Histórico de Mar/2022

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 07 // Mar // 2022
  • 20h18

Rui diz que é possível ter São João este ano

O governador Rui Costa (PT) utilizou suas redes sociais, nesta segunda-feira (7), para dizer que há uma possibilidade “concreta” de ter São João na Bahia este ano. Ao citar a queda de números de Covid-19, ele falou também sobre a possibilidade de flexibilização do uso das máscaras. “Estou otimista com os números referentes do coronavírus não só na Bahia, mas no Brasil e no mundo. Com a queda de casos se mostrando consistente, há uma possibilidade concreta de ter São João neste ano”, escreveu sociais. Nas últimas 24 horas, foram notificados 117 casos de Covid-19 e 21 mortes. O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desta segunda-feira ainda registra 3.665 casos ativos de Covid-19 na Bahia. “Se o número de casos de Coronavírus continuar caindo ao longo da semana na Bahia, flexibilizaremos ainda mais o público em eventos e em estádios. No entanto, ainda não temos no horizonte a flexibilização do uso de máscaras. Achamos precipitado considerar isso agora”, disse o governador.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 04 // Mar // 2022
  • 21h25

‘Tudo indica que podemos ter’, diz governador sobre o São João

Nesta sexta-feira (4), o governador Rui Costa afirmou que se a tendência de queda dos casos de Covid-19 se mantiver, “tudo indica que podemos ter o São João”. Rui afirmou que a realização da tradicional festa nordestina está dentro do planejamento do governo do estado. De acordo com ele, “a expectativa é que os números continuem caindo. Eu espero que caia rapidamente e nós estamos planejando o São João, está dentro do nosso planejamento, porque a gente acredita fortemente, e todos os dados indicam isso, que o número continuará caindo em março e abril e nós chegaremos em maio com número extremamente baixo de contaminação. Se isso ocorrer, tudo indica que podemos ter o São João”.

  • Foto: Reprodução
  • 04 // Mar // 2022
  • 20h23

Polícia conclui que queda de rocha em Capitólio foi um 'evento natural'

A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu o inquérito sobre a tragédia em Capitólio (MG) e anunciou nesta sexta-feira (4) que não haverá indiciamentos. Estudos técnicos apontaram que a queda do bloco de rocha no lago de Furnas se deu como desdobramento de eventos naturais, sem influência da ação humana. Segundo as investigações, houve um processo geológico de remodelamento de relevo que é comum na região, o que torna possível que outras rupturas venham a ocorrer. Para aumentar a segurança nas atividades turísticas, a Polícia Civil elaborou dez sugestões que integram o relatório final do inquérito. “O bloco de quartzito tombou porque perdeu sua sustentação devido ao processo erosivo ocorrido na sua base”, afirmou o geólogo Otávio Guerra, perito da Polícia Civil. Para ele, na parte mais proeminente da rocha já havia uma cavidade abrangente, prejudicando a sustentação. Com a erosão na base, houve um processo de acomodação do bloco que poderia encontrar um novo ponto de equilíbrio, mas acabou ocorrendo a fratura em pontos que o mantinham preso ao maciço. Otávio aponta que a característica física das rochas da região, que possuem muitas fendas, facilita a ação dos agentes naturais como o vento e a chuva. Além disso, a declividade também teria contribuído para o desprendimento. “Não foi um único evento que culminou no tombamento do bloco. Ocorreu uma sequência de eventos culminando na queda. Eventos esses que vêm ocorrendo num tempo geológico de 100, 200, mil, 10 mil anos. Muito difícil fazer qualquer mensuração. Existem na região centenas de outros blocos que se encontram em situação parecida a essa que se abateu. É fundamental que se comece a pensar em um planejamento, em um mapa de risco”, acrescentou o perito. A tragédia ocorreu no dia 8 de janeiro deste ano. O bloco se desprendeu por volta de 12h30, despencando no cânion do Lago de Furnas, uma das principais atrações turísticas da região. Rapidamente imagens gravadas por quem estava em embarcações menos afetadas invadiram as redes sociais. O episódio causou a morte do piloto e de nove turistas que estavam em uma lancha fortemente atingida. Outras 27 pessoas ficaram feridas. Desde o dia do desastre os passeios de lancha estão suspensos.

  • Foto: Reprodução
  • 03 // Mar // 2022
  • 10h08

'Hipster da Federal' morre em Goiás após invadir casa e ser baleado por morador, diz polícia

O policial federal Lucas Soares Dantas Valença, de 36 anos, conhecido como 'hipster da Federal', morreu em Buritinópolis, no centro de Goiás, na madrugada desta quinta-feira (3), após invadir uma casa na zona rural e ser baleado pelo morador, segundo a Polícia Civil. A Polícia Federal confirmou a morte do servidor e informou que vai se posicionar sobre o caso. O delegado Adriano Jaime, que investiga o caso, disse que o morador foi preso por posse irregular de arma de fogo, mas pagou fiança e aguarda a conclusão da investigação em liberdade. "Como as circunstâncias do fato indicam que o autor agiu em legítima defesa, estava dentro da sua casa e defendendo a família, optamos por continuar as invstigações somente por meio de inquérito", esclareceu o delegado. Familiares e amigos relataram à Polícia Militar que o policial se encontrava em surto psicótico desde o dia anterior, conforme o boletim de ocorrência. Lucas Valença teria gritado do lado de fora dizendo que "havia um demônio" na residência, antes da invasão. No interior da casa estavam o dono, a esposa e a filha do casal de 3 anos. O morador contou à polícia que ouviu barulhos de gente em volta da sua residência e uma gritaria com diversos xingamentos. Foi quando a vítima desligou o disjuntor de energia que fica fora da casa e arrombou a porta da sala. Diante da escuridão e com medo, o morador atirou no policial com uma espingarda. A bala atingiu a barriga. Ele alegou à polícia que agiu em legítima defesa. Ainda segundo a ocorrência, uma ambulância foi chamada para prestar socorros médicos, mas o policial já estava morto no local. O dono da casa relatou que atirou em direção do invasor, mas que até então não sabia quem era. Após religar o disjuntor de energia, ele viu a vítima baleada e chamou a polícia e a ambulância.

  • Foto: Divulgação
  • 03 // Mar // 2022
  • 09h45

ACM Neto visita Jussiape, Rio de Contas, Dom Basílio e Tanhaçu nesta sexta-feira (4)

O pré-candidato ao governo do estado ACM Neto (União Brasil) vai visitar nesta sexta-feira (4) quatro municípios baianos na região do Centro Sul da Bahia. A agenda do movimento Pela Bahia terá como destinos as cidades de Jussiape, Rio de Contas, Dom Basílio e Tanhaçu.  A primeira visita está marcada para as 11h, enquanto a última será às 20h. Em todas elas, Neto irá realizar encontros políticos com lideranças locais e estaduais. Esta é a primeira agenda de visitas a municípios de ACM Neto no mês de março. Antes, a última edição do movimento Pela Bahia foi às cidades de Barra, Buritirama, Mansidão, Boquita, Oliveira dos Brejinhos e Ipupiara, nos dias 17 e 18 de fevereiro.

  • Foto: Divulgação
  • 02 // Mar // 2022
  • 23h46

Publicado contrato para a reforma de escolas em Iuiu e Riacho de Santana

Após o trabalho conjunto da deputada Ivana Bastos e do prefeito de Iuiu, Reinalldo Goes; e do ex-prefeito de Riacho de Santana, Alan Vieira, serão iniciadas as obras de ampliação em colégios estaduais nos municípios. A boa notícia foi confirmada através da publicação no Diário Oficial, desta quarta-feira (2), do contrato entre o estado, por meio da Secretaria de Educação (SEC), e a empresa que executará as obras nas escolas. As intervenções serão realizadas pela empresa RJV Empreendimentos e Engenharia LTDA. Em Iuiu, as benfeitorias serão realizadas no Colégio Estadual Jorge Amado. A escola receberá blocos de salas de aula com cinco salas; auditório, refeitório, vestiário masculino, feminino e acessível. A unidade também receberá uma quadra poliesportiva coberta, piscina semi-olímpica com casa de bombas, subestação com capacidade de 150KVA; implantação, contenções, acessibilidade e paisagismo. Já em Riacho de Santana, as obras serão realizadas no Colégio Estadual Sinésio Costa. A unidade será contemplada com a construção de Bloco de Salas de Aula com 05 (cinco) salas; construção de refeitório, auditório, guarita, subestação com capacidade de 150KVA, implantação, contenção, acessibilidade e paisagismo. "Agora falta muito pouco para comemorarmos junto aos municípios essas grandes obras que vão garantir melhor infraestrutura e mais qualidade de ensino e aprendizado aos jovens. Agradeço o apoio e empenho do governo do estado para atender mais essas importantes demandas", enfatizou Ivana Bastos.

  • Foto: Divulgação/SSP-BA
  • 02 // Mar // 2022
  • 09h04

Baiano foragido de presídio no Pará é preso em Casa Nova; suspeito se passava por pastor

Um homem foragido do sistema prisional do estado do Pará e que fingia ser pastor evangélico teve o mandado de prisão cumprido, na tarde de segunda-feira (28), por uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto/Rural) da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Casa Nova). O criminoso foi encontrado em um bar situado, na BR-235. O foragido de 34 anos, que é natural da cidade baiana de Juazeiro, foi detido pelos crimes de roubo majoritário, associação criminosa e porte de arma de fogo de uso restrito. Ao ser abordado pela equipe da 25ª CIPM, o homem confessou que havia fugido de um presídio paraense. "O mandado de prisão foi expedido pela Vara de Execução Penal da Região Metropolitana de Belém, em 2021. Ele é suspeito de participar de uma tentativa de roubo a carro-forte no mesmo trecho em que foi encontrado", contou o comandante da unidade, major Clécio dos Santos. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Territorial da cidade de Casa Nova. "Ele estava escondido na localidade de Serra da Pimenta, há cerca de um ano, se passando por evangélico, pregando dentro de uma igreja e circulando com uma bíblia embaixo do braço. Em conjunto com a PM, fizemos o monitoramento e aproveitamos a oportunidade para capturá-lo", concluiu o titular da unidade, delegado Arnóbio Dionísio.
 

  • Foto: Reprodução/Rede Sociais
  • 02 // Mar // 2022
  • 08h39

Turista mineira morre eletrocutada após pisar em fio de energia na Bahia

Uma turista mineira, de 27 anos, morreu na cidade de Nova Viçosa, no litoral da Bahia, depois de pisar em um fio de alta tensão. O caso aconteceu na tarde do último domingo (27). Camila Pinheiro da Costa carregava a filha nos braços quando morreu. A menina foi socorrida e sobreviveu. Porém, ainda não há atualizações sobre seu estado de saúde. A vítima era natural de Governador Valadares. A Coelba classificou a situação como "acidente" e afirmou que uma equipe foi encaminhada ao local para fazer o reparo na rede elétrica "após tomar conhecimento da ocorrência". "A empresa informa, ainda, que está em contato com a família da vítima para prestar o auxílio necessário. As causas estão sendo analisadas", diz trecho do posicionamento.

  • Foto: Divulgação
  • 01 // Mar // 2022
  • 11h30

Deputado Marquinho Viana inaugura sistema de água para beneficiar 180 habitantes de Moitinha, em Barra da Estiva

O deputado Marquinho Viana (PSB), inaugurou o sistema de abastecimento de água do povoado de Moitinha, em Barra da Estiva, para atender 180 habitantes de 35 residências com água de qualidade.Os serviços foram executados com recursos do Governo do Estado, atendendo pedido do deputado Marquinho Viana e do deputado Diego Coronel. Presentes na inauguração os vereadores Fabricio, Rena e o ex-vereador  Bico, lideranças políticas, amigos e também o ex-prefeito de Ibicoara, Haroldo.
 

  • Foto: Alberto Maraux/SSP
  • 01 // Mar // 2022
  • 11h13

Estado paga R$ 13 milhões a policiais que atuaram no combate a homicídios

O Prêmio por Desempenho Policial (PDP) será pago pelo Governo do Estado a 12 mil policiais militares, civis e peritos que reduziram as mortes violentas, na Bahia, no segundo semestre de 2021. O valor total será de, aproximadamente, R$ 13,7 milhões. Os servidores que atuam em unidades das polícias Militar, Civil e Técnica que diminuíram em, pelo menos, 3% o número de casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte receberão valores entre R$ 371 e R$ 1,8 mil. “Tivemos quedas em outubro, novembro e dezembro de 2021 e, no primeiro bimestre deste ano, estamos com uma redução de 16,9% das mortes violentas. Os policiais são os responsáveis por esse grande feito. A sociedade precisa reconhecer a dedicação desses profissionais”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

  • Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
  • 01 // Mar // 2022
  • 10h40

Homem cai em poço de quase 15 metros durante escavação e é resgatado por bombeiros no oeste da Bahia

Um homem caiu em um poço, com aproximadamente 15 metros, na manhã de segunda-feira (28), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A vítima trabalhava na escavação do poço e foi resgatada por bombeiros em uma operação que durou cerca de quatro horas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caso aconteceu na comunidade de Placas. As equipes de salvamento foram acionadas por volta das 8h e encerraram o trabalho depois do meio-dia. Os socorristas precisaram usar uma maca para retirar o trabalhador do poço. Após o resgate, a vítima foi encaminhada para atendimento de uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há informações sobre o estado de saúde do homem. O resgate foi realizado por bombeiros do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar (2º SGBM).

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 01 // Mar // 2022
  • 10h15

Jaques Wagner anuncia que não vai concorrer ao Governo da Bahia

O senador Jaques Wagner anunciou que não vai concorrer ao Governo da Bahia. A decisão foi divulgada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em reunião extraordinária na segunda-feira (28). Segundo informações do PT, a partir de agora, o Diretório Estadual passará a debater a nova tática eleitoral. A reunião contou a presença do senador Jaques Wagner, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e dirigentes.”A retirada da minha candidatura não implica na retirada da candidatura do PT. Quem decidirá se terá candidatura ou não, não sou eu, será o Partido”, disse Jaques Wagner. O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, disse que respeitou a decisão do senador e que vai se reunir nos próximos dias para atualizar a posição do partido. “Nossa decisão será fruto do debate interno, mas também do imprescindível diálogo com os demais partidos e lideranças da base, como Otto, Leão, Lídice e PCdoB”, afirmou Éden Valadares. O PT não divulgou nomes de possíveis pré-candidatos para a próxima eleição. As eleições de 2022 estão agendadas para 2 de outubro e terão cinco cargos em disputa: presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. (G1)

  • Foto: Reprodução
  • 01 // Mar // 2022
  • 10h02

Calcinha Preta anuncia DVD inédito em homenagem a Paulinha Abelha

O grupo de forró Calcinha Preta anunciou, em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, no domingo (27), que irá lançar um DVD gravado em Belém, com imagens inéditas da cantora Paulinha Abelha, que morreu na última quarta-feira (23), por problemas renais. O cantor Bell Oliver informou que o grupo prepara uma homenagem à Paulinha. “Nós acabamos de gravar um DVD em Belém, que a Paulinha participou, e não foi lançado. Vai ser um presente para os fãs”, anunciou. Em entrevista ao Fantástico, Bell Oliver, contou que ela não havia se queixado de problemas de saúde, mas percebeu que a cantora estava irritada nos últimos dias. “Ela era a parte alegre da banda, tinha um público gigantesco, maior influencer de Sergipe, em números nas redes sociais. Vai ser difícil para gente subir no palco e não ter abelhinha ali. A gente pede que os fãs nos ajudem e nos deem força”, disse Bell Oliver. “Eu pensando ‘quando a gente voltar a trabalhar, agora como vai ser assim’. Eu não sei como voltar, não sei como é que eu vou ficar no camarim sem Paula”, diz a cantora Silvânia Aquino, que esteve com Paulinha nos palcos desde 2000. Em 2016, as duas, juntamente com Daniel Diau, chegaram a deixar a banda para integrarem o Gigantes do Brasil. Já em 2017, as cantoras formaram a dupla “Silvânia & Paulinha”. O retorno ao Calcinha Preta ocorreu em 2018. “Eu quero pensar que ela está fazendo uma viagem. Paulinha, para gente, vai ser insubstituível”, lamentou Daniel Diau. (G1)

  • Foto: Divulgação
  • 01 // Mar // 2022
  • 09h55

Ivana e Paulo garantem o asfalto dos acessos a Caturama

A união de forças da deputada Ivana Bastos, do prefeito Paulo Mendonça, do vice-prefeito Antônio Leão, e do Governo da Bahia, através do secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, resultou em uma grande conquista para Caturama. Foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (22), o aviso de licitação para o asfaltamento de acessos à BA 152 no município, numa extensão aproximada de 5 km. As obras de recapeamento serão realizadas nas avenidas deputado Henrique Brito e José Carlos Marques; e nas ruas: Agenor Brandão, Ruy Barbosa e  Artur Costa. A abertura da licitação acontecerá no dia 13 de abril às 14h30. Os interessados poderão obter informações no telefone (71)3115-2174, no site: www.infraestrutura.ba.gov.br e e-mail: cpl@infra.ba.gov.br. Para a deputada Ivana Bastos, os serviços irão melhorar as condições de trafegabilidade no município, bem como facilitar o escoamento da produção. "Caturama é um dos mais importantes centros de produção e criação de gado, assim como cana-de-açúcar, mandioca e outras culturas, mas a situação das estradas estão críticas, o que dificulta o desenvolvimento da cidade. Essa licitação é um grande passo na luta para garantir mais avanços para o município", afirmou a parlamentar. Ainda Ivana destacou: "agradeço ao Governo da Bahia, em nome do secretário Marcus Cavalcanti, por atender com brevidade o pedido feito em audiência. Fico muito satisfeita em atuar ao lado do prefeito para levar mais investimentos para o município. Essa parceria já tem assegurado benefícios e continuaremos trabalhando para levar muito mais", disse a deputada.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 01 // Mar // 2022
  • 09h36

Decreto que aumenta de 1,5 mil para 3 mil pessoas o limite de público em eventos passa a valer dia 2 de março

Está publicada nessa terça-feira, 1º de março, no Diário Oficial do Estado uma retificação do decreto 2.195 que antecipa de 3 de março para 2 de março de 2022, em todo o territo?rio baiano, o início de validade da autorização para realização de eventos e atividades com a presenc?a de pu?blico de ate? 3 mil pessoas, tais como: cerimo?nias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros pu?blicos ou privados, eventos exclusivamente cienti?ficos e profissionais, circos, parques de exposic?o?es, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diverso?es, teatros, cinemas, museus e afins. O novo limite segue em vigor até 14 de março. Eventos em locais fechados, espaços culturais, cinemas e teatros poderão ocorrer com a capacidade plena. Os estádios estarão autorizados a receber um público de até 30% do limite máximo de ocupação. Em todos os casos, o acesso aos locais está condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid-19 e é obrigatório o respeito aos protocolos sanitários, a exemplo do uso de máscara.

Eventos