Arquivo de "Julho/2024"

Esse período tem 300 posts encontrados

Caravana de direitos Humanos: SJDH percorrerá duas semanas de trecho pelo território Sertão Produtivo
LIVRAMENTO 17/Jul/2024 - 18h07
Foto: Divulgação

Caravana de direitos Humanos: SJDH percorrerá duas semanas de trecho pelo território Sertão Produtivo

De 23 a 31 de Julho, a Caravana de Direitos Humanos volta à estrada para promover o acesso à cidadania e fortalecer as redes locais de proteção e defesa dos direitos humanos nos Territórios de Identidade do Estado da Bahia. A iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH chegará aos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Caetité e Brumado, nesta ordem, localizados no território Sertão Produtivo. Serão duas semanas consecutivas da ação itinerante pelo território, com dois dias de serviços em cada município, sendo: 23 e 24/07 em Livramento de Nossa Senhora (Colégio Estadual João Vilas Boas – Av José Maria Tanajura, Centro); 26 e 27/07 em Brumado (Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio - Rua Luiz da Gama Flores); e 30 e 31/07 em Caetité (Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – Av. Anísio Teixeira, Sn, Centro). A expectativa é de que a Caravana garanta mais de 4 mil atendimentos nas três localidades, alcançando, sobretudo, os grupos historicamente excluídos. De acordo com o último Censo demográfico (2022), os três municípios contam com populações estimadas em 43.911 habitantes (Livramento de Nossa Senhora); 52.012 (Caetité); e Brumado 70.512 habitantes. Ou seja, municípios com grandes populações e que, portanto, demandam estratégias como a Caravana para potencializar a autonomia cidadã e fortalecer o exercício pleno da cidadania das populações locais. A Caravana - Desenvolvida em parceria com diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, a iniciativa reverbera a política da SJDH nos municípios, através de atividades de formação em direitos humanos e da oferta de políticas públicas de acesso à justiça e promoção de direitos. A ação inclui uma estratégia de formação em direitos humanos, através de oficinas direcionadas a estudantes da rede pública de ensino, buscando despertar a consciência coletiva para a importância do convívio social com respeito à diversidade e à pluralidade. Além disso, promove o acesso à justiça a partir dos serviços gratuitos ofertados, como emissão de RG, Certidão de Nascimento, Passe Livre Intermunicipal Digital, cadastro, consultas e emissão da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista - CIPTEA, atendimento e orientação ao consumidor com o  Procon-BA, e muito mais.  

Inmet emite alerta de vendaval para mais de 100 cidades na Bahia, incluindo Livramento
LIVRAMENTO 17/Jul/2024 - 17h00
Foto: Blog Regional

Inmet emite alerta de vendaval para mais de 100 cidades na Bahia, incluindo Livramento

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de vendaval válido para esta quarta-feira (17), abrangendo mais de 100 cidades na Bahia, incluindo Livramento de Nossa Senhora. A velocidade dos ventos na região pode variar entre 40 km/h e 60 km/h, conforme informado pelo instituto. Ao todo, 114 cidades baianas estão na área de risco, distribuídas por diversas regiões do estado, incluindo Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, e Extremo Oeste Baiano, entre outras. Apesar da intensidade dos ventos, o Inmet afirma que não há previsão de queda de galhos de árvores. Além de Livramento, outras cidades como Brumado, Caetité, Guanambi e Juazeiro também estão sob alerta. A população deve estar atenta às orientações das autoridades e tomar precauções para evitar possíveis danos causados pelos ventos fortes.

Confira a lista completa das cidades em alerta: Abaíra; Abaré ; Andorinha ; América Dourada; Angical; Antônio Gonçalves; Baianópolis; Barra; Barra do Mendes; Barro Alto; Bom Jesus da Lapa; Boninal; Bonito; Boquira; Botuporã; Brejolândia; Brotas de Macaúbas; Brumado; Buritirama; Caculé; Caetité; Cafarnaum; Campo Alegre de Lourdes; Campo Formoso; Canarana; Candiba; Canudos; Casa Nova; Catolândia; Caturama; Central; Chorrochó; Cotegipe; Cristópolis; Curaçá; Érico Cardoso; Filadélfia; Formosa do Rio Preto; Gentio do Ouro; Glória; Guanambi; Ibiassucê; Ibipeba; Ibipitanga; Ibitiara; Ibititá; Ibotirama; Igaporã; Ipupiara; Iraquara; Irecê; Itaguaçu da Bahia; Jacobina; Jaguarari; Jeremoabo; João Dourado; Juazeiro; Jussara; Lagoa Real; Lapão; Lençóis; Licínio de Almeida; Livramento de Nossa Senhora; Macaúbas; Macururé; Malhada; Mansidão; Matina; Miguel Calmon; Mirangaba; Monte Santo; Morpará; Morro do Chapéu; Mucugê; Mulungu do Morro; Muquém do São Francisco; Novo Horizonte; Oliveira dos Brejinhos; Ourolândia; Palmas de Monte Alto; Palmeiras; Paramirim; Paratinga; Paulo Afonso; Piatã; Pilão Arcado; Pindaí; Pindobaçu; Presidente Dutra; Remanso; Riachão das Neves; Riacho de Santana; Rio de Contas; Rio do Antônio; Rio do Pires; Rodelas; Santana; Santa Rita de Cássia; São Félix do Coribe; São Gabriel; Seabra; Senhor do Bonfim; Sento Sé; Serra do Ramalho; Serra Dourada; Sítio do Mato; Sobradinho; Souto Soares; Tabocas do Brejo Velho; Tanque Novo; Uauá; Uibaí; Umburanas; Utinga; Várzea Nova; Wanderley e Xique-Xique. Acompanhe as atualizações e siga as recomendações das autoridades locais para garantir a segurança durante o período de vendaval.

Polícia prende acusado de liderar tráfico na Chapada; homem é suspeito de financiar assalto a banco na região de Irecê
POLíCIA CIVIL 17/Jul/2024 - 16h00
Foto: Haeckel Dias / Ascom-PC (Ilustrativa)

Polícia prende acusado de liderar tráfico na Chapada; homem é suspeito de financiar assalto a banco na região de Irecê

Um homem acusado de liderar o tráfico de drogas na Chapada Diamantina foi preso na tarde de terça-feira (16) em São Paulo. O indivíduo, ainda não identificado, também é suspeito de financiar um assalto ao Banco do Brasil de Cafarnaum, na região de Irecê, Centro-Norte baiano, em maio passado. Um vídeo mostrou o estado da agência após o ataque com explosivos. Além da prisão do acusado, a polícia apreendeu dois veículos de luxo e aparelhos celulares, que passarão por perícia para checar a participação do homem em outros crimes. A captura resultou de investigações da Polícia Civil baiana e da ação do 5º Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo, que localizou o suspeito. Segundo a polícia, a captura em São Paulo decorreu da prisão de um suspeito de tráfico em Seabra, na Chapada Diamantina, em abril. Na ocasião, foram apreendidos 6 kg de cocaína e mais de 700 munições, além de coletes balísticos. No curso da apuração, a Polícia Civil identificou dois outros integrantes de uma organização criminosa, ambos com mandados já cumpridos. O homem preso em São Paulo segue detido à disposição da Justiça.

Crianças fogem de casa para conhecer praia na Bahia
RIO REAL 17/Jul/2024 - 15h00
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Rio Real

Crianças fogem de casa para conhecer praia na Bahia

Duas crianças deram um grande susto nos pais na segunda-feira (15). Moradoras de Itabaianinha, em Sergipe, os meninos, de 8 e 9 anos, foram resgatados em situação de vulnerabilidade na BR-101, no município de Rio Real, no interior da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a dupla saiu da cidade sergipana em busca do sonho de ir à praia. Eles foram encontrados em um veículo estacionado em um posto de combustíveis localizado no km 7 da BR-101. A PRF acolheu as crianças e entrou em contato com o Conselho Tutelar de Cristinápolis (SE), que assumiu a responsabilidade. Elas foram alimentadas e encaminhadas de volta a Itabaianinha, acompanhadas por conselheiros.

 Luzia Aguiar Machado, mãe do prefeito de Barra da Estiva, morre aos 78 anos
BARRA DA ESTIVA 17/Jul/2024 - 13h43
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Luzia Aguiar Machado, mãe do prefeito de Barra da Estiva, morre aos 78 anos

Faleceu nesta quarta-feira (17), aos 78 anos, Luzia Aguiar Machado, mãe do prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro, conhecido como João de Didi. As causas da morte não foram divulgadas. O próprio prefeito anunciou o falecimento através de uma postagem em suas redes sociais, onde expressou seu pesar: "Hoje, meu coração está em luto pela partida da minha mãe. Sua presença era uma luz em nossas vidas, e agora vai brilhar lá do céu. Seu amor incondicional por todos nós será guardado eternamente em nossas memórias. Mãe, obrigada por tudo! Descanse em paz." Até o momento, não há detalhes sobre o velório e o sepultamento.

Câmara Municipal de Itapebi arquiva pedido de afastamento do prefeito Juarez da Silva Oliveira
ITAPEBI 17/Jul/2024 - 13h35
Foto: Reprodução / Radar News

Câmara Municipal de Itapebi arquiva pedido de afastamento do prefeito Juarez da Silva Oliveira

A Câmara Municipal de Itapebi, na Costa do Descobrimento, arquivou na terça-feira (16) o pedido de afastamento do prefeito Juarez da Silva Oliveira, conhecido como Peba (Avante). O gestor estava sendo investigado por supostas irregularidades em gastos com combustíveis. Segundo o Radar News, a decisão de arquivar o pedido foi tomada por uma diferença de apenas um voto. Foram cinco votos a favor do afastamento contra três votos contrários. Para que o prefeito fosse afastado do cargo, eram necessários seis votos favoráveis. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigava o prefeito foi instalada no dia 21 de maio deste ano para apurar as supostas irregularidades. Com o arquivamento do pedido, Juarez da Silva Oliveira permanece no cargo.

Personalidades e organizações recebem Medalha da Ordem 2 de Julho
BAHIA 17/Jul/2024 - 12h00
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Personalidades e organizações recebem Medalha da Ordem 2 de Julho

Nesta terça-feira (16), a luta de personalidades e organizações pela garantia das liberdades públicas foi reconhecida com a entrega da Medalha da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia. A cerimônia, parte das comemorações dos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia, foi realizada no Museu de Arte Contemporânea, em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. O governador destacou a importância do reconhecimento aos homenageados, afirmando que a medalha simboliza não apenas a luta pela soberania do país, mas também a batalha contra homofobia, preconceito racial, fome e pobreza. "Eu espero que essa simbologia da medalha seja um reconhecimento às pessoas que de fato lutam e resistem em momentos difíceis, mas também que estimule a outros a reconhecerem nessas pessoas a oportunidade de continuar lutando", disse Rodrigues. Maria da Penha Maia Fernandes, conhecida por sua luta que resultou na criação da Lei Maria da Penha, foi uma das condecoradas. Indicada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Maria da Penha foi reconhecida como um símbolo na luta contra as violências de gênero. "Ao concedê-la essa medalha, o Governo do Estado enaltece a bravura desta mulher extraordinária que merece todas as honrarias e reverências", afirmou a titular da SPM, Elisangela Araújo. Mesmo ausente, Maria da Penha enviou um vídeo agradecendo a honraria. Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau, liderança indígena tupinambá, foi condecorado na categoria Comendador, destacando a contribuição dos povos indígenas para o crescimento do estado. Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, presidente do Bloco Ilê Aiyê e liderança do movimento negro, foi homenageado na categoria Cavaleiro. Ele ressaltou que a medalha representa a luta contínua pela liberdade do povo baiano e brasileiro. O governador Jerônimo Rodrigues, Grão-Mestre da Ordem, junto com a primeira-dama Tatiana Velloso, entregou as honrarias a 22 pessoas e entidades, incluindo parlamentares e representantes da Justiça, que prestam relevantes serviços ao Estado.

TCM-BA determina ressarcimento de R$3,6 milhões pelo ex-prefeito de Jacobina
JACOBINA 17/Jul/2024 - 11h00
Foto: Blog Regional

TCM-BA determina ressarcimento de R$3,6 milhões pelo ex-prefeito de Jacobina

Na sessão desta terça-feira (16), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou que o ex-prefeito de Jacobina, Rui Rei Matos Macedo, devolva aos cofres municipais R$3.609.978,95. O valor deve ser ressarcido de forma solidária com o ex-secretário de Saúde do município, Ivonildo Dourado Bastos, devido ao sobrepreço em pagamento à Cooperativa Feirense de Saúde (COOFSAÚDE) em 2013. O conselheiro Paulo Rangel, relator do processo, também ordenou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra os gestores por possível ato ilícito conforme a Lei de Improbidade Administrativa. Além do ressarcimento, ambos foram multados em R$5 mil cada. A 23ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM, sediada em Jacobina, identificou irregularidades na contratação da COOFSAÚDE via Pregão Presencial nº 037/2013, com valor total de R$12.191.371,31 para prestação de serviços de saúde pública durante sete meses. O relator apontou que a contratação da cooperativa burlou o concurso público obrigatório, com a COOFSAÚDE assumindo funções estatais que deveriam ser exercidas por servidores concursados. Além disso, não houve comprovação de que a contratação seria mais econômica do que a de profissionais de saúde concursados. A equipe técnica do TCM e a "Auditoria SUS" da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia identificaram que os serviços contratados apresentavam um sobrepreço, inicialmente calculado em R$953.192,72, e posteriormente elevado para R$3.609.978,95 após nova apuração. A procuradora do Ministério Público de Contas, Camila Vasquez, também se manifestou a favor da procedência do termo de ocorrência, com a aplicação de multas e ressarcimento solidário. Ainda cabe recurso da decisão.

Polícia Civil de Vitória da Conquista conclui investigação sobre golpe do cartão virtual e recupera 10 iPhones
VITóRIA DA CONQUISTA 17/Jul/2024 - 10h00
Foto: Divulgação

Polícia Civil de Vitória da Conquista conclui investigação sobre golpe do cartão virtual e recupera 10 iPhones

Nesta terça-feira (16), a Polícia Civil de Vitória da Conquista concluiu uma investigação iniciada em 28 de junho, que apurou a prática do golpe do cartão virtual na aquisição de 11 iPhones, realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2024, totalizando um prejuízo de R$ 58.398,50. Segundo informou a 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), dois celulares foram recuperados no norte de Minas Gerais e outro na cidade de Jequié. As fraudes foram identificadas na compra dos aparelhos em nove termos de adesão de pessoa física para planos de serviço pós-pago, feito em uma loja autorizada de uma operadora de telefonia. Estes nove “clientes” responderão pelo crime de estelionato, tendo sido instaurado um inquérito para cada contrato. No 12º dia de investigação, a Polícia Judiciária já havia recuperado 10 aparelhos, o equivalente a R$ 53.009,50. Durante as investigações e após 47 oitivas realizadas, 14 pessoas foram identificadas por praticarem crimes de estelionato, receptação qualificada, receptação simples, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Sete indiciados são comerciantes, incluindo lojistas com estabelecimentos comerciais no Shopping Popular de Conquista e em lojas virtuais. Os aparelhos recuperados foram devolvidos às vítimas. Medidas cautelares diversas da prisão foram representadas contra os investigados e eles responderão em liberdade. Todos os inquéritos foram concluídos e remetidos para a Justiça.

Homem é assassinado com tiro na nuca em Barra da Estiva
BARRA DA ESTIVA 17/Jul/2024 - 09h00
Foto: Wilker Porto/Agora Sudoeste

Homem é assassinado com tiro na nuca em Barra da Estiva

Na noite de segunda-feira (15), um homem, cuja identidade não foi revelada, foi assassinado na Rua do Fórum, na cidade de Barra da Estiva, localizada na Chapada Diamantina. Moradores locais ouviram disparos e imediatamente acionaram a Polícia Militar. Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram a veracidade das informações e encontraram a vítima sem sinais vitais. Conforme registrado na ocorrência, o homem foi atingido por um tiro na nuca. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi chamado e realizou a perícia na cena do crime. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para a realização da necropsia. A Polícia Civil já instaurou um inquérito para investigar o caso, mas até o momento, nenhum suspeito foi preso.


Faltam 30 Dias para o Início da Campanha Eleitoral
ELEIçõES 2024 17/Jul/2024 - 08h25
Foto: Blog Regional

Faltam 30 Dias para o Início da Campanha Eleitoral

As eleições de 2024 estão se aproximando e o primeiro turno acontecerá no dia 6 de outubro. Com a data se aproximando, a campanha eleitoral para os candidatos a prefeito e vereadores terá início oficialmente no dia 16 de agosto. Até essa data, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto é considerada irregular e sujeita a multa. Antes do início oficial das campanhas, os partidos e federações têm um período específico para organizar suas convenções eleitorais. Entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, essas convenções serão realizadas para deliberar sobre coligações e escolher os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral. Somente após esses registros, os candidatos poderão iniciar suas campanhas de forma legal e regulamentada. Este período pré-eleitoral é crucial para os partidos e candidatos, pois define as estratégias e alianças que poderão ser determinantes no resultado das eleições de outubro.


Bahia registra mais de 100 mortes por dengue em 2024; cerca de 47 cidades baianas estão em epidemia
BAHIA 16/Jul/2024 - 20h00
Foto: Divulgação

Bahia registra mais de 100 mortes por dengue em 2024; cerca de 47 cidades baianas estão em epidemia

A Bahia registrou cerca de 104 mortes decorrentes de dengue em 2024. O estado alcançou ainda cerca de 228.253 casos prováveis e 4.183 casos graves da enfermidade. Já o número de cidades baianas que enfrentavam cenário de epidemia caiu de 93 para 47, segundo dados da Secretaria de Saúde (Sesab).  O município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem a maior quantidade de óbitos do estado, com 24 casos. Segundo a pasta, foram aplicadas até o momento 175.054 doses da vacina contra a doença. Além disso, outros 97 possíveis óbitos por dengue foram descartados pelo órgão.

Na lista de municiíos com óbitos estão Barra do Choça (2), Barreiras (1), Bom Jesus da Lapa (1), Caatiba(1), Caculé (1), Caetanos(1), Caetité (2), Campo Formoso (1), Caraíbas (2), Carinhanha (3), Central (1), Coaraci (2), Candido Sales (1), Encruzilhada (4), Feira de Santana (6), Igaporã (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Ipiau (1), Irecê (1), Itaberaba (2), Jacaraci (5), João Dourado (1), Juazeiro (4), Jussara (2), Lapão (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Macaúbas (1), Maracás (1), Maraú (2), Mortugaba (2), Palmas de Monte Alto (2), Piripá (3), Planalto (1), Poções (3), Santa Maria da Vitória (1), Santo Antônio de Jesus (2), Santo Estevão (2), Seabra (1), Serrinha (2), Simões Filho (1), Tanque Novo (1), Teolândia (1), Urandi (2), Vitória da Conquista (24); Varzea Nova (1), Água Fria (1)

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.