Livramento Hoje

Livramento Hoje



Informativo Dr. Marcolino Souza Aguiar

  Quinta, 07.Maio.2015 às 18h54


Foto: Revista EntreVip

O que é a colonoscopia?

A colonoscopia é um exame usado para o estudo e tratamento de doenças do intestino.

Como é feito a colonoscopia?

É um exame endoscópico em que uma câmera guiada visualiza internamente todo o intestino grosso e, em alguns casos, o final do intestino delgado. É um exame indolor, já que e feito sob sedação ou cuidados anestésicos, com riscos controlados.

Por qual razão deve ser feito esse exame?

A colonoscopia é um exame que pode servir para diagnosticar e também tratar doenças, lesões do intestino.

Quando deve ser feito?

A partir dos cinquenta anos todas as pessoas, tanto homens quanto mulheres, que tenham ou não alguma queixa intestinal devem passar por uma colonoscopia. Outros casos são em pessoas que tem parentes com história de doença intestinal como o câncer, que podem precisar desse exame até antes dessa idade. Também nos casos específicos em que se têm sintomas, como sangramento nas fezes, diarreia crônica, dor abdominal e constipação intestinal.

Mesmo sem sintomas é preciso realiza-lo?

A colonoscopia é feita em pessoas sem queixas para investigação de lesões chamadas de pólipos, são como verrugas, que crescem dentro do intestino e que, se não forem retiradas, podem se transformar em lesões malignas (câncer intestinal). Estudos publicados em junho de 2014 nos Estados Unidos comprovaram a diminuição dos casos de câncer de intestino com o aumento da realização da colonoscopia na população. Desse modo, caso se encaixe em alguma dessas situações ou tenha dúvidas sobre o exame procure um coloproctologista que é o médico especialista em doenças do intestinos e ânus.

Comentários


Os comentários dos participantes responsabilizam apenas os seus autores, não podendo ao Livramento Hoje de algum modo ser atribuída responsabilidade pelo conteúdo daqueles.