BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

10 Novembro 2017 - 13:00

Pedido de aposentadoria de Dirceu ganha parecer favorável da Câmara

Foto: Reprodução

Um pedido de aposentadoria de José Dirceu como ex-deputado, no valor de R$ 9.646,57 mensais teve parecer favorável pela coordenação de Registro e Seguridade Parlamentar da Câmara dos Deputados. De acordo com o órgão, o petista contribuiu por 35 anos à Previdência Social, o que dá direito ao benefício para o ex-parlamentar e ex-ministro chefe da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva. José Dirceu foi condenado a mais de 30 anos de cadeia na Operação Lava Jato e entrou com um pedido de aposentadoria na Câmara em abril deste ano. Ele conseguiu sair da prisão após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão final sobre aprovação da aposentadoria cabe ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que está com o processo há cerca de dois meses. Dirceu foi eleito deputado federal por três vezes, em 1990, 1998 e 2002 e foi cassado pela Câmara em 2005, por conta das denúncias do esquema do mensalão do PT.

10 Novembro 2017 - 12:23

Brasil vence amistoso contra Japão por 3 a 1

Foto: Reuters

O Brasil venceu o Japão por 3 a 1 nesta sexta-feira em amistoso disputado na cidade de Lille, na França. O jogo serviu como início de preparação para a Copa do Mundo 2018. Ambas as seleções já garantiram vaga no Mundial da Rússia. No primeiro tempo, Neymar abriu o placar após pênalti marcado com auxílio do árbitro de vídeo (VAR), aos 9 minutos. O camisa 10 ainda desperdiçou uma penalidade, defendida por Kawashima. Marcelo ampliou com um golaço de perna direita, em chute preciso de fora da área. E, após cruzamento rasteiro de Danilo, Gabriel Jesus decretou a vantagem de 3 a 0 na etapa inicial. No segundo tempo, o Brasil tirou o pé do acelerador e o Japão diminuiu com Makino, de cabeça. Enquanto os japoneses não contaram com o trio Kagawa, Honda e Okazaki, que foi preterido pelo técnico bósnio Vahid Halilhodzic, a seleção brasileira teve mudanças na equipe titular. Na defesa, Thiago Silva e Jemerson formaram a zaga e Danilo, que foi uma das principais opções ofensivas pela direita, ganhou chance na lateral direita, enquanto Fernandinho e Giuliano entraram nos lugares de Renato Augusto e Paulinho. Depois de derrotar o Japão, o Brasil enfrenta a Inglaterra na próxima terça-feira, em Wembley.

10 Novembro 2017 - 12:17

STJ rejeita pedido de afastamento do governador Robinson Faria

Foto: Reprodução

O pedido feito pelo Ministério Público Federal para afastar o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, de suas funções, foi rejeitado nesta quinta-feira (9) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão do relator do caso, ministro Raul Araújo, negou todas as medidas cautelares solicitadas. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (10). Faria foi denunciado em setembro por obstrução de Justiça, após deflagração da Operação Anteros, que apurou manobras ilegais por parte de Robinson Faria e de servidores do governo potiguar para impedir investigações sobre os desvios na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Os desvios foram investigados dentro da Operação Dama de Espadas. O governador e os outros denunciados negam a prática dos atos ilegais. Além do afastamento, a Procuradoria Geral da República também pediu que o governador fosse proibido de acessar o Centro Administrativo - sede do governo estadual - e a Assembleia Legislativa, bem como entrar em contato com os demais investigados. Dois assessores do governador foram presos temporariamente durante a Operação Anteros: Magaly Cristina da Silva e Adelson Freita dos Reis. Eles também foram denunciados pelo MPF.