Histórico de Mar/2020

  • Foto: Divulgação / Polícia Civil
  • 29 // Mar // 2020
  • 13h30

Livramento: Policia Civil prende homem por porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Itanagé

Uma equipe de investigadores da Polícia Civil prendeu um homem no inicio da tarde de sexta-feira (27), na Avenida Clériston Andrade, no distrito de Itanagé em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações da Polícia Civil, o homem de 56 anos estaria agredindo e a ameaçando de morte, suas duas filhas menores de idade, o genitor de ambos e um senhor idoso de 90 anos de idade. Foi requerida medida protetiva e mandado de busca e apreensão, tendo sido ambos os pleitos deferidos pelo Juízo de Direito da Vara Crime de Livramento. De posse dos específicos mandados, foi realizada a diligência pela equipe da Polícia Civil, na residência do autor, com êxito. Quando abordado, o acusado tentou empreender fuga com armas de fogo, para tentar escondê-las, sem sucesso. Ele foi alcançado pelos investigadores e recebeu voz de prisão. Foi apreendido, também, material utilizado para recarga de munições de calibre 22, 28 e 38. O homem foi preso e conduzido a delegacia de Livramento de Nossa Senhora onde foi autuado em flagrante pelas práticas de Violência doméstica e Posse Ilegal de Arma de Fogo.

  • Foto: Camila Souza
  • 29 // Mar // 2020
  • 13h21

Justiça libera mais de 800 presos de penitenciárias baianas por causa do coronavírus

Mais de 800 presos foram liberados das unidades penitenciárias da Bahia, por causa da pandemia do novo coronavírus, após decisões judiciais. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) na sexta-feira (27).  A Seap detalhou que a liberação não é generalizada. Segundo a secretaria, os juízes estão analisando casos específicos de presos que cumprem pena em regime semiaberto, que têm autorização de trabalho, que estão em prisão administrativa ou saída temporária. Também estão sendo liberados os detentos que estão dentro do grupo de risco, como aqueles que têm doenças graves, crônicas e os maiores de 60 anos. A Seap informou que ainda não há um número total de presos que devem ser liberados na Bahia, já que os juízes estão analisando caso a caso para decidir pela liberação. A previsão é de que, na segunda-feira (30), mais detentos sejam soltos. Apesar da liberação, os presos continuaram respondendo aos processos pelos crimes que cometeram. A secretaria não informou se esses detentos serão monitorados nem se deverão voltar para as unidades, quando a situação do coronavírus for controlada. Com a soltura dos presos, a Bahia registra 14.111 detentos, entre homens e mulheres, distribuídos pelas 26 unidades prisionais do estado. Deste número, 2.016 presos excedem a capacidade das prisões baianas, que têm vagas para 12.095 pessoas.

 

 

  • Foto: Divulgação/SSP-BA
  • 29 // Mar // 2020
  • 13h04

Droga é encontrada escondida em carro durante fiscalização em rodovia na Bahia; três são presos

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o flagrante ocorreu durante fiscalização da circulação de ônibus intermunicipais em cidades com restrições por conta da pandemia do covid-19. Segundo a SSP-BA, Polícia Militar, Agerba e PRF fizeram parte da operação. As equipes que estavam na BR-116 Sul perceberam comportamentos suspeitos dos três ocupantes de um carro. Como estavam abordando um ônibus, os policiais deixaram o veículo passar e comunicaram a outras equipes que estavam na BR-324. O carro foi abordado próximo ao posto de gasolina São Gonçalo, ainda nos limites de Feira de Santana, sentido Salvador. Durante buscas foram encontrados 7 kg de crack escondidos no para-choque. O trio informou que saiu com a droga de Goiânia e o destino final era a capital baiana. Criminosos e drogas foram apresentados na Central de Flagrantes de Feira de Santana.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 29 // Mar // 2020
  • 12h49

Rui Costa mantém, até 5 de abril, a suspensão de transporte intermunicipal em 27 cidades

Durante conversa com os internautas, no #PapoCorreria de sexta-feira (27), o governador Rui Costa afirmou que será estendida, até o dia 5 de abril, a suspensão da circulação do transporte coletivo intermunicipal nas cidades que já tiveram casos confirmados de coronavírus. A medida deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O objetivo é proteger a população contra a disseminação da doença. “O que queremos com isso é diminuir a propagação do vírus. Ele não sai de uma cidade para outra pelo vento. Quem leva de uma cidade para a outra são as pessoas”, disse Rui. Até agora, o transporte rodoviário coletivo já foi suspenso em 27 municípios. São eles: Salvador, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari,  Canarana, Conceição do Jacuípe, Correntina, Entre Rios, Feira de Santana, Guanambi, Itaparica (Bom Despacho), Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Nova Soure, Prado, Porto Seguro, São Domingos, Santa Maria da Vitória, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Em algumas cidades sem casos de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença. É o caso de Itacaré, que não tem, até agora, pessoas identificadas com o novo coronavírus, mas está integrada ao transporte coletivo de Itabuna e Ilhéus.

  • Foto: Robson Valverde/Secom
  • 29 // Mar // 2020
  • 12h23

Bahia registra primeira morte de paciente com coronavírus

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou a primeira morte pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (29). O paciente era um homem de 74 anos, que estava internado em um hospital privado de Salvador. Ele estava entubado e em diálise continua. De acordo com a Sesab, a morte ocorreu na noite de sábado (28). Ele estava internado no Hospital da Bahia, segundo confirmou a assessoria de comunicação do hospital, que disse que o paciente esteve em um congresso na cidade de Itu (SP). De acordo com o Hospital da Bahia, o paciente era hipertenso, ex-fumante, dislipidêmico (com índice alto de gordura no sangue) e com sinais radiológicos de enfisema pulmonar. Ele deu entrada na emergência da unidade de saúde no dia 17 de março, já em estado grave, com insuficiência respiratória severa, sendo imediatamente entubado. Ainda segundo o hospital, quatro dias antes da internação ele havia sido atendido em outro hospital com quadro clínico leve, onde foi colhido exame para Covid-19 e encaminhado para casa. Quatro dias após, ele apresentou quadro respiratório grave e procurou a emergência do Hospital da Bahia. Ele passou 12 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), intubado. O resultado do exame saiu quando ele já estava internado no Hospital da Bahia, confirmando que ele era positivo para Covid-19. Nos dias seguintes, o paciente apresentou instabilidade durante todo período de internação e precisou de diálise por causa de falência renal. O Hospital da Bahia também divulgou que o paciente usou cloroquina durante os últimos cinco dias de internação. Conforme recomendação do governo da Bahia, o corpo do paciente morto pelo Covid-19 deve ser cremado, seguindo orientação da Anvisa. Ainda não há decreto do estado da Bahia suspendendo velório de vítimas pelo novo coronavírus.

  • Foto: Reprodução/Twitter
  • 29 // Mar // 2020
  • 12h23

Em uma postagem nas redes sociais, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lamentou a morte do idoso e divulgou que já são 147 casos confirmados na Bahia. Por volta das 11h deste domingo, a Sesab confirmou a informação do secretário e divulgou que já são 147 casos do Covid-19 no estado. Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (1); Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Canarana (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (9); Ilhéus (2); Itabuna (2); Itagibá (1); Itamaraju (1); Itororó (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (11); Pojuca (1); Porto Seguro (10); Prado (3); Salvador (94, sendo três importados); São Domingos (1) e Teixeira de Freitas (1). Dos 20 novos casos, 13 são em Salvador, 4 em Lauro de Freitas, 1 caso em Itamaraju, 1 em Itororó e 1 em Pojuca. A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

  • Foto: Reprodução| Vídeo| Blog Regional
  • 25 // Mar // 2020
  • 19h59

Livramento: Prefeito Ricardinho fala sobre o (COVID-19) e as medidas adotadas no combate ao Coronavírus

O Prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro (REDE), divulgou no começo da noite desta quarta-feira (25), um vídeo onde fala sobre o (COVID-19) e as medidas adotadas no combate ao Coronavírus. Uma delas foi o decreto onde suspende as atividades escolares, campeonato rural e fechamento do comércio, onde há um numero maior de aglomerações de pessoas. Porém durante a sua fala, o prefeito frisa que todas essas medidas só surtirão efeitos se as pessoas ficarem em casa. “Dirijo-me a vocês que estão me vendo agora, agente precisa que vocês conscientizam as pessoas da família com mais de 60 anos, a ficar em casa, a se isolar em casa. Por que as pessoas acima dos 60 anos, são aquelas que correm o maior risco de pegar o vírus”. Disse o prefeito. 

VEJA O VÍDEO:

  • Foto: Divulgação/GOVBA
  • 25 // Mar // 2020
  • 19h17

Governadores do Nordeste criticam pronunciamento de Bolsonaro: Tom agressivo

Em mais uma reunião, na tarde desta quarta-feira (25), os nove governadores que integram o Consórcio Nordeste avaliaram como “agressivo” o tom utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em pronunciamento na TV, na noite desta terça. “Os representantes estaduais expressaram frustração com o tom agressivo em lugar de exercício do papel de liderança e coalizão em nome do Brasil. A íntegra da carta está em anexo”, diz o grupo, em carta assinada também pelo governador Rui Costa (PT) – presidente do Consórcio Nordeste. Segundo a gestão estadual, a reuniu ocorreu por meio de vídeoconferência e deliberou que os estados nordestinos vão continuar adotando “medidas baseadas no que afirma a ciência, seguindo orientação dos profissionai de saúde capacitados para lidar com a realidade atual”. Os governadores dos nove estados da região decidiram ainda que “ações preventivas serão revistas gradualmente, conforme registros informados pelos órgãos oficiais de saúde de casa estado”. “O momento vivido pelo Brasil é gravíssimo e o novo coronavírus é um adversário a ser vencido com muito trabalho, bom senso e equilíbrio”, comentou Rui Costa. Em um dos trechos da carta elaborada após a reunião, os gestores afirmam também que há a “necessidade urgente de uma coordenação e cooperação nacional para proteger empregos e a sobrevivência dos mais pobres”, porque “é um momento de guerra contra uma doença altamente contagiosa e com milhares de vítimas fatais”.

  • Foto: Fotos Públicas/NIAID
  • 25 // Mar // 2020
  • 19h12

Número de infectados por Covid-19 na Bahia sobe para 91

A Bahia registrou nesta quarta-feira (25) 91 casos do novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Pela manhã, o estado possuía 84 casos. Confira o detalhamento das cidades com casos positivos: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Canarana (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Ilhéus (1); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingos (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (57).

  • Foto: Vinícius Loures/ Câmara dos Deputados
  • 25 // Mar // 2020
  • 19h06

Mandetta diz que continua no cargo: Vou trabalhar ao máximo

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou que continua no Ministério da Saúde. Desde a noite de terça-feira (24), fala-se sobre a possibilidade de ele deixar o cargo em razão do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, no qual questionou a quarentena e disse que coronavírus era uma “gripezinha”. Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (25), Mandetta afirmou que só sairá do ministério se o presidente achar que ele não deve trabalhar, se estiver doente ou se perceber que não é mais útil depois de passado o período de turbulência. O ministro ainda afirmou que toda a equipe está focada em trabalhar com técnica, com base em três eixos: ciência, atenção/monitoramento e operacional. “Vamos trabalhar com critério técnico. Queremos que a gente repasse estruturas que têm que ser feitas por um comitê mais alargado. Esse comitê vai achar grande soluções pra economia, pra logística, pra cultural, pra uma série de atividades que são essenciais na vida da gente”, acrescentou Mandetta. O ministro reforçou que todos da equipe sabem a gravidade do novo coronavírus, bem como quais ações devem ser tomadas e como devem ser informadas à população. Uma dessas medidas é a quarentena, tomada quando existe em circulação na sociedade uma doença infecciosa de fácil transmissão, para a qual não temos ainda sistema imunológico e que incorre em consequências de letalidade ou intenso uso paralelo do sistema de saúde.

Quarentena desorganizada

No caso particular da quarentena, Mandetta criticou a forma como os governadores e prefeitos implementaram a medida. O “remédio extremamente amargo” que é a quarentena precisa ser usado com organização, sabendo quando iniciar, quando terminar e que patamar se quer atingir com a medida. Em tom diplomático, o ministro pareceu tentar reduzir os danos causados pelo pronunciamento do presidente, mas sem perder de vista o que chama de “foco na vida”. “Vamos focar na vida durante todo esse tempo. Não vamos perder o foco que já construímos, o foco da proteção à vida”, disse Mandetta. Em seguida, emendou: “Todas as situações, quando vai-se fazer procedimento desse, têm que estar muito bem pactuadas. Tem países que trabalham por cores e vai trabalhando com vias abertas pra aquele pessoal poder andar. Vai-se trabalhando de maneira coletiva, onde se coloca começar dia tal e terminar dia tal. Quarentena sem prazo pra terminar vira parede na vida das pessoas, que precisam comer, ir no supermercado, ir e vir, porque isso faz parte da sobrevivência”. O ministro da Saúde destacou que as questões econômicas são “importantíssimas”, e por isso é preciso fazer “de maneira organizada”. De acordo com Mandetta, foi proposto aos governadores uma proposta unificada, para que todos saibam o que vai acontecer em cada momento, conforme a realidade de cada estado.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 25 // Mar // 2020
  • 10h53

Livramento: Polícia Militar e Ministério Público conduz à delegacia gerente da loja Americana Express por desobediência ao Decreto Municipal referente ao Novo Coronavírus

Após ser notificado pela vigilância sanitária na última terça-feira (24), uma guarnição da 46ª CIPM acompanhada por representantes do Ministério Público deslocaram nesta quarta-feira (25), até Avenida Dr. Nelson Leal onde a loja “Americana Express” estava em pleno funcionamento, concentrando pessoas, em desobediência ao Decreto Municipal n° 028/2020. O gerente da loja foi apresentado na Delegacia de Policia de Livramento para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis.

  • Foto: Reprodução
  • 25 // Mar // 2020
  • 10h07

É fake informação que Livramento estaria a partir de hoje com todos acessos ao município fechados

É Fake um post que começou circular na manhã desta quarta-feira (25) nas redes sociais que a partir desta data todas as entradas de acesso ao município estariam fechadas. “Bom dia a todos! A Prefeitura de Livramento pede para avisar que a partir de hoje (25/03/2020), todas as entradas da cidade estarão fechadas e inclusive todo o comércio. Pede para avisar às vans para que não dèem viagem perdida. Nada lá funcionará hoje e inclusive não entrará nenhum carro. Repassem esta informação, por gentileza!”. O Blog Regional manteve contato com ASCOM – Assessoria de comunicação da prefeitura, que informou que é “fake”. Toda divulgação oficial, é repassada primeiro a imprensa, logo em seguida publicada nas redes sociais do prefeito.

  • Foto: Divulgação
  • 24 // Mar // 2020
  • 20h38

Deputado Marquinho Viana destina suas emendas impositivas para o combate ao Novo Coronavírus

O deputado Marquinho Viana (PSB), preocupado com a grave crise que se abateu sobre a humanidade, principalmente contra as populações do interior baiano, devido à pandemia do Coronavirus, autorizou o governo do Estado da Bahia a usar as suas emendas impositivas em ações de combate ao Novo Coronavírus (COVID-19)."Devido à pandemia do Coronavírus, autorizo o Governo do Estado da Bahia a usar minhas emendas impositivas nas ações de combate ao (COVID-19)" Disse o deputado. Na última segunda-feira (23), o deputado Marquinho Viana também participou da história sessão virtual da Assembleia Legislativa da Bahia, que aprovou os decretos de calamidade pública da Bahia e da cidade do Salvador, encaminhados pelo governador Rui Costa e pelo prefeito ACM Neto.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 23 // Mar // 2020
  • 20h09

Casos do coronavírus na Bahia estão abaixo da projeção, diz Fábio Vilas-Boas

Por meio de publicação no Twitter, nesta segunda-feira (23), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas informou que o número de infectados na Bahia está abaixo do projetado."Começamos a perceber na Bahia uma separação entre as curvas do previsto e do observado de COVID-19. Esse pode ser um sinal de que as medidas de distanciamento social, higiene e bloqueios sanitários podem já estar dando resultados em busca do tão esperado achatamento da curva", escreveu. De acordo com informações do Bahia Notícias, o último boletim da Sesab apontou 55 casos no estado. No entanto, um caso em Jequié foi confirmado na noite do último domingo (22), o que leva o número de infectados a 56.

  • Foto: Divulgação
  • 23 // Mar // 2020
  • 19h52

Campanha de vacinação contra gripe teve inicio nesta segunda-feira (23)

Começou nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com Ministério da Saúde, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes. Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). Nessa data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

 

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 23 // Mar // 2020
  • 19h26

Rui anuncia novos leitos de UTI para tratar coronavírus e abertura de 16 UPAs no interior

O governador Rui Costa anunciou novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes com coronavírus, assim como a abertura de 16 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ainda não inauguradas, para fazer atendimento de triagem no interior. As informações foram divulgadas durante entrevista à TVE BAhia e Rádio Educadora, nesta segunda-feira (23). “Vamos contar com 100 UTIs instaladas no Hospital Couto Maia, parte delas montadas na área do estacionamento do Couto Maia, e outras 100 no Hospital do Subúrbio. Estamos também avaliando colocar outros leitos na Arena Fonte Nova”, afirmou Rui. De acordo com o governador, até este momento, o atendimento aos pacientes diagnosticados com coronavírus continua concentrado em Salvador. Os hospitais Couto Maia e Ernesto Simões, além do Hospital Espanhol, já foram designados para atender com exclusividade os casos confirmados da doença. No interior, 16 novas UPAs vão receber pessoas que estão com sintomas da doença. “A ideia é que as UPAs façam a classificação, realizem o manejo clínico, estabilizem o paciente e façam a regulação para unidades de referência secundária ou terciária. Todas as estruturas em análise não estavam em funcionamento”, informou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Os equipamentos estão nos seguintes municípios: Alagoinhas, Araci, Brumado, Catu, Conceição do Coité, Gandu, Lauro de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Itacaré, Jaguaquara, Morro do Chapéu, Santo Antonio de Jesus, Serrinha, Tucano e Valença.

Eventos