Arquivo de "Agosto/2025"

Esse período tem 344 posts encontrados

Caminhão atinge rede elétrica e homem morre eletrocutado na BR-101
GANDU 16/Ago/2025 - 00h03
Foto: Redes Sociais

Caminhão atinge rede elétrica e homem morre eletrocutado na BR-101

Um homem morreu após receber uma descarga elétrica enquanto trabalhava em um caminhão às margens da BR-101, na cidade de Gandu, no baixo sul da Bahia, na manhã desta sexta-feira (15). Segundo informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu quando a caçamba do veículo foi erguida e atingiu um fio de alta tensão. A descarga provocou a morte imediata do trabalhador e causou um incêndio no caminhão. As chamas se espalharam e atingiram outros dois veículos que estavam estacionados no pátio de uma pousada próxima.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo. O Departamento de Polícia Técnica também foi chamado para realizar a remoção do corpo e encaminhá-lo ao Instituto Médico Legal. O nome da vítima não foi divulgado.

Idoso de 72 anos volta a apresentar sinais vitais após ter morte confirmada em Itabuna
ITABUNA 15/Ago/2025 - 23h56
Foto: Divulgação

Idoso de 72 anos volta a apresentar sinais vitais após ter morte confirmada em Itabuna

Um caso raro surpreendeu médicos e familiares em Itabuna, no sul da Bahia, na noite da última quarta-feira (13). O idoso Damião José dos Santos, de 72 anos, voltou a apresentar sinais vitais cerca de uma hora depois de ter sua morte confirmada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, onde estava internado havia oito dias. Segundo a unidade, o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória e não respondeu aos 15 minutos de manobras de reanimação. Sem apresentar sinais vitais, o óbito foi declarado conforme os protocolos médicos.
Por volta de uma hora após a constatação da morte, quando a funerária já havia sido acionada para o recolhimento do corpo, a equipe notou discretos movimentos respiratórios. Imediatamente, os procedimentos de estabilização foram retomados. Em nota, o hospital informou que não houve falha técnica ou ética por parte dos profissionais de saúde. O fenômeno é reconhecido na literatura médica como “retorno espontâneo da circulação”, quadro incomum que pode ocorrer após tentativas de reanimação.

Zanin define início de julgamento de Bolsonaro e mais sete por trama golpista
JUSTIçA 15/Ago/2025 - 23h50
Foto: Fellipe Sampaio /STF

Zanin define início de julgamento de Bolsonaro e mais sete por trama golpista

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi marcado para o dia 2 de setembro, às 9h, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada nesta sexta-feira (15) pelo ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado. Além de Bolsonaro, outros sete réus serão julgados por tentativa de golpe de Estado. O cronograma divulgado pela Primeira Turma prevê oito sessões reservadas para análise do caso, sendo seis delas extraordinárias, realizadas fora do horário habitual do colegiado. As demais sessões foram marcadas para os dias 3, 9, 10 e 12 de setembro.
O processo em questão é a ação penal 2668, considerada a mais avançada em relação às investigações sobre a trama golpista. A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta o chamado núcleo crucial do esquema, composto por aqueles que, segundo a acusação, teriam liderado o complô para tentativa de ruptura institucional.

Silas Malafaia entra na mira do STF em investigação sobre atos antidemocráticos
BRASIL 14/Ago/2025 - 23h45
Foto: Marcos Corrêa/PR

Silas Malafaia entra na mira do STF em investigação sobre atos antidemocráticos

O pastor Silas Malafaia passou a ser investigado pela Polícia Federal (PF) no mesmo inquérito que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo. O caso apura ações contra autoridades, o Supremo Tribunal Federal (STF), agentes públicos e tentativas de obtenção de sanções internacionais contra o Brasil. Segundo o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, as condutas investigadas teriam como objetivo dificultar o andamento do processo no qual Bolsonaro responde por tentativa de golpe de Estado. Malafaia é investigado pelos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
O pastor organizou um ato de apoio a Bolsonaro em 3 de agosto, durante o qual o ex-presidente participou por vídeo transmitido em redes sociais de terceiros. A participação de Bolsonaro no evento levou à decretação de sua prisão domiciliar no dia seguinte. Nesta quinta-feira (14), Malafaia voltou a se manifestar em vídeo nas redes sociais defendendo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e afirmando que ele deveria “ser julgado e preso”, reiterando seu posicionamento político crítico ao STF.

Polícia apreende 76 porções de cocaína com menores em Barra do Choça
BARRA DO CHOçA 14/Ago/2025 - 23h30
Foto: Divulgação/Policia Militar

Polícia apreende 76 porções de cocaína com menores em Barra do Choça

Policiais da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam 76 porções de cocaína no povoado Cafezal, localizado na zona rural de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu após denúncias de que menores estariam envolvidos no tráfico de drogas na região. Durante a operação, os agentes encontraram, além das drogas, R$ 263 em dinheiro e três aparelhos celulares. Segundo a PM, os adolescentes desempenhavam funções específicas dentro da quadrilha, incluindo a distribuição de entorpecentes e o controle financeiro do ponto de venda.
Os menores e todo o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Barra do Choça, onde o caso foi registrado. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar os procedimentos legais, garantindo a observância dos direitos e medidas previstas para adolescentes em conflito com a lei.

Festival de Inverno Bahia (FIB) aposta em ingressos solidários para promover ações humanitárias
VITóRIA DA CONQUISTA 14/Ago/2025 - 23h15
Foto: Divulgação

Festival de Inverno Bahia (FIB) aposta em ingressos solidários para promover ações humanitárias

O Festival de Inverno Bahia (FIB) – vai apostar na venda de ingressos solidários para promover ações de cunho social na região de Vitória da Conquista. A celebração das 19 edições do festival vai contar, para além dos grandes nomes do cenário musical, com o apoio à Patrulha Solidária, onde os ingressos solidários serão revertidos em doações para ajudar a realizar ações humanitárias junto às famílias vulneráveis. A parceria entre o Festival de Inverno Bahia e a Patrulha Social vem para mostrar que o evento segue consciente da importância de apoiar as causas sociais e humanitárias. No palco, o FIB vai receber as apresentações de BaianaSystem, João Gomes convida Mãeana, Pablo, o GG Léo Santana, Natanzinho Lima, Leonardo, os cantores Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, Ivete Sangalo, Matuê e Ney Matogrosso. A 19ª edição do Festival de Inverno Bahia chega trazendo muitas novidades, como a parceria entre a Bahia Eventos e a Salvador Produções, nova realizadora do festival em 2025, repetindo a dobradinha de sucesso que marcou o verão com o Festival de Verão Salvador.  O FIB trará, mais uma vez, além dos grandes shows, ativações dos patrocinadores e parceiros, que estarão espalhados por todo o Parque Teopompo de Almeida e serão uma atração à parte para o público. Além das ativações, a gastronomia também estará presente no Festival, levando o melhor da culinária local e regional para os conquistenses e visitantes. Os ingressos estão disponíveis através da plataforma Sympla, em Salvador na loja do Bora Tickets, no 2º piso do Shopping da Bahia e em Vitória da Conquista na Central de Ingressos (Shopping Conquista Sul e Galeria Panvicon), Banca Central (Praça Barão do Rio Branco), na Loja Taco (Av. Olívia Flores, 686), na loja DMK (Shopping Boulevard) e na Charlie Colt (Bairro Brasil).

SERVIÇO

O que: Festival de Inverno Bahia – FIB 

Quando: 22, 23 e 24 de agosto

Onde: Parque de Exposições Teopompo de Almeida, Vitória da Conquista

Atrações: Sexta (22) – Ney Matogrosso | Natanzinho Lima | João Gomes convida Mãeana

Sábado (23) – Elba Ramalho e Geraldo Azevedo | Ivete Sangalo | Léo Santana | BaianaSystem

Domingo (24) – Matuê | Leonardo | Pablo

Informações: @fiboficial e @ssaproducoes

MP-BA recomenda exoneração de 28 servidores por nepotismo em Itapetinga
ITAPETINGA 14/Ago/2025 - 23h00
Foto: Divulgação / Governo de Itapetinga

MP-BA recomenda exoneração de 28 servidores por nepotismo em Itapetinga

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou ao prefeito de Itapetinga, Eduardo Jorge Hagge, a exoneração de 28 servidores contratados de forma irregular pela gestão municipal, em casos caracterizados como nepotismo. Segundo o promotor de Justiça Gean Carlos Leão, essas contratações violam a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, para cargos em comissão, funções de confiança ou gratificadas, incluindo designações recíprocas. O prazo estipulado pelo MP-BA para o cumprimento da recomendação é de dez dias. Além dos 28 servidores, o promotor solicitou a exoneração de quaisquer outras pessoas que se encontrem em situação similar, incluindo a rescisão de contratos temporários irregulares. De acordo com Gean Leão, parte dessas contratações teria sido usada para preencher cargos inexistentes na estrutura administrativa municipal.
O promotor ressaltou ainda que, mesmo após reiterados ofícios solicitando cópias de processos seletivos simplificados que supostamente teriam precedido a contratação temporária dessas 28 pessoas, o município não apresentou a documentação. A ausência de comprovação reforça a suspeita de descumprimento das formalidades legais e prática de nepotismo. A recomendação também orienta o prefeito a interromper novas nomeações e contratações temporárias que possam configurar nepotismo.

MP-BA investiga contratos sem licitação em Santaluz
SANTA LUZ 14/Ago/2025 - 22h45
Foto: Alan Oliveira / G1

MP-BA investiga contratos sem licitação em Santaluz

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) investiga um esquema de contratos sem licitação no município de Santaluz, no território do Sisal. Nesta quinta-feira (14), foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Santaluz, Salvador e Lauro de Freitas, envolvendo valores que ultrapassam R$ 600 mil. A operação, denominada Tricoderma, contou com o apoio da Polícia Civil, incluindo Departamentos Especializados em Repressão e Investigações de Crime Organizado (Draco). De acordo com as investigações, entre 2022 e 2024, a prefeitura firmou contratos por inexigibilidade de licitação com empresas e escritórios de advocacia para prestação de assessoria jurídica em contratações administrativas e consultoria técnico-administrativa. Foram identificadas sobreposições de objetos contratuais e possíveis conflitos de interesses, além de vínculos familiares e societários entre os contratados e membros da gestão municipal.
Em nota, a Prefeitura de Santaluz afirmou que mantém total transparência e cooperação com as autoridades, reforçando seu compromisso com a legalidade e a ética na administração pública. A operação é resultado de investigações conduzidas pela Procuradoria-Geral da Justiça Adjunta para Assuntos Jurídicos e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Codevasf conclui obras de recuperação da Barragem Cova da Mandioca em Urandi
URANDI 14/Ago/2025 - 22h30
Foto: Divulgação

Codevasf conclui obras de recuperação da Barragem Cova da Mandioca em Urandi

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu as obras de recuperação da Barragem Cova da Mandioca, em Urandi, no Sudoeste da Bahia. O investimento federal, estimado em aproximadamente R$ 3 milhões, teve como objetivo reforçar a estrutura do reservatório e garantir o abastecimento de água para a agricultura irrigada da região. Construída na década de 1990, a barragem é estratégica para o Perímetro Irrigado do Estreito e também atende produtores do município de Sebastião Laranjeiras. O reservatório possui capacidade superior a 130 milhões de metros cúbicos e abastece o cultivo de frutas, como banana, manga e maracujá, além de hortaliças e feijão.
As obras incluíram o reforço e impermeabilização de partes da estrutura, intervenções na galeria de drenagem, reparo de fissuras, melhorias no sistema de escoamento, instalação de iluminação e pintura protetiva em guarda-corpos e tubulações. Segundo Sérgio Farias, engenheiro fiscal da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, os trabalhos são essenciais para o funcionamento seguro do sistema hídrico, principal fonte de água para comunidades e produtores locais. Com a modernização, a expectativa é aumentar a produtividade agrícola, fortalecer a segurança hídrica, ampliar a resistência da região a períodos de seca, prevenir danos ambientais e garantir o uso sustentável dos recursos hídricos.

Igaporã promove entrega voluntária de animais silvestres
IGAPORã 14/Ago/2025 - 22h15
Foto: Divulgação/Inema

Igaporã promove entrega voluntária de animais silvestres

Entre os dias 18 e 22 de agosto, o município de Igaporã, no Centro-Sul da Bahia, será palco de uma mobilização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com a prefeitura, para incentivar a entrega voluntária de animais silvestres mantidos de forma irregular em residências. A iniciativa não prevê aplicação de multas ou penalidades aos moradores que participarem da ação. O ponto principal da campanha ocorrerá no dia 22, na Praça Bernardo de Brito, das 8h às 12h, onde equipes técnicas orientarão sobre os procedimentos corretos de entrega, garantindo a segurança dos animais. Papagaios, jabutis, macacos e aves canoras poderão ser levados em caixas ou gaiolas, sendo posteriormente encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Nos centros, os animais receberão cuidados veterinários antes de serem reintroduzidos em seus habitats naturais.
Durante toda a semana, escolas e comunidades da cidade receberão palestras sobre a importância da fauna, a legislação ambiental e a preservação da biodiversidade. A proposta é sensibilizar diferentes faixas etárias sobre a responsabilidade coletiva na conservação dos ecossistemas. De acordo com a bióloga Rosane Barreto, a ação representa uma oportunidade de devolver os animais à natureza, ao mesmo tempo em que contribui para a saúde pública e o bem-estar das espécies.

Polícia intensifica abordagens a motociclistas em Livramento de Nossa Senhora
LIVRAMENTO 14/Ago/2025 - 22h00
Foto: Divulgação/Policia Militar

Polícia intensifica abordagens a motociclistas em Livramento de Nossa Senhora

Em Livramento de Nossa Senhora, equipes da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram rondas ostensivas com o objetivo de intensificar abordagens a motociclistas, em razão do aumento de crimes cometidos com o uso desses veículos no município. Durante a operação, realizada na terça-feira (12), um homem foi abordado portando pequenas quantidades de substâncias análogas à maconha e à cocaína. Ao prosseguir com as abordagens, os policiais localizaram e apreenderam outras porções de drogas.
O suspeito, juntamente com todo o material apreendido, foi encaminhado à Delegacia Territorial de Livramento, onde as medidas legais cabíveis foram adotadas. A ação integra o conjunto de operações preventivas da Polícia Militar voltadas à segurança pública e à redução da criminalidade na região.

Mulher perde quase R$ 16 mil em golpe ao tentar comprar carro no Facebook
CARINHANHA 14/Ago/2025 - 21h45
Foto: Divulgação

Mulher perde quase R$ 16 mil em golpe ao tentar comprar carro no Facebook

Uma moradora de Carinhanha, perdeu R$ 15.981 ao cair em um golpe durante a tentativa de compra de um veículo anunciado no Facebook. Segundo registro feito na quarta-feira (13) na Delegacia Territorial, a vítima relatou que encontrou um anúncio de um Celta 2007 e entrou em contato com o suposto vendedor, sendo direcionada para diferentes números de telefone ao longo da negociação. Após o acordo, a vítima realizou diversas transferências bancárias para contas em nome de pessoas de diferentes regiões do país, mas o carro nunca foi entregue. A Polícia Civil investiga o caso e reforça a necessidade de cautela em transações online, orientando que compradores verifiquem a procedência e autenticidade dos anúncios antes de efetuar qualquer pagamento.

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.