Histórico de Fev/2017

  • Foto: Divulgação
  • 17 // Fev // 2017
  • 17h01

Investigado desde 2014, Ravengar reclama da prisão: ‘Parece filme’

Preso da manhã desta quinta-feira(16), Raimundo Alves de Souza, conhecido como “Ravengar”, de 64 anos, acusado de comandar o tráfico de drogas na região do Morro do Águia, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, irritou-se com as acusações durante coletiva de imprensa realizada nesta tarde. “Eu trabalho entregando temperos. Meus filhos trabalham em lava jato. Somos inocentes. Isso foi uma emboscada. Não fiz nada. Parece que estou no filme de ‘De Volta Para o Futuro'”, afirmou. De acordo com o delegado Alexandre Galvão, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Ravengar era investigado desde 2014, quando foram descobertos indícios do retorno dele à prática do tráfico. O suspeito estava em regime semiaberto desde 2012, quando foi transferido do Complexo Penitenciário Professor Lemos de Brito, no bairro da Mata Escura, na capital baiana, para o Presídio de Lauro de Freitas, na região metropolitana.

  • Foto: Divulgação
  • 17 // Fev // 2017
  • 16h08

Quatro cidades passam por racionamento de água no estado

Por conta da seca que atinge algumas regiões da Bahia, a Embasa  informou nesta quinta-feira (16) que quatro municípios entraram em regime de racionamento de água e outros oito passarão por diminuição do abastecimento até o fim do mês. Vitória da Conquista, Belo Campo, Queimadas e Santaluz já estão racionando água enquanto Senhor do Bonfim, Jacobina, Jaguarari, Caldeirão Grande, Andorinha, Itiúba, Ponto Novo e Filadélfia entrarão até o fim do mês. Outros 14 municípios também estão em análise segundo a Embasa, que informou através de nota que as cidades em regime de racionamento terão distribuição de água em dias alternados, para diferentes áreas , e que um calendário de distribuição será divulgado à população. A empresa recomendou ainda que a população reserve água em reservatórios para atender as necessidades de consumo.

  • Foto: Divulgação
  • 17 // Fev // 2017
  • 15h03

Santa Maria da Vitória: MP recomenda não realização de carnaval diante de crise financeira

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação ao prefeito de Santa Maria da Vitória, no oeste baiano, que se abstenha de gastar recursos públicos com a contratação de shows e eventos culturais para o carnaval de 2017, enquanto durar a situação de crise econômica na cidade. A recomendação ainda determina que a municipalidade não contrate demais eventos da mesma natureza, incluindo a contratação de artistas, serviços de "buffets", banheiros e montagens de estruturas para apresentações artísticas entre outras despesas, enquanto a situação financeira do município não melhorar e houver falta de pagamento dos servidores públicos. Qualquer despesa para a realização do carnaval deve ser precedida de apresentação de relatórios expedidos pelos órgãos técnicos competentes atestando a possibilidade de incremento do contingente populacional sem prejudicar os serviços públicos, como segurança pública, água e energia, dentre outros. 

  • Foto: Reprodução
  • 17 // Fev // 2017
  • 14h10

Depois de quatro meses, horário de verão termina na madrugada deste domingo

Depois de quatro meses, o horário de verão termina na madrugada deste domingo (19). A partir da meia-noite, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser atrasados em uma hora. As regiões Norte e Nordeste não aderiram à mudança de horário em outubro. A medida tem como objetivo aproveitar melhor a luz do solar durante o verão e estimular o uso consciente da energia elétrica. O governo estima economia de R$ 147,5 milhões com o horário de verão.

  • Foto: Reprodução
  • 17 // Fev // 2017
  • 13h06

Bahia é alvo da PF em operação contra tráfico sexual de mulheres

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (15) a Operação Marguerita, com o objetivo de desarticular grupo criminoso internacional especializado em tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. As vítimas eram levadas de Fortaleza-CE para a Itália e Eslovênia. Há mandados na Bahia, Ceará, Minas Gerais e São Paulo. Cerca de 90 policiais federais cumprem 13 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 18 mandados de condução coercitiva, todos expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal no Ceará. A rede criminosa é composta por aliciadores, responsáveis pelo recrutamento, transporte, viagens para o exterior, acolhimento, alojamento e exploração sexual de vítimas (mulheres) nos países de destino. O crime de tráfico internacional de pessoas com a finalidade de exploração sexual trata de grave violação de direitos humanos, considerando a situação de vulnerabilidade das vítimas, que muitas vezes, iludidas pelos aliciadores, mediante fraude, são levadas a países da Europa e submetidas a condição degradante. Os presos serão indiciados por crime de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com pena prevista de até 25 anos de reclusão. A operação foi batizada de “Marguerita” em alusão ao nome da principal boate (Margerita) na Eslovênia, onde se exploravam sexualmente as vítimas.

  • Foto: Divulgação
  • 17 // Fev // 2017
  • 10h06

Instrumentos musicais com carimbo do MEC são achados em matagal

Oito instrumentos musicais com carimbo do Ministério da Educação [MEC] foram encontrados em um matagal no bairro Bateias, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com o delegado Nei Brito, da Furtos e Roubos, os policiais militares chegaram ao local após denúncia anônima. Os instrumentos foram recuperados na terça-feira (14), mas as informações só foram divulgadas na quarta (15). "Na realidade, a Polícia Militar, após a denúncia anônima, foi ao local, no Bateias 2, em um terreno baldio, e encontrou esses instrumentos. [Em seguida] Apresentou no Disep [Distrito Integrado de Segurança Pública] e o plantão passou para a delegacia de Furtos e Roubos", relata Nei Brito.

  • Foto: Reprodução
  • 17 // Fev // 2017
  • 09h09

Folião que identificar vírus HIV no Carnaval já sairá com medicamento

Como forma de aprimorar o atendimento de saúde no Carnaval, na festa deste ano, os foliões que realizarem o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite e o resultado identificar o vírus ou doença, vão tomar o medicamento no próprio posto “Fique Sabendo”. De lá, o folião também já sai com a segunda consulta marcada, encaminhado para prosseguir com o tratamento. Como anunciado pelo secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, nesta quinta-feira (16), serão dois postos específico para esse atendimento – um na Barra, nas proximidades do Beco da Off, e outro na Carlos Gomes. Além disso, a folia deste ano vai contar com 11 módulos assistenciais (5 no circuito Barra-Ondina, 4 no Campo Grande até o Centro Histórico e 1 no Nordeste de Amaralina); 130 leitos; 11 leitos tipo Unidade de Tratamento Intensivo (UTI); 56 ambulâncias, 8 motolâncias; 10 postos da vigilância sanitária; 5300 plantões; 1400 profissionais de saúde; 170 médicos; e 5 equipes de cirurgia bucomaxilofacial.

  • Foto: Divulgação
  • 17 // Fev // 2017
  • 08h03

Temer escolhe Velloso para substituir Moraes no Ministério da Justiça

O presidente Michel Temer (PMDB) aposta no ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Velloso, para assumir o Ministério da Justiça. A opção foi indicação do PSDB, principal aliado da gestão presidencial, e foi considerada por contemplar o perfil buscado por Temer: de um nome que não passe a ideia de ser capaz de interferir na Operação Lava Jato. De acordo com a Folha, assessores do Palácio do Planalto consideram Velloso uma figura importante para ajudar a vincular os tucanos ao governo federal. Nos bastidores há ameaça de os políticos do PSDB abandonarem a Esplanada dos Ministérios com vistas à eleição presidencial de 2018. Temer tem dito em conversas reservadas, segundo a publicação, que o nome de Velloso foi definido e não pode ser mudado caso seja revelada alguma polêmica envolvendo o ex-ministro. O governo, no entanto, considera essa possibilidade pouco provável, já que a carreira jurídica do indicado é sólida e ele possui interlocução com a esquerda e com a direita. Caso Velloso não aceite a proposta, o vice-procurador-geral da República, José Bonifácio de Andrada, é cotado para assumir o cargo. A posse do novo ministro deverá ocorrer apenas depois da aprovação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal. 

  • Foto: Reprodução
  • 16 // Fev // 2017
  • 16h05

Lula lidera com 30,5% dos votos eventual disputa em 2018

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria a disputa com os demais adversários, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira, 15, pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). De acordo com o levantamento, Lula apresenta hoje 30,5% das intenções de votos contra 11,8% de Marina Silva; 11,3% do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece apenas como quarto colocado, com 10,1%. Ciro Gomes (PDT-CE) tem 5% e o presidente Michel Temer conta com 3,7%. A soma dos votos branco/nulo ou indecisos chega a 27,6%. Esses valores têm como base a consulta de intenção de voto estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. No cenário de consulta espontânea, quando não é apresentado nenhum nome aos entrevistados, Lula também lidera com 16,6% as intenções. Neste caso, Bolsonaro aparece em segundo com 6,5% e Aécio Neves em terceiro, com 2,2%. A soma de branco/nulo ou indecisos chega, contudo, a 67,8%.

  • Foto: Reprodução
  • 16 // Fev // 2017
  • 13h02

Desembargador suspende proibição contra Folha em caso de hacker

O desembargador Arnoldo Camanho de Assis, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, aceitou recurso da Folha de S.Paulo e suspendeu nesta quarta (15) os efeitos de uma liminar que proibia o jornal de publicar informações sobre chantagem sofrida pela primeira-dama, Marcela Temer, de um hacker. A liminar havia sido concedida na sexta (10) pelo juiz Hilmar Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília, a pedido do subchefe para Assuntos Jurídicos, Gustavo Vale do Rocha, em nome da primeira-dama. Rocha alegou violação da intimidade de Marcela Temer. No site do jornal, o texto sobre o assunto, publicado na sexta, havia sido suprimido após a notificação, ocorrida na segunda (13). Na sua decisão, o desembargador afirma que a liminar contra o jornal "está a padecer de aparente inconstitucionalidade, já que violadora de liberdade que se constitui em verdadeiro pilar do Estado democrático de Direito".

  • Foto: Reprodução
  • 16 // Fev // 2017
  • 12h07

Ministério Público pede condenação de Luciano Huck por apropriação

Nesta quarta-feira (15), o MPF (Ministério Público Federal) enviou um pedido à Justiça para manter condenação do apresentador Luciano Huck, por “se apoderar de um bem da sociedade” em sua casa em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Segundo o Radar Online, da revista 'Veja', o MPF quer manter a multa de R$ 40 mil ao apresentador da Globo por fazer uma cerca que fica próxima a sua residência na Ilha das Palmeiras, em Angra. Huck foi condenado em segunda instância, mas recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para rediscutir sua punição. Huck chegou dizer que a estrutura era para atividade de maricultura (criação de plantas ou animais marinhos), porém foi contestado pelo MPF, que afirmou que era apenas um pretexto para poder se apoderar de um bem comum social, o que é proibido por lei. Em 2011, a determinação da Justiça Federal era para que Huck desmontasse as cercas e pagasse uma indenização por danos materiais e imateriais, além de multa diária em caso de descumprimento da decisão.

  • Foto: Reprodução
  • 16 // Fev // 2017
  • 10h03

Quem perder o prazo não poderá sacar contas inativas do FGTS, diz Caixa

A Caixa Econômica Federal explicou nesta quarta-feira (15) que as regras para os saques de dinheiro de contas inativas do FGTS restringem as retiradas até o dia 31 de julho e que as pessoas que não conseguirem fazer as retiradas até o prazo limite não conseguirão fazer o saque em outra data. "A Medida Provisória é clara: para o pagamento simplificado nestas duas condições – pedido de demissão ou demissão por justa causa –, o trabalhador tem que sacar o recurso até 31 de julho deste ano", disse Valter Nunes, diretor-executivo da Caixa.

  • Foto: Divulgação
  • 16 // Fev // 2017
  • 09h09

Após perder gêmeos, casal celebra gravidez de quíntuplos: 'Milagre'

Em pouco mais de um ano, a frustração de um casal após a perda dos filhos gêmeos se transformou em uma alegria imensurável com uma nova gestação. De forma natural, a técnica em enfermagem Carla Divina Faria de Oliveira, de 24 anos, engravidou de quíntuplos. Com uma barriga de quatro meses ainda quase que imperceptível, ela espera junto com o marido o momento sublime de dar à luz os cinco filhos. De acordo com uma das teorias mais tradicionais para se calcular a probabilidade de nascimentos múltiplos, conhecida como "Lei de Hellin", a chance de nascerem quíntuplos a partir de gestações naturais é de 1 a cada 65.610.000 de nascimentos. Carla e o marido, o encanador industrial Luciano Gomes, de 39 anos, são casados há dois anos e vivem em Nerópolis, na Região Metropolitana de Goiânia. Ela diz que a notícia da gestação pegou ambos de surpresa. "Dois meses depois que fiz o exame confirmando, fiz o primeiro ultrassom e o médico já viu que eram quíntuplos. Foi um susto, eu nem acreditei. Mas hoje isso é motivo de muita felicidade, um milagre de Deus".

  • Foto: Reprodução
  • 15 // Fev // 2017
  • 09h05

Aneel aprova mudanças na bandeira tarifária; amarela terá alta de 33%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (14) mudanças nos valores das bandeiras tarifárias, sistema que aplica uma cobrança extra nas contas de luz quando aumenta o custo de produção da eletricidade no país. Entre as mudanças está um aumento de 33,3% para o valor da bandeira amarela. A partir de agora, se essa bandeira for acionada, o custo extra nas contas de luz vai passar de R$ 1,50 para R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos. A Aneel também reajustou, para baixo, o custo da bandeira tarifária vermelha 2: de R$ 4,50 para R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos. Os novos valores valem para o ano de 2017 e só vão ser cobrados nas contas de luz se essas bandeiras passarem a vigorar. A agência não alterou o valor da bandeira vermelha 1, que, portanto, continua sendo de R$ 3 para cada 100 kWh de energia consumidos.

  • Foto: Reprodução
  • 15 // Fev // 2017
  • 08h03

Dilma revela à PF que nomeação de Lula evitaria impeachment, segundo revista

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) revelou à Polícia Federal (PF) que a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Casa Civil, em março de 2015, evitaria seu impeachment. De acordo com informações da revista Veja desta semana, Dilma prestou depoimento à PF em 12 de dezembro, quando explicou o porquê da indicação de Lula. "Desde o início do segundo mandato, a declarante tinha interesse em trazer o ex-presidente Lula para integrar o governo. (...) A declarante acredita que, caso o ex-presidente Lula viesse a assumir a chefia da Casa Civil, como havia previsto, possivelmente não teria sofrido o impedimento", disse Dilma, segundo depoimento ao qual teve acesso a publicação. A ex-presidente explicou que não antecipou a nomeação de Lula - publicada em edição extra do Diário Oficial -, já que não se lembrava de tê-lo feito. "Rui Falcão [presidente nacional do partido] tinha intenção de fazer uma grande cerimônia, enquanto a declarante queria dar posse rapidamente ao ex-presidente Lula, com receio de que o mesmo hesitasse em ser nomeado", acrescentou. Na ocasião Dilma também negou ter articulado para tirar empreiteiros da prisão e para evitar a delação do ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (ex-PT). 

Eventos