Histórico de Mar/2021

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 24 // Mar // 2021
  • 21h55

Suspensão do transporte intermunicipal durante a Semana Santa será de 1º de abril até as 5h de 6 de abril

Durante a transmissão do Papo Correria, na noite de terça-feira (23), o governador Rui Costa anunciou a suspensão do transporte intermunicipal no estado. A suspensão terá validade de 1º de abril até as 5h de 6 de abril. A medida restritiva será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24). “A intenção é evitar aglomeração no interior do estado. Sei que as pessoas costumam viajar para visitar familiares, mas neste momento precisamos conter a disseminação do coronavírus. Se as pessoas circularem corremos o risco de aumentar a contaminação”, ponderou o governador. O decreto prevê que ficam suspensas, a partir da primeira hora do dia 1º de abril, a circulação e a saída, e, a partir da nona hora do dia 1º de abril de 2021, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, em todo estado, até as 5h do dia 6 de abril. Também ficam suspensas, a partir de 20h do dia 31 de março, a circulação, a saída e a chegada de ferry boats e catamarãs, em todo estado, até as 5h do dia 06 de abril. Ficam suspensas, a partir de 20h do dia 1º de abril, a circulação, a saída e a chegada de transporte coletivo intermunicipal hidroviário, público e privado, como lanchinhas e balsas, em todo o estado, até as 5h do dia 5 de abril de 2021.

  • Foto: Isac Nóbrega/PR
  • 24 // Mar // 2021
  • 20h31

Bolsonaro diz que Brasil será autossuficiente na produção de vacinas

O presidente Jair Bolsonaro fez na terça-feira (23) um pronunciamento em cadeia de rádio e TV em que afirmou que o país, em poucos meses, será autossuficiente na produção de vacinas contra a covid-19. “Não sabemos por quanto tempo teremos que enfrentar essa doença, mas a produção nacional vai garantir que possamos vacinar os brasileiros todos os anos, independentemente das variantes que possam surgir”, disse o presidente. Bolsonaro afirmou que até o fim do ano estarão disponíveis mais de 500 milhões de doses para vacinar toda a população que precisa ser imunizada no país. Segundo o Ministério da Saúde, esse público soma 170 milhões de pessoas. “Estamos fazendo e vamos fazer de 2021 o ano da vacinação dos brasileiros. Somos incansáveis na luta contra o coronavírus. Essa é a missão e vamos cumpri-la”, afirmou.

  • Foto: Reprodução
  • 24 // Mar // 2021
  • 09h47

Covid-19: Brasil registra mais de 3 mil mortes em 24 horas

O Brasil bateu mais um triste recorde na pandemia, registrando mais de 3 mil mortes por Covid-19 em apenas 24 horas, pela primeira vez, nesta terça-feira (23). Ao todo, foram contabilizadas 3.158 mortes pela doença em um dia, totalizando 298.843 óbitos desde o início da pandemia. Dessa forma, a média móvel de óbitos no país nos últimos 7 dias chegou a 2.349, mais um recorde no índice. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +43%, indicandotendência de alta nos óbitos pela doença. Os dados são do levantamento do consórcio de veículos de imprensa, que mostra a situação da pandemia de coronavírus no Brasil de acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h de terça. Este é o  62º dia consecutivo com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil; pelo décimo sexto dia, o indicador aparece acima de 1,5 mil; e o país completa agora uma semana com essa média acima da marca dos 2 mil mortos por dia. Até o momento, são 25 recordes seguidos nesse índice, registrados desde o dia 27 de fevereiro até hoje.

  • Foto: Fernando Vivas/GOVBA
  • 23 // Mar // 2021
  • 09h55

Toque de recolher a partir das 18h entra em vigor na Bahia com apoio da PM

Entrou em vigor nesta segunda-feira (22) o novo horário do toque de recolher que proíbe a circulação de pessoas entre 18h e 5h em toda a Bahia. O cumprimento da determinação, que segue até o dia 1° de abril, será mantido com o apoio da Polícia Militar da Bahia (PMBA). O decreto foi assinado pelo governo estadual com o objetivo de reduzir os altos índices de contágio da Covid-19. A restrição da venda de bebidas alcoólicas segue valendo, em todo o estado, a partir das 18h de 26 de março até 5h de 29 de março, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Também segue vedada em todo o estado a prática de atividades esportivas coletivas amadoras até 1º de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração. O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas está proibido até 29 de março. Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%, desde que o espaço seja amplo e tenha ventilação cruzada. Ficam vedados, até 29 de março, também em todo o estado, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais nas unidades hospitalares públicas e privadas. Segue proibida ainda, até 1º de abril, a realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independentemente do número de participantes, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica. A retomada escalonada das atividades econômicas está condicionada à manutenção, por cinco dias consecutivos, da taxa de ocupação dos leitos de UTI em percentual igual ou abaixo de 80%.

  • Foto: Divulgação
  • 21 // Mar // 2021
  • 11h07

Brasil recebe hoje 1,02 milhão de vacinas do consórcio Covax-Facility

O Brasil recebe hoje (21) o primeiro lote de vacinas contra covid-19 provenientes do consórcio Covax-Facility. Serão 1.022.400 doses que chegarão ao país às 18h. A chegada das vacinas foi confirmada pela representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Galiano. Galiano enviou na sexta-feira (19) uma carta endereçada ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “É com satisfação que informamos que o primeiro embarque, referente a 1.022.400 doses da vacina contra Covid-19, adquiridas através do mecanismo Covax, chegará ao Brasil no dia 21 de março de 2021”, disse ela, na cara. Na carta ao ministro, a representante da Opas/OMS no Brasil também acrescentou que 90% das doses têm vencimento em 31 de maio de 2021 e as demais 10% em 30 abril de 2021. A Covax-Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19. Trata-se de um consórcio internacional com o objetivo de garantir acesso igualitário à imunização. De acordo com o comunicado do consórcio, a projeção é que sejam enviadas 330 milhões de doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca na primeira metade de 2021 para 145 países integrantes da aliança, que reúne mais de 150 nações.

  • Foto: Camila Souza / GOVBA
  • 18 // Mar // 2021
  • 20h36

Covid-19: Bahia registra 4.584 casos e 153 óbitos nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.584 casos de Covid-19, 153 óbitos e 4.202 recuperados. Dos 758.168 casos confirmados desde o início da pandemia, 726.504 já são considerados recuperados e 17.922 encontram-se ativos. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). De acordo com o boletim, o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 13.742, representando uma letalidade de 1,81%. Os 153 óbitos que foram registrados hoje (18), foi o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico sobre a doença. Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, segundo a Sesab, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. O número de hoje demonstra o crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. Ainda de acordo com a Secretaria, entre os óbitos, 55,91% ocorreram no sexo masculino e 44,09% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,01% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,08%, preta com 15,01%, amarela com 0,51%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,25% dos óbitos. O boletim ainda informou que o percentual de casos com comorbidade foi de 69,11%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,12%). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.086.057 casos descartados e 177.853 em investigação. Na Bahia, 44.629 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

  • Foto: Polícia Federal
  • 18 // Mar // 2021
  • 18h00

Polícia Federal combate desvios de recursos públicos da Educação em Barreiras

Foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Kindergarten, que tem como objetivo a repressão de fraudes em licitações e o desvio de recursos públicos destinados à Educação repassados pela União ao município de Barreiras, no Oeste baiano. As investigações que deram origem à operação foram iniciadas no ano passado pelo Ministério Público Federal, de acordo com um inquérito civil que apontava a constituição e a contratação fraudulenta de um consórcio formado por empresas sem estrutura operacional, para a reforma de escolas municipais pela Prefeitura de Barreiras. Depois da atuação conjunta da Polícia Federal com o MPF, foi identificada a contratação de outras empresas do ramo de Engenharia, por meio de procedimentos licitatórios fraudulentos, com indícios de superfaturamento para a elaboração de projetos executivos, reformas e construção de escolas. Aproximadamente 80 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. As medidas acontecem nos municípios baianos de Barreiras, São Desiderio e Salvador. Em Belo Horizonte, Contagem e Divinópolis, em Minas Gerais também fazem parte da operação. Os responsáveis pelas condutas criminais investigadas responderão pela prática dos crimes de fraude a licitação (art. 90 da Lei 8.666/93); falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal); corrupção passiva (art. 317 do Código Penal); corrupção ativa (art. 333 do Código Penal); organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/13); crime de responsabilidade (art. 1º, inciso I do Decreto-Lei nº 201/67) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98).

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 18 // Mar // 2021
  • 17h57

Rui Costa anuncia prorrogação do IPVA dos transportes escolares

O governador Rui Costa, anunciou na tarde desta quinta-feira (18), que vai prorrogar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos transportes escolares para 2022 e 2023. A ideia é ajudar os motoristas que não estão trabalhando por causa das medidas contra a Covid-19. “O IPVA que era para ser pago em 2021 será prorrogado para 2022 e o que seria pago em 2022, será feito em 2023”, afirmou o gestor. Além de automóveis ligados à condução coletiva de escolas, serão contemplados os veículos que fazem serviço de transporte interno turístico, que atendam aos requisitos regulamentares e estejam autorizados pelo Detran. De acordo com o governador, para ser contemplado pelo benefício, o motorista precisa ter cadastrado o veículo no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) como transporte escolar.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 18 // Mar // 2021
  • 07h46

Livramento: Adolescente apontado como autor de homicídio no Bairro Recreio é apreendido

Foi cumprida no final da tarde da última quarta-feira (17), uma decisão judicial de Internação Provisória em desfavor do adolescente, apontado como autor do homicídio contra Marcos Lima, 31 anos, ocorrido na madrugada de domingo (14). O crime aconteceu em uma residência no Bairro Recreio em Livramento de Nossa Senhora. Na ocasião, Marcos foi atingido por uma facada no peito, não resistiu e acabou morrendo. Na tarde de terça-feira (16), dia em que completou 17 anos, o adolescente se apresentou na delegacia local acompanhado de seu advogado, prestou depoimento e foi liberado. O Delegado titular de Livramento de Nossa Senhora, Doutor Antônio Cláudio Pereira Oliveira, representou pela internação provisória, o Ministério Público opinou favoravelmente pelo pedido e o juiz de direito, Dr. Fábio Marx Saramago Pinheiro, responsável por julgar atos infracionais cometidos por crianças e adolescentes, decidiu pela medida. 

  • Foto: Carol Garcia/GOVBA
  • 17 // Mar // 2021
  • 22h40

Bahia oferece mais de 2 mil vagas de emprego em unidades de saúde para pacientes com Covid-19; confira

A reabertura de novos leitos clínicos e de UTI destinados aos pacientes infectados pela Covid-19 fomentou a geração de cerca de duas mil vagas de emprego no estado da Bahia. A oferta está concentrada nas áreas assistencial, administrativa e operacional e também em serviços de apoio, a exemplo de lavanderia, alimentação, segurança e higienização. Os candidatos serão lotados no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, Hospital Riverside e Hospital Metropolitano. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, oferece o maior número de oportunidades de empregos. Serão 1.350 vagas para auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, auxiliar de higienização, auxiliar de suprimentos, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de enfermagem com contratação imediata. Os candidatos devem enviar currículo pelo site da unidade. Na unidade da Arena Fonte Nova, a oferta é para técnicos de enfermagem. Para participar do processo seletivo, os interessados podem encaminhar os currículos para as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), por meio do endereço de e-mail curriculo.hcafn@irmadulce.org.br. Para as vagas do Hospital Riverside, a forma de envio de currículos será divulgada em breve. “Nós temos previsão de abrir, ao longo das próximas três semanas, mais de 600 leitos hospitalares em toda a Bahia. Serão mais profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais. Salvador, região metropolitana e várias cidades do interior do estado serão fortemente impactados positivamente pela abertura de leitos e pela injeção de recursos na economia local”, destacou o secretário de saúde estadual, Fábio Vilas Boas.

  • Foto: Fernando Vivas/GOVBA
  • 17 // Mar // 2021
  • 22h26

Policiais Civis da Bahia decidem participar de Lockdown da Segurança Pública

Em assembleia virtual realizada na noite desta terça-feira (16), os Policiais Civis do Estado da Bahia deliberaram pela participação na mobilização nacional que será realizada para cobrar a vacinação dos trabalhadores da segurança e para demonstrar a insatisfação da categoria com a retirada de direitos imposta pela PEC 186. O Lockdown da Segurança Pública acontece nesta quinta-feira das 8h às 12h. Com isso, durante esse horário, a categoria estará de braços cruzados em toda Bahia, seguindo o movimento que também ocorrerá nos demais estados da região. “Nós decidimos aderir ao Lockdown da Segurança Pública para mostramos à sociedade o tratamento injusto que é dado às forças de segurança em todo o território nacional. O Governo Federal enviou ao Congresso um projeto para congelar salários e impedir promoções dos policiais. Os senadores e deputados, por sua vez, aprovaram parte desses ataques aos direitos dos servidores, imputando grandes prejuízos aos policiais”, comenta Eustácio Lopes, presidente do SINDPOC. Eustácio ainda lembra que os trabalhadores da Segurança convivem diariamente com os riscos da profissão e, diante da pandemia, mantiveram-se na linha de frente, pois exercem atividades essenciais. “Somos essenciais no combate ao crime e até mesmo no enfrentamento à covid-19, combatendo aglomerações e mantendo as delegacias abertas com todas as atividades funcionando, pois os criminosos não fazem quarentena. Mesmo assim, não tivemos nenhum tipo de reconhecimento, nem mesmo recebemos prioridade na vacinação, como aconteceu com os profissionais da saúde. Ao contrário disso, fomos duramente atacados com a retirada de direitos. Por isso, vamos fazer o Lockdown da Segurança Pública para mostramos nossa insatisfação e para cobrar que os policiais sejam prioridade no recebimento da vacina”, completa.

  • Foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz
  • 17 // Mar // 2021
  • 22h19

Fiocruz entrega vacinas contra covid-19 produzidas no Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou nesta quarta-feira (17) ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) um lote de 500 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19, fabricadas em Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro. O lote foi produzido a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado.  Mais 580 mil doses serão disponibilizadas até sexta-feira (19) totalizando um lote com 1,080 milhão de doses de vacina produzidas no Brasil. Em março, segundo a Fiocruz, serão entregues 3,8 milhões de doses da vacina. Na última sexta-feira (12), uma segunda linha de produção entrou em operação, o que vai permitir o aumento da capacidade produtiva de Bio-Manguinhos/Fiocruz. A expectativa é chegar até o fim do mês com uma produção de cerca de um milhão de doses por dia. Segundo a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, a partir de abril, serão produzidas mais de 20 milhões de doses mensalmente. “Uma pandemia só pode ser superada com o esforço conjunto do governo e da sociedade civil. A ciência, a tecnologia e a inovação, que são os pilares da nossa instituição ao lado do papel do Sistema Único de Saúde (SUS) para quem destinamos a entrega de vacinas, é que neste momento podem contribuir para o principal objetivo das vacinas nesta pandemia, que é salvar vidas”, disse ela. O diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, afirmou que estão previstas entregas semanais em torno de 6 milhões de doses a partir de abril. “A gente deve seguir nesse ritmo até concluir os 100,4 milhões de doses previstas no contrato de encomenda tecnológica com a AstraZeneca. A expectativa é que as últimas doses deste contrato sejam entregues até julho deste ano”. Com o registro definitivo, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta-feira (12), a Fiocruz passou a ser a detentora do primeiro registro de uma vacina contra covid-19 produzida no país.

  • Foto: Divulgação
  • 17 // Mar // 2021
  • 22h03

Bahia registra 4.749 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

O boletim epidemiológico da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), registrou nesta quarta-feira (17), 4.749 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Dos 753.584 casos confirmados desde o início da pandemia, 722.302 já são considerados recuperados, 17.693 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.082.228 casos descartados e 176.195 em investigação. Hoje foram registradas 130 mortes, sendo o segundo maior número de óbitos em 24h. O maior número foi registrado em 26 de fevereiro de 2021, quando foram contabilizados 137 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 13.589, representando uma letalidade de 1.80%. Dentre os óbitos, 55,98% ocorreram no sexo masculino e 44,02% no sexo feminino.

  • Foto: Divulgação
  • 16 // Mar // 2021
  • 22h11

Ituaçu: Prefeito Phellipe Brito recebe visita do deputado Estadual Marquinho Viana

O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD) recebeu na noite desta terça-feira (16), no gabinete Municipal, a visita de cortesia do deputado Estadual, Marquinho Viana (PSB). Durante a conversa, prefeito e deputado debateram diversos assuntos em prol do Município, inclusive, algumas das demandas existentes e outros investimentos para a cidade. Na ocasião, Phellipe agradeceu mais uma vez o apoio do deputado e frisou da importância de parcerias como esta, que proporciona melhorias a favor da população e que acompanha o desenvolvimento da cidade.

  • Foto: Fernando Vivas/GOVBA
  • 16 // Mar // 2021
  • 21h31

Rui Costa anuncia programa social que prevê apoio a famílias de baixa renda

O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira (23), o lançamento do “Programa Estado Solidário”, que prevê apoio financeiro a famílias de baixa renda no estado. Entre as medidas vinculadas à educação está a bolsa para 52 mil alunos da rede estadual que queiram atuar como monitores, três meses de pagamento de auxílio alimentação, a partir de 23 de março, além da bolsa de R$ 150 para famílias de alunos da rede estadual que estão no CadÚnico. Segundo o governador, o projeto de lei que prevê a bolsa aos alunos que desejem ser monitores já foi aprovado junto à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “A primeira, e que graças a Deus a Assembleia já aprovou, é o apoio de monitoria. Cinquenta e dois mil monitores que já estão sendo selecionados. Se você é aluno da rede estadual, poderá se inscrever. Procure as informações na sua escola. São 52 mil alunos que receberão ate dezembro uma bolsa para que possa apoiar seus colegas. Nesse momento, o apoio pode ser via whatsapp, marcando um encontro na escola, via internet, para a gente compartilhar conhecimento e esclarecer duvidas de alunos. Esses monitores servirão de apoio para que a gente recupere o tempo perdido e possa acelerar esse ano e fazer dois anos em um”, disse.

Eventos