Arquivo de "Agosto/2025"

Esse período tem 344 posts encontrados

Duas pessoas morrem e quatro são presas em operação policial em Porto Seguro
PORTO SEGURO 14/Ago/2025 - 21h30
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Duas pessoas morrem e quatro são presas em operação policial em Porto Seguro

Na manhã desta quinta-feira (14), quatro pessoas foram presas e duas morreram em confrontos com policiais durante uma operação contra um grupo criminoso em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A ação teve como objetivo o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, segundo informou a Polícia Civil. Os nomes dos dois homens mortos não foram divulgados pelas autoridades. Durante a operação, foram apreendidas duas pistolas, munições de calibres variados — 7,62mm, 5,56mm e 9mm —, além de celulares, rádios comunicadores, drogas, balança de precisão e documentos relacionados às atividades do grupo.
A Justiça também determinou o bloqueio de quase R$ 14 milhões em bens e valores que teriam origem no comércio ilegal de entorpecentes. A ação contou com a participação de 120 agentes das polícias Civil, Militar e Federal, além da Força Nacional de Segurança, atuando de forma integrada para desarticular a organização criminosa.

Barragem Luiz Vieira opera com menos de 30% da capacidade
RIO DE CONTAS 14/Ago/2025 - 21h15
Foto: Portal Livramento/Paulo Albuquerque

Barragem Luiz Vieira opera com menos de 30% da capacidade

A Barragem Luiz Vieira, conhecida como Açude do Rio Brumado, registrou nesta terça-feira (12) um volume de apenas 29,99% de sua capacidade, equivalente a 29.804.148 metros cúbicos, com a cota em 1.014,17 metros. O reservatório é essencial para o abastecimento de água das cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, além de diversas comunidades rurais da região. O manancial também é utilizado para irrigação agrícola e dessedentação de rebanhos, atividades que sustentam parte relevante da economia local. A queda no nível, que vem sendo registrada de forma acentuada nos últimos meses, é atribuída à estiagem prolongada e ao aumento no consumo de água.
Para conter o avanço da crise, medidas emergenciais foram adotadas. O cronograma de captação do Perímetro Irrigado do Brumado foi reduzido, limitando dias e horários para retirada de água, numa tentativa de preservar o volume atual do açude.

Presidente da Câmara rejeita anistia total e critica Eduardo Bolsonaro
POLíTICA 14/Ago/2025 - 21h00
Foto: Reprodução/Júlio Dutra

Presidente da Câmara rejeita anistia total e critica Eduardo Bolsonaro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (14) que não existe clima político para aprovar uma anistia ampla, geral e irrestrita aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews. A proposta, defendida por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chegou a mobilizar manifestações nos plenários da Câmara e do Senado na semana passada, mas enfrenta resistência por parte da chefia do Legislativo. Segundo Motta, não há ambiente na Casa para essa medida.
O parlamentar, no entanto, admitiu a possibilidade de discutir um projeto que preveja a revisão de penas para participantes que não tiveram papel central nos ataques. A ideia é beneficiar condenados com sentenças consideradas altas, permitindo a progressão para regimes mais brandos. Dados do Supremo Tribunal Federal (STF) apontam que, dos mais de 1,4 mil presos pelos atos, 141 permanecem detidos e 44 cumprem prisão domiciliar. Motta disse que pretende retomar as discussões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do STF, ressaltando que os eventos de 8 de janeiro foram graves e precisam ser lembrados para evitar repetições.
Durante a entrevista, o presidente da Câmara também fez críticas ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março, quando pediu licença do mandato. O prazo da licença já expirou, mas o parlamentar declarou que não retornará nem pretende renunciar. Para Motta, é inaceitável que um deputado defenda sanções contra o Brasil no exterior, o que, segundo ele, causa prejuízos à economia e a empresas brasileiras.

Mais de 370 sargentos da PMBA concluem curso de aperfeiçoamento
POLíCIA MILITAR 14/Ago/2025 - 20h45
Foto: Divulgação / SSP-BA

Mais de 370 sargentos da PMBA concluem curso de aperfeiçoamento

A Polícia Militar da Bahia formou, nesta quinta-feira (14), 376 futuros subtenentes que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2025.2. As cerimônias ocorreram em Salvador e em diversas cidades do interior do estado. Na capital, o evento foi realizado no auditório do Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), no Costa Azul, reunindo 131 formandos. A solenidade contou com a presença do comandante-geral da PMBA, coronel Magalhães, do diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), coronel Fernando Portugal, além de oficiais, praças e familiares.
Antigo sargento, o coronel Magalhães destacou a importância do papel desempenhado por esses profissionais, reforçando a responsabilidade da função e incentivando que atuem com legalidade e respeito à população. Além de Salvador, também foram realizadas solenidades em Feira de Santana, com 49 formandos; Ilhéus, com 77; Juazeiro, com 38; Vitória da Conquista, com 61; Barreiras, com 8; e Teixeira de Freitas, com 12. Ao todo, 196 homens e 180 mulheres concluíram o aperfeiçoamento.

Moradores de Livramento poderão opinar sobre PPA e LOA em encontros públicos
LIVRAMENTO 14/Ago/2025 - 20h30
Foto: Blog Regional

Moradores de Livramento poderão opinar sobre PPA e LOA em encontros públicos

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora convoca a população para participar de audiências públicas que irão discutir o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Os encontros serão realizados entre os dias 18 e 25 de agosto, abrangendo distritos e a sede do município. O objetivo é garantir a participação popular na elaboração das diretrizes de planejamento e orçamento, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ao todo, serão quatro audiências, todas com início às 10h.
No dia 18, a reunião será no Distrito de Iguatemi, na Escola Municipal David Mendes Pereira. No dia 19, o encontro ocorrerá na Associação dos Moradores de São Timóteo. No dia 21, será a vez do Distrito de Itanagé, na Escola Joaquim Louzada. O encerramento será no dia 25, na Câmara de Vereadores, na sede municipal. Segundo a administração municipal, a colaboração da comunidade é fundamental para que as decisões sobre investimentos e prioridades atendam às necessidades reais da população.

Acusados de tentativa de homicídio vão a júri popular em Brumado
BRUMADO 14/Ago/2025 - 20h15
Foto: Wilker Porto / Agora Sudoeste

Acusados de tentativa de homicídio vão a júri popular em Brumado

Dois homens acusados de tentativa de homicídio qualificado serão julgados pelo Tribunal do Júri em Brumado no dia 5 de setembro de 2025. O caso ocorreu em novembro de 2018, no Bairro Urbis II, quando a vítima foi alvo de múltiplos disparos de arma de fogo em uma emboscada motivada por desentendimentos relacionados a um acidente de trânsito. Segundo a denúncia do Ministério Público (MP), o crime teve origem em uma discussão sobre o ressarcimento de danos causados por uma colisão ocorrida no mês anterior ao atentado. O desacordo financeiro teria evoluído para a tentativa de assassinato.
No dia do ataque, os acusados teriam surpreendido a vítima com diversos tiros. Apesar de ferido, o homem conseguiu fugir do local e foi socorrido por terceiros, sobrevivendo ao atentado. Os réus responderão por tentativa de homicídio qualificado, sob a acusação de que o crime foi cometido por motivo fútil e com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, devido ao elemento surpresa no ataque.
O julgamento foi agendado pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães para as 8h30, no Fórum Juíza Leonor da Silva Abreu, em Brumado.

TCM vai entregar ao governador lista tríplice para escolha de novo conselheiro
BAHIA 14/Ago/2025 - 20h00
Foto: Blog Regional

TCM vai entregar ao governador lista tríplice para escolha de novo conselheiro

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram na sessão desta quinta-feira (14/08) a lista tríplice, elaborada pelo critério de antiguidade, com os nomes dos procuradores de contas junto ao TCM a ser encaminhada ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para a escolha do novo conselheiro que ocupara a vaga aberta no colegiado com a aposentadoria de Mário Negromonte, no último dia 10 de julho. A lista é composta pelo procurador Guilherme Costa Macêdo e pelas procuradoras Camila Vasquez Gomes Negromonte e Aline Paim Monteiro do Rego. O conselheiro presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, irá agora solicitar audiência ao governador para formalizar a entrega da lista. O processo de indicação – afirmou – “foi devidamente instruído com a atuação conjunta da Corregedoria do TCM com a Procuradoria-Geral de Contas, que analisaram os requisitos legais e regimentais aplicáveis, confirmando que a competência para a indicação cabe ao Poder Executivo do Estado, por se trartar de vaga destinada a membro do Ministério Público de Contas, preservando-se, assim, a proporcionalidade estabelecida na Constituição”, esclareceu. Ressaltou que a Procuradoria-Geral de Contas, em consonância com o trabalho de acompanhamento realizado pela Corregedoria, “observou de forma rigorosa o critério de antiguidade previsto no Regimento Interno desta Corte, na Resolução TCM nº 1.392/2019 e na Súmula nº 653 do Supremo Tribunal Federal”.


Encontro valoriza produção leiteira na Chapada Diamantina
IBICOARA 14/Ago/2025 - 19h45
Foto: Divulgação/ADAB

Encontro valoriza produção leiteira na Chapada Diamantina

Transformar a bacia leiteira da Chapada Diamantina em referência estadual de qualidade, inovação e sustentabilidade na produção. Com esse propósito, o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado da Bahia (Sindleite-BA), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Ibicoara, um grande encontro regional envolvendo representantes de todo o setor lácteo. O evento será realizado na Câmara Municipal e reunirá produtores, empresários, autoridades locais e parceiros. Uma oportunidade para discutir sobre as ações de fomento, apoio técnico e assistência continuada. São demandas também do setor o incentivo à formalização e regularização das unidades produtivas. “Queremos elevar a qualidade do leite e dos produtos derivados da região, estimular a agregação de valor e gerar renda para os produtores”, declara o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz. O órgão de inspeção atua também com uma coordenação de inspeção de produtos lácteos.

Abono salarial será pago a mais de 4 milhões de trabalhadores nesta sexta-feira (15)
ECONOMIA 14/Ago/2025 - 19h30
Foto: Blog Regional

Abono salarial será pago a mais de 4 milhões de trabalhadores nesta sexta-feira (15)

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia nesta sexta-feira (15/8) o pagamento do sétimo lote do abono salarial. Serão contemplados 4.085.463 trabalhadores nascidos em novembro e dezembro, totalizando R$ 4,8 bilhões. Em 2025, o MTE destinou R$ 30,7 bilhões para o pagamento do benefício a cerca de 25,8 milhões de trabalhadores com direito ao abono salarial. Para os servidores públicos que tiveram atrasos no pagamento, o abono salarial referente ao ano-base 2023 será liberado em 15 de outubro. Durante setembro, o Ministério processará as informações enviadas fora do prazo pelas prefeituras, garantindo que os pagamentos ocorram na data prevista. Neste sétimo lote, 3.630.710 trabalhadores de empresas privadas, vinculados ao PIS, receberão o abono pela Caixa Econômica Federal, enquanto 454.753 servidores públicos, vinculados ao PASEP, terão o pagamento feito pelo Banco do Brasil. O valor do abono salarial varia de R$ 127,00 a R$ 1.518,00, de acordo com o número de meses trabalhados durante o ano-base 2023. O calendário de pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2023 teve início em 17 de fevereiro de 2025 e os valores permanecerão disponíveis aos trabalhadores até o final do calendário, em 29 de dezembro de 2025.

STF já responsabilizou 1.190 pessoas pelos atos de 8 de janeiro
BRASIL 14/Ago/2025 - 19h15
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

STF já responsabilizou 1.190 pessoas pelos atos de 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) já responsabilizou, até 12 de agosto de 2025, 1.190 pessoas pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Segundo dados do gabinete do relator, ministro Alexandre de Moraes, 638 pessoas foram julgadas e condenadas, enquanto outras 552 admitiram a prática de crimes menos graves e firmaram acordo com o Ministério Público Federal (MPF). Entre as 638 condenações, 279 foram por crimes graves, como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público. Outras 359 foram por crimes menos graves, como incitação e associação criminosa. Até o momento, 10 pessoas foram absolvidas.
No total, o STF abriu 1.628 ações penais relacionadas aos atos, sendo 518 por crimes graves e 1.110 por crimes menos graves. Destas, 112 ações estão prontas para julgamento nos próximos meses, enquanto as demais seguem em fase de instrução processual. Já foram extintas 131 ações em razão do cumprimento das penas. Atualmente, 29 pessoas permanecem presas preventivamente e 112 cumprem prisão definitiva, ou seja, já com condenação transitada em julgado. Outras 44 pessoas estão em prisão domiciliar, com ou sem monitoramento eletrônico.

Bahia celebra protagonismo estudantil na 8ª Feira Literária de Mucugê
MUCUGê 14/Ago/2025 - 19h00
Foto: Divulgação

Bahia celebra protagonismo estudantil na 8ª Feira Literária de Mucugê

Até domingo (17),  Mucugê, na Chapada Diamantina, sedia a 8ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), com o tema "Rios e matas da narrativa". O evento, que teve início na segunda (13), reúne 29 unidades escolares de 16 municípios, além de três escolas da Educação Profissional e Tecnológica, integrando educação, cultura e desenvolvimento sustentável para reforçar a valorização da identidade cultural, da leitura e da produção literária como instrumentos de cidadania e desenvolvimento social. A programação gratuita inclui mesas literárias, lançamentos de livros, saraus, oficinas, cortejo literário e apresentações musicais e teatrais pelas ruas da cidade. "A Fligê é um momento singular de valorização da educação e da cultura, com ampla participação das nossas escolas. A programação contempla todos os projetos estruturantes e suas diversas linguagens artísticas, permitindo que os estudantes expressem criatividade e protagonismo", afirmou a secretária da Educação do Estado (SEC), Rowenna Brito. A Bahia se destaca nacionalmente no fomento a eventos literários. Pelo Programa Bahia Literária, coordenado pela SEC, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e Fundação Pedro Calmon (FPC), estão sendo investidos R$ 24,3 milhões em 81 eventos até 2026. Somente em 2025, 38 iniciativas foram realizadas, com outras 41 previstas até dezembro, fortalecendo a leitura, a cultura e o protagonismo estudantil. As escolas-fábricas estaduais de chocolate dos municípios de Ipiaú e Arataca e a Escola-Fábrica do Requeijão de Santa Bárbara também integram as unidades da rede estadual que participam do evento, apresentando chocolates, requeijões, cocadas, brigadeiros, geleias e outros produtos, nos stands da SEC no Bahia Presente - Espaço Casa do Governo. Para quem circula pela Fligê, os jovens mostram o resultado dos projetos de iniciação científica desenvolvidos durante o ano letivo. A professora Hevelynn Franco Martins acompanha os alunos da Escola-Fábrica de Requeijão, do município de Santa Bárbara. Este projeto, desenvolvido no âmbito da iniciação científica, resultou na criação de diversos produtos à base de requeijão. Como professora colaboradora, ela explica que, durante dois anos, foram produzidos 43 produtos diferentes, utilizando o requeijão como base. "O projeto se insere na territorialidade, valorizando Santa Bárbara, conhecida como a 'Terra do Requeijão'", explicou. A iniciativa buscou diversificar a oferta de produtos, impulsionando as vendas e atraindo turistas. O projeto, que está localizado no Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, no município, envolve mais de 350 alunos desde 2021. Hevelynn ressalta que, entre os produtos de destaque, estão o requeijão do amor e o brigadeiro de requeijão sem lactose, demonstrando a preocupação com pessoas com restrições alimentares. Outra atração estudantil da Fligê são as atividades culturais e os projetos estruturantes como Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Dança Estudantil (DANCE), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE) e Festival Estudantil de Teatro (FESTE), além da Fligêzinha, Fligê+ Juventudes e Fligêcine, destinados ao público infantil e juvenil. "Os estudantes atuam como monitores da feira e têm um espaço dedicado à exposição de projetos artísticos desenvolvidos ao longo de 2025. Essa integração demonstra como os programas estruturantes incentivam a expressão artística, fortalecem a formação cidadã e promovem a aprendizagem significativa", sublinhou a diretora do Núcleo Territorial de Educação da Chapada Diamantina (NTE 3), Elizabete Gonçalves de Souza. Mais de três mil estudantes participam ativamente da Fligê. Uma delas é Rosileide Souza do Carmo, 18 anos, de Boninal, autora do livro "Aconteceu em Olhos D'Água do Basílio". "Escrevi meu livro para registrar a história e as tradições da minha comunidade quilombola, a Olho D'Água do Basílio. Quero que as crianças conheçam nossas origens, vestimentas e nossos costumes, mantendo viva a memória de nossos antepassados", disse.

Idoso morre eletrocutado ao manusear bomba de água na zona rural de Aracatu
ARACATU 14/Ago/2025 - 18h45
Foto: Blog Regional

Idoso morre eletrocutado ao manusear bomba de água na zona rural de Aracatu

Um homem identificado como Valdir Novais, de 73 anos, morreu na tarde de quarta-feira (13) após sofrer uma descarga elétrica enquanto manuseava uma bomba de captação de água na zona rural de Aracatu, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), uma guarnição foi acionada e, ao chegar ao local, constatou o óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi chamado para realizar a perícia e adotar os procedimentos legais.
O corpo do idoso foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente e verificar se houve falha elétrica ou outro fator que possa ter contribuído para a tragédia.

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.