Livramento Hoje

Livramento Hoje



‘Zé Baiano’ receberá placa de ‘Melhor Forrozeiro do Passa Quatro’

  Sábado, 30.Maio.2015 às 18h09


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

A Irrigadantas homenageará com a placa ‘O Melhor Forrozeiro do Passa Quatro’ o dançarino Zé Baiano. A homenagem no próximo domingo (31), na Manhã de Sol do Passa Quatro, e a placa será entregue pelo empresário Nilson Dantas, proprietário da empresa Irrigadantas – Especialista em vendas e representação de produtos de irrigação -  o qual teve a iniciativa de homenagear o dançarino, considerado um dos melhores da região.   

Livramento: Realização da Feira do Brás provoca indignação na CDL e Comerciantes

  Sexta, 29.Maio.2015 às 22h03


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Que a economia brasileira não vai bem, todo mundo sabe. Aos poucos, diferentes setores da cadeia produtiva vão sentindo o impacto deste momento econômico e os comerciantes também começam a se queixar da queda nas vendas. Apesar de todo este contexto, uma feira itinerante conseguiu autorização da Prefeitura para se instalar mais uma vez em Livramento de Nossa Senhora. A feira acontecerá neste final de semana, concorrendo frontalmente com os comerciantes livramentenses, que pagam todos os tipos de impostos em alguns casos ,aluguéis caríssimos e geram emprego para pessoas da cidade. A “Feira do Brás”, formada por comerciantes de um famoso polo de vendas de São Paulo que fica no bairro do Brás, chama atenção de curiosos e compradores atraídos pelos preços baixos das roupas, calçados e bijuterias. Os feirantes usaram alguns meios de comunicação para fazer propaganda, no centro da cidade na véspera do início das atividades. Mas foi suficiente para causar ainda mais indignação dos comerciantes locais que, devidamente estabelecidos e arcando com alta carga de impostos não puderam evitar que comerciantes de fora, que não geram nenhuma riqueza para o município divulgassem a venda de produtos, alguns deles contrabandeados na frente de suas portas. Nesta sexta-feira (29), Presidente e associados a CDL de Livramento, estiveram na câmara de Vereadores, onde pediram a os vereadores presentes, todos contra a feira uma intervenção. O vereador José Araújo em sua fala disse "que não aconselha seus amigos a visitar essa tal feira, que não traz benefícios e desenvolvimento para nossa cidade, então, precisamos lutar para que caso volte a Livramento uma feira como essa, que sua autorização para funcionar passe pela aquela casa legislativa e também pela CDL." O presidente da CDL, Antônio Roberto de Souza, demonstrou também a sua indignação com a realização da feira. “Não precisamos de feira, temos filiados gerando emprego, investindo na cidade, gerando renda. Não temos medo de concorrência mais sim de uma concorrência desleal”. Paulo Lessa, presidente da câmara destacou que o Legislativo não pode intervir porque o executivo tem a força maior diante desse caso.


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Tragédia: Corpos carbonizados ainda não foram oficialmente identificados

  Sexta, 29.Maio.2015 às 19h15


Foto: Reprodução

Os dois corpos encontrados carbonizados devido a um acidente ocorrido na noite da última quarta-feira (27), ainda não foram identificados. Após a perícia realizada pela Polícia Técnica de Brumado no local e a remoção dos restos mortais ao IML (Instituto Médico Legal), exames foram feitos e as famílias que reclamam o corpo, como sendo de Thamires Silva e José Marcos, naturais do município de Dom Basílio, estão aguardando os resultados, que caso seja comprovado oficialmente, receberão os restos mortais para realizarem o velório, informou o site Destaque Bahia. Tamires Silva de 18 anos teria saído em companhia de José Marcos com destino a Livramento. José Marcos que havia chegado há pouco tempo de São Paulo tinha 22 anos e possuía fazenda de maracujá no município. Para as famílias, não há dúvidas de que se trata de Thamires Silva e José Marcos, porém, para a justiça, só as provas concretas apontadas mediante aos resultados dos exames é que haverá a confirmação, ou não. Os resultados ainda apontarão quem estaria dirigindo.

Livramento: De 30 de maio a 13 de junho acontecem os festejos de Santo Antônio no Passa Quatro

  Sexta, 29.Maio.2015 às 19h02


Foto: Divulgação

De 30 de maio a 13 de junho acontece os festejos em homenagem a Santo Antônio, no Passa Quatro, em Livramento de Nossa Senhora. O Novenário terá início neste domingo (31), e segue sempre às 19h. Assim como  todos os anos, centenas de fiéis sobem a colina para os momentos de muita adoração e fé, na igrejinha de Santo Antônio. Como acontece tradicionalmente show musical, neste sábado (30) você é o convidado a dançar pra valer. Os festejos de Santo Antônio do Passa Quatro tem o apoio da Prefeitura Municipal de Livramento.

Dom Basílio: Gestantes tem encontro mensal

  Sexta, 29.Maio.2015 às 18h51


Foto: Divulgação

Com o propósito de ampliar cada vez mais as informações para as futuras mães, a secretaria municipal de Saúde de Dom Basílio realiza mensalmente reunião com o grupo de gestantes. Os encontros são organizados pela Diretoria de Atenção Básica, promovendo a participação de diversos profissionais da área da saúde, buscando esclarecer dúvidas das gestantes para que o período gestacional possa transcorrer normalmente. Neste mês de maio o encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 27, no Auditório do Conselho Municipal de Saúde, com a participação em média de 50 mulheres. O encontro foi preparado pela Equipe de Saúde da Família de Barra do Bernardo, e contou com a participação da Enfermeira Obstetra Marli Araújo e também da Nutricionista que atende pelo NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Luciana Soares, levando informações sobre Alimentação Saudável e Atividade Física. Contou ainda com uma peça teatral apresentadas pelos Agentes Comunitários de Saúde da Equipe. As enfermeiras Valiane Félix, Tisse Tanajura e os enfermeiros Pedro Ernesto e Leonardo Vagner também participaram do evento. O próximo encontro do grupo de gestantes está marcado para o dia 16/06, com início às 13:30 hs, no Auditório do Conselho Municipal de saúde.

Comandante da 46ª CIPM continua desenvolvendo atividades junto a comunidade

  Sexta, 29.Maio.2015 às 18h45


Foto: Reprodução

O Major Irlando Lino Magalhães, comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM) continua desenvolvendo ações no sentido de aproximar cada vez mais a Polícia Militar e as comunidades da área de abrangência da compania. Esteve nas Rádios de Rio de Contas e Dom Basílio e no início desta semana na Comunidade Quilombola de Rocinha,  proferindo palestras  com o tema “Prevenção, efeitos, combate e consequências das drogas”. Na última quinta feira (28), a Escola Municipal de Lagoa Nova recebeu a visita do Major, e o evento foi realizado no pátio interno do referido educandário, que contou com a presença de alunos e professores da citada escola. A iniciativa partiu do comando da 46ª CIPM, instituição que visa priorizar a educação, a manutenção da saúde e qualidade de vida da população. O Major Irlando falou sobre os efeitos e consequências de diversas drogas, substâncias entorpecentes, como cocaína, maconha, crack, oxi, heroína, merla e outras, destacando a importância da participação de todos na orientação e educação sobre as consequências maléficas das drogas, concitando aos presentes a estabelecer um verdadeiro aparato social preventivo, evitando o contato com estas substâncias. O Vereador Paulo Lessa, enaltecendo o espírito solidário idealizado pela impregnação do amor, como meio de se buscar o crescimento de uma sociedade, agradeceu aos presente em especial o Major Irlando Magalhães pela belíssima palestra e parabenizou o Diretor Sergio Ubaldo pela iniciativa.


Livramento: Saiba o porque do nome ‘Manhã de Sol do Passa Quatro’

  Sexta, 29.Maio.2015 às 18h27


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Durante o mês de junho, Livramento de Nossa Senhora estará em festa. Os festejos mais tradicionais são os da Rua do Areião, Bairro Estocada, e Santo Antônio do Passa Quatro  e ainda as  manhãs de sol que sempre tem início no Dia (10) de maio dia das Mães. Esta última tem deixado, porém, muitas pessoas curiosas, principalmente as que estão participando pela primeira vez. Se a festa começa a partir do meio dia, porque não leva nome ‘Tarde de sol do Passa Quatro’? Foi Questionada a redação do Livramento Hoje por um leitor. Desta feita, procuramos uma das pessoas responsável pela organização, a qual informou que as manhãs de sol sempre começavam aos domingos, ás 10h. Como domingo é um dia de descanso, a frequência de participantes se dava mais durante a tarde com isso o horário da festa mudou para ao meio dia, e assim por diante  a festa continuou com o nome ‘Manhã de Sol do Passa Quatro’, sucesso entre os livramentenses. Em meio a toda essa discussão, o Livramento Hoje resolveu criar uma enquete sobre o assunto: Você acha que o nome Manhã de Sol do Passa Quatro deve mudar para Tarde de Sol ? Responda a nossa enquete localizada no  lado direito do site.

Exclusivo: 12 de Junho dia dos namorados tem Paula Fernandes em Paramirim

  Quinta, 28.Maio.2015 às 19h13


Foto: Reprodução

A cantora Paula Fernandes estará se apresentando na cidade de Paramirim no dia 12 de Junho, pelo ao menos é o que mostra no site da cantora. Mais um fato curioso ainda é que não tem local e nem horario definido. Caso o show venha a ser realizado, a noite dos namorados será de grande romantismo para os casais apaixonados.


Foto: Reprodução

Informativo Dr. Marcolino Souza Aguiar: Sangramento anal, um sinal de alerta!

  Quinta, 28.Maio.2015 às 18h54


Foto: Divulgação

Considerado uma queixa corriqueira o sangramento anal pode ser um sinal de gravidade, inicial ou tardia, de uma doença mais agressiva. Muito associado às doenças orificiais anais, principalmente às hemorróidas, por ser um sintoma comum dessa afecção, o sangramento pelo ânus deve ser investigado e valorizado. Causas mais comum de sangramento anal: Doença hemorroidária: dilatação venosa dos vasos hemorroidários, presentes no canal anal, divididas em componente externo e interno, que é responsável pela maior parte dos sangramentos anais. Podem levar também a queixas de dor, prurido (coceira), incômodo e nodulação na região anal. Fissura anal: ferimento na borda anal, causado por algum trauma, como esforço para evacuar fezes endurecidas, que gera dor intensa, sangramento e nodulação anal. Fístula anal: é um pertuito anômalo que comunica o canal anal à pele peri-anal, causando queixa de drenagem de secreção tipo purulenta, sangramento e dor anal. Doenças inflamatórias intestinais: série de patologias do intestino que cursam com inflamação do revestimento intestinal e podem desencadear sangramento, alteração do hábito intestinal, dor abdominal e diarreia. Doença diverticular do intestino: são como saculações na parede intestinal, podem levar a sangramento intenso (hematoquesia), diarreia, mal estar, dor abdominal, febre (diverticulite). Telangiectasias colônicas: são vasos de conformação anômala, aglomerados que podem vir a sangrar. Pólipos colônicos: lesões da mucosa intestinal por crescimento desordenado da mesma que eventualmente podem sangrar. Câncer de intestino: doença grave que acomete o intestino principalmente após os cinquenta anos, surgindo de uma mutação genética, com replicação e crescimento celular desgovernado, mais frequente no reto, estanho ao alcance de um simples exame, aonde pode cursar com sangramento vivo, dor, emagrecimento, alteração das características e consistência das fezes. Como citado acima o sangramento anal é um sinal comum de várias doenças do intestino e ânus, na maior parte das vezes relacionado a patologias benignas, porém pode ter ligação com uma causa bem  mais séria como o câncer intestinal. Dessa forma toda vez que presente deve ser investigado a fundo.

Dr. Marcolino Souza Aguiar
Cirurgião coloproctologista e colonoscopista
Residência de Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Sul Fluminense
Residência de Coloproctologia pelo Hospital São Rafael.

 

Policiais do PETO da 46ª CIPM são submetidos a treinamento de nivelamento técnico operacional

  Quinta, 28.Maio.2015 às 17h21


Foto: Reprodução | L12 Notícias

Nos dias 24 e  25 de  maio,  policiais militares do PETO da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM) receberam treinamento específico para otimização das atividades nos nove municípios atendidos pela companhia. Os treinos contaram com atividades de abordagem a pessoas e veículos; uso de algemas; imobilização; conduta tática de patrulha para combate urbano; resposta rápida contra emboscadas; armamento e tiro policial, treinamento físico militar, dentre outros.


Foto: Reprodução | L12 Notícias

Chapada e Porto Seguro devem receber batalhão turístico da PM, mas não há previsão

  Quinta, 28.Maio.2015 às 16h19


Foto: Divulgação

Cidades baianas com grande atrativo turístico, como Porto Seguro e aquelas da Chapada Diamantina, devem receber o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur). De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, é preciso que o batalhão se estruture na capital baiana para depois alcançar outros destinos. Um dos passos dessa estruturação é a capacitação de policiais, através do curso de policiamento turístico - com treinamento específico por região, de acordo com as peculiaridades de cada uma. Embora o curso já esteja em sua sétima edição, foi uma aula inaugural na última terça-feira (26) que deu início às atividades do batalhão. Cerca de 544 policiais devem compor o efetivo de atendimento aos turistas e baianos na capital e, segundo a assessoria da PM, o conhecimento de outros idiomas é fator prepoderante para a seleção da tropa.

Livramento: Corpos carbonizados em acidente na BA-148 podem ser de jovens dombasilienses

  Quinta, 28.Maio.2015 às 09h23


Foto: Composição | Livramento Hoje

Os corpos carbonizados em um acidente na noite desta quarta-feira (27), podem ser dos jovens Thamires Silva e José Marcos, naturais do município de Dom Basílio. José Marcos é recém-chegado de São Paulo, e o carro que foi encontrado em chamas tem as mesmas caracteristicas do veiculo de propriedade dele. Os dois jovens sairam de suas residencias na noite de ontem e até o momento não retornaram, o que levou a suspeita de que seriam eles envolvidos na tragédia. 

O ACIDENTE:

Duas pessoas morreram carbonizadas após um acidente envolvendo um veículo Golf de cor prata, placa AFO 8300- São Paulo. De acordo informações obtidas pelo Livramento Hoje, o acidente ocorreu na BA-148, próximo ao ‘4 Mata-Burro’ do perímetro irrigado, em Livramento de Nossa Senhora. O carro seguia sentido Livramento e suspeita-se que o motorista possa ter dormido ao volante, perdido o controle da direção e saído da pista, pois no local não existe marcas de frenagem. O veículo colidiu contra uma parede de concreto, destruindo-se parcialmente e vindo a pegar fogo em seguida. As polícias Militar e técnica estiveram no local do acidente para realizar os procedimentos necessários e apurar as suas possíveis causas.  Em uma rápida busca a Polícia Militar conseguiu identificar o nome do proprietário do veículo,  trata-se de Martiniano Dias da Silva.

Livramento: Duas pessoas morrem carbonizadas após acidente na BA-148

  Quinta, 28.Maio.2015 às 08h32


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Na noite de quarta-feira (27), duas pessoas morreram carbonizadas após um acidente envolvendo um veículo Golf de cor prata, placa AFO 8300- São Paulo. De acordo informações obtidas pelo Livramento Hoje, o acidente ocorreu na BA-148, próximo ao ‘4 Mata-Burro’ do perímetro irrigado, em Livramento de Nossa Senhora. O carro seguia sentido Livramento e suspeita-se que o motorista possa ter dormido ao volante, perdido o controle da direção e saído da pista, pois no local não existe marcas de frenagem. O veículo colidiu contra uma parede de concreto, destruindo-se parcialmente e vindo a pegar fogo em seguida. As Polícias Militar e Técnica estiveram no local do acidente para realizar os procedimentos necessários e apurar as suas possíveis causas. Em uma rápida busca a Polícia Militar conseguiu identificar o nome do proprietário do veículo,  trata-se de Martiniano Dias da Silva.

Livramento: Com tinta apropriada faixas de pedestres começam a serem pintadas

  Quarta, 27.Maio.2015 às 23h46


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

As faixas de pedestres das avenidas Dr. Edilson Pontes e Presidente Vargas, em Livramento de Nossa Senhora, começam a receber a nova pintura que garante a segurança dos transeuntes e dos motoristas. A sinalização horizontal precisava ser revitalizada, pois estava bastante apagada e os  serviços tiveram início na noite desta quarta feira (27). Na semana passada um morador resolveu -  por conta própria -  pintar as faixas sem nenhuma autorização do município e foi impedido por  pessoas responsáveis pelo trânsito. O caso foi parar na delegacia. Ainda segundo informações, a prefeitura de Livramento já tinha adquirido a tinta própria para a sinalização em asfalto, e só aguardava a decisão de mudar de local a faixa que fica localizada em frente a Caixa Econômica Federal, esta, fica agora localizada em frente ao supermercado Aliança. A faixa localizada em frente ao Banco do Brasil permanece.


Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Atelier de processos artísticos apresenta 'O cálice dos inocentes'

  Quarta, 27.Maio.2015 às 23h26


Foto: Divulgação

Você e sua familia são os convidados especiais para  prestigiar o trabalho de conclusão do Atelier de Processos Artísticos Duas apresentações imperdíveis na Praça Dom Hélio Paschoal, ás 20:30, sábado e domingo.