Política

05 Dezembro 2018 - 09:58

'Os royalties vão antecipar a receita', disse Marquinho Viana sobre projeto de Rui Costa

Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Um deputado da base de oposição ao governo Rui Costa (PT), cuja identidade foi preservada, declarou duvidar que o deputado estadual Marquinho Viana (PSB) e mais seis parlamentares soubessem explicar o projeto dos royalties do petróleo. Em entrevista ao Bahia Notícias, Viana rebateu as críticas. “Apareça, dê o nome. Não se esconda. Revele o nome. Relate o nome. Não tem coragem. Ele não pode botar palavras na minha boca. Não sou idiota de não saber o que passa na AL-BA. Apoio o governador, vai ser um ano difícil. Nós temos que ajudar o governador. Os royalties vão antecipar a receita. Se fosse idiota, o povo não votava em mim. Rui precisa de recursos”, declarou o deputado.

Brasil

05 Dezembro 2018 - 09:54

Com desistentes, cerca de 200 vagas voltam a edital do Mais Médicos

Foto: Karina Zambrana/Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde disponibilizará a partir dessa quarta-feira (5), às 18h, as vagas dos médicos que desistiram de ingressar no programa Mais Médicos. Cerca de 200 profissionais já comunicaram aos municípios que não assumirão os postos que selecionaram no edital de convocação, que segue aberto até sexta-feira (7), para aqueles que possuem registro no Brasil. A partir desta quarta-feira (5), a pasta atualizará o sistema diariamente com as vagas de desistência.

Saúde

05 Dezembro 2018 - 09:46

Médicos aprovam usar Whatsapp no relacionamento com paciente

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Uma pesquisa realizada com médicos apontou que mais de 85% dos profissionais aprovam o uso do Whatsapp e outros aplicativos de mensagem instantânea no relacionamento com seus pacientes. O estudo sobre o uso de novas tecnologias na medicina, encomendado pela Associação Paulista de Medicina e pela Global Summit Telemedicine & Digital Healt, foi apresentado na terça-feira (4). A pesquisa foi feita com questionário on-line estruturado e teve 848 respostas espontâneas. Entre os profissionais que utilizam esse tipo de aplicativo, 42,7% conversam sobre dúvidas entre as consultas, 34% recebem imagens e exames dos pacientes e 23,3% disseram que ainda não o utilizam, apesar de serem favoráveis. Segundo o estudo, 72,29% concordam com a afirmação “a tecnologia não vai substituir o médico, apenas substituirá o médico que não usa tecnologia”. “A maioria dos médicos entende os benefícios que a tecnologia pode trazer, embora precise de uma mudança de cultura. É um caminho sem volta”, disse Fernandes. O levantamento apontou ainda que o prontuário eletrônico é uma tecnologia incorporada ao cotidiano dos médicos, com 76,75% de adeptos. O sistema de agendamentos de consultas e outros sistemas de gestão são opção dos 23,25% restantes. Apenas 13% disseram que não usam qualquer tipo de recurso de tecnologia da informação.

Justiça

05 Dezembro 2018 - 09:39

TRT5 e TJBA recebem prêmio nacional do CNJ

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) foi premiado na Categoria Ouro do Selo Justiça em Números, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na abertura da 12ª edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário. E não foi o único. Pelo segundo ano consecutivo o TJBA recebe a premiação da categoria Ouro do Selo Justiça em Números.  O TRT5 contemplado com ouro neste ano, já havia obtido a colocação Prata do Selo em 2017. Concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2014, a honraria premia os tribunais que mais investem na excelência da produção, gestão, organização e disseminação de suas informações administrativas e processuais. Também foram premiados com o Selo Ouro, em 2018, os TRTs do Rio de Janeiro (TRT da 1ª Região), de São Paulo (2ª Região), do Rio Grande do Sul (4ª Região), de Pernambuco (6ª Região), dentre outros tribunais.

Política

05 Dezembro 2018 - 09:35

Projeto de congelamento do FPM é aprovado no Senado

Foto: Divulgação/ Ascom UPB

Com a presença de prefeitos baianos nas galerias do Senado, em Brasília, na terça-feira (4), foi aprovado o Projeto de Lei (PLC 124/2018) que congela o coeficiente de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A matéria beneficia 58 cidades baianas que registraram perda populacional na última estimativa divulgada pelo o IBGE, em agosto deste ano. A proposta segue para sanção presidencial. Com a aprovação, o coeficiente para repartição do fundo só poderá ser atualizado após um novo censo demográfico, previsto para 2020. O projeto recebeu o requerimento de urgência do senador Otto Alencar (PSD-BA) para entrar em votação e também foi defendida no plenário por Lídice da Mata (PSB-BA) e Walter Pinheiro (PT-BA). “85% dos nossos municípios da Bahia sobrevivem das transferências constitucionais. Se cai um recurso desses compromete todo o serviço prestado à população”, disse, em nota, o presidente da UPB, Eures Ribeiro.

Justiça

05 Dezembro 2018 - 09:25

Gilmar Mendes pede vista e julgamento de Lula é adiado

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes pediu vista e adiou a conclusão do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira (4). Edson Fachin e Cármen Lúcia já tinham votado contra a concessão de liberdade a Lula e também contra a anulação dos processos relacionados a Lula nos quais Sérgio Moro atuou como juiz federal, quando a sessão acabou adiada. Os dois pedidos foram feitos pela defesa do ex-presidente. Além do voto de Gilmar Mendes, faltaram os dos ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Não há data para o julgamento ser retomado. O pedido de liberdade para Lula foi apresentado após Sérgio Moro, ainda como juiz responsável pela Lava Jato, ter aceitado o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça.

Política

05 Dezembro 2018 - 09:23

Em reunião com governadores, Rui defende divisão de recursos do pré-sal

Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa, defendeu, em reunião dos gestores do Norte e Nordeste, nesta terça-feira (4), em Brasília, a divisão de recursos de exploração do pré-sal entre estados e municípios. A reunião na capital federal faz parte de uma espécie de força-tarefa dos gestores para defender as votações no plenário do Senado e da Câmara, da chamada cessão onerosa do pré-sal (PLP 78/2018) e da regulação da cessão (PLP 10.985). O projeto prevê que a Petrobras poderá transferir 70% dos direitos de exploração de petróleo do pré-sal na área cedida onerosamente pela União para outras petroleiras. Com isso, as receitas podem ser ampliadas com os futuros leilões da cessão onerosa. "A ideia dos governadores – que também falam em nome de todos os municípios do Brasil – é de que os recursos, já que somos federação, composta por união, estados e municípios, os recursos devem ser compartilhados. Por isso, nós estamos defendendo que esses recursos oriundos da exploração do pré-sal do petróleo, possam ser compartilhados também com estados e municípios. Mesmo que a união fique com a maior parte, que tenhamos recursos direcionados aos municípios e estados”, disse o governador. Ele argumenta que serviços dos postos de saúde e de escolas da educação básica são mantidos pelos municípios. Já os estados pagam a conta da segurança pública, ressalta o governador. “Então nada mais justo, urgente e necessário do que compartilhar esses recursos, que vão ajudar muito aos estados e municípios a implementar as políticas públicas de atenção à população”, defendeu. Rui e os demais governadores pretendem articular junto aos deputados e ajudar na negociação com o governo atual e com o que assumirá no próximo ano. “O que nós queremos é que seja votado. O ideal é que consiga votar hoje no Senado e na Câmara. Quero ressaltar que esse benefício não está restrito a governadores ou estados do nordeste. Todos os 27 estados e mais de cinco mil municípios ganharão recursos também”, afirmou. Fórum Nacional – O encontro de governadores também foi uma prévia para o Fórum Nacional marcado para a próxima semana. “Dia 12 temos encontro coma presença do presidente do STF, Dias Toffoli, com o atual ministro da segurança pública e com o próximo ministro já escolhido. O objetivo é dialogar com todos os 27 governadores ideias para a segurança pública do brasil. Temos proposta articulada por todos os secretários de segurança do Nordeste. E nós vamos levar essa proposta para apresentar no fórum. Assim como fizemos da reunião passada, em que o governador Wellington (Dias) representou todos os governadores. Dessa vez, todos estarão presentes. Nós vamos levar essa proposta unificada dos estados do Nordeste para a segurança pública”, disse o governador baiano.

Saúde

05 Dezembro 2018 - 09:02

Dia 10 de Dezembro tem Crioday na Clínica Mais Saúde Ambulatorial em Livramento

Foto: Divulgação

Dia 10 de Dezembro tem Crioday em Livramento de Nossa Senhora na clínica + saúde ambulatorial. As vagas são limitadas! Agende hoje mesmo a sua sessão através do (77)99921-8850. Criolipólise e Lipocavitação na mesma sessão. A criolipólise é um tratamento que consiste no congelamento das células de gorduras. É um tratamento estético que permite a redução da gordura localizada, especialmente em regiões com maior concentração de tecido adiposo, como o abdômen. O método utiliza o congelamento para cristalizar e romper a célula de gordura em partes menores, que serão eliminadas pelo organismo. A Lipocavitação é a “Lipo sem corte” é um procedimento estético que trata gordura localizada no abdômen, coxas, braços, flancos e costas, através de uma cavitação ultrassônica fazendo com que a membrana celular dos adipócitos (células de gordura) se rompa, liberando a gordura no meio intercelular,sendo eliminada pelo organismo.

Acidente

04 Dezembro 2018 - 10:30

Livramento: veículo em nome da prefeitura que se envolveu em acidente não pertence ao município; foi leiloado e motorista não realizou transferência

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Na tarde de segunda-feira (03), um acidente de trânsito ocorrido na Avenida Presidente Vargas, em Livramento de Nossa Senhora, envolveu um veículo Corolla, com placas de Livramento, e um Fiat Elba, que aparece no sistema como categoria oficial, em nome da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, o qual na ocasião era conduzido por um homem que, de acordo com informações da Polícia Militar, estava em visível estado de embriaguez alcoólica. Em contato com o Blog Regional, José Raimundo Abreu, coordenador de transporte da prefeitura de Livramento, informou que o veículo em questão não pertence a frota do Executivo Municipal, pois foi leiloado há algum tempo. Acontece que o atual proprietário não fez a devida transferência e medidas quanto ao caso serão tomadas. “O veículo não faz mais parte da frota da prefeitura. Ele foi leiloado há muito tempo e o atual proprietário não fez a transferência. Porém, ele não consta mais como patrimônio da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, inclusive, a prefeitura tem o documento que comprova que este veículo foi leiloado. Quem tem que responder pelos danos causados é o atual proprietário, que comprou o carro no leilão. Vamos inclusive acionar o jurídico para tomar as medidas necessárias quanto ao assunto”, disse o coordenador.

Política

04 Dezembro 2018 - 09:53

'A gente priorizou a união', diz Nelson Leal ao ser apoiado por Rui Costa para presidência da AL-BA

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Após base do governador Rui Costa (PT) oficializar Nelson Leal (PP) candidato único do grupo na segunda-feira (3), o progressista que está virtualmente eleito presidente da Assembleia Legislativa (AL-BA) falou que o grupo “priorizou a união”.  “Ficaremos todos juntos e trabalhando em prol do desenvolvimento do nosso estado. A gente está passando por um momento de crise”, discursou o deputado. Com apoio do governador e da base aliada, Leal reúne votos suficientes para ser eleito. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (3) após reunião entre as principais lideranças de todos os partidos da base, a exemplo de João Leão (PP), Otto Alencar (PSD), Lídice da Matta (PSB), Davidson Magalhães (PCdoB), Everaldo Anunciação (PT), Félix Mendonça (PDT) e Jaques Wagner (PT). 

Justiça

04 Dezembro 2018 - 09:44

Supremo julga pedido de liberdade de Lula nesta terça-feira (4)

Foto : Paulo Pinto/AGPT

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisa nesta terça-feira (4) um novo pedido de liberdade que vai ser apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os advogados de Lula alegam que a indicação de Sérgio Moro para ministro de Justiça e Segurança Pública demonstra parcialidade do magistrado. Moro foi o juiz de 1ª instância que condenou Lula no caso tríplex do Guarujá. Para a defesa, a decisão de Moro de condenar o petista foi “política” e, por isso, quer que seja reconhecida a suspeição de Moro para julgar processos contra o ex-presidente. Compõem a Segunda Turma do STF os ministros Edson Fachin (relator), Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. Lula está preso desde abril deste ano. O ex-presidente foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região em um processo da Lava Jato.

Economia

04 Dezembro 2018 - 09:39

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 10 milhões nesta terça-feira (4)

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A Mega-Sena sorteia nesta terça-feira (4) o prêmio de R$ 10 milhões do concurso 2.103. O sorteio especial de hoje faz parte da Mega Semana de Verão, que terá ainda concursos na quinta-feira (6) e no sábado (8). O sorteio de hoje será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte, estacionado no Recinto de Exposições Arary Baltuilhe em Santo Anastácio, cidade do interior de São Paulo. De acordo com a Caixa, o valor do prêmio, caso aplicado na poupança, renderia mais de R$ 37 mil mensais. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer loja lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50.

Justiça

04 Dezembro 2018 - 09:16

Município de Aracatu se compromete com MP a manter transporte escolar até o fim do ano letivo estadual

Foto: Reprodução | Agora Sudoeste

O transporte dos alunos do ensino médio de Aracatu será mantido até o final do ano letivo da rede pública estadual. O compromisso foi firmado pela Secretaria Municipal de Educação de Aracatu junto à 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, que tem como titular o promotor de Justiça Millen Castro. A Secretaria se comprometeu ainda a reorganizar os roteiros de foma que os alunos não precisem se deslocar mais de 3 quilômetros a pé de sua residência até o ponto mais próximo. O compromisso foi firmado com base no inquérito civil que apurou se, com o fim das aulas da rede municipal de ensino, a Prefeitura suspenderia o transporte, o que prejudicaria os alunos da rede estadual, que continuarão tendo aula no mês de dezembro.

Geral

03 Dezembro 2018 - 22:51

Polícia encontra corpos dois de pescadores desaparecidos no Rio São Francisco

Foto: Divulgação

Os corpos dos pescadores Jebson Luiz dos Santos, 29 anos, Washington Bispo dos Santos, 39, foram resgatados na manhã desta segunda-feira (3), no Rio São Francisco, na cidade de Xique-Xique, por unidades da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe). Os homens pescavam com amigos em uma canoa, quando o barco virou, no domingo (2). Os policiais continuam realizando as buscas de outras duas pessoas. Dois homens, que também estavam na canoa e conseguiram nadar até as margens, contaram a polícia que haviam quatro homens no barco. De acordo com o responsável pela operação,  major PM Carlos Maltez, as buscas foram retomadas nas primeiras horas da manhã de hoje e a Marinha já foi acionada. Além da unidade especializada, equipes do 7° Batalhão da Polícia Militar e pescadores ajudam nas buscas.

Acidente

03 Dezembro 2018 - 22:37

Livramento: Motorista com sinais de embriaguez provoca acidente na Avenida Presidente Vargas

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta segunda-feira (03), na Avenida Presidente Vargas, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações passadas ao Blog Regional via Polícia Militar, os veículos envolvidos foram um Corolla de placa PKQ 9447, e um Fiat Elba de placa JMU-3017 ambos licenciados em Livramento. De acordo com a PM foi constatado que o condutor do Fiat Elba, se encontrava em visível estado de embriaguez. Apesar do susto, não houve vitimas, apenas avarias na lataria dos veículos, por consequência da colisão. O condutor foi conduzido para procedimento de constatação clínica de embriaguez na UPA 24h e posteriormente ele foi atuado em flagrante por embriaguez ao volante. O veículo Elba ficou apreendido no Pátio da Delegacia. Já o Corolla, em dias, foi liberado após o registro de ocorrência de trânsito.

Livramento: Motorista com sinais de embriaguez provoca acidente na Avenida Presidente Vargas

Foto: Reprodução | Whatsapp