Histórico de Abr/2020

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 24 // Abr // 2020
  • 17h16

Covid-19: Brasil tem 3.670 mortes e 52.995 casos confirmados

O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 52.995 e o total de mortes chega a 3.670. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta sexta-feira (24). No último balanço do governo, na quinta-feira, o total de infectados chegava a 49.492 e 3.313 mortes confirmadas. Foram 357 novas mortes e 3.503 novos casos incluídos no boletim da pasta nas últimas 24 horas. Não significa que ocorreram neste prazo, mas sim que foram notificados ao Ministério da Saúde para serem contabilizados no informe da pasta. São Paulo tem os maiores números, com 17.826 casos e 1.512 óbitos. Em seguida está o Rio de Janeiro, com 6.282 pessoas diagnosticadas e 570 mortes. Em relação às mortes, Pernambuco aparece em terceiro, com 352, seguido do Ceará, em quarto lugar, com 284 óbitos.

  • Foto: Reprodução
  • 24 // Abr // 2020
  • 17h01

Sérgio Moro deixa o Ministério da Justiça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, deixou o cargo e anunciou sua demissão na manhã de hoje (24), em pronunciamento na sede da pasta, em Brasília. A saída do ex-juiz federal ocorre após a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). A demissão do dirigente foi publicada como "a pedido" de Valeixo no Diário Oficial, com as assinaturas eletrônicas de Bolsonaro e Moro. No entanto, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, porém, o ministro não assinou a medida formalmente nem foi avisado oficialmente pelo Planalto de sua publicação. Valeixo era considerado homem de confiança de Moro. Aliados do agora ex-ministro avaliaram que Bolsonaro atropelou de vez Moro ao ter publicado a demissão do diretor-geral durante as discussões que ainda ocorriam nos bastidores sobre a troca na PF e sua permanência no cargo de ministro. Moro também decidiu deixar o governo diante da postura de Bolsonaro com a pandemia de coronavírus. O presidente tem contrariado orientações do órgão de saúde e provocado aglomerações em suas saídas constantes. Contrário ao isolamento social, Bolsonaro teve atritos diretos com o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, que chegou a se aliar com Moro nos momentos finais em que esteve no governo.  Na saída do cargo, o ministro destacou que só houve uma única condição que impôs para assumir o cargo de ministro a convite de Bolsonaro. "A única condição que coloquei, pode ser confirmado pelo próprio presidente como o general Heleno, e pedia apenas que se algo me acontecesse, pedi que minha família recebesse uma pensão e não ficasse desamparada. Foi a única condição específica para assumir o Ministério da Justiça. O presidente concordou com todos os compromissos. Falou até publicamente em carta branca", afirmou o ministro. Moro ainda fez elogios aos governos antecessores, que teve os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, por conta da instituição da autonomia da Polícia Federal. "É certo que o governo da época [Dilma] tinha inúmeros defeitos, aqueles crimes gigantescos de corrupção. Mas foi fundamental a autonomia da PF, essa autonomia foi mantida", disse, em mensagem indireta a Bolsonaro. No discurso, o agora ex-ministro declarou que Bolsonaro não o apoiava integralmente. "Tive apoio do presidente Bolsonaro para alguns projetos, outros nem tanto. A partir do ano passado, passou a ter uma insistência do presidente pela troca do comando da PF. Houve o desejo de trocar o superintendente da PF do RJ. Não havia motivo para essa substituição, mas ele alegou questões pessoais. Nesse cenário, acabamos concordando em promover essa troca com uma substituição técnica de um indicado pela polícia. Não indico superintendentes da PF. O único foi Maurício Valeixo. E assim foi ministério como um todo", comentou.

  • Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
  • 24 // Abr // 2020
  • 10h23

Moro convoca entrevista coletiva e deve anunciar demissão do Ministério da Justiça

Aliados do ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmaram que ele foi pego de surpresa com a publicação, no "Diário Oficial" desta sexta-feira (24), da exoneração do delegado Maurício Valeixo, agora ex-diretor-geral da Polícia Federal. De acordo com interlocutores do ministro, Moro não gostou da decisão do presidente Jair Bolsonaro e vai anunciar sua saída do governo em entrevista coletiva marcada para as 11h na sede do ministério. A exoneração de Valeixo, no diário, aparece assinada por Moro e Bolsonaro. Mas, segundo fontes ligadas ao ministro, o nome dele aparece por formalidade. A Polícia Federal é subordinada ao ministro da Justiça, e é praxe , em casos como o esse, o chefe da pasta assinar a exoneração. A assinatura aparecer sem o consentimento de Moro foi mais um movimento inusual que confirma que a saída de Valeixo não estava combinada com o ministro, muito menos para esta sexta. O governo publicou que que a exoneração foi “a pedido” (quando o próprio servidor público pede para sair do cargo), mas fontes confirmam que Valeixo não pediu demissão, foi exonerado. Considerava que não havia motivo objetivo para que não permanecesse no cargo. Na quinta , em conversa com Bolsonaro, Moro disse que se Valeixo saísse, ele deixaria o ministério.

  • Foto: Denis Ferreira Netto | Estadão Conteúdo
  • 24 // Abr // 2020
  • 10h08

Bolsonaro exonera Valeixo do comando da PF, e Moro é surpreendido

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Leite Valeixo, foi exonerado do cargo. A exoneração ocorreu "a pedido", segundo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e publicado no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (24). Moro, no entanto, foi pego de surpresa pela exoneração - que não ocorreu "a pedido" como diz o Diário Oficial - e ficou indignado. O ministro não assinou a demissão e não esperava que isso ocorresse nesta sexta. Como o cargo é de livre nomeação do presidente, o ministro não precisaria assinar o despacho. Moro pretende dar uma entrevista nesta sexta às 11h, quando deverá anunciar sua demissão, segundo informou a jornalista Camila Bomfim.

  • Foto: Divulgação
  • 23 // Abr // 2020
  • 16h56

Número de mortes pelo Coronavírus sobe para 59 na Bahia; 419 pacientes já foram recuperados

A Bahia registra 1.789 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), sendo 202 profissionais de saúde. Considerando o número de 419 pacientes recuperados e 59 óbitos, 1.311 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. No momento, 225 pacientes em toda a Bahia encontram-se internados, confirmados para Covid-19, sendo 63 em UTI. Foram registrados 5.360 casos descartados e 10.863 notificações. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. O 54º óbito ocorreu no dia 17 de abril, em um hospital público de Salvador. A paciente era uma mulher de 87 anos, com doença respiratória crônica. Ela deu entrada na unidade de saúde em 5 de abril. O 55º óbito aconteceu em 18 de abril, em um hospital público da capital. A paciente era uma mulher de 94 anos, que apresentava diabetes e Doença de Parkinson. O 56º óbito foi registrado em 19 de abril, em um hospital público de Salvador. A paciente era uma mulher de 86 anos, com histórico de hipertensão. Ela foi admitida na unidade de saúde em 10 de abril e apresentou os primeiros sintomas no dia 15. A 57ª morte aconteceu na última terça-feira (21), em um hospital público de Salvador. A paciente era uma mulher de 87 anos, com doença pulmonar obstrutiva crônica. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 15 de abril. A 58ª morte foi registrada no município de Itabuna, em um hospital público, no dia 19 de abril. A paciente era uma mulher de 72 anos, cardiopata, com doença renal, diabetes e hipertensão. Ela foi admitida na unidade em 5 de abril. O 59º óbito ocorreu na última terça (21), em um hospital público de Salvador. O paciente era um homem de 70 anos, com histórico de infarto, diabetes, hipertensão e demência vascular.

  • Foto: Divulgação
  • 23 // Abr // 2020
  • 16h42

Deputado Marquinho Viana participa de sessão virtual da ALBA que aprovou mais 41 decretos de calamidade pública

O deputado Marquinho Viana (PSB), participou hoje (23.04), pela manhã, de mais uma sessão virtual da Assembléia Legislativa da Bahia, quando foram votados e aprovados mais 41 novos decretos municipais de calamidade pública, objetivando enfrentar a pandemia do Coronavirus. O deputado afirma que esta é mais uma ação do Governo do Estado para a erradicação desta calamidade que atinge a população.
 

  • Foto: Reprodução
  • 23 // Abr // 2020
  • 16h33

Brasil tem mais de 25 mil pessoas curadas da Covid-19

O Ministério da Saúde apresentou na quarta-feira (22) números atualizados sobre o coronavírus no Brasil. Com mais de 45 mil casos confirmados da Covid-19, o país tem, até o momento, 25 mil e 318 pessoas recuperadas da doença. A taxa de letalidade em território brasileiro, ou seja, o número de mortes pelo total de casos, é de 6,4%.  O Sudeste concentra a maior parte das ocorrências do coronavírus – mais 52,6% dos registros confirmados. São Paulo é o estado mais atingido até o momento. São 15.914 casos confirmados e 1.134 mortes em decorrência da Covid-19. A maior taxa de letalidade do Brasil é a da Paraíba. O estado tem 301 registros confirmados e 39 óbitos, o que representa 13% de taxa. Segundo o ministro da Saúde, Nelson Teich, o número de pessoas recuperadas da Covid-19 é animador. Para o titular da pasta, o sistema de saúde do Brasil tem condições de enfrentar a crise do coronavírus.

  • Foto: Cléia Viana | Câmara dos Deputados
  • 23 // Abr // 2020
  • 16h18

Câmara aprova linha de crédito para micro e pequenas empresas; Programa vai funcionar durante pandemia de covid-19

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (22) um programa especial de crédito para micro e pequenas empresas, no valor total de R$ 15,9 bilhões. O Projeto de Lei 1.282/20, oriundo do Senado, cria o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que concede crédito mais acessível às microempresas, com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, e empresas de pequeno porte, cujo faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Como foi modificado pelos deputados, o texto volta para análise do Senado. A proposta é mais uma medida de apoio à economia em meio a crise da pandemia do novo coronavírus. O projeto prevê carência de oito meses para começar a pagar, a contar da formalização do negócio e um prazo total de 36 meses. Todas as instituições financeiras públicas e privadas autorizadas a funcionar pelo Banco Central poderão conceder a linha de crédito. A taxa máxima de juros será a taxa Selic (atualmente em 3,75%) mais 1,25% a título de spread bancário. Pelo substitutivo da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), a União não alocará recursos diretamente na operação de crédito como foi proposto pelos senadores. No texto aprovado na Câmara, os bancos participantes emprestarão com recursos próprios e terão o governo como garantidor do valor global de até R$ 15,9 bilhões. No entanto, a garantia será para somente 85% do valor emprestado, os outros 15% não terão essa garantia. Pelo texto da Câmara, o limite de empréstimo será de 30% do faturamento anual da empresa. O percentual é menor que os 50% definidos pelo Senado.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 21 // Abr // 2020
  • 15h33

Prefeitura prorroga decreto e autoriza o funcionamento de comercio varejista, atacadista e outros que vierem a ser definidos em ato expedido pela SESAU

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora prorrogou o nesta terça-feira (21), o decreto de nº 040/2020 e alterou o termo do Decreto que estabelece novas medidas temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento da propagação decorrente do novo Coronavírus (Covid-19) dentro da administração pública, onde fica autorizado o funcionamento de lojas de comércio varejista e Atacadista e estabelecimentos religiosos, seguindo as normas sanitárias atendendo seus clientes na entrada. Para enfrentamento da emergência de saúde decorrente do novo coronavírus, fica determinada a suspensão de funcionamento pelo prazo de 12 dias a contar de 22 de abril a 3 de Maio de 2020 do atendimento presencial ao público nos seguintes estabelecimentos comerciais e atividades: Restaurantes bares e lanchonetes; casas noturnas e similares; clubes e associações recreativas e similares; hotéis e hospedarias para as pessoas oriundas do exterior ou municípios com casos confirmados do novo coronavírus; locais de eventos e similares; quaisquer outros serviços privados de atendimento ao público não expressamente excetuados no presente decreto. Os estabelecimentos comerciais deverão manter fechado aos acessos de público ao seu interior, ficando autorizado o funcionamento exclusivamente de serviços de entrega de restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos de gêneros alimentícios.

O que abre

A suspensão a que se refere o decreto não se aplica aos seguintes estabelecimentos: Serviços de saúde das redes públicas e privadas; farmácias, assistência médica e hospitalar; Supermercados, minimercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos mediante controle de acesso para não gerar aglomeração de pessoas. Loja de venda de alimentos para animais; distribuidora de gás; distribuidores de água e bebidas; padarias; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; tratamento e abastecimento de água; captação e tratamento de esgoto e lixo; processamento de dados ligados a serviços essenciais; segurança privada; serviços funerários; bancos e cooperativas de créditos; posto de combustível; casa de peças, oficinas mecânicas e borracharias; loja de produtos agrícolas e veterinários; distribuidor de produtos disk entrega; loja de materiais de construção; galpões de frutas e verduras; Correios, bancos e correspondentes bancários; casas lotéricas; açougues; serviços de dados e informações-internet; estabelecimentos religiosos; galerias e similares; loja de comércio Varejista e atacadista e outros que vierem a ser definidos em ato expedido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Quais os cuidados

Os estabelecimentos autorizados deverão adotar as seguintes medidas; intensificar as ações de limpeza e higienização, disponibilizar na entrada do estabelecimento  e lugares estratégicos de fácil acesso ao álcool líquido ou gel (70° GL) aos seus clientes e funcionários, que deverão estar obrigatoriamente fazendo uso de EPI’s. Disponibilizar funcionários para organizar e garantir a distância de 2 metros entre as pessoas na parte interna e externa do estabelecimento realizar limpeza de todo ambiente após cada turno de trabalho conforme nota técnica nº 22/2020 da Anvisa.

  • Foto: Divulgação | Cipe Sudoeste
  • 20 // Abr // 2020
  • 20h46

Ônibus que seguia de Paramirim para São Paulo é apreendido em Guanambi

Na manhã desta segunda-feira (20), uma guarnição da Cipe Sudoeste foi solicitada pelo SEINFRA/AGERBA, para verificar denúncia de um ônibus que fazia transporte irregular de passageiros, desrespeitando uma Portaria Estadual que restringe o deslocamento intermunicipal e interestadual de passageiros por conta da pandemia do COVID -19. O ônibus com placa policial KOD 1264, foi interceptado na Cidade de Guanambi e segundo o condutor, estava deslocando da Cidade de Paramirim para Guanambi, mas segundo relatos dos passageiros, o destino final seria São Paulo. O veículo foi apreendido por apresentar documentação irregular e foi apresentado no pátio de um órgão do município e os passageiros foram liberados.

  • Foto: Divulgação | Cipe Sudoeste
  • 20 // Abr // 2020
  • 20h46

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 20 // Abr // 2020
  • 19h51

Livramento: Com academias fechadas praticantes de exercícios físicos buscam novas alternativas

Com a pandemia mundial do novo coronavírus, a orientação de médicos e infectologistas é que as pessoas fiquem em casa para evitar a propagação em massa do vírus. Uma das principais preocupações dos órgãos de saúde é que a Covid-19 pode ser assintomática, ou seja, o indivíduo pode ter o vírus e transmiti-lo sem mesmo saber. Uma das medidas de contenções encontrada foi o isolamento social.  Com isso, muitos tiveram que se adaptar a uma nova rotina. Aulas foram suspensas e comércios fechados. Em Livramento de Nossa Senhora, a decisão da Prefeitura publicada no decreto nº 034/2020 de prevenção ao coronavírus que fecha academias, levou os praticantes de exercícios físicos a buscar novas alternativas.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 20 // Abr // 2020
  • 19h51

A Lagoa do Bairro Estocada, estrada de acesso a UPA24H e a BA-148 que liga Livramento a Rio de Contas, por exemplo, registraram um aumento de 60%. O cuidado principal, no entanto, deve ser com as aglomerações. Muitas pessoas acostumadas a fazer o treino na academia, não viu outra saída que não fosse à caminhada. Apesar de estar ao ar livre ser um diferencial positivo no exercício, o medo de contrair o novo coronavírus continua presente em muitos praticantes de exercícios. Os cuidados agora devem ser com as aglomerações, as atividades físicas desde que realizadas com a companhia de poucas pessoas, não apresentam risco. O correto é que cada um realiza a caminhada um afastado do outro. Cuidados com os equipamentos públicos, no entanto, precisam ser grande. O ideal é levar um álcool em gel, lavar bem as mãos e levar a própria garrafa de água.

  • Foto: Reprodução | Whatsapp
  • 20 // Abr // 2020
  • 12h57

Acidente de trânsito é registrado no centro de Livramento

Um veículo modelo Voyage com placa de Jussiape-Ba colidiu contra um imóvel na noite deste domingo (19), em Livramento de Nossa Senhora. Conforme a Polícia Militar, o acidente aconteceu na Avenida Leônidas Cardoso no centro da cidade. O proprietário do veículo compareceu ao local e informou a PM que entrou em acordo com o proprietário do imóvel atingido se responsabilizando pelos danos. Ninguém ficou ferido. A PM realizou o Registro de Acidente de Trânsito (RAT). Não se sabe o que pode ter levado o condutor do veículo a perda de direção que resultou no acidente.

  • Foto: Reprodução | Whatsapp
  • 20 // Abr // 2020
  • 12h57

  • Foto: Fotos Públicas/NIAID
  • 20 // Abr // 2020
  • 08h19

Bahia contabiliza 1.249 pacientes infectados pelo coronavírus e 45 mortes

A Bahia registrou, nas últimas horas, mais 19 novos casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado na noite deste domingo (19). O número total de infectados é de 1249. A Sesab também confirmou a 45ª morte de paciente com a Covid-19 no estado. Os óbitos foram registrados nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (2); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos é residente do Rio de Janeiro; Salvador (22); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Os dois últimos óbitos foram de registrados em Salvador. No primeiro caso, trata-se de um homem de 80 anos, que faleceu no dia 17 e teve a confirmação de Covid-19 no dia 18. O segundo registro é de uma mulher de 82 anos, que apresentava comorbidades. A Secretaria também corrigiu um erro cometido na contabilização dos casos. Segundo o órgão, o paciente registrado como 41º óbito do estado era, na verdade, o mesmo caso da 27ª morte, que havia sido duplicado pela própria Sesab no sistema de controle. Ao todo, 321 pessoas estão recuperadas e 138 encontram-se internadas, sendo 50 em UTI. Até o momento, 5.294 casos foram descartados. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (19) e representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Os casos confirmados estão distribuídos em 92 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,01%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Uruçuca (633,56), Gongogi (561,17), Barra do Rocha (525,03), Itapebi (487,38), e Ilhéus (406,59).

  • Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • 20 // Abr // 2020
  • 08h08

Caixa paga nesta segunda 1ª parcela de auxílio para inscritos em site ou app

O governo paga nesta segunda-feira (20) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para 4,2 milhões de pessoas que se inscreveram por meio do aplicativo da Caixa ou pelo site e receberão nas poupanças digitais da Caixa abertas automaticamente ao fazer o cadastro. O pagamento para quem se inscreveu por esses meios começou na sexta-feira (17). Segundo o calendário divulgado pela Caixa, desse grupo, já receberam 3,4 milhões de pessoas com poupança na Caixa, e 1,4 milhão com contas em outros bancos. A inscrição por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (para sistema Android e iOS), ou pelo site da Caixa, ainda está disponível para quem se enquadra nos critérios para receber o benefício. A inscrição por meio dessas plataformas só é necessária para quem não estava no Cadastro Único até 20 de março, nem recebe o Bolsa Família.

Pagamento para quem tem Bolsa Família, último dígito 3

Nesta segunda-feira também será pago o valor para 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família com último dígito do NIS igual a 3. Os benefícios não vão ser acumulados. A pessoa receberá o que for de maior valor entre o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Para quem está no Bolsa Família, o auxílio emergencial vai seguir o calendário do programa. O pagamento começou na quinta-feira (17), pelos que têm último dígito do NIS igual a 1. Na sexta-feira, receberam os de dígito 2.

Os demais recebem nos seguintes dias:

Quarta-feira (22): último digito do NIS é igual a 4
Quinta-feira (23): último digito do NIS é igual a 5
Sexta-feira (24): último digito do NIS é igual a 6
Segunda-feira (27): último digito do NIS é igual a 7
Terça-feira (28): último digito do NIS é igual a 8
Quarta-feira (29): último digito do NIS é igual a 9
Quinta-feira (30): último digito do NIS é igual a 0

  • Foto: Divulgação | Polícia Militar
  • 20 // Abr // 2020
  • 07h41

Iuiú: Homem é preso em flagrante por posse irregular de arma ou munições

No último sábado (18) a guarnição da CAESG 02, em rondas ostensivas na cidade de Iuiú, recebeu ligação via celular funcional dando conta que um indivíduo recém chegado de Brasília sempre trazia armas para comercializar na região, com base nas informações a guarnição empreendeu diligência e ao chegar ao local, abordou o indivíduo e após franqueada a entrada em sua residência e feita busca domiciliar, foi encontrado um revólver de Airsoft porém municiado com seis cartuchos intactos e reais de calibre 38 que o acusado usava como sendo arma de fogo. Diante dos fatos foi conduzido e apresentado no plantão central da Delegacia territorial de Guanambi onde foi autuado em flagrante pelo crime previsto na Lei 10826 Art. 12, Posse irregular de arma ou munições de uso permitido.