Bahia

14 Setembro 2018 - 22:24

Município de Jequié completa 30 dias sem mortes violentas; a redução foi de 700%

(Foto: Reprodução)

O município de Jequié completou, nesta quinta-feira (13), 30 dias sem Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), identificados como homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Quando comparado com o mesmo período de 2017, a redução foi de 700% nesse tipo de morte. De acordo com o titular da Delegacia Territorial (DT/ Jequié), Moabe Macedo, os números são consequência de uma operação realizada com o apoio da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (Coordip) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que revelou que os principais mandantes dos homicídios estavam no sistema prisional. “Conseguimos a transferência de alguns integrantes das quadrilhas para o Presídio de Serrinha e reduzimos os índices”, revelou. O último CVLI na cidade teve motivação passional e o criminoso já foi identificado. “Carlos dos Santos Xavier, assassino do guarda municipal Washington Sousa Pereira, vem sendo procurado. Pedimos o apoio da população na sua busca”, esclareceu o delegado. Além disso, as revistas realizadas nas celas e as operações realizadas nas ruas contribuíram com a redução. O comandante do 19ª Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Itamar Gondim, revelou que as unidades especiais e ordinárias intensificaram as patrulhas fora do sistema penitenciário para chegar aos executores.

Bahia

14 Setembro 2018 - 22:15

Santa Maria da Vitória: Mulher é presa acusada de envenenar casal de idosos com bebida

(Foto: Divulgação / SSP)

Uma mulher foi presa nesta sexta-feira (14) acusada de envenenar um casal de idosos, após eles realizarem o saque de um benefício. As investigações realizadas pela equipe da Delegacia Territorial (DT), de Santa Maria da Vitória. Imagens de câmeras de segurança de uma loja flagraram a suspeita, identificada como Edna Cortes de Araújo Rego, oferecendo um suco para os dois idosos, que passaram mal após consumir a bebida. As vítimas foram socorridas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiram. Edna, que assim como o casal, é moradora do povoado de Vila São João, é prima de uma das vítimas. De acordo com informações apuradas pela equipe da DT/Santa Maria, a acusada ainda foi vista realizando pagamentos e compras, dias após o crime. Após o cumprimento do mandado de prisão preventiva, Edna deverá ser encaminhada para o sistema prisional. As investigações seguem, até a conclusão do inquérito policial.

Bahia

14 Setembro 2018 - 13:10

Bahia tem número insuficiente de leitos de UTI pelo SUS

(Foto : Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Bahia tem apenas 899 leitos de Unidade de Terapia Intensiva disponíveis pelo SUS, o que corresponde a menos de um leito para cada 10 mil habitantes. A informação é de um levantamento divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O estado ocupa a 6ª pior posição no país, atrás de Amapá, Roraima, Pará, Piauí e Maranhão. Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é que haja de um a três leitos de UTI para cada grupo de 10 mil habitantes. A situação só é registrada em dez estados do Brasil: Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, Rondônia e Sergipe. No âmbito das capitais, Salvador ocupa a 13ª colocação, com 1,88 leito do SUS para cada 10 mil habitantes. Os melhores resultados foram registrados em Vitória, Recife e Porto Alegre.  Em todo o país, a oferta de vagas pelo SUS é de apenas 1,04 leito para cada 10 mil habitantes. Já para beneficiários de planos de saúde é de 4,84 leitos, quase cinco vezes maior do que o disponível na rede pública.

Chapada Diamantina

14 Setembro 2018 - 12:48

Chapada Diamantina: Incêndio na Serra do Tromba é controlado após 5 dias

(Foto: Divulgação)

Após cinco dias de devastação da mata nativa, o incêndio na Serra do Tromba, em Piatã, na Chapada Diamantina, foi finalmente controlado, informou o Corpo de Bombeiros da Bahia, em comunicado divulgado na noite desta quinta-feira (13). “As equipes, compostas por 20 Bombeiros Militares da Bahia, e por brigadistas das cidades de Piatã e Abaíra, vão continuar monitorando de forma minuciosa, percorrendo todo o perímetro por aproximadamente 72 horas”, diz o boletim. O monitoramento é necessário porque, segundo explica o Corpo de Bombeiros, “a região é rica em nascentes e tem muita matéria orgânica no subsolo, podendo ocorrer incêndio subterrâneo”. O comunicado diz ainda que “ainda não se sabe as causas do incêndio” e não informa o tamanho da área atingida. A Secretaria de Agricultura de Piatã, sem citar números precisos, estima que centenas de hectares foram atingidos pelas chamas. A Serra do Tromba, onde ocorreu o incêndio, é onde estão as nascentes do Rio de Contas, que passa por 14 cidades da Bahia, até desaguar no mar, em Itacaré, no Sul do estado. As informações são do Correio da Bahia.

Eleições 2018

14 Setembro 2018 - 12:28

Marquinho Viana critica Marcelo Nilo e diz 'Não pode acender vela para Deus e outra para o Diabo'

(Foto: Wilker Porto / Agora Sudoeste)

O deputado Marquinho Viana, líder do PSB na Assembleia Legislativa da Bahia, se posicionou contra o apoio público que o também deputado estadual Marcelo Nilo declarou ao candidato a senador Jutahy Júnior. “Você não pode acender vela para Deus e outra para o Diabo. Como líder da bancada não concordo com isso. Se estamos na base de Rui, temos que apoiar Jaques Wagner e Angelo Coronel para o Senado. Essa atitude de Nilo parece picuinha”, declarou Viana. Segundo informações do Bahia Notícias, mesmo na base do governador Rui Costa, nomes importantes do Partido Socialista Brasileiro, como Nilo, tem declarado voto para candidatos distintos ao Senado. Boa parte da legenda resolveu apoiar Jaques Wagner (PT) sem apoiar a candidatura de Angelo Coronel, após a senadora Lídice da Mata (PSB) ser excluída do grupo majoritário petista. “Como você vai apoiar um senador a favor de Rui [Wagner] e um contra Rui [Jutahy]? Se Lídice aceitou ser tirada da chapa, temos que participar do projeto do governador como um todo”, bradou Viana sobre o assunto. “Se Lídice não tivesse aceitado a situação, o PSB teria rompido com o governo. O que não podemos é fatiar os votos. Como líder da bancada eu digo que Leonelli e Marcelo Nilo estão errados”, completou", observou Viana, que ainda completou dizendo “Temos que marchar juntos. Caso não, melhor era sair da base do governo”.

Informe Publicitário

11 Setembro 2018 - 16:38

Neste domingo tem festa em Livramento, que tal pegar aquele Bronze Natural no Spa Acqua Bronze e curtir com aquela marquinha?

(Foto: Divulgação)

Bronzeamento Natural com fita isolante vem ganhando espaço na capital da manga em Livramento, por oferecer a suas clientes conforto e privacidade sem precisar ir à praia. Lugares especializados nesse tipo de serviço fazem com que, quem queira obter uma marquinha de biquíni, não precise se expor em ambientes públicos. O Spa Acqua bronze é administrado pela personal bronze Tamyres Andrade, que oferece um ambiente aconchegante com piscina e total comodidade pra suas clientes. Além do serviço de Bronzeamento Natural com fita ou biquíni, oferecemos também esfoliação corporal, banho de lua, design de sobrancelhas, maquiagem, cílios fio a fio e unhas em gel. O espaço fica localizado na Rua José Meira Tanajura, Nº 186. Celular Whatsapp (77) 99917-9757. Siga o nosso Instagram @spa_acquabronze.

 

Saúde

11 Setembro 2018 - 16:21

Livramento tem nova secretária de Saúde e Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde

(Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de N. Senhora (SESAU) está com uma nova secretária, a enfermeira Kyara Aguiar assumiu na última quinta-feira (06). Na manhã de ontem (10) em reunião com os coordenadores, diretores e profissionais da SESAU, com as presenças da secretária de administração Elaine Ribeiro e do assessor Jânio Soares. Kyara Aguiar é enfermeira, formada desde 2004, pela Universidade de Marília, pós-graduada em obstetrícia, com mais de 12 anos de experiência em estratégia de saúde da família, também já foi coordenadora de PSF. Nessa mesma reunião Christiane Cezar, que já fazia parte da equipe, também foi apresentada como a nova Diretora do Departamento de Atenção Básica e Vigilância em Saúde.
 

Eleições 2018

11 Setembro 2018 - 15:59

Rui, Wagner e Coronel fazem Correria em cidades da Região; Livramento não consta no roteiro

(Foto: Composição | Patrick Cassiano | Blog Regional)

Na quinta semana com o candidato à reeleição pelo PT, Rui Costa, percorrendo o município de Brumado e mais cinco cidades dos territórios de identidade Sertão Produtivo e Sudoeste Baiano. A caminhada, que tem início na próxima sexta-feira (14), a partir das 9h, em Guanambi, vai contar com a comitiva da Coligação “Mais Trabalho por Toda a Bahia”, formada também pelos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD). Em seguida será a vez de Caetité, Rio do Antônio, Brumado, Aracatu e finaliza em Anagé. Nesta semana, Rui vai passar por 18 cidades do interior do Estado, completando o roteiro de 120 visitas previstas até o final do período eleitoral. Confira a programação completa: Sexta-feira – 14/09: 9h – Caminhada em Guanambi; 11h – Caminhada em Caetité; 13h – Caminhada em Rio do Antônio (Distrito de Ibitira); 15h – Caminhada em Brumado; 17h – Caminhada em Aracatu e 19h – Caminhada em Anagé. O município de Livramento de Nossa Senhora ficou fora deste roteiro.

Geral

11 Setembro 2018 - 15:56

Bolsonaro deixa UTI e faz primeira refeição no hospital

(Foto: Reprodução)

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) deixou a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e nesta terça-feira (11) a primeira refeição por via oral. Nas redes sociais, o candidato disse que viveu um "grande dia" em Juiz de Fora, Minas Gerais, apesar de ter sofrido um atentado. "Nada apagará a chama da esperança que presenciamos nos olhos de cada um presente neste grande dia! Obrigado Juiz de Fora! Obrigado Minas Gerais!", postou, na conta dele no Twitter. Um novo boletim médico deve ser divulgado ainda hoje.

Livramento

11 Setembro 2018 - 15:45

Por conta da seca prefeitura de Livramento decreta Situação de Emergência em áreas do município

(Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional)

Através do Decreto de nº 222/2018, de 10 de setembro de 2018, a Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora declarou Situação de Emergência em áreas  município. O executivo municipal considera que  este é um efeito climático de estiagem da região semiárida nordestina, deixando à microrregião dos distritos de Iguatemi, São Timóteo e Itanagé, em situação de precariedade de água. Ressalta, que tais regiões não têm disponibilidade de água potável para consumo humano; e  em decorrência dos danos derivados da referida estiagem, muitas localidades estão tendo que ser abastecidas com carros pipa. Com base nas informações constantes no sistema S2ID, as regiões afetadas se enquadram nos dispositivos legais da Instrução Normativa n.º 02/2016 do Ministério da Integração Nacional e que  o parecer do Conselho da COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), relata a ocorrência da estiagem, sendo favorável à declaração de Situação de Emergência. Esta situação de anormalidade é válida apenas para as áreas deste município comprovadamente afetadas pelos desastres, conforme prova documental estabelecida pelo Formulário de Informação do Desastre-FIDE.

Entretenimento

11 Setembro 2018 - 15:38

Apaixona Caiçara: Corra que o 3º lote ta acabando;vem aí virada de preço

(Foto: Divulgação)

Está chegando o dia mais esperado do ano por Livramento e região! A realização do evento que se tornará indiscutivelmente histórico na cidade, será dia 16 de Setembro no próximo domingo, a partir das 17:00 horas! Tendo como uma das atrações, Devinho Novaes, o maior fenômeno da música atualmente em todo país! Isso gerou um sucesso de vendas estrondoso, que garante um recorde de público jamais visto na história de Livramento! O terceiro lote de ingressos já foi 60% vendido, de uma forma surpreendente! Pessoas de todas as regiões e várias cidades do Brasil estarão presentes nessa festa, e você não pode ficar de fora! Adquira já o seu ingresso, pois restam apenas 40% do lote! Isso mesmo! Um evento com uma super estrutura, som e iluminação de última geração, com o maior camarote que já existiu! Chame sua turma e venha fazer parte da festa que fará você se apaixonar! O fluxo dos fluxos ainda contará com a Banda Reneychas e Boteco das Amigas! Está simplesmente imperdível! Vá até um dos pontos de vendas mais próximo de você e garanta essa mega oportunidade! Apaixona Caiçara, mais uma vez tudo diferente e completamente imperdível!

Dom Basílio

11 Setembro 2018 - 15:08

Dupla armada assalta comércio de produtos agrícolas em Dom Basílio

(Foto: Reprodução)

Usando capacetes para cobrir os rostos, dois indivíduos invadiram e assaltaram uma casa que comercializa produtos agrícolas, em Dom Basílio. O crime aconteceu segunda-feira (10) e câmeras do circuito de segurança do comércio registraram a ação dos criminosos. Um dos assaltantes portava arma de fogo e exigiu dos funcionários toda quantia em dinheiro do local, bem como um malote que estava no comércio. A dupla fugiu posteriormente a bordo de uma motocicleta. A Polícia Civil investiga o caso.

Eleições 2018

11 Setembro 2018 - 15:02

TRE rejeitou 154 registros de candidatura na Bahia

(Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou 154 registros de candidatura na Bahia, conforme último levantamento divulgado pelo Ministério Público Eleitoral. O MP informou que apresentou ao TRE 14 ações de impugnação e 219 pedidos de indeferimento de candidaturas para os diversos cargos em disputa nas eleições de 2018. Das ações de impugnação, sete tratam da Lei da Ficha Limpa. Os demais casos envolvem o não preenchimento de condições de elegibilidade e registrabilidade, em especial: ausência de prova de desincompatibilização e de prova de filiação partidária válida. 

Chapada Diamantina

11 Setembro 2018 - 14:54

Incêndio que dura três dias atinge Serra da Tromba, região da Chapada Diamantina

(Foto: Reprodução | TV Bahia)

Um incêndio de grandes proporções, que começou há três dias, se alastra pela Serra da Tromba, região localizada entre os municípios baianos de Abaíra e Piatã, na Chapada Diamantina. Segundo reportagem da TV Bahia, equipes de brigadistas voluntários já foram encaminhados ao local para tentar conter as chamas. Moradores afirmam que os primeiros focos do incêndio começaram a aparecer na região da nascente do Rio de Contas, que corta 14 municípios baianos.

Eleições 2018

11 Setembro 2018 - 14:39

PT confirma Fernando Haddad como candidato à Presidência

( Foto: Nelson Almeida/AFP)

A Executiva Nacional do PT confirmou em reunião nesta terça-feira, 11, em Curitiba, o nome do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como o candidato do partido à Presidência da República e Manuela d'Ávila como vice na chapa. Haddad vai substituir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja candidatura foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Lima, por causa de sua condenação em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão foi tomada no prazo final de 10 dias estipulado no dia 1º pelo ministro Luís Roberto Barroso, para que o partido promovesse a substituição do nome do cabeça da chapa petista. Participaram da reunião em um hotel no centro de Curitiba, além de Haddad, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), a ex-presidente cassada Dilma Rousseff, o senador Lindbergh Farias (RJ) e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, além de outros dirigentes petistas. Após a reunião, a cúpula petista segue para a vigília pró-Lula montada em frente ao prédio da Superintendência da Polícia Federal, onde o ex-presidente está preso desde 7 de abril. No local, está sendo montada uma estrutura para o anúncio do futuro do PT nas eleições presidenciais. A militância do partido foi convocada para o ato, previsto para 15h. Antes do anúncio, Haddad deve se encontrar novamente com Lula. Pela manhã, ele já esteve com o ex-presidente.