Histórico de Mai/2022

  • Foto: Divulgação - 46ª CIPM
  • 05 // Mai // 2022
  • 08h37

Homem é preso com drogas em Livramento

Na noite de quarta-feira (4), durante o Patrulhamento Tático Móvel, a Guarnição do PETO sentiu um forte odor, típico da planta cannabis sativa (maconha) nas proximidades da estrada da Matinha. Foi feito o desembarque e progressão a pé a fim de localizar a origem do cheiro, momento em que foi possível visualizar um indivíduo agachado e fumando, o qual tentou empreender fuga ao notar a presença policial. Foi dada a voz de abordagem e, durante a busca pessoal, foi possível encontrar no interior de uma mochila que estava em sua posse uma vasta quantidade de substâncias entorpecentes, bem como materiais para acondicionamento e pesagem da droga. O homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Brumado para adoção das medidas cabíveis. MATERIAL APREENDIDO: 11 porções pesando aproximadamente 300g de substância análoga à maconha fracionadas em tabletes e invólucros; Aproximadamente 150g de Pasta Base de Cocaína; 01 Balança de precisão; 01 Mochila de Marca DLX; Embalagens para adicionamento da substância ilícita e Comprovantes de Depósito referente ao lucro com o Tráfico de Drogas.

  • Foto: Reprodução - STF
  • 05 // Mai // 2022
  • 07h52

Moraes determina bloqueio de todas as contas de Silveira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o Banco Central (BC) acione todas as instituições financeiras para o bloqueio das contas do deputado federal, Daniel Silveira (PTB-RJ). A ação vem após os constantes descumprimentos de medidas impostas ao parlamentar. A autarquia confirmou que recebeu o ofício do magistrado, segundo o portal Metrópoles. A notificação consta da Ação Penal nº 1044, com horário de entrega das 15h40 desta quarta-feira (04). O documento, assinado pelo diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Maurício Costa, aponta, em um seguinte trecho, que "a determinação foi transmitida a todas as instituições financeiras, para providências e atendimento do requerido, por meio do Ofício nº 11.839/2022". Nesta quarta-feira, 4, a oficial de Justiça responsável por intimar Daniel Silveira, Doralúcia das Neves, relatou ao STF que o petebista se recusou a receber a notificação  que determina a apresentação dele para instalação de nova tornozeleira eletrônica. A servidora narrou que Silveira foi abordado nas dependências da Câmara dos Deputados. O parlamentar, no entanto, não quis assinar o mandado e disse que não usaria o equipamento de monitoramento, já que foi contemplado com a graça constitucional concedida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Já na terça-feira, 3, Moraes estabeleceu multa de R$405 mil ao congressista pelo descumprimento de medidas judiciais. Na decisão, o magistrado manteve todas as restrições já impostas ao parlamentar, incluindo o uso da tornozeleira eletrônica. Para garantir que o deputado pague a multa, o ministro do STF determinou o bloqueio de valores no nome de Daniel Silveira no Sistema Financeiro Nacional; o bloqueio imediato de todas as contas bancárias do deputado; e o bloqueio de 25% dos vencimentos pagos pela Câmara ao parlamentar, até o cumprimento integral da multa aplicada. Também segundo o portal Metrópoles, foi essa a notificação de bloqueio recebida pela autarquia federal. No processo, Moraes argumentou que a multa segue válida mesmo após Bolsonaro ter concedido perdão às penas impostas pelo Supremo a Silveira. O magistrado disse que o ato do mandatário da República não se relaciona com a condenação, "mas sim com o desrespeito às medidas cautelares fixadas, sem qualquer relação com a concessão do indulto". 

  • Foto: Reprodução - G1
  • 04 // Mai // 2022
  • 23h09

Na disputa por indicação para o TSE, advogada livramentense vê reconhecimento, mas lamenta: 'o inusitado é ser negra'

Aos 18 anos, a jovem Vera Lúcia Santana Araújo deixou a pequena cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, para seguir os passos da irmã mais velha, que vivia em Brasília. Mais de 40 anos depois, Vera Lúcia agora é uma senhora de 61 anos, advogada eleitoral respeitada no país e é um dos quatro nomes que, nesta quarta-feira (4), disputam três vagas da lista tríplice que deve indicar um novo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vaga de ministro substituto ficou aberta com a saída de Carlos Mário Velloso Filho, em março. "Não sendo uma pessoa que a família tem história no mundo jurídico, eu tive uma carreira solitária, mas com muita sorte, eu tive muito gente que me apoiou, nos saberes, na ética, no compromisso com as instituições democráticas. Meu primeiro voto foi em Brasília, e eu já tinha 26 anos, cheguei 18, e só oito anos depois . Depois eu entrei na universidade", contou ao g1.  "A partir daquela época que comecei com a carreira, eu vi a Justiça Eleitoral se consolidar. Vivi o voto de papel, o começo do uso das urnas eletrônicas, o aperfeiçoamento da segurança, e toda essa experiência", disse. Nesse momento, concorrer a uma escolha técnica feita pelo STF é um de reconhecimento de toda uma construção", diz Vera Lúcia. Vera faz parte da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno. A advogada baiana é primeira mulher negra a figurar em uma lista do TSE. Ela concorre com Rogéria Fagundes Dotti, André Ramos Tavares e Fabrício Juliano Mendes Medeiros.

  • Foto: Reprodução - G1
  • 04 // Mai // 2022
  • 23h09

Para Vera Lúcia, ser a primeira mulher negra indicada para a lista do TSE apesar de representar avanços, também representa um peso para quem vive a situação. "Tem essa historia de ser o inusitado, mas enquanto uma mulher negra estiver nessa posição de única e primeira é um passo, mas também é um fardo muito pesado. E isso pesa. A minha luta por cidadania coletiva e por inclusão é que a gente tenha isso como rotina. Ninguém se surpreende com brancos ocupando qualquer lugar. O próprio TSE tem homens e mulheres brancos. Então, já tendo mulheres, o inusitado é ser negra. Isso é algo que precisará ser trilhado por gerações", diz. Vera Lúcia ainda faz críticas ao tratamento do judiciário brasileiro em relação à população negra. "Temos um judiciário que faz uma prestação distinta para brancos e negros. No nosso país, há menos direitos quanto se trata das pessoas negras", defende a advogada. Apesar de viver em Brasília desde os 18 anos, Vera Lúcia faz questão de levar a Bahia onde quer que vá. Seu lugar de nascimento é motivo de orgulho em sua trajetória. "A Bahia é minha base, minha raiz. A minha mãe tem 92 anos é um professora reconhecida em Vitória da Conquista (no sudoeste da Bahia), como uma formadora de gerações. A Bahia tem muito da minha identidade. Embora minha vida profissional tenha sida feita em Brasília, a Bahia o que me deu lastro, me dá ancestralidade. As famílias negras têm essa tradição do mais velho puxar o outro, e quando eu saí da Bahia foi assim, minha irmã mais velha vivia em Brasília, e me trouxe, mas a Bahia é minha raiz", conta. Na expectativa da decisão do STF, que nesta quarta (4) define os três nomes que serão indicados ao presidente Jair Bolsonaro para que este indique um novo ministro do TSE, Vera Lúcia é integrante do Prerrogativas e, nas redes sociais demostra posicionamento crítico a ações do governo federal. Ela acredita que isso não será impedimento na escolha do presidente da República, caso seu nome figure na lista final do STF. "O ministro Fachin fez uma ação pioneira, com uma lista ampla, que era de 20 nomes, passou para quatro e será finalizada com três. Então, quero acreditar que, dentro da necessária harmonia entre poderes, a lista dos três nomes será respeita dentro do marco da Constituição, e o presidente escolherá um dos nomes referendados pelo STF, sem que nenhum elemento de natureza política interfira", disse.

  • Foto: Divulgação
  • 04 // Mai // 2022
  • 17h22

União de forças garante obras de esgotamento sanitário em Iraquara

A parceria da deputada Ivana Bastos, do deputado federal Otto Filho, do prefeito Nino Coutinho junto ao governo do estado tem garantido mais avanços para Iraquara. Graças ao trabalho do time, serão realizadas obras do sistema de esgotamento sanitário na sede do município. O contrato para a execução dos serviços foi divulgado no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (04). Para a realização das obras, serão investidos mais de R$11 milhões, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. As intervenções serão executadas pela Embasa. Para a deputada, a publicação representa mais uma resposta positiva do grupo que trabalha em prol do desenvolvimento de Iraquara. "As obras vão impactar diretamente no dia a dia das famílias, levando mais qualidade de vida, e sobretudo, mais saúde para a população", ressaltou Ivana Bastos.

  • Foto: Walter Pontes
  • 03 // Mai // 2022
  • 22h23

Ao lado de ACM Neto e João Leão, Targino Gondim confirma pré-candidatura a deputado federal

O cantor, compositor e sanfoneiro Targino Gondim (Republicanos) participou, no último final de semana, da agenda política dos pré-candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal, ACM Neto (UB) e João Leão (Progressistas), em Curaçá e Juazeiro, e confirmou a sua pré-candidatura a deputado federal pela Bahia. Gondim explicou a sua motivação para disputar a eleição. "Sempre servi como artista, levando a música e o forró para as pessoas. Mas quando me dei conta que poderia fazer muito mais pela nossa Bahia e pelo nosso povo, decidi que era o momento de entrar para a política e ser a voz dos que sempre foram esquecidos", afirmou. Sobre Juazeiro, onde reside, Targino disse que o município precisa recuperar o protagonismo político e ter novamente um deputado federal para chamar de seu. "Precisamos olhar para o futuro sem as amarras do passado, sendo honesto com o eleitor, com o nome e as mãos limpas. Já são 12 anos sem conseguir eleger um deputado federal. Eu quero ser a voz de Juazeiro e região no Congresso Nacional", finalizou o pré-candidato.

  • Foto: Divulgação
  • 03 // Mai // 2022
  • 14h23

Preparativos para o São João 2022: o forró está garantido no Alto do Sossego - Rio de Contas

O espaço Alto do Sossego, localizado na cidade de Rio de Contas é uma referência quando se fala em descanso e lazer. Pensando no clima junino e todas as suas tradições a direção do local anunciou que está preparando um evento especial para o dia 25/06/2022 a partir das 14h. A programação completa será anunciada em breve mas o público já pode se preparar para dançar e se divertir como nunca!

  • Foto: Divulgação - 46ª CIPM
  • 03 // Mai // 2022
  • 11h00

Homem morre em confronto com a polícia em Livramento

Na tarde de segunda-feira (02), um homem morreu após confronto armado com a Polícia Militar, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo a PM, durante a Operação Força Total, a Guarnição do PETO realizava rondas nas proximidades do Condomínio de 'Zé Pinha', quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita. Foi realizado o acompanhamento e dada a voz de abordagem, momento em que o nacional empreendeu fuga e se escondeu em um matagal, realizando disparos de arma de fogo, sendo necessário o revide à injusta agressão. Após cessado os disparos, o indivíduo estava ao solo ainda com sinais vitais, sendo prestado o devido socorro e encaminhado à Unidade de Saúde mais próxima, onde não resistiu e teve o óbito declarado pelo médico plantonista. O homem foi identificado como Alisson Ribeiro de Oliveira “Tuquinha”. Com ele foi encontrado; 01 Revólver Calibre .32 com 04 munições deflagradas, 01 picotada e 01 intacta, 02 porções grandes de substância análoga à maconha e 02 trouxinhas de substância análoga à maconha. A arma de fogo utilizada pelo resistente, bem como todo o material ilícito em sua posse, foram apresentados na Corregedoria Setorial da 46ª CIPM, onde foi lavrado o AOIP.

  • Foto: Divulgação
  • 03 // Mai // 2022
  • 10h30

Jerônimo recebe apoio de prefeitos do PP, PSDB e PL no oeste baiano

O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e os pré-candidatos a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), e a senador, Otto Alencar (PSD), receberam, nesta segunda-feira (2), o apoio de importantes lideranças da região oeste do estado. Os prefeitos do PP, Chepa Ribeiro, de São Félix do Coribe, e Marcão Cardoso, de Santana; Zezo Aragão (PSDB), de Santa Rita de Cássia, e Doutor Marcelo (PL), de Cocos, declararam apoio à chapa do time governista. Zezo Aragão preside o Consórcio do Oeste (Cosid) e Chepa Ribeiro o Consórcio da Bacia do Rio Corrente (Cibarc). As duas entidades representativas reúnem 25 municípios dos dois territórios de identidade. "Eu sou da base do governador Rui Costa e fui um dos primeiros [prefeitos] a dizer que Jerônimo será o próximo governador da Bahia", declarou Chepa Ribeiro. "Os baianos e baianas confiam em nosso projeto. Rui Costa tem mais de 75% de avaliação positiva na Bahia porque temos trabalhado em todo o estado e os prefeitos e prefeitas também reconhecem nossa determinação e a força do time de Lula na Bahia", afirmou Jerônimo reunião com mais de 100 lideranças políticas em Santa Maria da Vitória, na noite desta segunda. Após o anuncio de investimentos e entrega de obras na cidade de Barreiras, na manhã desta segunda-feira (2), o pré-postulante petista, junto com Rui, Otto e Geraldo Jr. seguiram para Santa Maria da Vitória, onde realizaram encontros com prefeitos e ex-gestores municipais, como Oziel Oliveira (PSD), de Barreiras, e Eures Ribeiro, de Bom Jesus da Lapa e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). A reunião também contou com a presença de deputados estaduais e federais, entre eles, a deputada Jusmari Oliveira (PSD), representante do Oeste baiano na Assembleia Legislativa, além de vereadores e dirigentes partidários. 

  • Foto: Reprodução - Agência Brasil
  • 03 // Mai // 2022
  • 09h30

Site do TSE cai próximo do fim do prazo para regularizar título

Quem procurou o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para emitir, regularizar ou atualizar o Título de Eleitor, não teve muita sorte. A página apresenta instabilidade nesta segunda-feira, 2. Impedindo que os leitores tivessem acesso à realização dos serviços através do "Título Net". A legislação estabelece que o Título Eleitoral deve estar regular até 150 dias antes das votações, ou seja, até esta quarta-feira, 4. Caso o eleitor não consiga regularizar a sua situação com a Justiça eleitoral, ele não poderá votar nas eleições deste ano. Vários usuários da rede social relataram dificuldade para acessar os serviços referentes ao Título Eleitoral. E houve quem viu nisso uma forma de colocar dúvida a lisura do processo eleitoral. "Ué, fora do ar? Não é o Barroso que fala que os computadores do TSE são magníficos e impenetráveis?", questionou um usuário do Twitter. "O site do Tribunal Superior Eleitoral está fora do ar e impedindo que brasileiros residindo no exterior se registrem para votar. Os caras não conseguem fazer uma b*** de um site direito e querem que a gente confie 100% no nosso sistema eleitoral eletrônico? Palhaços", esbravejou outro. Até o momento, o TSE não se pronunciou para falar sobre a instabilidade do site. 

  • Foto: Divulgação
  • 03 // Mai // 2022
  • 08h50

João Leão desiste de pré-candidatura ao Senado e Cacá assume vaga

O vice-governador da Bahia, João Leao, deve anunciar nos próximos dias o seu filho Cacá Leão como pré-candidato ao Senado. Pesou na decisão o estado de saúde do pepista e a chave de renovação etária da chapa de ACM Neto (União) ao governo do Estado. A medida já foi anunciada dentro do partido que, inicialmente, tomou um baque com a decisão, mas já amadureceram a ideia. Ao que tudo indica, a fragilidade na saúde de João Leão teria sido um dos motivos balizadores da decisão. Ele, contudo, não fica de fora do pleito e deve tentar uma vaga para a Câmara Federal. João Leão, conforme já noticiado, ainda não havia conseguido colar na imagem de ACM Neto ao ponto reagir na pesquisa com a queda de braço com Otto Alencar. O Plano C, antes aventado, agora está em curso.

  • Foto: Arquivo Pessoal
  • 03 // Mai // 2022
  • 08h35

Cobradora é baleada em ônibus do transporte público de Salvador

Uma cobradora foi baleada durante um assalto ao ônibus que ela trabalhava, na noite de segunda-feira (2), na Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana, em Salvador. Conforme a Polícia Civil, os suspeitos fugiram após cometerem o crime. O caso aconteceu por volta das 18h. De acordo com a polícia, os passageiros e o motorista do ônibus, que fazia linha Vista Alegre/Fazenda Coutos-Barra, contaram que dois homens entraram no veículo, em frente a um supermercado, no bairro do Lobato, e anunciaram o assalto. Em seguida, um deles disparou em direção ao para-brisa traseiro do ônibus e atingiu também um outro coletivo, que estava atrás. A cobradora foi socorrida e levada a uma unidade de saúde. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela. O Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), que investiga o caso, solicitou à empresa dona do ônibus, as imagens dos dois coletivos, para ajudar na identificação dos suspeitos.

  • Foto: Reprodução - Blog do Jorge Amorim
  • 03 // Mai // 2022
  • 08h21

Caminhão com alimentos tomba na 'Ladeira da Morte' e mata dois moradores de Jequié

Duas pessoas morreram vítimas de um acidente envolvendo um caminhão que transportava um carregamento de alimentos. De acordo com o Blog do Marcos Frahm, o desastre teria ocorrido por volta das 07h30 de segunda-feira (2), no trecho conhecido como Curva da Morte, na Rodovia BA-641, entre os municípios de Barra do Choça e Planalto. O caminhão saiu da pista na curva e precipitou-se numa ribanceira às margens da estrada. Os corpos das vítimas foram encaminhados pela Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista para realização dos procedimentos legais. As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Rodoviária Estadual. As vítimas, o condutor e o ajudante eram oriundas de Jequié. O condutor de prenome Fábio era morador no bairro Mandacaru.

Eventos