Histórico de Mai/2021

  • (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
  • 31 // Mai // 2021
  • 17h59

Governo de Pernambuco promete indenizar feridos pela PM em ato contra Bolsonaro

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), determinou que a Secretaria de Direitos Humanos do estado faça o acompanhamento da assistência de saúde que está sendo prestada a dois homens que foram feridos pela Polícia Militar, no sábado (29), durante protestos realizados contra o governo federal, em Recife. As informações são da Agência Brasil. Uma das vítimas, o autônomo Daniel Campelo, 51, perdeu a visão de um olho após ser atingido por um tiro de bala de borracha disparado por um PM. Segundo Câmara, o processo de indenização das vítimas também será iniciado pela Procuradoria do Estado. Jonas Correia de França e Daniel Campelo da Silva foram atingidos nos olhos por tiros de bala de borracha disparados por policiais que faziam uma operação de dispersão do público. Eles estão internados no Hospital da Restauração, na capital. No sábado, o comandante da operação foi afastado das funções, além dos policiais que jogaram spray de pimenta no rosto da vereadora Liana Cirne (PT), que também participava do ato. A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social já iniciou o procedimento de tomada de depoimentos dos envolvidos.

  • (Foto: Reprodução/GovBa)
  • 31 // Mai // 2021
  • 17h27

Governador Rui Costa diz que só aceita Bahia na Copa América sem público

Após a Conmebol definir o Brasil como nova sede da Copa América, o governador Rui Costa (PT) utilizou as redes sociais para se posicionar a respeito da flexibilização de regras para os jogos na Bahia. "Sobre a transferência da Copa América 2021 para o Brasil, adianto que não há possibilidade de flexibilizar regras para que a Bahia seja sede. Seguiremos o mesmo padrão em relação ao futebol. Não será permitido público. Se a exigência é ter público, aqui na Bahia não terá.", escreveu em seu perfil no Twitter. A Conmebol ainda não confirmou os estádios ou as datas da competição. A organização prometeu revelar mais informações ainda nesta segunda. No momento, o principal estádio da capital, a Arena Fonte Nova, recebe um hospital de campanha. 

  • (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
  • 29 // Mai // 2021
  • 12h02

Suspeito de matar médico deu queixa do desaparecimento e era amigo da vítima

O médico Geraldo Freitas de Carvalho Júnior é o principal suspeito de matar o também médico Andrade Lopes Santana, 32 anos, cujo corpo foi encontrado na manhã de sexta-feira (28) no Rio Jacuípe, no município de São Gonçalo dos Campos. Geraldo foi quem prestou a queixa do desaparecimento de Andrade na última terça-feira (25), um dia após o sumiço. No entanto, a polícia encontrou diversas contradições nas informações prestadas por ele em comparação com os rumos da investigação. Por isso, solicitou o pedido de prisão temporária de 30 dias, que foi acatado pela Justiça. Segundo o delegado Roberto Leal, coordenador da 1ª Coorpin (Feira de Santana), Geraldo disse que marcou um encontro com Andrade para andar de moto aquática no Rio Jacuípe, mas o amigo não compareceu. No entanto, câmeras de segurança na região mostram o carro de Andrade chegando. “O suspeito disse que não encontrou Andrade e as imagens do circuito (de câmeras) das barracas no local próximo ao rio verificam a chegada do carro de Andrade e depois quando as investigações prosseguiram, a gente encontrou uma testemunha que viu esse suspeito na posse do veículo que pertencia a Andrade, já no dia 24 à tarde”, explicou o delegado ao Metro1. Outro indício da ligação de Geraldo com o assassinato é que ele comprou uma âncora, do mesmo tipo que foi encontrada amarrada ao corpo da vítima. “Depois que o corpo foi encontrado com a âncora, a gente já tinha a informação que esse médico havia comprado uma âncora e só foi a gente juntar essas informações e indicar a autoria dele”, relata o delegado. Para Roberto Leal, o convite para o passeio de moto aquática no Rio Jacuípe se trataria da emboscada para cometer crime. Mas a polícia ainda não tem uma motivação definida. “O que nós temos são suspeitas das motivações e vamos aprofundar as investigações para tentar entender”, declara. “O que a gente sabe é que, provavelmente, a vítima foi morta com um disparo de arma de fogo na nuca e depois o corpo foi amarrado numa âncora e jogado no Rio Jacuípe”, completa. O médico Geraldo Júnior preferiu ficar em silêncio após a prisão. Andrade Lopes era do Acre, não tinha parentes na Bahia e trabalhava nas cidades de Araci, Tucano, São Domingos e Jorro. Em seu perfil no Instagram, Geral Júnior se define como médico, atirador esportivo, católico temente a Deus, flamenguista e "pai" de uma cachorra.

  • (Foto: Reprodução)
  • 29 // Mai // 2021
  • 11h56

Caso Carrefour: seis meses após o crime, viúva de João Alberto fecha acordo de indenização

Seis meses depois do assassinato de João Alberto Silveira Freitas, homem negro espancado por seguranças terceirizados em uma das unidades do Carrefour em Porto Alegre (RS), a viúva Milena Alves fechou acordo de indenização com a empresa. O valor não foi informado. Este é o nono acordo fechado entre a rede de hipermercados e familiares da vítima. Em abril, a viúva recusou a primeira oferta da empresa. Os outros acordos foram com quatro filhos, a enteada, a neta, a irmã e o pai de João Alberto. O crime ocorreu no dia 19 de novembro de 2020, véspera do feriado pelo Dia da Consciência Negra, quando dois seguranças do Carrefour, no bairro de Passo D’Areia, espancaram João Alberto Silveira Freitas. A vítima tinha 40 anos e morreu em decorrência da agressão que sofreu. Os seguranças Giovane Gaspar da Silva e Magno Braz Borges foram presos logo depois do crime e aguardam julgamento. A previsão é de que aconteça em 2022. Á época, o Carrefour divulgou uma nota, afirmando que “disponibilizou, toda assistência financeira e psicológica para a família de João Alberto Freitas, incluindo uma assistente social e os gastos do dia a dia (supermercados, aluguéis, transportes, educação, entre outros)”.A empresa disse, ainda, que “assumiu compromissos públicos para contribuir na capacitação de pessoas negras, na educação, na formação de lideranças, e em startups, com a possibilidade de utilizar a plataforma da empresa. Tudo isso é financiado por meio de um fundo de R$ 40 milhões, criado pela empresa em novembro de 2020”.

  • (Foto: Reprodução)
  • 29 // Mai // 2021
  • 11h47

Laudo confirma que MC Kevin usou ecstasy antes de queda da varanda

Exame toxicológico do funkeiro MC Kevin, que morreu após cair da varanda de um hotel na Barra da Tijuca, apontou uso de droga. No sangue colhido do artista, foi possível detectar duas substâncias compatíveis com os padrões de cafeína e Metilenodioximetanfetamina (MDMA), conhecida como ecstasy. De acordo com laudo do Instituto Médico Legal (IML), outra análise do sangue do cantor já tinha mostrado que o nível de álcool no sangue de Kevin era suficiente para causar descontrole físico e emocional. O uso do ecstasy pode causar aumento da tensão muscular e da atividade motora, dependendo da quantidade e condições do usuário. O laboratório de toxicologia não dispõe de metodologia para quantificar a substâncias. Segundo o laudo técnico, “Não há elementos para afirmar se as mesmas foram utilizadas em doses usuais ou excessivas”. A informação confirma os depoimentos prestados pelos amigos do MC e pela modelo Bianca Dominguez. Eles relataram que o cantor tinha feito uso de drogas e ingerido bebida alcoólica. Segundo o laudo da perícia, divulgado no último dia 23, a morte do cantor "teve como causa aparente um acidente". O cantor morreu aos 23 anos no dia 16 de maio. Ele chegou a ser internado com vida no Hospital Municipal Miguel Couto, mas não sobreviveu. A queda causou um traumatismo craniano.

  • (Foto: Divulgação/Sesab)
  • 29 // Mai // 2021
  • 11h41

Governo amplia centro cirúrgico e implanta serviço de neurocirurgia no HR de Guanambi

A partir de sexta-feira (28), o Hospital Regional de Guanambi ampliará em até 33% o quantitativo de cirurgias, com a inauguração do novo centro cirúrgico e a implantação do serviço de neurocirurgia. Além disso, a unidade passa a ter seis leitos de PPP (pré parto, parto e pós parto) e cinco leitos do tipo UCINCa, que é uma Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, onde o recém-nascido fica alojado juntamente com a mãe, recebendo assistência de forma especializada e humanizada. Representando o governador Rui Costa, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, fez a inauguração das novas áreas e serviços. Para se ter a dimensão da importância do novo serviço, o secretário explica que “de janeiro a maio deste ano, a Central Estadual de Regulação transferiu 93 pacientes da região de Guanambi que precisavam de avaliação e internação neurocirúrgica para outras localidades, como Vitória da Conquista, Salvador, Ilhéus e Itabuna. Agora está disponível esse recurso para todos os pacientes no hospital regional, evitando assim, o deslocamento aéreo ou terrestre para outras regiões”. Vilas-Boas também pontuou que esta é mais uma demonstração do compromisso do governador Rui Costa de ampliar e descentralizar a assistência à saúde. Outra boa notícia para a região é o fortalecimento da rede materno-infantil. Além da implantação de seis leitos de PPP e cinco leitos do tipo UCINCa, o secretário anunciou a licitação da reforma e ampliação da maternidade regional de Guanambi e a construção de um Centro de Parto Natural (CPN). A estimativa é investir mais de R$ 13 milhões entre obras e equipamentos na maternidade e na construção do CPN. Após as intervenções, o Hospital Regional de Guanambi totalizará 150 leitos, sendo 45 leitos entre UTI adulto, neonatal e cuidados intermediários. Os Centros de Parto Normal (CPN) são ambientes estruturados com recursos para a realização de partos normais de baixo risco, tratando este momento como um processo natural, que faz parte da vida da mulher e para o qual seu corpo está preparado. O serviço oferecido é voltado para as necessidades e segurança da gestante e do seu bebê, incentivando, ainda, a integração familiar em volta do nascimento, bem como a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê. “A implantação dessa estrutura em Guanambi possibilita, simultaneamente, ampliar e qualificar a assistência, bem como adequar o fluxo de atendimento, pois gestantes de baixo risco se direcionam equivocadamente para unidades de referência para o alto risco”, afirma Vilas-Boas.

  • (Foto: Reprodução/TV Bahia)
  • 28 // Mai // 2021
  • 12h07

Nasce segundo bebê baiano com anticorpos contra Covid-19; mãe foi vacinada durante gestação

No município de Irecê, o bebê Ravi apresentou anticorpos contra a Covid-19. A mãe da criança, Vitória Almeida, contou que teve a doença e foi vacinada durante a gestação. Ravi nasceu no Hospital Regional de Irecê. Os pais dele detectaram a presença dos anticorpos através de um exame em laboratório, realizado na quarta-feira (26). Segundo Vitória, ela teve a Covid-19 com 15 semanas de gestação. "Na 37ª semana, tive oportunidade de ser vacinada, por ser trabalhadora da área de saúde e ser enquadrada como alto e risco de gestação. Com 38 semanas e quatro dias, Ravi nasceu, nós tivemos a curiosidade de fazer a testagem rápida dele e, para nossa surpresa, o igG [anticorpos] dele deu positivo", falou a mãe.

  • (Foto: Divulgação)
  • 28 // Mai // 2021
  • 11h06

Água tratada: Povoado dos Patos será contemplado com o Programa Bahia Produtiva

Após reunião bem-sucedida realizada na comunidade dos Patos na última quinta-feira, dia 27 de maio de 2021, para apresentação do Projeto pela equipe da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), a população local decidiu por ampla maioria pela construção de uma moderna estação de tratamento de água. O aludido sistema de água será administrado pela associação de moradores com a cobrança de uma taxa mínima de R$ 10,00 (dez reais) por 10 mil m3 (dez mil metros cúbicos) de água tratada para consumo humano. Os recursos de investimentos são oriundos do Governo do Estado da Bahia através do BIRD – Banco Internacional Para a Reconstrução e Desenvolvimento.

  • (Foto: Divulgação)
  • 28 // Mai // 2021
  • 11h06

Projeto idêntico seria implantado no povoado da Barrinha, entretanto a reunião entre a comunidade e os técnicos da CERB teve que ser suspensa após um movimento de arruaça liderado pelo vereador Osvânio Carvalho Aguiar. O citado vereador mobilizou alguns moradores para tumultuar a reunião com gritos, bombas e balbúrdia de motos ao redor do local. O corpo técnico do Programa Bahia Produtiva lamentou a postura do representante político da comunidade que, além disso, propagou inverdades acerca do importante projeto.

  • (Foto: Divulgação/SSP-BA)
  • 28 // Mai // 2021
  • 10h54

Homem que ateou fogo em casa para matar mulher é preso em Belo Campo

Um homem que agrediu a ex-esposa e colocou fogo na casa em que ela estava com a filha foi capturado pela 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), no município de Belo Campo, na noite de quarta-feira (26). Segundo o subcomandante da unidade, capitão Paulo Santana, as guarnições chegaram até o povoado de Lagoa do Canto, zona rural, depois de receberem uma denúncia sobre tentativa de feminicídio. "As equipes flagraram ele colocando fogo na casa, logo após feri-lá com uma faca. No meio da agressão, a criança de 10 anos também teve ferimentos", disse. Ainda de acordo com o oficial, o imóvel onde a vítima estava pertencia a um familiar, onde mais de uma pessoa residia. Após a captura o agressor foi conduzido para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep/ Vitória da Conquista) e, posteriormente, encaminhado para a unidade prisional.

  • 27 // Mai // 2021
  • 18h25

PRF na Bahia apreende ouro bruto escondido dentro de piscina inflável

Na tarde desta quinta-feira (27), durante atividade operacional na BR 242, em Barreiras (BA), policiais rodoviários federais abordaram um VW/Gol, ocupado por quatro pessoas. Durante os procedimentos, foram encontrados 1.100 gramas de ouro na forma bruta. O motorista, que disse ser garimpeiro, não trazia documento que comprovasse a origem do produto ou qualquer autorização para exploração mineral. Ele relatou que saiu de Peixoto Azevedo (MT) e pretendia chegar na cidade de Pindobaçu, na Bahia. Sobre o material apreendido, informou que o metal era para comercialização e que resolveu escondê-lo com receio de ser roubado durante a viagem. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA). A exploração mineral, popularmente conhecida como “garimpo”, não é uma atividade ilegal no Brasil. Todavia, existem procedimentos e legislações que devem ser seguidas, gerando empregos e renda de forma sustentável.

  • (Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional)
  • 27 // Mai // 2021
  • 18h11

Prefeituras baianas têm até dia 31 de maio para apresentar ao TCM plano de vacinação

As prefeituras dos municípios baianos têm prazo até o dia 31 de maio – a próxima segunda-feira – para apresentar ao Tribunal de Contas dos Municípios o Plano de Vacinação Municipal contra a Covid-19, assim como informações atualizadas sobre a sua implementação e resultados até agora. Devem também – os responsáveis municipais pelo controle da doença – preencherem os questionários sobre o planejamento e a execução da campanha de vacinação no “Hotsite Nacional”, dos tribunais de contas, criado por iniciativa do Conselho Nacional dos Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC). A iniciativa de reunir em um site todas as informações sobre o planejamento e o andamento da vacinação em todos os municípios do país, tem por objetivo dar maior transparência a todo o processo e permitir o devido controle social, por parte da população – que é a maior interessada no desenrolar da campanha. Além disso, a publicação dos dados atualizados permitirá eventuais trocas de informações para a melhoria dos procedimentos por parte das prefeituras, e uma fiscalização mais eficiente por parte dos órgãos de controle.

  • (Foto: Divulgação)
  • 27 // Mai // 2021
  • 10h00

Deputado Marquinho Viana em audiência com o Secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia

O deputado Marquinho Viana (PSB), esteve na terça-feira (25.05), em audiência com o Secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Luiz Caetano, quando solicitou a liberação de recursos através de Emendas Impositivas do deputado para atender aos municípios que Marquinho Viana representa na Assembléia Legislativa da Bahia.
 

  • (Foto: Agência Brasil)
  • 26 // Mai // 2021
  • 20h07

Governo destina mais de R$ 1 bilhão para pagamento de UTI Covid-19

O Ministério da Saúde liberou, na terça-feira (25), o repasse de mais de R$ 1 bilhão para os Fundos de Saúde de estados e municípios. O dinheiro é destinado ao pagamento de 21.998 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) autorizados e vigentes em todo o país, destinados a atender, exclusivamente, pacientes acometidos pela Covid-19. A portaria assinada pelo ministro Marcelo Queiroga e publicada no Diário Oficial da União (DOU) destina o montante para o custeio de UTIs Covid-19 adulto e pediátrico. Como o dinheiro é transferido para os fundos dos estados, Distrito Federal e municípios, é necessário que os gestores locais procedam com o pagamento dos leitos, que podem ser próprios ou de instituições contratadas, como hospitais filantrópicos e Santas Casas, por exemplo. A pasta tem transferido cerca de R$ 1 bilhão por mês para tratamento de pacientes com a Covid-19 internados em UTIs. A verba faz parte do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde referentes ao Grupo Coronavírus. Apenas em 2021, o Governo Federal já liberou R$ 3,4 bilhões.

  • (Foto: Divulgação/Alba)
  • 26 // Mai // 2021
  • 19h34

Alba suspende atividades administrativas para contenção da disseminação da Covid-19

As atividades administrativas na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) serão suspensas por 11 dias para contenção da disseminação da Covid-19. Conforme a assessoria do órgão, a decisão foi tomada pelo presidente Adolfo Menezes, que está infectado pela doença, após consulta aos integrantes da Mesa Diretora e as lideranças partidárias. De acordo com a Alba, o fechamento começa na sexta-feira (28) e acontecerá 7 de junho. O órgão informou que o aumento do número de infectados na Bahia teve reflexos no Legislativo, com a confirmação de casos positivos entre o funcionalismo, impondo a decisão de retorno ao trabalho remoto ainda na semana em curso. A partir de sexta-feira, a Alba estará totalmente fechada para o público externo, os gabinetes parlamentares não funcionarão e sistemas de iluminação ar-condicionado e de informática não estarão disponíveis. Apenas funcionários que a presença seja considerada como "imprescindível" para a realização dos serviços serão admitidos. O superintendente Francisco Raposo acrescentou que a decisão de fechar foi aprovada pela infectologista que dá consultoria ao Legislativo, fonte do alerta sobre o aumento do número de casos internos confirmados. O superintendente Francisco Raposo disse ainda que o "lockdown" impedirá a circulação do vírus entre os funcionários, visitantes, assessores e entre os próprios parlamentares, como ocorreu anteriormente. “Este freio, associado a ampliação dos grupos vacinados reduzirá a possibilidade de transmissão da Covid-19 e retornaremos, com restrições ao trabalho presencial a partir do dia sete com mais tranquilidade”, disse.

  • (Foto: Fernando Vivas/GOVBA)
  • 26 // Mai // 2021
  • 10h55

Novo lote com mais de 350 mil doses da vacina da Covid-19 chega à Bahia

Um novo lote com 351.750 doses de vacina contra Covid-19 chegou à Bahia, na manhã desta quarta-feira (25). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), todas as doses são da AstraZeneca/FioCruz. Inicialmente, a carga chegaria às 0h45, em avião comercial previsto para pousar no aeroporto de Salvador contudo, o horário de pouso da aeronave foi posteriormente retificado para as 9h45. Ainda segundo a Sesab, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado, as doses começarão a ser enviadas ainda nesta quarta-feira para as regionais de saúde, em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador. Quando as vacinas chegam nas regionais de Saúde, elas são distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega. A Sesab ainda destacou que as doses serão remetidas aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado. Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.