Histórico de Jan/2023

  • Foto: Reprodução
  • 11 // Jan // 2023
  • 10h20

Bolsonaro publica e apaga vídeo com fake news sobre eleições

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou, na noite de terça-feira (10) nas redes sociais, um vídeo com novas mentiras sobre as eleições de 2022. Ele apagou o conteúdo pouco depois. A publicação pelo presidente de novas fake news sobre o processo eleitoral ocorre poucos dias depois dos ataques golpistas perpetrados por militantes bolsonaristas —muitos influenciados por teorias da conspiração que questionam a vitória eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — contra a sede dos Três Poderes em Brasília. A inédita invasão e depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal) teve como consequência a prisão de centenas de pessoas suspeitas de participação no vandalismo e o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), além de ordens de prisão contra o ex-ministro de Bolsonaro Anderson Torres e o ex-comandante da Polícia Militar do DF, Fabio Augusto Vieira. No vídeo publicado —e posteriormente apagado— por Bolsonaro no Facebook, um homem identificado como Dr. Felipe Gimenez ataca a segurança das urnas eletrônicas. A publicação traz ainda as frases “Lula não foi eleito pelo povo. Ele foi escolhido e eleito pelo STF e TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”. A publicação foi feita às 21h55 de terça. Ao contrário do que diz o conteúdo, Lula venceu Bolsonaro nas eleições de 2022 pelo voto popular. O petista teve 50,9% dos votos válidos, e Bolsonaro, 49,1%. Desde que foi derrotado, Bolsonaro se manteve recluso no Palácio da Alvorada e evitou declarações públicas. Ataques diretos contra o sistema eleitoral e ministros do Supremo —como ele fez frequentemente durante seu mandato —também passaram a ser evitadas. Bolsonaro viajou aos Estados Unidos na véspera da posse de Lula e, com isso, não cumpriu o rito democrático de passar a faixa presidencial a seu sucessor no Palácio do Planalto.

  • Foto: Lênio Cidreira - Liberdadenews
  • 11 // Jan // 2023
  • 08h30

Teixeira de Freitas: Homem com transtornos mentais invade concessionária, furta carro e foge

Um jovem de 23 anos invadiu uma concessionária, furtou um veículo do Test-drive e fugiu na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O caso ocorreu no último domingo (8). Segundo a Polícia Civil, o homem sofre de transtornos mentais e é acompanhado por uma unidade do Centros de Atenção Psicossocial (Caps) na cidade. O veículo foi recuperado pela PM e o autor detido. Além de furtar o carro, ele danificou outros veículos na concessionária. O caso foi registrado na DT de Teixeira de Freitas, onde foi instaurado um inquérito regular para apurar o ocorrido.

  • Foto: Rafael Martins - GOVBA
  • 10 // Jan // 2023
  • 15h03

Governador reúne prefeitos para reforçar a representatividade dos municípios e da Federação de Consórcios

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, na companhia do vice-governador, Geraldo Júnior, participou de reunião com prefeitos de nove municípios baianos, na manhã desta terça-feira (10). O encontro foi realizado na sede do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo, em Salvador e teve ainda a presença do secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano e do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Jonival Lucas, os gestores municipais foram apresentar ao chefe do executivo propostas de chapas para o comando da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) e da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA). Entre os presentes, José Henrique Silva Tigre, conhecido por Quinho, prefeito de Belo Campo, destacou o tom da conversa e comemorou a recepção do governador aos gestores e suas propostas. “Saímos daqui muito felizes e, tenho certeza, que a UPB trabalhará em parceria com o Governo do Estado. Embora sejamos independentes, escolhemos trabalhar junto ao governador Jerônimo Rodrigues”, pontuou o prefeito de Belo Campo. A chapa sugerida para a UPB é composta por José Henrique Silva Tigre, o Quinho - (Belo Campo) para a presidência; Júlio (Amargosa), na vice-presidência; José Ricardo Leal Requião, o Caca - (Miguel Calmon), como tesoureiro; Kitty Guimarães (Taperoá), como 2ª tesoureira; José Moreira de Carvalho Neto, o Moreirinha - (Itapicuru), no cargo de 1° secretário; Reinaldo Goés (Iuiú), para o cargo de 2° secretário. Para representar o Estado na FECBahia, foram apresentados os nomes de Thiancle da Silva Araújo (Castro Alves) e Marco Aurélio dos Santos Cardoso, o Marcão – (Santana), indicados para presidente e vice-presidente da FECBahia, respectivamente.

  • Foto: Reprodução - Rede Globo
  • 10 // Jan // 2023
  • 15h01

BBB 23: Casa de vidro começa nesta terça, 10

Começou o Big Brother Brasil 23, mas apenas com a Casa de Vidro por enquanto. Pela primeira vez na história do reality show, a dinâmica no shopping começou primeiro do que o programa, que será iniciado no dia 16 de janeiro. A apresentadora Ana Clara deu o start para a entrada de quatro participantes que ficarão confinados no shopping Via Parque, na Zona Oeste do Rio de Janeiro até o começo do programa. Paula, Giovanna, Manoel e Gabriel vão disputar duas vagas para entrar na casa mais vigiada do Brasil. Manoel Vicente de Barros é médico psiquiatra, especialista em depressão. Morador de Cuiabá e já acumula mais de 18 mil seguidores. Giovanna de Campinas, em São Paulo, mas mora no Rio de Janeiro. É viajada, já passou por diversos países. Gabriel Tavares entrou tímido na Casa de Vidro, mas nas redes sociais é bastante ativo. Com mais de 66 mil seguidores, o rapaz é modelo e faz parte de uma agência de modelos pelo Brasil.

  • Foto: André Gois
  • 10 // Jan // 2023
  • 12h00

Lula caminha com governadores e ministros até Supremo Tribunal Federal

Após reunião com governadores e vice-governadores das 27 unidades federativas do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu do Palácio do Planalto em caminhada simbólica com autoridades até o Supremo Tribunal Federal (STF). Lula convocou a reunião após os ataques terroristas na Praça dos Três Poderes, no domingo (8), quando bolsonaristas radicais depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso e do Supremo. No meio da praça, Lula falou com jornalistas. O presidente disse que o governo "não vai dar trégua" até descobrir quem financiou os atos terroristas. "Não vamos dar trégua até descobrir quem financiou tudo o que aconteceu neste país", afirmou o presidente. "O que eles querem é golpe, e golpe não vai ter", completou Lula.

Discurso

Mais cedo, na reunião, o presidente disse aos governadores que não vai permitir que a democracia escape das mãos e que esse é o único regime que pode possibilitar que todas as pessoas no Brasil possam fazer três refeições por dia. "Nós não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos, porque é a única chance de a gente garantir que esse povo humilde consiga comer três vezes ao dia, ou ter direito de trabalhar", disse Lula. Ele também afirmou que as instituições vão investigar e vão chegar até os financiadores dos atos golpistas em Brasília. Durante a reunião, cinco governadores representando cada uma das regiões do país discursaram em solidariedade aos chefes dos três poderes e reafirmaram o compromisso com a democracia. Até apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se colocaram à disposição para ajudar na pacificação do país. Além dos governadores, também participaram ministros do STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, parlamentares e membros do Executivo. 

  • Foto: Divulgação
  • 10 // Jan // 2023
  • 10h03

Deputado Marquinho Viana segue realizando ações do seu mandato

Na última sexta-feira (06) o deputado Marquinho Viana (PV) acompanhado do amigo Wilson Café e do técnico Darlan da SEINFRA esteve realizando levantamento de dados para elaboração do projeto de pavimentação asfáltica que vai da entrada do povoado de Placa/Distrito de Triunfo do Sincorá/Ponto Velho no município de Barra da Estiva.

  • Fotos: Antônio Queirós - GOVBA
  • 09 // Jan // 2023
  • 10h48

Atos golpistas: Governador Jerônimo reúne áreas de Segurança e Justiça para atuação em conjunto

O governador Jerônimo Rodrigues realizou, na manhã desta segunda-feira (9), uma reunião de trabalho com as pastas de Segurança, Justiça e outras áreas estratégicas da gestão para manter a atuação conjunta de monitoramento, acompanhamento e combate aos atos antidemocráticos registrados desde domingo (8) em Brasília. Participaram da agenda, os secretários de Segurança Pública, Marcelo Werner e da Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, além dos secretários de Gabinete, Adolpho Loyola, e de Relações Institucionais, Luiz Caetano, o comandante da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e a Procuradora Geral do Estado, Bárbara Camardelli. Dentre as demandas do grupo de trabalho está o cumprimento da ordem do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para que as áreas de acampamento em frente aos quartéis do Exército Brasileiro sejam liberadas. A agenda desta manhã antecede a reunião emergencial com os governadores, nesta segunda-feira (9), agendada para às 18h, na capital federal, com o objetivo de impedir que novos atos antidemocráticos se espalhem pelo país. Segundo o governador Jerônimo, devem ser reforçadas as “posturas firmes para que a gente possa continuar fortalecendo a Democracia. A Democracia não vai ser destruída nesse país”.  Desde domingo (8), a segurança foi reforçada pela Polícia Militar em alguns prédios públicos na Bahia. Entre os locais monitorados está o Centro Administrativo, em Salvador, onde estão localizados secretarias e outros órgãos da administração pública estadual. O objetivo é evitar a destruição do patrimônio público. Na madrugada desta segunda-feira (9), o governador Jerônimo enviou para Brasília uma tropa de 70 policiais militares para atuação no combate aos atos que atingiram os prédios do Palácio do Planalto, do STF e do Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes. O chefe do executivo, o vice-governador Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, estiveram no Aeroporto Internacional de Salvador para acompanhar o embarque da tropa.

  • 09 // Jan // 2023
  • 10h48

  • Foto: Valter Campanato - Agência Brasil
  • 09 // Jan // 2023
  • 10h00

Bolsonaro comenta em rede social sobre atos de vandalismo em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais para falar sobre os atos de vandalismos cometidos ao Congresso Nacional, no domingo (8). Bolsonaristas radicais invadiram o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. Através do Twitter, Bolsonaro afirmou que “depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, fogem da regra”. “Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra. Ao longo do meu mandato, sempre esteve dentro das quatro linhas da Constituição respeitando e defendendo as leis, a democracia, a transparência e a nossa sagrada liberdade. No mais, repúdio às acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil”, publicou.

  • Foto: Reprodução
  • 09 // Jan // 2023
  • 09h00

Moraes manda afastar Ibaneis Rocha do cargo de governador do DF por 90 dias

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, na madrugada desta segunda-feira (9/1), que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), seja afastado do cargo pelo prazo inicial de 90 dias. A medida se dá após atos terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que deixaram um rastro de destruição na Praça dos Três Poderes. Foram invadidas as sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional. Moraes atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), “em face da prática de atos terroristas contra a democracia e as instituições brasileiras”. Na decisão, o ministro afirma que “a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal”. Com o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB), Celina Leão (PP) assume o cargo de governadora do Distrito Federal pelos próximos 90 dias.

  • Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
  • 09 // Jan // 2023
  • 08h19

Forças de segurança conseguem desocupar praça dos Três Poderes em Brasília

As forças de segurança conseguiram desocupar os prédios públicos invadidos na praça dos Três Poderes, usando para isso muitas bombas de efeito moral e spray de pimenta. Os agentes começaram a ter êxito na operação por volta das 16 horas do domingo (08). Helicópteros da Polícia Militar e da Polícia Federal também agiram, sobrevoando a praça e atirando bombas de gás. A tropa de cavalaria também foi acionada, além de carros blindados. Os golpistas ameaçaram uma nova investida contra os agentes, mas foram repelidos. Pouco antes das 18 horas, os prédios do Palácio do Planalto e do STF já estavam totalmente liberados. Nos arredores, manifestantes rezavam e marcavam posição, sentando e deitando em frente às tropas de segurança.  

  • Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
  • 09 // Jan // 2023
  • 08h02

200 pessoas já foram presas após atos nas sedes do Planalto, Congresso e STF

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse em entrevista coletiva que os atos de vândalos bolsonaristas em Brasília no domingo (8) são "terrorismo" e "golpismo". "Isso é terrorismo, é golpismo. Temos a certeza de que a imensa maioria da população não quer a implementação dessas trevas", afirmou Dino. O ministro afirmou ainda que os terroristas não destruirão a democracia. "Não conseguirão destruir a democracia brasileira. É preciso dizer isso cabalmente, com toda firmeza e convicção", completou. Dino disse ainda que "criminoso será tratado como criminoso". Governo do DF dizia que segurança era 'adequada' Dino relatou que o governo do Distrito Federal, em reuniões preparatórias, dizia que a segurança para o domingo (8) era "adequada" e que a situação estaria "sob controle". "Havia por parte do governo do Distrito Federal uma visão de que a situação estaria sob controle", afirmou Dino. "O governador Ibaneis, com toda certeza, ao efetuar um pedido de desculpas públicas ao chefe dos poderes da União, está reconhecendo que algo deu errado nesse planejamento. E quero crer que o senhor governador vai apurar as responsabilidades em relação àqueles que não cumpriram seus deveres constitucionais", continuou o ministro da Justiça.

Presos

Dino disse ainda que 200 pessoas já foram presas em flagrante e que as prisões podem continuar ao longo da noite. Segundo o ministro, a situação de flagrante permanece mesmo os terroristas já tendo deixado a Praça dos Três Poderes.

  • Foto: Divulgação
  • 07 // Jan // 2023
  • 12h38

Prefeitura de Livramento informa que domicílios não visitados pelo IBGE devem ligar para o Disque-Censo 137

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora informa que os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo, no número 137, que já está disponível para todo o município, e agendar a entrevista com o recenseador. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana (incluindo feriados) das 8h às 21h30, até o final do mês de janeiro de 2023.  O 137 é um telefone disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço. Com o Disque-Censo, qualquer pessoa que não tenha sido recenseada pode reivindicar esse direito e não ficar de fora do Censo 2022, garantindo uma cobertura ainda mais precisa do número de habitantes em nossa cidade. Ao receber a ligação, os atendentes pedem que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos. Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação. A partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não. Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e o atendimento é encerrado. Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente agendará a entrevista com um recenseador, que poderá ser realizada de forma presencial, por telefone ou internet, dependendo da opção do morador. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

  • Foto: Fernando Vivas - Gov da Bahia
  • 06 // Jan // 2023
  • 17h15

Jerônimo Rodrigues anuncia novos gestores de órgãos da administração estadual

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na tarde desta sexta-feira (6), os novos gestores estaduais de órgãos, departamentos, fundações e outras estruturas ligadas às secretarias estaduais. A relação com os 19 titulares da gestão pública e uma direção de hospital foi anunciada durante live no canal do Governo do Estado no YouTube. Piti Canella é a nova diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb); Handerson Leite é diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb); Tiago Venâncio assume a direção da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); entre outros nomes apresentados. Durante o anúncio, Jerônimo Rodrigues explicou que alguns gestores que já integravam as unidades foram mantidos. “O fato de trazer alguns nomes que estavam na era Rui para se manter em algumas ações é por conta da competência que essas pessoas demonstraram. A expectativa nossa é de que todos esses órgãos dêem continuidade ao que estava sendo feito, mas, também, trabalhar em novos projetos, para que na nossa linha de atuação possamos renovar", afirma. O governador explicou, ainda, que outros 20 nomes devem ser anunciados nos  próximos dias, após avaliação dos últimos currículos apresentados para ocupação dos cargos. 

 
Relação completa dos gestores estaduais anunciados

- Alexsandro Freitas Silva – Diretor-presidente da Cerb (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia) 
- Handerson Leite - Diretor da Fabesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia)   
- Luiz Gavazza – Diretor-presidente da BahiaGás (Companhia de Gás da Bahia) 
- Regina Affonso - Diretora da Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente)
- Tiago Venâncio - Diretor do Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor)
- Flávio Gonçalves – Diretor-geral do Irdeb (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia) 
- Flávio Machado - Diretor do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) 
- José Rebouças - Diretor executivo da Prodeb (Companhia de Processamento de Dados do Estado Da Bahia) 
- Rodrigo Pimentel - Diretor-geral do Detran (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) 
- Piti Canella, Diretora-geral da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia) 
- José Acácio - Superintendente da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia)  
- Socorro Brito, coordenadora-geral do Planserv (Assistência à Saúde dos Servidores Públicos) 
- Hemerson Cardoso Guimarães, superintendente da Supat (Superintendência de Patrimônio)  
- Heber Santana - Superintendente da Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil)  
- Jeandro Laytynher Ribeiro - Diretor-presidente da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional)
- José Trindade - Presidente da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia)   
- Lanns Almeida - Superintendente da Bahiater (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural)  - Saulo Pontes - Superintendente da SIT (Superintendência de Infraestrutura de Transportes) 
- Carlos Martins - Diretor-presidente da CTB (Companhia de Transportes do Estado da Bahia) 
- Lucrécia Sarvenini Freitas, diretora do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)  

  • Foto: Reprodução
  • 06 // Jan // 2023
  • 10h00

Barro Preto: Criança de um ano morre após casa pegar fogo

Uma criança de um ano morreu na quinta-feira (5) após a casa onde ela estava pegar fogo no bairro Pelourinho, no município de Barro Preto, sul da Bahia. Uma outra criança de três anos que também estava no imóvel não se feriu. As informações são do G1. Durante as chamas, as crianças foram resgatadas por vizinhos que arrombaram a porta da casa ao perceberem o incêndio. Não há detalhes se as crianças estavam com algum adulto no imóvel. Identificado com o prenome Henrique, o menino foi levado ao Hospital Manoel Novaes, na cidade de Itabuna, também no sul do estado, há cerca de 33km de Barro Preto, mas ele não resistiu às queimaduras. Não foi detalhado se há algum grau de parentesco entre as crianças.