Arquivo de "Fevereiro/2023"

Esse período tem 189 posts encontrados

Conheça o novo golpe que frauda cartão de crédito por aproximação
BRASIL 01/Fev/2023 - 15h00
Foto: Beatriz Rêgo - Blog Regional

Conheça o novo golpe que frauda cartão de crédito por aproximação

Um grupo de cibercriminosos brasileiros especializados em vírus financeiros lançou um malware (programa malicioso) capaz de bloquear pagamentos por aproximação em pontos de venda. Com isso, eles obrigam os consumidores a inserir o cartão de crédito na máquina, possibilitando fraude. A novidade aparece em uma nova versão do vírus da gangue Prilex, que está em circulação desde novembro e foi divulgada pela Kaspersky na terça-feira (31). Segundo a empresa de cibersegurança, é a primeira vez no mundo que uma gangue consegue dar um nó nesse formato de transação. Os pagamentos por aproximação, efetuados apenas encostando um cartão de crédito ou dispositivo eletrônico (como celular ou relógio inteligente) na máquina, se tornaram populares nos últimos anos e são tidos como mais seguros. Neles, cada compra tem um identificador único, ou seja, mesmo que as informações sejam capturadas por criminosos, não têm utilidade. A técnica usada pelo Prilex burla essa segurança ao forçar os clientes a pagar do jeito tradicional: inserindo o cartão. Quando há uma tentativa de pagamento por proximidade, a máquina infectada exibe a mensagem "ERRO APROXIMACAO (sic) INSIRA O CARTAO (sic)". Esse texto pode ser alterado em outras versões do malware. Segundo Fabio Assolini, chefe de pesquisa da Kaspersky na América Latina, o número de detecções desse vírus em atuação ainda não é alto, o que pode indicar que ainda está em teste. "O Prilex é bem direcionado. Não vão instalar o vírus na padaria da esquina. Eles preferem empresas que movimentam valores expressivos", afirma. De acordo com o especialista, uma vez validado, os criminosos podem vender seu vírus para outros fraudadores. Além disso, outras gangues podem seguir o exemplo e adaptar seus próprios malwares para usar estratégias parecidas. Em nota, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) disse que não detectou evidência desse malware em ação. "O pagamento por aproximação é uma tecnologia segura, adotada em diversos locais do mundo, com os mesmos parâmetros de segurança exigidos no Brasil", afirma. A nova versão do vírus do Prilex é também capaz de filtrar os dados roubados, para apenas de bandeiras ou de segmentos específicos -para capturar informações só de cartões "black" e corporativos, que normalmente têm limites mais altos, por exemplo. Com isso, o grupo consegue fazer bancos de cartões mais valiosos para vender para outros criminosos.



HISTÓRICO



O Prilex é um dos grupos locais que buscam destaque no exterior com fraudes bancárias, enquanto as principais gangues do mundo dirigem seu foco a práticas de ransomware (bloqueio de informações mediante resgate), tidas como ainda mais lucrativas. Sua atuação é rastreada pelo menos desde 2014, e já chegou a América do Norte e Europa. As ferramentas do Prilex afetam computadores de pontos de venda. A estratégia do grupo é tida como mais sofisticada do que a usada por grupos concorrentes. Enquanto a maioria cria malwares que monitoram a memória das máquinas para extrair dados de cartão, eles criam uma conexão falsa: em vez de a máquina do cartão se comunicar com a instituição financeira, ela envia as informações diretamente para os criminosos e faz uma compra fantasma com eles. Para a fraude não ser tão óbvia, uma vez que os dados são enviados, o vírus faz com que a máquina de cartão emita um erro no pagamento, obrigando os clientes a fazerem o processo novamente. Na segunda tentativa, tudo transcorre normalmente e a impressão que fica é de ter sido só um problema corriqueiro Para instalar seus vírus, criminosos do Prilex entram em contato com o estabelecimento comercial e se apresentam como funcionários das empresas de maquininhas ou das bandeiras do cartão. Dizem que precisam fazer manutenção nos equipamentos e instruem a vítima a acessar um site para instalar uma ferramenta que dá acesso remoto ao computador.



PROTEÇÃO



Para o consumidor, ao detectar um gasto indevida no cartão, a dica é procurar o banco para impugnar a compra e fazer boletim de ocorrência. Preventivamente, os clientes podem também ficar atentos à mensagem de erro exibida pela máquina. "Aí o que o usuário pode fazer é insistir no pagamento por aproximação. Se não tiver nenhum jeito, melhor tentar pagar de outra forma", afirma Assolini.


Covid-19. Risco de desenvolver doenças autoimunes aumenta após infecção
61 01/Fev/2023 - 14h00
Foto: Reprodução

Covid-19. Risco de desenvolver doenças autoimunes aumenta após infecção

Um novo estudo publicado no 'website' medRxiv concluiu que a infecção por Covid-19 pode aumentar o risco de desenvolver doenças autoimunes. A pesquisa foi feita na Alemanha e usou dados de pacientes de várias seguradoras do país. Ao todo, o estudo avaliou mais de 670 mil pacientes Desse total, 11,9% já tinha uma doença autoimune antes da infecção. Mais de 6.400 mil pacientes acabaram por desenvolver uma doença durante o período em que estava a ser feito o estudo. Entre algumas das patologias encontradas estão psoríase, artrite reumatoide e síndrome de Sjögren, doença de Wegener e a síndrome de Behçet. A pesquisa indica que o risco de desenvolver este tipo de doenças após a infecção por Covid-19 aumenta em 43%. Já nos casos em que já existe uma patologia, as hipóteses de ter mais uma são elevadas em 23%. O estudo aponta que serão necessários mais estudos para confirmar esta teoria e também identificar novas formas de tratamento. 


Doze ministros de Lula vão se licenciar para tomar posse no Congresso
POLíTICA 01/Fev/2023 - 13h00
Foto: Reprodução

Doze ministros de Lula vão se licenciar para tomar posse no Congresso

Doze ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vão se licenciar temporariamente dos cargos no governo para tomar posse nesta quarta-feira (1º) como deputados federais e senadores, durante a abertura dos trabalhos no Congresso Nacional. Segundo o G1, a exceção é o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), empossado na legislatura passada e que já cedeu lugar para a primeira suplente Margareth Buzetti (PSD-MT). Ao todo, 513 deputados e 27 senadores eleitos em outubro do ano passado devem assumir seus cargos no Legislativo. A posse é uma exigência do Legislativo para validar a eleição dos parlamentares, mesmo para aqueles que não ocuparão o cargo neste momento.



Ministros



Os ministors que serão empossados Congresso:



Senado:



Camilo Santana (PT-CE), ministro da Educação

Flávio Dino (PSB-MA), ministro da Justiça e Segurança Pública

Renan Filho (MDB-AL), ministro dos Transportes

Wellington Dias (PT-PI), ministro do Desenvolvimento Social



Câmara:



Alexandre Padilha (PT-SP), ministro da Secretaria de Relações Institucionais;

Daniela Carneiro (União-RJ), ministra do Turismo

Juscelino Filho (União-MA), ministro das Comunicações

Luiz Marinho (PT-SP), ministro do Trabalho

Marina Silva (Rede-SP), ministra do Meio Ambiente;

Paulo Pimenta (PT-RS), ministro da Secretaria de Comunicação

Paulo Teixeira (PT-SP), ministro do Desenvolvimento Agrário

Sônia Guajajara (PSOL-SP), ministra dos Povos Indígenas


Gás de cozinha terá reajuste de 8,2% a partir desta quarta-feira
22 01/Fev/2023 - 12h00
Foto: Reprodução

Gás de cozinha terá reajuste de 8,2% a partir desta quarta-feira

O gás de cozinha sofrerá novo reajuste de 8,2%, a partir desta quarta-feira, 1º de fevereiro. O aumento será o primeiro do estado em 2023 e passará a ficar entre R$ 5 e 7 mais caro. De acordo com nota publicada pela Acelen, empresa responsável pelo gerenciamento da Refinaria de Mataripe, os preços dos combustíveis produzidos na refinaria seguem critérios de mercado. A análise leva em consideração variáveis, como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete. Por fim, a Acelen ratificou acreditar em uma política transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.


Bahia: Deputados eleito tomam posse nesta quarta-feira (01)
POLíTICA 01/Fev/2023 - 11h34
Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional

Bahia: Deputados eleito tomam posse nesta quarta-feira (01)

Os 63 deputados estaduais eleitos no dia 2 de outubro tomam posse de seus mandatos, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, às 14h30, em sessão preparatória da 20ª Legislatura dirigida pelo deputado Adolfo Menezes. Trata-se de uma sessão de trabalho de rito simples. Todos serão chamados, em ordem alfabética, a prestar o juramento preconizado pela Constituição Estadual, com a chamada dos ausentes, caso necessário. O governador Jerônimo Rodrigues, num ato de gentileza política inédita, participará dos trabalhos, sinalizando o seu compromisso de trabalhar ainda mais próximo ao Legislativo e aos seus integrantes. O governador da Bahia ocupará a cadeira à direita do presidente Adolfo Menezes e será a única autoridade com acesso ao plenário, pois se trata de uma sessão formal de trabalho e não haverá poltronas adicionais no recinto, apenas os assentos ocupados pelos parlamentares. O primeiro parlamentar eleito a prestar o juramento – “prometo cumprir fielmente a Constituição Federal e a Constituição Estadual, promover o bem-estar geral do Estado e observar suas leis” – será o deputado Adolfo Menezes. Em seguida, o secretário dos trabalhos fará a chamada dos demais parlamentares, que irão a um dos microfones colocados diante da Mesa confirmar o juramento com a expressão: “Assim o prometo”. O presidente Adolfo Menezes então declara que todos estão empossados e convoca uma segunda sessão preparatória para a eleição e posse dos integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2023/2025, que ocorre em seguida. Os deputados eleitos Angelo Almeida (PSB) e Osni Cardoso (PT), que ocuparão cargos de secretários no Governo do Estado, também tomarão posse, enquanto os suplentes Fabíola Mansur (PSB) e Neusa Cadore (PT) aguardarão o licenciamento dos titulares estarem publicados no Diário Oficial do Legislativo. Só então serão convocadas e empossadas como deputadas. Por seu turno, os futuros secretários só poderão assumir as pastas a que foram nomeados depois de formalmente licenciados do Parlamento.





MESA DIRETORA



Candidato único à recondução na presidência do Legislativo, Adolfo Menezes, num gesto de gentileza política, não dirigirá a sessão de votação, que será comandada pelo deputado Nelson Leal (PP), pois é o parlamentar reeleito que ocupou mais vezes a Presidência, conforme determina o Regimento Interno. Serão eleitos os nove integrantes – e cinco suplentes – da Mesa Diretora, observando-se a proporcionalidade entre as bancadas ou blocos parlamentares. O voto é secreto – em cédulas de papel – rubricadas pelo presidente, primeiro e segundo secretários dos trabalhos. As votações são em ordem alfabética, podendo chegar a três. Portanto, três urnas estarão disponibilizadas na cabine de votação. A presidência da Assembleia é o primeiro cargo a ser decidido. Em seguida, outra votação definirá quem ocupará cargos na Mesa, caso exista alguma disputa através de candidatura avulsa. Finalmente, na terceira chamada, serão escolhidos os demais membros da Mesa Diretora (além dos suplentes), numa chapa acordada entre as lideranças partidárias. Tão logo o processo esteja concluído, será constituída uma comissão escrutinadora suprapartidária e os resultados proclamados – com a assunção imediata da presidência pelo deputado Adolfo Menezes, que proferirá o seu discurso de posse.



FIM DO RECESSO



O recesso de início de ano é formalmente encerrado no dia 1º de fevereiro. Portanto, fica também encerrado o regime de turnão, que vigorou durante o mês de janeiro, sendo restabelecido o funcionamento dos restaurantes, o horário de expediente, de chegada e saída dos ônibus que servem ao funcionalismo, bem como das demais atividades da ALBA. Ato nesse sentido está publicado no Diário Oficial que circula nesta quarta-feira. A estimativa é que o turnão representou uma economia orçamentária da ordem de R$ 500 mil com alimentação, energia elétrica, água, transporte e demais despesas de caráter administrativo.


80ª CIPM prende homens pela distribuição de máquinas caça-niqueis no município de Piripá
73 01/Fev/2023 - 11h00
Foto: Divulgação

80ª CIPM prende homens pela distribuição de máquinas caça-niqueis no município de Piripá

Na manhã de terça-feira (31), policiais militares da 80ª CIPM prenderam dois homens por distribuição de máquinas caça-niqueis no município de Piripá. A guarnição já empreendia rondas no sentido de encontrar os infratores, momento em que os avistou em um bar, o qual possuia máquinas de jogo de azar. No referido estabelecimento, foi feita uma abordagem nos indivíduos, oportunidade em que os aludidos revelaram a existência de mais máquinas em outros bares. Desse modo, os militares diligenciaram até os citados estabelecimentos e fizeram a apreensão das máquinas. Assim, os homens e todo o material apreendido foi apresentado em delegacia, a fim de que as providências cabíveis fossem adotadas.


Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido realiza planejamento do ano letivo
70 01/Fev/2023 - 10h00
Foto: Claudionor Jr

Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido realiza planejamento do ano letivo

A Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA) iniciou, na terça-feira (31), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Jornada Pedagógica 2023. A atividade, que segue até sexta-feira (3) e contou com a participação da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, visa planejar o ano letivo de acordo com as especificidades da Educação do Campo. A jornada é norteada pelo tema “Práticas pedagógicas e contextualizadas à luz da Agroecologia e da Educação Ambiental”. Ao todo, a SEC possui parceria com 30 Escolas Famílias Agrícolas e Casas de Familiares Rurais, o que envolve o total de cerca de 4 mil estudantes. A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância e o papel das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). “As Escolas Famílias Agrícolas representam uma forma de apoiar pessoas nos seus processos e percursos formativos, que é absolutamente coerente com o que pensamos no campo e com o campo, o que engajamos e nos comprometemos com a produção e com a ocupação do solo e do território e com a formação de pessoas vinculadas aos seus símbolos”. O diretor-presidente da REFAISA, Danilo Rodrigues, falou sobre a finalidade da jornada pedagógica. “Somos compostos por 13 Escolas Famílias Agrícolas, sendo 12 na Bahia e uma em Sergipe, e achamos interessante realizar essa jornada aqui na capital para também trazer as EFAs. Estamos planejando as ações para, cada vez mais, fortalecer o campo, pois as nossas escolas pautam a dignidade para os filhos e filhas de agricultores familiares. Consideramos um momento de extrema importância para as nossas escolas, pois é uma oportunidade de planejar, avaliar, construir e viver em comunhão”.  A atividade também contou com a participação da secretária de Políticas para Mulheres, Elisângela Araújo; da reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori; da coordenadora da Educação do Campo da SEC, Poliana dos Reis; e da diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado.


Lula retira indicações a cargos no governo feitas por Bolsonaro
POLíTICA 01/Fev/2023 - 09h15
Foto: Wilker Porto - Agora Sudoeste

Lula retira indicações a cargos no governo feitas por Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retirou na terça-feira (31) indicações de nomes para ocupar cargos feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, muitas delas depois da derrota nas eleições de outubro. As indicações eram para cargos em órgãos públicos, agências reguladoras e embaixadas do Brasil no exterior, e ainda estavam pendentes de aprovação do Congresso Nacional. Hoje (1º) os parlamentares retomam os trabalhos no Legislativo e as indicações do ex-presidente voltariam à tramitação. O atual governo ainda não apresentou os novos nomes. Os despachos foram publicados no Diário Oficial da União. 


2ª CIPRv/Brumado participa da 'Operação Força Total'
8 01/Fev/2023 - 08h26
Foto: Divulgação

2ª CIPRv/Brumado participa da 'Operação Força Total'

A Polícia Rodoviária Estadual desencadeou, na terça- feira (31), a Operação Força Total, que visa aumentar a sensação de segurança em toda Bahia. A CIPRv/Brumado também está presente nessa operação com seu efetivo, intensificando as abordagens no policiamento de trânsito nas rodovias de sua responsabilidade.



 


Usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.