Artigo: O Brasil sob o manto da corrupção
(Foto: Bahia Verdade)
05 Dez 2016 - 08:43
Artigo: O Brasil sob o manto da corrupção

Por Irlando Oliveira

Acompanhando os últimos acontecimentos políticos no Brasil, derredor da mácula decorrente da corrupção que se tornou hábito e costume por parte da maioria daqueles que conquistam cargos eletivos nos poderes executivos e legislativos, nas esferas municipal, estadual e federal, inferimos que urge a necessidade de repensarmos o modelo sobretudo das atuais campanhas políticas. Sabemos que a democracia enseja tal modelo, contudo o mesmo favorece o "toma lá, dá cá", já que, a começar pelas pequenas cidades, o nível das campanhas é simplesmente medonho, onde candidatos e eleitores já estabelecem seus "pactos". Ora, se na esfera municipal o modelo já é espúrio, imaginemos nas demais! É preciso que se diga que o atual modelo concorre para a corrupção que tanto tem sido combatida, agora mais veementemente com a Operação Lava Jato. Os movimentos sociais que eclodem nos quatro cantos do pais e pugnam pela probidade, via de consequência pela honradez e pela moral, no campo político, são extremamente necessários, mas, aliado a isso, temos que lutar também contra o modelo das campanhas, pois aí - pensamos - é que reside a gênese de todo o mal da nossa política. Através da Operação Lava Jato, estima-se a recuperação de quase R$ 4 bilhões para o erário da União. É uma cifra exorbitante, a qual poderia estar sendo canalizada para benefícios sociais, num país marcado pela desigualdade e pela pobreza, com uma carga tributária escorchante.

 

Que desses movimentos sociais possa ser extraído o combustível necessário para fortalecer o Judiciário e o Ministério Público Federal, principalmente, a fim de que não cessem as investigações imprescindíveis ao desfecho dessa mega operação, a qual ficará registrada nos anais da história desse país, o qual está ainda em desenvolvimento graças a essa escória de políticos, cujos objetivos são tão-somente de se locupletarem, em detrimento dos reais anseios da nação.


Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.

Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixar Comentário