BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

22 Novembro 2017 - 18:39

Mais de 3 mil prefeitos pedem socorro financeiro, em Brasília, na manhã desta quarta (22)

(Foto: Divulgação | UPB)

Começou na manhã desta quarta-feira, 22, a mobilização nacional de prefeitos brasileiros para pedir ajuda do governo federal. Diante da crise financeira, as prefeituras estão sem poder pagar décimo terceiro salário, honrar a folha de pagamento, assumir compromisso com fornecedores nem, muito menos, fazer investimentos nos municípios. Trata-se de um colapso total. A Bahia é o estado com maior representatividade no movimento – com 401 representantes. Ao todo, mais de 3 mil prefeitos se concentraram em frente ao Congresso Nacional e realizaram um ato em protesto.

22 Novembro 2017 - 18:36

Polícia Militar apreende quase 1kg de maconha em Livramento; dois homens foram presos

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Durante rondas ostensivas realizadas no município de Livramento de Nossa Senhora, uma guarnição do Pelotão Tático Operacional (PETO) da 46ª CIPM apreendeu aproximadamente 1kg de maconha no Bairro Estocada. A ação ocorreu na tarde de terça-feira (21), quando durante as abordagens dois homens foram flagrados portando um pacote com aproximadamente 1kg de maconha. Os indivíduos foram encaminhados à delegacia, onde foram autuados por tráfico de drogas. Ambos estão a disposição da justiça.

 

22 Novembro 2017 - 13:39

Polícia Civil promove curso de capacitação na área da 9ª Coorpin

Foto: Reprodução

Delegados, agentes/investigadores e escrivães da Polícia Civil da Bahia que atuam na área da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior-Coorpin, participam do ‘Estágio de Prática Policial’ para 30 civis,  curso de capacitação ministrado por equipe do Comando de Operações Especiais-COE com o aval da Academia da Polícia Civil-Acadepol. O curso iniciado na segunda-feira (20), tem continuidade até o dia 1º de dezembro, subdividido em duas turmas com aulas práticas e teóricas  sendo realizadas nas salas de aula do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, além de aulas de tiro no estande do clube local. O diretor da 9ª Coorpin, delegado Fabiano Aurich, revelou que era um desejo seu de muito tempo trazer esse tipo de treinamento e capacitação para a regional de Jequié.
 

Polícia Civil promove curso de capacitação na área da 9ª Coorpin

Os policiais civis participam de aulas práticas e teóricas de imobilização tática, manuseio e utilização segura do armamento, operações de risco,  práticas de investigação e de elaboração de um bom inquérito policial. O delegado Dante, do COE, que ministrou as aulas disse que um dos pontos importantes dessa atualização profissional é aprimorar a qualidade do serviço prestado à população pelos policiais civis baianos, além de atualizá-los acerca de suas atuações no combate ao crime.

Polícia Civil promove curso de capacitação na área da 9ª Coorpin

O curso tem como objetivo mostrar inovações na parte operacional em abordagens, troca de tiros, gerenciamento de crise, elaboração de relatório de investigações, entre outros. A iniciativa é periódica e circula as unidades de investigação de todo o estado, atualizando os profissionais da Polícia Civil. Um dos instrutores do curso, o investigador Expedito Sá Júnior contou que esta semana será focada em ‘Armamento, munição e tiro’ e ‘Imobilização Tática’, atualizando os policiais em  práticas cotidianas para que executem, cada vez melhor o seu trabalho. 

22 Novembro 2017 - 13:36

Polícia divulga fotos de ciganos acusados de matar soldado da PM

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira (21), as fotografias de cinco ciganos acusados de assassinar o soldado da Polícia Militar José Bomfim Lima, no dia 2 de novembro, em Jeremoabo. Jelson da Silva, o “Gelson Cigano”, seus filhos Bruno Jordão Matos da Silva e Rogério Matos da Silva, além de Cosme de Jesus Silva e Carlos Daniel dos Santos Lima já tê, mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça e estão sendo procurados. Segundo a polícia, as investigações apontaram que o PM foi morto depois de uma briga de bar, em Jeremoabo. Houve luta corporal e um dos homens tomou a arma do policial, fugindo em seguida. Portando uma segunda arma, José foi à casa de Jelson e os filhos. No local, iniciou-se uma troca de tiros, que resultou na morte do soldado. O delegado informou ainda que o inquérito instaurado para investigar a morte do PM, apura também os assassinatos dos ciganos Lwillys Messias da Silva e Donizete Alves da Silva. As circunstâncias deste segundo crime ainda são desconhecidas.

22 Novembro 2017 - 13:16

Com ida de Nilo para o PSB, Nelson Leal assumirá presidência do PSL na Bahia

(Foto: Patrick Cassiano | Bahia Verdade)

A iminente saída do deputado estadual Marcelo Nilo do PSL para o PSB vai gerar uma reviravolta no que até então vinha sendo especulado em relação ao próximo presidente estadual da legenda social-liberal. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, o diretório do PSL na Bahia sairá das mãos de Nilo para as do deputado estadual Nelson Leal, correligionário e ex-aliado do ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Nos bastidores, ventilava-se que o atual secretário-geral da agremiação, Antonio Olívio, assumiria a cadeira do parlamentar (veja aqui). Entretanto, as negociações para assunção de Leal estão avançadas, segundo fontes ouvidas pela reportagem. E, ainda conforme o apurado pelo BN, a ida do deputado para a presidência da agremiação pode fazer com que ele consiga restabelecer pelo menos parte da base do partido, que atualmente possui apenas o próprio Leal e Nilo - este último em vias de deixar o ninho político. Recentemente, Alan Castro, Jurandy Oliveira e Manassés abandonaram a sigla e ingressaram no Pros. No entanto, este movimento faz parte apenas de uma articulação política para reorganizar os espaços dos blocos partidários na AL-BA, o que significa que o troca-troca partidário não é definitivo. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Manassés ainda consta como filiado ao PSL. Já Reinaldo Braga, que pode ser o próximo a entrar no Pros, aparece no TSE como tendo o registro eleitoral no PSL cancelado. Entretanto, o nome dele ainda não aparece entre os integrantes do Pros. O mesmo ocorre com Jurandy e Alan.

22 Novembro 2017 - 13:10

ALBA aprova elevação da Comarca de Caculé

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia aprovou, na última terça-feira 21 de novembro de 2017, Projeto de Lei que reclassificou a Comarca de Caculé de inicial para intermediária, uma luta do deputado Luciano Ribeiro, garantindo efetividade na prestação do serviço judiciário em Caculé, Ibiassucê, Guajeru e Rio do Antônio.

 

21 Novembro 2017 - 12:48

Mudanças nas certidões de nascimento, casamento e óbito que passam a valer nesta terça (21)

Foto: Divulgação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  promoveu mudanças em certidões de nascimento, casamento e óbito, e as mudanças  passam a valer  a partir desta terça-feira (21). Entre outras alterações,  há a possibilidade de incluir os nomes dos pais socioafetivos. Em todas as certidões o número do CPF passa a ser obrigatório. A intenção é que o documento se torne o número de identidade civil único. Além disso, as mudanças permitem que a certidão de nascimento indique como naturalidade do bebê o município de residência da mãe, em vez da cidade onde ocorreu o parto. Defensores das mudanças nas regras de registro argumentavam que pequenos municípios não têm maternidades, o que obriga as grávidas a se deslocarem para outras cidades para darem à luz.

21 Novembro 2017 - 12:42

Ituaçu: Bandido morre em troca de tiros com a Polícia Militar

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Por volta das 07h30 desta terça-feira, 21, na localidade de Riacho da Vereda, município de Ituaçu, a Guarnição do DPM de Ituaçu ao reagir a injusta agressão se envolveu numa troca de tiros, na qual veio a óbito o indivíduo de nome Valdir Barbosa de Santana, conhecido como Negão da Lapa, foragido da carceragem de Tanhaçu, que tinha mandado de prisão em aberto, e apontado como autor de vários assaltos na região de Barra da Estiva, Ituaçu, Tanhaçu, Contendas do Sincorá e Brumado. A Polícia Militar informou o Agora Sudoeste que inclusive teria assaltado um caminhão de feirantes ontem à tarde nas imediações de Ituaçu. O acusado estava em poder de 1 revólver calibre 32 e um revólver de fabricação artesanal.

 

21 Novembro 2017 - 09:31

Divulgada programação de shows do Huanna Select em Livramento

Foto: Divulgação

Muita musica gente bonita e animação, é o que promete o Huanna Select que acontecerá em Livramento de Nossa Senhora no dia (23) de dezembro. A festa contará com a animação da DJ Samira, Buteco da Bregadeira e Trio da Hunna. Na noite da última segunda-feira (20), a promoter Janete Meira divulgou os horários de cada atração.

Confira a programação e horários:

21h- Dj Samira

23h- Buteco da Bregadeira

01h às 4h – Trio da Huanna

Obs: 01 Bebida free na última hora do show

21 Novembro 2017 - 09:27

Vício em celular chega a consultórios e já preocupa médicos no Brasil

Foto: Reprodução

Desde a morte do pai, em 2013, *Mariana lutou contra a depressão e viu o quadro piorar ao mergulhar por horas a fio no Facebook. "Era como uma fuga, uma anestesia para esquecer problemas". Significava também "procrastinar tarefas da casa e os estudos". "Checava o celular o tempo inteiro. Estava viciada". Já na vida de *Luísa, 47 anos, o smartphone entrou como alternativa para relaxar à noite, após um longo dia de trabalho. Em poucos anos, virou o centro de conflitos com as filhas e o marido. "Reclamavam que eu tinha virado um zumbi, que fingia prestar atenção em conversas quando, na verdade, estava pensando em algo que li ou esperando mais uma curtida no Instagram. Era capaz de debater temas no Facebook, mas não conversava com minhas filhas", disse Luísa à BBC Brasil. A dependência tecnológica, que inclui o "uso abusivo" da internet, redes sociais, jogos e celulares, não é dimensionada no Brasil, mas já chega como problema a especialistas. "Não existe nenhum órgão dizendo que há uma preocupação nacional sobre isso, mas diferentes segmentos observam que a tecnologia de forma excessiva começa a criar problemas recorrentes. Há aumento de queixas de pacientes nos hospitais universitários, nas clínicas de psicologia, de psiquiatria e em escolas", diz o PHD em psicologia e coordenador do Grupo de Dependência Tecnológica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), Cristiano Nabuco de Abreu.