Carreta roubada em Tanquinho é recuperada pela polícia em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação / Polícia Civil
VITÓRIA DA CONQUISTA 05 Mar 2024 - 21:45
Carreta roubada em Tanquinho é recuperada pela polícia em Vitória da Conquista

Uma carreta do tipo caçamba, avaliada em mais de R$ 800 mil, que foi roubada na cidade de Tanquinho, no Portal do Sertão, foi recuperada pela polícia em Vitória da Conquista, no Sudoeste. O roubo ocorreu na última sexta-feira (1°), e até a manhã desta terça-feira (5), os responsáveis pelo crime não foram localizados. Segundo informações da Polícia Civil, a carreta foi encontrada no último domingo (3) em Vitória da Conquista. No entanto, quando foi localizada, já apresentava sinais de adulteração nos chassis. O veículo foi levado para uma delegacia e deve ser devolvido ao proprietário. As investigações sobre o caso continuam para identificar os responsáveis pelo crime.

Comunicado da UPA24H Dr. Marilton Tanajura Matias sobre aumento na demanda de pacientes
Foto: Blog Regional
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 05 Mar 2024 - 21:33
Comunicado da UPA24H Dr. Marilton Tanajura Matias sobre aumento na demanda de pacientes

A UPA24H Dr. Marilton Tanajura Matias em Livramento de Nossa Senhora, informa um considerável aumento na demanda de pacientes atendidos nos últimos dias, devido a quadros virais recorrentes, como diarreia, vômitos, gripe, COVID, dengue, entre outros. Além dos casos virais, a unidade continua a atender os casos de rotina, ambulatoriais e emergenciais. Como resultado, o tempo de espera para consultas e administração de medicamentos pode ser prolongado em algumas ocasiões. É importante destacar que a unidade possui o número de profissionais e leitos conforme preconizado pelo Ministério da Saúde para UPA24H - tipo 1. Apesar do desafio, a UPA24H Dr. Marilton Tanajura Matias continua em pleno funcionamento, atendendo a um número de pacientes superior ao normal durante surtos virais. Portanto, pedimos a compreensão e colaboração de todos os usuários.

Homem é condenado a 18 anos de prisão por feminicídio em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/Redes Sociais
VITÓRIA DA CONQUISTA 05 Mar 2024 - 21:23
Homem é condenado a 18 anos de prisão por feminicídio em Vitória da Conquista

O Tribunal do Júri realizado na última quinta-feira, dia 29 de fevereiro, resultou na condenação de um homem a 18 anos de prisão em razão do feminicídio de sua ex-companheira, ocorrido em agosto de 2022, no Município de Vitória da Conquista. O réu cumprirá a pena em regime fechado. A acusação foi sustentada no Júri pelo promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira, titular da 12ª Promotoria de Justiça em Vitória da Conquista. Conforme a denúncia, no dia 22 de agosto de 2022, Renaldo Teixeira Alves asfixiou sua ex-companheira, produzindo-lhe lesões corporais que resultaram em sua morte. A vítima e o acusado mantiveram um relacionamento amoroso por aproximadamente três anos e estavam separados há alguns meses. Contudo, o réu não aceitava o fim do relacionamento, persistindo em perseguir e abordar familiares e amigos da vítima na tentativa de reatarem.

Epidemia de dengue atinge 122 municípios na Bahia, segundo relatório da Sesab
Foto: Divulgação / GOV-BA
BAHIA 05 Mar 2024 - 21:13
Epidemia de dengue atinge 122 municípios na Bahia, segundo relatório da Sesab

De acordo com o relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 122 municípios baianos estão em estado de epidemia de dengue. Além disso, outros 51 estão em estado de risco e 34 em alerta. Até o dia 02 de março, a Sesab registrou 29.982 casos prováveis da doença, marcando um aumento de 209,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A nona morte por dengue no estado foi confirmada em Vitória da Conquista nesta terça-feira (05), somando-se aos óbitos registrados em Jacaraci (2), Piripá, Irecê, Feira de Santana, Barra do Choça e Ibiassucê. "A gente lamenta a morte desta pessoa em Vitória da Conquista e enviamos toda solidariedade à família e aos amigos", declara a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. A Sesab informa que mais de R$ 19 milhões já foram investidos no combate à Dengue, incluindo ações publicitárias e material informativo. Dentre as ações adotadas, destacam-se a vacinação, o uso de drones para localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, o aumento no uso do "fumacê", mutirões de limpeza nos municípios, o uso de bombas costais por agentes de saúde e a distribuição de 12 mil kits para os agentes de combate às endemias, além do fortalecimento dos estoques da assistência farmacêutica estadual.

Homem morre após ser atingido por tiro disparado pelo próprio irmão em Feira de Santana
Foto: Reprodução / Calila Notícias
MUNICÍPIOS 05 Mar 2024 - 20:43
Homem morre após ser atingido por tiro disparado pelo próprio irmão em Feira de Santana

José Raimundo Lima Carneiro, 40 anos, faleceu nesta segunda-feira (04) no Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana, vítima de um disparo de espingarda efetuado pelo próprio irmão. O incidente ocorreu no início da madrugada do último sábado (02), no bairro Bela Vista, em Riachão do Jacuípe. Segundo o site Calila Notícias, a Brigada Anjos Jacuipenses prestou os primeiros socorros no local e conduziu José até a emergência do Hospital Municipal. Diante da gravidade dos ferimentos, ele foi transferido pouco tempo depois para o Hospital Geral Clériston Andrade. As circunstâncias que levaram ao crime ainda são desconhecidas, e a Delegacia Territorial de Riachão está encarregada de investigar o caso.

Mulher é investigada por aplicar golpes na venda de materiais de construção em Eunápolis
Foto: Reprodução / Radar
MUNICÍPIOS 05 Mar 2024 - 20:38
Mulher é investigada por aplicar golpes na venda de materiais de construção em Eunápolis

A Polícia Civil de Eunápolis está investigando uma mulher suspeita de aplicar golpes através da venda de materiais de construção. Analete Mota Rodrigues, 36 anos, é apontada como responsável por vender produtos que nunca foram entregues a mais de 20 pessoas que registraram ocorrência contra ela. De acordo com as informações, as vítimas alegam que Analete anunciava os produtos no Facebook e, após o pagamento, as entregas não eram realizadas, e ela se tornava inacessível. Segundo o site Radar, Analete foi ouvida pela Delegacia de Repressão a Furtos na tarde de segunda-feira (4) e liberada após depoimento. O delegado Hermano Costa afirmou que um inquérito foi instaurado e que a prisão preventiva da suspeita foi solicitada, estando em análise pela Justiça. “Ela tem várias empresas, que abriu para aplicar golpes, e se passa por vendedora de material de construção, quando na verdade não vende nenhum material. Tem mais de 20 BOs registrados dando conta desse mesmo golpe”, frisa o delegado. As denúncias contra Analete partem de várias localidades, incluindo Arraial d’Ajuda, Trancoso, Belmonte, Guaratinga e a própria Eunápolis, segundo informações da Polícia.

Homem é morto a tiros dentro de casa em Vitória da Conquista; suspeito é preso
Foto: Reprodução / Blog do Anderson
VITÓRIA DA CONQUISTA 04 Mar 2024 - 12:00
Homem é morto a tiros dentro de casa em Vitória da Conquista; suspeito é preso

Um homem foi vítima de homicídio na madrugada deste domingo (3) em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. De acordo com informações do Blog do Anderson, o crime ocorreu dentro da casa da vítima, localizada no Loteamento Cidade Modelo, no bairro Bateias, ao lado do extinto aeroporto da cidade. A vítima, que ainda não foi identificada, chegou a ser levada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Um homem foi preso como suspeito pelo assassinato. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, que investigará o caso.

Dengue assola Brumado com 273 Notificações e 19 casos confirmados
Foto: Blog Regional
MUNICÍPIOS 04 Mar 2024 - 11:00
Dengue assola Brumado com 273 Notificações e 19 casos confirmados

O aumento significativo no número de notificações de dengue em Brumado tem sido motivo de preocupação. Com um total de 273 notificações e 19 casos confirmados, segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep), os registros quase dobraram em comparação ao ano anterior. Os casos positivos foram identificados em várias localidades, incluindo o Distrito de Itaquaraí, Santa Tereza, Baraúnas, Vila Presidente Vargas e São Jorge. Fábio Azevedo, coordenador de endemias, destacou que a vigilância tem intensificado suas ações, com visitas domiciliares dos agentes de endemias e realização de bloqueios nos locais com maior incidência de notificações. No domingo (03), a Vigep planeja realizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na comunidade da Lagoa Funda. Além das medidas de combate, Azevedo ressaltou a importância do trabalho educativo nas escolas e empresas, assim como a orientação da população para fiscalizar regularmente seus quintais, evitando a formação de possíveis criadouros do mosquito. Ele enfatizou a necessidade de cooperação coletiva, pois a proliferação do mosquito pode ocorrer em qualquer local, desde uma caixa d’água até uma lata de margarina em um terreno baldio.

Pedro Maia assume o Ministério Público baiano
Foto: Divulgação
MUNICÍPIOS 04 Mar 2024 - 10:00
Pedro Maia assume o Ministério Público baiano

Pedro Maia assumiu o cargo de procurador-geral de Justiça da Bahia após cinco eleições consecutivas como o mais votado pela categoria, desde o pleito de 2016. Em uma solenidade histórica, realizada na sexta-feira, dia 1º, no auditório, foyer e Salão Nobre da sede do MPBA no CAB, cerca de mil pessoas compareceram, incluindo membros e servidores da Instituição, autoridades de todos os entes federativos, do MP brasileiro, profissionais de imprensa e público em geral. Em seu discurso emocionado, Pedro Maia destacou a importância da instituição para a promoção da igualdade no estado da Bahia e assumiu o compromisso de liderá-la com integridade, transparência, altivez e responsabilidade. Ele ressaltou a votação expressiva que recebeu, com 98% dos votos possíveis, na eleição do ano passado, como resultado da intensidade democrática e do diálogo presente em seu projeto. O novo procurador-geral enfatizou ainda que a pacificação institucional alcançada e o resgate do princípio da unidade foram resultado de um processo contínuo de consensos, com respeito às divergências, mantendo sempre a independência funcional das Procuradorias e Promotorias de Justiça. Essa abordagem, segundo ele, permitirá uma atuação firme e desembaraçada em prol da sociedade e da população baiana.

Major Leila Gonçalves é nomeada comandante da CIPPA Porto Seguro
Foto: Wilker Porto / Agora Sudoeste
MUNICÍPIOS 04 Mar 2024 - 09:00
Major Leila Gonçalves é nomeada comandante da CIPPA Porto Seguro

A Major PM Leila Souza Gonçalves Silva foi nomeada para o cargo de Comandante de Companhia Independente, símbolo DAS-3, da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) - Porto Seguro, pela Polícia Militar da Bahia. A nomeação foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado. Com uma carreira sólida na corporação, a Major Leila Gonçalves já ocupou funções de destaque, incluindo o comando da Polícia Rodoviária Estadual (2ª CIPRv Brumado) e da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar de Brumado. Anteriormente, ela estava lotada no 24° Batalhão de Polícia Militar em Brumado.

Colisão seguida de capotamento deixa homem ferido na BR-242
Foto: Reprodução / Blog do Braga
MUNICÍPIOS 04 Mar 2024 - 08:00
Colisão seguida de capotamento deixa homem ferido na BR-242

Um acidente na BR-242, no domingo (03), próximo ao posto Cerradão, município de Barreiras, no oeste baiano, deixou um homem ferido. De acordo com informações do Blog do Braga, dois veículos se envolveram em uma colisão seguida de capotamento. Relatos indicam que um dos veículos estava indo em direção a Luís Eduardo Magalhães quando foi surpreendido pelo segundo veículo, que estava ultrapassando em um local proibido. O segundo veículo transportava cinco passageiros e seguia em direção a Barreiras. A ultrapassagem resultou em uma colisão lateral, fazendo com que ambos os veículos saíssem da pista, com o segundo carro capotando às margens da rodovia. No entanto, o acidente feriu apenas o condutor do primeiro veículo. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram chamadas ao local e prestaram atendimento ao condutor, de 24 anos, que sofreu ferimentos e foi levado à UPA para tratamento. O Corpo de Bombeiros Militar (2ª CIA/17ºBBM) também compareceu, embora não tenha havido vítimas presas nas ferragens. Eles deram suporte à equipe do SAMU. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para registrar a ocorrência. Os veículos envolvidos no acidente ficaram parcialmente destruídos.

Major Osvaldo Veloso Vidal deixa subcomando do 17º BPM de Guanambi
MUNICÍPIOS 04 Mar 2024 - 07:04
Major Osvaldo Veloso Vidal deixa subcomando do 17º BPM de Guanambi

O major Osvaldo Veloso Vidal está deixando o cargo de subcomandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Sua exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de sábado (2) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). O oficial será transferido para o Policiamento da Região Meio Oeste (CPRMO), em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Em seu lugar, foi nomeado o major Ronni Anderson dos Santos Almeida. Com 26 anos de serviço na Polícia Militar da Bahia, Vidal é reconhecido não apenas em Guanambi, mas também em Caetité, por sua conduta exemplar. Ele afirmou ao Folha do Vale que foi convidado pelo Coronel Mascarenhas, ex-comandante do 17º BPM e atual comandante do Meio Oeste.

Motorista tem caminhonete roubada por homens armados em estrada de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Blog Regional
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 03 Mar 2024 - 12:27
Motorista tem caminhonete roubada por homens armados em estrada de Livramento de Nossa Senhora

Na noite deste sábado (02), um motorista relatou à polícia que teve sua caminhonete S10 roubada por homens armados na estrada de acesso ao nado, próximo a Campo Alegre, em Livramento de Nossa Senhora. Policiais militares da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram buscas na região para localizar o veículo, porém sem sucesso. O motorista foi orientado a registrar um boletim de ocorrência na delegacia local.

Coordenador de coroinhas e acólitos de igreja católica é morto a tiros em Paulo Afonso
Foto: Reprodução/Redes Sociais
MUNICÍPIOS 03 Mar 2024 - 11:15
Coordenador de coroinhas e acólitos de igreja católica é morto a tiros em Paulo Afonso

Valcy Leandro Valença dos Anjos, de 24 anos, coordenador de coroinhas e acólitos de uma igreja católica em Paulo Afonso, Bahia, foi morto com um tiro na cabeça na noite de sexta-feira (1º). O crime ocorreu no bairro dos Rodoviários, quando homens chegaram efetuando disparos. Além de Valcy, outro homem foi ferido, mas sobreviveu. A Polícia Civil investiga o caso, e ainda não há informações sobre a motivação do crime. Valcy era responsável pela formação e acolhida dos novos coroinhas na Paróquia Sagrada Família, que emitiu uma nota de pesar pelo falecimento. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade e liberado no sábado (2).

Governador Jerônimo Rodrigues inaugura Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral e entrega obras em Ibipitanga
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
MUNICÍPIOS 03 Mar 2024 - 11:08
Governador Jerônimo Rodrigues inaugura Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral e entrega obras em Ibipitanga

O governador Jerônimo Rodrigues visitou o município de Ibipitanga no último sábado (2), onde inaugurou o Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral, requalificado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação (SEC). Com um investimento de R$ 14,5 milhões, a obra realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) contemplou ampliação e modernização da unidade de ensino, incluindo 12 salas de aula, teatro, restaurante estudantil e reforma do ginásio com quadra poliesportiva coberta. Além disso, o governador entregou um ônibus escolar. O evento destacou o compromisso do governo baiano com a educação integral e a melhoria da qualidade da educação pública, conforme ressaltado pelo governador e pela secretária da Educação, Adélia Pinheiro. Também foram entregues obras de pavimentação asfáltica de acesso ao colégio e da BA-245, pavimentação com drenagem de águas pluviais em bairros, sinalização viária e passeio público, totalizando um investimento de R$ 89 milhões. Além disso, foram autorizados projetos para pavimentação asfáltica em trechos rodoviários e construção de ponte sobre o Rio Paramirim, com o objetivo de facilitar o transporte de minérios, pecuária e agricultura na região. O governador também participou da inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves e da Creche Municipal Professora Zoraide Plínio, acompanhado pelo prefeito Humberto Rodrigues.