Esse período tem 218 posts encontrados
Um suspeito foragido da Justiça por roubo foi preso na sexta-feira (13), na cidade de Vitória da Conquista, por equipes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Os militares realizavam rondas ostensivas, quando avistaram o procurado. As viaturas patrulhavam pelo bairro de Morada dos Pássaros I, quando abordaram o foragido. De acordo com o comandante da unidade, major Vagner Ribeiro Almeida, foi constatado que havia uma ordem judicial, após consulta no sistema. Os militares conduziram o assaltante para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) da cidade e, logo depois, para o Conjunto Penal.
Suspeitos de homicídios e tráfico de drogas são alvos da Operação Pacificatio, deflagrada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), em Feira de Santana, na manhã da sexta-feira (13). Durante as ações foram presos dois homens e dois adolescente foram apreendidos. Também foram encontradas porções de maconha, cocaína, uma pistola 9mm e um revólver calibre 38. Levantamentos de inteligência e apurações de informações do Disque Denúncia contribuíram para as ações. A diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo pontua a importância das investigações em campo. "Também é muito relevante a coleta de dados durante estas incursões, pois estes subsidiarão novos desdobramentos em apurações e em atividades de inteligência policial", informou. Mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos nos bairros de Bairros Mangabeira, Tomba, Conceição, Serraria Brasil, Queimadinha, Jardim Cruzeiro, George Américo e Feira X. Participam da operação policiais da da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) do Depin e Cati Leste, de Santo Antônio de Jesus, das Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Feira de Santana, de Itaberaba, de Santo Amaro, de Santo Antônio de Jesus e de Serrinha, além das Delegacias de Furtos e Roubos (DRFR/Feira), de Homicídios (DH/Feira), para o Adolescente Infrator (DAI), Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) e as 1a e 2a Delegacias Territorias (DTs), de Feira.
A Coelba removeu, em 2022, a maior quantidade de fios irregulares de telecomunicação da história. No ano passado, foram retiradas cerca de 200 toneladas de cabos e equipamentos de telefonia e internet instalados irregularmente em toda a Bahia, uma média de 545 quilos por dia. O resultado histórico é fruto das ações integradas da distribuidora, que neste ano aumentou o número de técnicos na fiscalização dos postes. Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia para a população, a retirada desses equipamentos garante a segurança das pessoas e evita incêndios em fiações. O volume de cabos removidos no ano passado é cerca de 260% superior a 2021. Para alcançar o resultado, os técnicos da distribuidora realizaram cerca de 60 mil fiscalizações em todo o Estado. Em campo, as equipes técnicas fazem a remoção dos cabos e das caixas irregulares de internet. Os equipamentos que não respeitam os padrões técnicos, como switches e cabos UTP/STP e que são energizados a partir de uma ligação clandestina, se tornam um dos maiores ofensores na ocorrência de incêndios nas redes. "O nosso trabalho é diário. Todos os dias estamos em algum local para organizar a rede e eliminar os riscos causados pelas empresas clandestinas ou mesmo pelas autorizadas, mas que estão com os cabos fora do padrão de segurança exigidos pelo setor. O desafio para o ano de 2023 é continuar fortalecendo a nossa atuação com foco em prover uma ocupação racional dos nossos postes.", destacou a supervisora de Projetos da Coelba, Hannah Miranda. A distribuidora também realiza a notificação às empresas que estão com os fios fora dos padrões técnicos de segurança e descumprindo o contrato firmado com a Coelba. No ano passado, mais de 25 mil notificações foram emitidas. O número é 174% superior quando comparado a 2021. Complementar às atuações em campo da distribuidora, o cliente também pode ser um aliado da Coelba no combate às ligações irregulares de internet e telefonia. No site da distribuidora, é possível verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular. Para acessar, basta seguir os seguintes passos: Acesse o site > na página principal, selecione "Atendimento > "Compartilhamento de postes" > clique em "Empresas de Telecom Habilitadas".
Operadoras irregulares
O número de operadoras atuando de maneira irregular na Bahia vem crescendo à medida que o serviço está sendo demandado. A distribuidora estima que, das 711 empresas autorizadas pela Anatel para atuar no Estado, apenas 102 têm contrato com a distribuidora.
Para mudar este cenário, a Coelba criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail [email protected], para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.
Responsabilidade de manutenção
A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Coelba tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação representa. Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.
Na tarde de sábado (14), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, em seu gabinete no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com representantes da Educação e Desenvolvimento Rural para alinhar as estratégias que vão garantir, para o ano de 2023, o cumprimento da Lei Federal n° 11.947, que prevê que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e seus empreendedores.
"A cada ano, a gente vai melhorando e incluindo na alimentação escolar do estado da Bahia produtos da agricultura familiar. Então, a além da gente oferecer uma boa alimentação, a gente gera renda no bolso da agricultura familiar. Nos reunimos hoje com essa intuição: duas secretarias que são responsáveis, uma pela compra e a outra por estimular que cooperativas e associações possam oferecer preço justo, com qualidade e cuidando do meio ambiente. Fizemos uma reunião preparatório para que, nesses próximos dias, a gente anuncie os valores e os produtos por escola na rede estadual", explicou o governador.
Capacitação dos gestores escolares, itens do cardápio, logística entre fornecedores e colégios, ajustes nos processos de compras e editais, entre outros aspectos foram discutidos com o objetivo de elaborar um plano de monitoramento da execução do programa de alimentação escolar. Participaram da reunião a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, a procuradora geral do Estado, Bárbara Camardelli, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Adriano Costa, o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, entre outros gestores. "A integração da SEC com a SDR, que apoia a agricultura familiar e toda a sua qualificação e estruturação, é imprescindível para que o objetivo seja alcançado, que é ter o alimento de qualidade vindo da agricultura familiar também na alimentação escolar e, por outro lado, contribuir para que esse recurso financeiro investido parte pelo governo federal e parte pelo governo estadual chegue à economia gerada e existente a partir da agricultura familiar", complementou a titular da Educação.
Estudo publicado na revista eBioMedicine revela que beber água em quantidades recomendadas e manter-se hidratado ajudam a retardar o processo de envelhecimento nos seres humanos e previnem doenças crônicas. A pesquisa foi feita pelo National Institutes of Health (NIH), dos EUA. A hipótese foi inspirada por estudos anteriores com camundongos nos quais a restrição de água ao longo da vida, aumentando o sódio sérico em 5 mmol/l, causou alterações degenerativas e encurtou a vida do roedor em seis meses, o que corresponde a cerca de 15 anos da vida humana. O levantamento atual envolveu cerca de 15,7 mil participantes entre 45 e 66 anos e acompanhamento por 25 anos. A avaliação demonstrou que o nível de sódio no sangue era maior entre pessoas que não se hidratavam bem. Os cientistas concluíram que pessoas cujo sódio sérico na meia-idade excede 142 mmol/l têm maior risco de serem biologicamente mais velhas que suas idades cronológicas (50%), desenvolver doenças crônicas (39%) e morrer mais jovens (21%). “Como a diminuição da hidratação é um dos principais fatores que elevam o sódio sérico, os resultados são consistentes com a hipótese de que a diminuição da hidratação pode acelerar o envelhecimento. Pesquisas mostram que mais de 50% das pessoas não bebem as quantidades recomendadas de líquidos. O estudo, porém, não especificou qual volume de água é recomendado por dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta beber ao menos dois litros por dia.
Na manhã desta sexta-feira (13), a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Brumado, deflagrou operação e cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de uma pessoa no bairro Baraúnas, suspeita de ter envolvimento na prática do homicídio ocorrido naquele mesmo bairro no último dia 07 de janeiro, ocasião em que um homem foi assassinado por disparo de arma de fogo. Durante a operação foram apreendidos: 01 submetralhadora cal. 9mm e munições de mesmo calibre; 01 revólver cal.38 e munições de mesmo calibre, 374g de substância análoga a maconha separa e pronta para a venda/consumo; 97g de substância análoga a cocaína separada e pronta para a venda/consumo; 01 moto Honda Bros utilizada para traficar entorpecentes no bairro Baraúnas; balanças de precisão; caderno de anotações; faca tática; dinheiro; luvas e máscaras de rosto (brucutus). Duas pessoas foram presas em flagrantes pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas, porte de arma de fogo e posse de arma de fogo de uso permitido, encontrando-se à disposição da justiça.
A partir da próxima segunda-feira (16) começa o prazo de inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. As inscrições vão até o dia 20 de janeiro, e devem ser feitas pelo Sistema Revalida. O valor da taxa de inscrição é R$ 410, e deve ser paga até o dia 26 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). A prova será aplicada no dia 5 de março em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o profissional que desejar participar do Exame, precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter diploma de graduação em medicina expedido por uma instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem ou órgão equivalente.
Etapas
O exame é composto por uma etapa teórica e outra prática que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A primeira etapa (teórica) é formada pela avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, composta por cinco questões. Quem for aprovado na primeira etapa estará apto para se submeter a avaliação prática. O edital com o cronograma para a realização da segunda etapa ainda será divulgado pelo Inep. Aplicado desde 2011, o Revalida tem por objetivo subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O ano começou para os baianos com dois aumentos da gasolina e do diesel pela Refinaria Mataripe, administrada pela Acelen. A refinaria reajusta os preços periodicamente e, neste início de ano, já foram realizados dois aumentos nos combustíveis. Nos dias 1º e 5, a Acelen aumentou em R$ 0,42 o preço da gasolina A e R$ 0,35 o litro do diesel S10 para as distribuidoras. Até o dia 29 de dezembro, o preço médio do litro da gasolina na Bahia era de R$ 5,00. Entre 30 e 31 subiu para R$ 6,00. Em algumas região já era comercializado a R$ 6,20. Atualmente o valor da gasolina está na média de R$ 5,60. Além dos aumentos da refinaria, apesar da desoneração do PIS/Cofin e Cide, houve aumento do ICMS com impacto representativo no custo de aquisição dos produtos pelas distribuidoras e pelos postos revendedores. “Com os dois reajustes da Acelen e mudança no preço de referência do ICMS, na Bahia, somente no diesel, o aumento do imposto estadual foi de R$ 0,23, informa o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas. O Sindicombustíveis Bahia ressalta que os preços no Brasil são livres e que os tributos são parcela do valor final dos combustíveis. A composição de preços dos produtos depende de outros agentes do setor, como refinaria, adição de biocombustíveis, transportadoras e distribuidoras, dentre outros.
Um homem acusado de latrocínio e homicídio, ambos ocorridos na cidade de Jequié, foi preso no estado de São Paulo, por força de um mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Jequié. A prisão foi realizada pela Polícia Militar paulista durante abordagem de rotina. De acordo com a Polícia Civil, o crime de latrocínio ocorreu no dia 22 de junho de 2021 e teve como vítima a pessoa de Ramom Jesus Souza. Já o crime de homicídio, ocorrido no dia 09 de setembro de 2021, a vítima foi Rodrigo Souza da Fonseca, vulgo “Rô”. No crime de latrocínio, a Polícia Civil conseguiu identificar o acusado através de um intenso trabalho de acompanhamento e monitoramento de câmeras de videomonitoramento. Nas imagens foi possível verificar que a vítima do latrocínio não quis entregar a motocicleta ao acusado, inclusive chegou a arremessar seu próprio aparelho celular em um matagal, o que irritou os criminosos. Em relação ao crime de homicídio, segundo a Polícia Civil, o próprio acusado confessou, na presença de sua advogada constituída, sua participação no fato criminoso. A motivação do homicídio foi, à época, a “guerra” entre facções criminosas, já que o acusado integrava uma facção.
O ex-estudante de odontologia apontado por lesão corporal e exercício ilegal da profissão em cidades da Bahia, foi preso novamente na quinta-feira (12), ao desembarcar no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. Paulo Henrico Almeida era considerado foragido pela Polícia Federal desde 2021, após ter sido condenado a 1 ano e 8 meses em regime semiaberto. Durante os quase dois anos foragido, o ex-estudante seguia fazendo extrações e implantes. Ele é suspeito de causar lesões e mutilações em pelo menos 20 pessoas atendidas por ele. Uma das vítimas teve nove dentes extraídos de uma só vez. Devido os crimes, ele foi preso pela primeira vez no dia 30 de setembro de 2019, em Itabuna, mas em 2020, a justiça concedeu o direito de responder o processo pelo exercício ilegal da profissão em liberdade. Paulo Henrico se apresentava como estudante de odontologia, mas atuava como dentista formado. Em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) o denunciou pela atuação irregular, em maio de 2019. Já em Itabuna, no sul da Bahia, a Polícia Civil pediu a suspensão temporária da clínica onde ele atuava.
A família do homem que foi preso em flagrante após matar uma idosa espancada em Dias D'Ávila, Região Metropolitana de Salvador, disse que o homem é esquizofrênico e fazia tratamento psiquiátrico. Em uma crise anterior, ele chegou a decepar o próprio pênis, depois de ter "ouvido vozes". O g1 conversou com um familiar do homem nesta sexta-feira (13), que preferiu não se identificar por medo de represálias. Ela relatou, inclusive, que os pais têm recebido ameaças da população e negam que a mãe do suspeito o soltou de maca, como afirma a prefeitura. Antes de matar a idosa espancada, o homem foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lucas Evangelista. A versão da prefeitura é de que a mãe dele – que também é idosa e havia sido agredida pelo próprio filho horas antes – o teria soltado depois de se compadecer da situação do filho. "Ele já é acompanhado e fazia tratamento médico, tomava remédio. Só que ele começou a fingir para a mãe que estava bem e escondeu as medicações. A mãe dele não soltou ele da maca, ela já sabia que ele tinha que ficar amarrado, porque esse não foi o primeiro surto que ele teve". "Em 2021, ele cortou o pênis dele porque disse que estava ouvindo vozes que mandaram ele fazer isso. Ela sabia o procedimento de manter ele amarrado, porque ele fica muito violento quanto está em crise".
Para tentar apresentar a versão da mãe do suspeito, a família a levou até a delegacia, mas até esta sexta-feira (13) ela ainda não foi ouvida. "Nós levamos ela, mas o delegado disse que ela ainda não poderia prestar depoimento. Ela está sedada, sofrendo. Sofrendo porque o filho matou uma mulher e também sofrendo porque está com o filho doente neste estado".
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo ainda avalia se o salário mínimo será ou não reajustado dos atuais R$ 1.302 para R$ 1.320 neste ano, e que se trata de uma “decisão política”. Questionado, ele rejeitou a ideia de que Lula não esteja cumprindo o que foi prometido na campanha, uma vez que o valor vigente, R$ 1.302, fixado por Jair Bolsonaro, já representa um ganho real (acima da inflação). “Não tem nenhum pacto rompido. O compromisso de campanha era com o aumento real, que já aconteceu. O presidente cumpre sua palavra nesse ano, e cumprirá nos próximos três anos”, disse. “Precisamos reestimar o que vai acontecer com a rubrica para submeter à decisão política.” Ele afirmou que o valor separado no Orçamento de 2023 para o novo reajuste, de R$ 6,8 bilhões, conforme informado pelo relator-geral Marcelo Castro (MDB-PI), já foi consumido pelo aumento dos benefícios previdenciários. “Esse recurso do Orçamento foi consumido pelo andar da fila do INSS, porque a partir do início do processo eleitoral, por razão que não tem nada a ver com respeito a Constituição, a fila começou a andar, porque o governo estava desesperado por voto”, disse Haddad. O custo adicional estimado pelos técnicos do governo com o salário de R$ 1.320 é de R$ 7,7 bilhões além do valor previsto no Orçamento. Haddad também afirmou que o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, abrirá uma mesa de negociação com as centrais sindicais para avaliar “adequadamente” o assunto. “Há pedido para a Previdência refazer os cálculos para, na mesa de negociação com as centrais, avaliar adequadamente e responsavelmente como agir a luz desse quadro”, disse.
Grupo
Na próxima quarta-feira, 18, o governo deve fazer um grande evento com as centrais sindicais no Palácio do Planalto para anunciar a criação de um grupo de trabalho que vai começar a elaborar uma política de correção do salário mínimo, apurou o Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.