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) da Secretaria de Governo foi comentada na noite da última sexta-feira, 25, pelos dois principais líderes políticos da Bahia e possíveis adversários em 2018: o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), aliado do ex-articulador político do governo Temer, e o governador da Bahia, Rui Costa (PT). O prefeito destacou que o ex-ministro fez um trabalho importante para a Bahia e Salvador na sua passagem pelo primeiro escalão do governo e disse que “continua firme” a sua parceria com PMDB. “Tenho certeza que ele (Geddel) vai continuar a nos ajudando na construção das políticas públicas na cidade e vamos continuar usando nossa articulação em Brasília (com o governo federal) para defender os interesses da cidade”, afirmou Neto. Para o gestor municipal, a saída do ministro do governo não altera o atual quadro das forças políticas na Bahia, depois que a oposição saiu fortalecida da última eleição. “Geddel continuará sendo importante ator político no Estado. O PMDB é forte na Capital e no interior”, avalia ACM Neto. O governador Rui Costa (PT) não quis comentar sobre as repercussões políticas geradas pela demissão do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Mas disse esperar que o episódio não contamine o esforço que os estados vêm fazendo para superar a crise orçamentária. “É importante a união de todos os segmentos no sentido de recompor o equilíbrio fiscal e garantir os investimentos para importantes obras de infraestrutura e a geração de emprego. Meu foco está distante destas questões políticas”, afirmou Rui Costa.
 

27 Novembro 2016 - 18:19

Rio de Contas completa 293 anos de emancipação política

(Foto: Composção | Bahia Verdade)

Linda, repleta de informações que mostram características típicas nosso país, Rio de Contas não é só uma cidade, é um livro aberto recheado de histórias, lendas, e muita beleza rústica e natural. O seu rio compõe uma das dezesseis bacias hidrográficas do estado da Bahia, está administrativamente subordinada ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. A bacia compreende os seus principais afluentes, que são: Rio Brumado, Rio do Antônio, Rio Gongogi, Rio Jequiezinho, Rio Gavião, Rio Sincorá e Rio Jacaré. Parabéns Rio Contas, nós de Livramento de Nossa Senhora temos orgulho de sermos os seus vizinhos e podermos contemplar as suas belezas e tão rica história.

27 Novembro 2016 - 17:54

Soldado da PM reage a assalto e é baleado no rosto em Bom Jesus da Lapa

(Foto: Reprodução | Arquivo Familiar)

Um soldado da Polícia Militar foi baleado na noite de sexta-feira (25) em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. O soldado Thiago Rangel Fernandes Souza Silva estava na porta de casa, no bairro Vila Maia, e conversava com um vizinho quando dois homens em uma moto chegaram anunciando assalto. O PM reagiu à abordagem e foi baleado, sendo atingido no rosto - a bala ficou alojada no maxilar. O policial foi socorrido por uma viatura da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) para uma unidade de saúde. Por conta da gravidade do ferimento, ele foi transferido em seguida para o Hospital Regional do Oeste, em Barreiras. Três suspeitos foram presos logo em seguida por guarnições da PM e confessaram participação no assalto. A PM não esclareceu qual a função do terceiro suspeito no crime. Os três foram levados para a Delegacia de Bom Jesus da Lapa. O PM baleado segue internado, com estado de saúde estável e não corre risco de morrer. Até o final de outubro, a Força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública que investiga crimes contra policiais havia registrado a morte de 20 policiais na Bahia em 2016, sendo que 18 das vítimas eram PMs e as outras duas da Polícia Civil. 

27 Novembro 2016 - 17:45

Bahia perde de virada para o Atlético-GO, mas garante acesso à Série A

(Foto: Reprodução)

O Bahia perdeu para o Atlético-GO por 2 a 1 neste sábado, 26, no estádio Olímpico, em Goiânia, mas conseguiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor dependeu do resultado do jogo entre Náutico x Oeste, na Arena Pernambuco, para confirmar a classificação para a Série A. A apreensão ficou maior porque o jogo do Náutico foi paralisado por conta de uma invasão quando estava 2 a 0 para o Oeste. O Esquadrão esperou para comemorar o acesso, mas no final pode soltar o grito de "O Tricolor voltou". O Esquadrão se classificou na 4ª colocação, atrás do campeão Atlético Goianiense, do Avaí e do Vasco. O time fez campanha de 18 triunfos, 9 empates e 11 derrotas. 

 

26 Novembro 2016 - 10:30

Barcelona está de olho em meio-campista do Real Madrid, diz jornal

(Foto: EFE)

Com Iniesta cada vez mais próximo de uma aposentadoria, o Barcelona já começa a se mexer para buscar um substituto de seu camisa 8. E uma das opções estaria justamente no maior rival, o Real Madrid. Pelo menos é o que garante neste sábado o jornal Mundo Deportivo, que coloca Isco na mira do clube catalão. Com contrato até junho de 2018, Isco ainda não acenou positivamente sobre uma renovação com o Real Madrid, o que fez com que muitos clubes já ficassem atentos a oportunidade, entre eles o Barça. Segunda a publicação catalã, o jogador agrada por sua "indiscutível" qualidade, idade (tem apenas 24 anos) e oportunidade de mercado. Além de já ser conhecido pelo Barcelona - esteve próximo de assinar com o clube antes de fechar sua ida ao Real em 2013 -, Isco agrada o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu. Apesar de não interferir nas escalações, o mandatário sabe que poucos técnicos recusariam a contratação de um jogador deste nível. Outra fator importante para uma possível chegada do jogadar é que, se viesse de graça ao final do contrato, estaria ainda com 26 anos, enquanto Iniesta, jogador com um perfil parecido ao do madrilenho, já teria 34.

26 Novembro 2016 - 09:45

Laranja é o alimento com maior risco de contaminação por agrotóxico, diz Anvisa

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta sexta-feira o rlatório do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), que conclui que quase 99% das amostras dos alimentos analisados estão livres de resíduos de agrotóxicos que apresentam “risco agudo” para a saúde. O risco agudo está relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento que contenha resíduos. Entre 2013 e 2015, o programa avaliou mais de 12 mil amostras de alimentos em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Foram avaliados cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes, totalizando 25 tipos de alimentos. O critério de escolha foi o fato dos itens representarem mais de 70% dos alimentos de origem vegetal consumidos pela população brasileira. Entre os alimentos mais consumidos pela população, as laranjas apresentaram o maior risco de contaminação por agrotóxico. Das 744 amostras, 684 foram consideradas satisfatórias e 141 não apresentaram resíduos. O maior risco associado a laranjas está relacionado ao agrotóxico carbofurano, atualmente em processo de reavaliação na Anvisa. Das amostras avaliadas, 11% apresentaram situações de risco relativas ao carbofurano. O documento registra que o abacaxi também merece atenção. Pelo menos 5% das amostras da fruta apresentaram potencial de risco relacionado ao agrotóxico carbendazim. Nos demais produtos, como mamão, feijão, abobrinha, pimentão, tomate e morango, o risco agudo verificado foi considerado aceitável em mais de 99% das amostras. Segundo a Anvisa, apesar de as irregularidades apontadas no levantamento “não representarem risco apreciável à saúde do consumidor do ponto de vista agudo, podem aumentar os riscos ao agricultor, caso ele utilize agrotóxicos em desacordo com as recomendações de uso autorizadas pelos órgãos competentes”. Iniciado em 2001, o programa PARA é coordenado pela Anvisa em conjunto com as vigilâncias sanitárias de estados e municípios e com os Laboratórios Centrais de Saúde Pública. O objetivo do programa é avaliar os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam aos consumidores. Os resultados do relatório são um ponto de partida para que a Anvisa adote ações mitigatórias como fiscalização, restrições de uso do agrotóxico no campo, entre outras medidas.

Laranja é o alimento com maior risco de contaminação por agrotóxico, diz Anvisa

Os itens representam mais de 70% dos alimentos de origem vegetal consumidos pela população brasileira, conforme detalhados na tabela (Foto: Divulgação/Anvisa)

26 Novembro 2016 - 09:26

Em Livramento, Instituto Semiárido ISA, realizou seminário na câmara de vereadores

(Foto: Divulgação)

O ISA – Instituto Semiárido realizou na última terça-feira (22), na Câmara de Vereadores  um seminário com o tema “Identidade Negra e Racismo”, com o objetivo de trazer um debate sobre o porquê das políticas públicas afirmativas e valorização a identidade negra para combater ações de discriminação e preconceito que persistem na sociedade. O palestrante Flávio Passos abordou o tema: O porque das políticas afirmativas? Cleuza Juriti abordou o tema: O protagonismo e liderança da mulher negra. Gislene Bulhões uma das organizadoras do evento ressaltou que é preciso ampliar as discussões sobre o problema do racismo no Brasil e busque meios eficazes para que se fortaleça a autoestima de todos nós e se compreenda que a cultura de um povo ou o conjunto de suas práticas culturais constitui parte daquilo que chamamos de identidade. O ISA - Institudo Semiárido é uma Entidade sem fins lucrativos, idealizado por Georgia Botelho, Gislene Bulhões e Zorizeth Oliveira, tendo hoje os seguintes membros Célia Castro, Paula Pires , Lane Araújo e Laíze Nascimento com objetivo desenvolver projetos e programas que visem à alternativa de vida as camadas sociais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como fomentar estudos e pesquisas para comunidades em risco de vulnerabilidade principalmente as comunidades quilombolas que estiveram e ainda estão exclusas do processo de desenvolvimento.

Em Livramento, Instituto Semiárido ISA, realizou seminário na câmara de vereadores

(Foto: Divulgação)

26 Novembro 2016 - 09:04

Morreu aos 90 anos de idade Fidel Castro ex-presidente de Cuba

(Foto: AFP)

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro morreu aos 90 anos de idade, informou neste sábado (26) seu irmão, o atual mandatário do país, Raúl Castro, em um discurso transmitido pela televisão estatal. O líder histórico da Revolução Cubana faleceu na noite de sexta-feira (25), às 22h29 (hora local), e seu corpo será cremado "atendendo sua vontade expressa", explicou Raúl Castro, visivelmente emocionado. O presidente cubano afirmou que, nas próximas horas, será anunciado como acontecerá o funeral de Fidel Castro, que foi visto pela última vez no último dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã.