Geral

10 Abril 2018 - 08:01

Cármen Lúcia assumirá a Presidência da República na sexta-feira

Foto: STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, assumirá a presidência da República por algumas horas, a partir da próxima sexta-feira (13). Isso porque o presidente Michel Temer viajará para o Peru, onde participará da Cúpula das Américas. Cármen Lúcia assume o comando do país assim que Temer deixar o espaço aéreo brasileiro, na sexta-feira. O presidente retorna no dia seguinte, em horário a definir. Apesar de Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e Eunício Oliveira, presidente do Senado, aparecem na frente de Cármen Lúcia na linha sucessória, eles se tornariam inelegíveis no pleito deste ano caso assumissem o posto de Temer. Com isso, ambos deixarão o país no mesmo período. Eunício fará uma viagem previamente marcada ao Japão e Maia visitará o Panamá para participar de um evento. Não é a primeira vez que um presidente do STF assume interinamente a presidência da República. Em setembro de 2014, Ricardo Lewandowski foi presidente por dois dias, quando a presidente Dilma Rousseff e Michel Temer, então vice-presidente, estavam em agendas fora do país. Em 2002, foi o ministro Marco Aurélio Mello, em virtude de uma viagem de Fernando Henrique Cardoso à Europa. Na ocasião, o vice-presidente também estava fora do país e os presidentes da Câmara e o Senado acompanharam FHC em sua viagem. Os outros ministros do STF que já assumiram interinamente a cadeira de presidente da República foram José Linhares, que assumiu, com a deposição de Getúlio Vargas, de 30 de outubro de 1945 a 31 de janeiro de 1946; José Carlos Moreira Alves, em 1986; e Octávio Gallotti, em agosto de 1994.

Bahia

10 Abril 2018 - 07:46

Polícia Rodoviária Federal apreende dois fuzis e recupera carro roubado em Senhor do Bonfim

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu dois fuzis com 239 munições e recuperou um carro roubado na noite de sábado (7), após uma perseguição, na BR-407, no município de Senhor do Bonfim, norte baiano. De acordo com a PRF, os agentes ordenaram que um veículo com placa de Lauro de Freitas parasse, mas os suspeitos não obedeceram e tentaram fugir. Durante a ação o condutor do veículo realizou diversas manobras perigosas na tentativa de despistar a PRF. Após uma lombada no KM 103, os criminosos, dois homens, deixaram o veículo e fugiram a pé pelo município de Jaguari. Ainda segundo a PRF, agentes continuaram com  as buscas, mas não localizaram os suspeitos. Ao fiscalizar o carro, foram encontrados os dois fuzis, sendo um calibre 7.62 com 126 munições, e o outro calibre 556 com 113, além de três carregadores. Os policiais também constataram que o veículo utilizado era fruto de roubo. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia judiciária local.

Política

10 Abril 2018 - 00:03

Nelson Leal confirma ingresso no PP; PSL fica sem deputados na AL-BA

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O deputado estadual Nelson Leal confirmou na última sexta-feira (06) que vai se filiar ao PP. O martelo foi batido após reunião do parlamentar com lideranças políticas de sua base eleitoral. Em entrevista ao Bahia Notícias, Leal disse que estava conversando com a sigla há mais tempo e que chega ao partido para trabalha pela reeleição do governador Rui Costa, do vice João Leão, além da eleição de Jaques Wagner e do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel, ao Senado. “Vamos trabalhar para vencer a eleição em primeiro turno”, afirmou. Leal concorrerá a um novo mandato na AL-BA. Com a ida do deputado para o PP, o PSL fica sem parlamentares na Casa. Recentemente, Marcelo Nilo, Alan Castro, Manassés já tinham se desfiliado. Nilo foi para o PSB; Castro e Manassés para o PSD. Na sexta, além de Leal, Reinaldo Braga também saiu quando também nunciou filiação ao PR. 

Geral

09 Abril 2018 - 23:56

Arqueólogos descobrem urna indígena de 900 anos na Região da Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL)

Foto: Divulgação / Iphan-AL

Uma descoberta no sítio situado no antigo Quilombo dos Palmares chamou a atenção dos arqueólogos. Durante as prospecções, os pesquisadores se depararam com urna funerária indígena pré-colonial, que deve ter sido enterrada há 900 anos. O recente resgate arqueológico pode contribuir com novos estudos científicos sobre a ocupação do povo indígena na região da Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL). Até o momento, 10 urnas foram descobertas pelos profissionais que trabalham no sítio arqueológico, desde da década de 1990. O objeto foi encontrada durante pesquisa arqueológica, uma das etapas do processo de licenciamento ambiental da obra de acesso viário ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga. A construção da estrada é uma das medidas de valorização da região, reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul no ano passado. A obra de infra-estrutura demanda o resgate e salvamento do sítio arqueológico ali encontrado. As peças descobertas serão protegidas no Centro Arqueológico Palmarino, localizado na Casa Jorge de Lima. Na sequência, passará por análise dos artefatos em laboratório, higienização, registro e guarda. Segundo os arqueólogos que pesquisam a região, a urna funerária está associada à tradição dos povos indígenas extintos Aratu. A tradição tem como característica a forma piriforme (formato de pêra invertida), fechadas, a maioria das vezes, por uma tampa (opérculo coniforme).

Vitória da Conquista

09 Abril 2018 - 23:52

Governo do Estado autoriza construção de policlínica regional em Vitória da Conquista

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador Rui Costa autorizou, na última sexta-feira (6), o início imediato das obras de construção da Policlínica Regional de Saúde da região de Vitória da Conquista. Com investimento de R$ 22,6 milhões, o equipamento oferecerá atendimento em 18 especialidades. "A Policlínica vem para completar os serviços dos postos de saúde. Eu entendo que a melhor política pública de saúde é aquela que faz prevenção, ou seja, que evita que as pessoas fiquem doentes ou evita que o problema se agrave. Muitos municípios não possuem determinadas especialidades ou não dispõem de serviços de exames mais complexos. É aí que entra a Policlínica Regional, que vai funcionar neste modelo que eu acredito muito, que é o consórcio de saúde, reunindo as cidades da região para que cada população tenha acesso ao atendimento nesta unidade", destacou Rui. Até o momento, 28 municípios fazem parte do consórcio de saúde que irá utilizar os serviços da policlínica. A unidade atenderá a demanda de 648 mil baianos das seguintes cidades: Vitória da Conquista, Anagé, Barra Da Choça, Belo Campo, Bom Jesus Da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Mirante, Nova Canaã, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeira Do Largo e Tremendal.

Geral

09 Abril 2018 - 23:41

Família de gerente do Banco do Brasil foi mantida refém durante tentativa de assalto a agência em Barra da Estiva

Foto: Reprodução | Whatsapp Blog Regional

Desde a manhã desta segunda-feira (09), informações preliminares indicavam que o gerente do Banco do Brasil do município de Barra da Estiva poderia estar sendo mantido refém de criminosos dentro da agência, situada no centro da cidade. A Polícia  Militar se posicionou no local, o gerente saiu da unidade acompanhado dos policiais, momentos depois, mas  não havia informações que confirmassem um  suposto assalto ou sequestro em andamento. Porém, no início da tarde, a Polícia Militar declarou que  08 indivíduos, armados com 04 pistolas, 01 revólver e 01 arma longa, utilizando um veículo Fiat Palio roubado  de placa  PKA-2477/Salvador, cor vermelha, um Fiat Uno branco e outro veículo desconhecido, sequestraram familiares do gerente. A família foi abordada em casa pelos sequestradores por volta de 22h do domingo (08) e  4h de hoje deslocaram com a família para Cascavel, em Ibicoara, deixando o gerente para liberar dinheiro, mas este não conseguiu, pois o cofre estava bloqueado pelo sistema. A família foi liberada às 10h30min, na Subestação em Cascavel.

Saúde

09 Abril 2018 - 08:15

Dicas de Dr. Ricardo Barbosa sobre uso correto dos colchões

Foto: Divulgação

Dormir nem sempre significa descanso de verdade, porque o colchão e o travesseiro podem não serem os mais adequados para um determinado tipo físico. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de comprar um colchão ou travesseiro para evitar noites mal dormidas, dores no corpo e problemas de coluna.  As pessoas passam aproximadamente um terço de suas vidas dormindo, uma pessoa de 71 anos, por exemplo, passou pelo menos 23 anos dormindo. Na hora de comprar um colchão ou travesseiro, deve-se levar em conta o peso do consumidor, a qualidade do produto e a preferência por conforto ou necessidades especiais.

Dicas de Dr. Ricardo Barbosa sobre uso correto dos colchões

Foto: Divulgação

O colchão ideal deve ser firme o bastante para suportar o peso corporal e flexível o suficiente para acomodar as saliências físicas (quadril, ombros e joelhos) a coluna vertebral na posição correta. O principal é que seja novo, de boa qualidade e tenha as especificações do biótipo do paciente. Durante o período de sono, o colchão deve manter a postura correta da coluna, proporcionar o relaxamento muscular, a livre circulação sanguínea e a transpiração. Para aumentar a vida útil do seu colchão, gire-o horizontalmente, invertendo o lado dos pés e da cabeça. Esta operação deve ser repetida a cada três meses.

 

Confira agenda da semana do Dr. Ricardo Barbosa:

Segunda, 09/04/18 Clínica Vida em Tanque Novo. Terça, 10/04/18 Clínica Yamma em Caetité. Quarta, 11/04/18 Clínica Ame em Livramento. Quinta, 12/04/18 Clínica João Carlos em Boquira. Sexta, 13/04/18 Clínica Sorriso Fácil em Oliveira e Clínica São Lázaro em Ibotirama.

Geral

08 Abril 2018 - 11:15

Joaquim Barbosa assina filiação ao PSB e deve ser candidato à presidente

Foto: Reprodução

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa aproveitou a sexta-feira (06) com o foco na iminente prisão de Lula para assinar sua ficha de filiação ao PSB. Nesta tarde ele ainda se encontra com o presidente da sigla, Carlos Siqueira. Barbosa havia solicitado que a formalidade fosse discreta, sem festa e nem discurso político. Ele quis evitar associações entre a sua entrada no partido e a mobilização nacional em torno da prisão do petista. Barbosa vinha avaliando sua filiação ao partido, que o convidou de olho no potencial eleitoral do ex-ministro. Pesquisas qualitativas de conhecimento de socialistas apontam que ele pode ser o grande destinatário de votos com a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da disputa eleitoral. Segundo dirigentes partidários, há maioria na legenda a favor da candidatura de Barbosa, mas a ideia vinha enfrentando resistências internas, principalmente entre os que desejam disputar governos estaduais e temem que uma campanha presidencial abocanhe muito dos recursos do fundo eleitoral. Após a filiação, o partido deve organizar, aí, sim, um ato político para marcar a entrada de Barbosa no PSB.

Brasil

08 Abril 2018 - 10:34

Apagão nas regiões Norte e Nordeste foi provocado por falha humana, diz ONS

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Uma falha humana está por trás do apagão no sistema elétrico que afetou o Norte e o Nordeste do país no dia 21 de março. Foi o que afirmou nesta sexta-feira (6) o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata. “É sempre chato admitir uma falha humana”, disse Barata, durante coletiva de imprensa convocada para explicar as causas da falha que deixou municípios de 14 estados no escuro. Segundo o ONS, a falha está relacionada a um sistema especial de proteção aplicado na Linha de Transmissão Xingu-Estreito. “Alguém programou um ajuste e esse foi um ajuste indevido”, afirmou o diretor-geral do órgão. Barata enfatizou, ainda, que o ONS não foi informado sobre esse ajuste. Em termos gerais, conforme explicou o diretor, esse ajuste funciona como um disjuntor usado para manter a segurança da linha de transmissão. A falha interrompeu o fornecimento de energia elétrica em municípios 14 estados do Norte e do Nordeste. Foram ele Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Como o sistema nacional é interligado, as outras três regiões do país também tiveram reflexos da falha. 
 

Política

08 Abril 2018 - 10:25

Prefeito de Feira de Santana renuncia cargo e vai ser candidato ao Governo do Estado

Foto: Reprodução

José Ronaldo (DEM) anunciou que deixa o cargo de prefeito de Feira de Santana para concorrer ao governo do estado da Bahia nas eleições de outubro. A decisão foi anunciada oficialmente durante entrevista coletiva realizada na manhã de sábado (07), onde José Ronaldo esteve ao lado do prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM). Quem assume a gestão municipal é o vice de Feira de Santana, Colbert Martins Filho. José Ronaldo estava no quarto mandato como prefeito, reeleito pela última vez em 2016. Os dois primeiros mandatos ele exerceu de 2001 a 2008. Ele já disputou o cargo de senador na eleição de 2014, mas não se elegeu. Foi vereador em Feira de Santana, deputado estadual e deputado federal. José Ronaldo tem 66 anos e é administrador de empresas. O vice-prefeito Colbert Martins Filho é médico e tem 65 anos. Ele já foi candidato a prefeito de Feira de Santana em três oportunidades, mas não se elegeu. Foi deputado estadual e deputado federal. Também foi sub-secretário de saúde do estado e é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Polícia

08 Abril 2018 - 10:14

Conquista: inspeção acha 26 celulares, drogas e até Viagra com detentos

Foto: Divulgação/PM

Vinte e seis celulares foram encontrados nas mãos de detentos no Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, durante uma inspeção realizada na última sexta-feira (6) pela Polícia Militar, com o apoio de agentes penitenciários. A vistoria percorreu os módulos I e II, além da ala feminina. Entre os materiais apreendidos estavam ainda 19 tabletes, 32 gramas e uma "peteca" de maconha, 37 petecas de cocaína, R$ 452 em espécie, cinco alicates de unha, chips, carregadores, cartões de memória, baterias, fones de ouvido e até Viagra. Os itens ilegais e os presos infratores foram encaminhados ao Disep (Distrito Integrado de Segurança Pública) local.

Saúde

08 Abril 2018 - 10:10

Confira agenda da CLIMEDI da próxima semana

Foto: Divulgação

Geral

08 Abril 2018 - 09:59

Lula passa 1ª noite preso na Polícia Federal

Foto: Ricardo Moraes/Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite de ontem a Curitiba, onde começará a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de prisão pela condenação no caso do triplex em Guarujá (SP). O petista foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum. Lula pousou no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, às 22h01. De lá, seguiu de helicóptero até a Superintendência da PF na capital paranaense, onde pousou às 22h28. Por ordem de Moro, o ex-presidente ficará preso em uma sala especial de 15 metros quadrados, no 4º andar do prédio da PF, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal. Também foi autorizada a instalação de um TV no local. O espaço reservado é um direito previsto em lei.

 

Livramento

06 Abril 2018 - 18:31

Primeira noite da Cruzada Fé e Milagres teve curas, libertação e salvação em Livramento

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Assim como em todo lugar por onde passa a Cruzada Internacional Fé e Milagres, em Livramento de Nossa Senhora não foi diferente, uma multidão de pessoas foi ouvir a mensagem da Cruz, que Salva, cura e liberta. A união da igrejas evangélicas que durante 21 dias oraram e até jejuaram para que milagres e maravilhas fossem vistos no evento deixou uma atmosfera espiritual propícia para o Espirito Santo agir. O Evangelista Internacional Rubens Cunha foi o preletor da noite e quem foi na Cruzada pode ver pessoas sendo libertas e milagres realizado. A Cruzada Internacional Fé e Milagres é uma realização da Missão Cristã de Evangelismo Mundial, e tem o apoio do material humano das igrejas evangélicas do município.

Política

06 Abril 2018 - 10:37

Recém-exonerado da Seagri, Vitor Bonfim deve deixar PDT e seguir para PR

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O agora ex-secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, deputado Vitor Bonfim deve trocar o PDT pelo PR. Em entrevista ao Bahia Notícias na manhã desta sexta-feira (6), o presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça Junior, afirmou que não está sabendo de nada. “Comigo ele não comentou nada. Só perguntando a ele”, disse. Questionado se a possível desfiliação soaria como falta de ética do parlamentar, Félix disse que sim. Procurado pela reportagem, Bonfim não atendeu as ligações. Já o presidente do PR-BA, José Carlos Araújo, contou ao BN que o próprio Bonfim procurou primeiramente o deputado José Rocha (PR) e, posteriormente, o procurou. “Falta assinar a ficha de filiação. Só depende dele”, apontou.