Histórico de Jun/2022

  • Foto: Reprodução
  • 28 // Jun // 2022
  • 11h45

Mulheres são chicoteadas por integrantes de facção criminosa em Fortaleza

Duas mulheres foram chicoteadas por integrantes de facção criminosa no bairro Barroso, em Fortaleza, durante o fim de semana. Por meio de nota, a Polícia Civil do Ceará informou que o caso é investigado pelo 16º Distrito Policial. A motivação seria um suposto furto que as duas mulheres cometeram em uma loja localizada no bairro. Ambas foram lesionadas nas mãos, nos braços e nas costas. Tudo aconteceu em via pública e durante a luz do dia. Em vídeo que circula nas redes sociais é possível ver que as duas gritam e ficam bastante machucadas. Pelo menos duas pessoas participam da sessão de tortura e uma terceira filma, no entanto, é possível escutar outras vozes. As duas choram devido a dor e são fotografadas e expostas. A Polícia Civil reforçou a importância do fato ser comunicado por meio de Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade policial ou no 16º DP, delegacia que apura crimes na região. O órgão informou que as Imagens auxiliam os trabalhos policiais.

  • Foto: Reuters
  • 28 // Jun // 2022
  • 11h30

Caminhão com 46 imigrantes mortos é encontrado nos EUA

Mais de 40 pessoas foram encontradas mortas em uma carreta de um caminhão perto da cidade de San Antonio, no estado do Texas, nos Estados Unidos, na segunda-feira (27). Não há crianças entre os mortos, afirmaram os bombeiros. O governador Greg Abbott afirmou que são 42 mortos. O Corpo de Bombeiros, porém, informou que encontrou 46 corpos empilhados no interior do veículo. Outras 16 pessoas foram encontradas vivas no baú do veículo e levadas a hospitais da região, segundo dirigentes do governo local. De acordo com os bombeiros, 4 dos sobreviventes são crianças. A hipótese inicial é que as vítimas são imigrantes, de acordo com o “New York Times”. Acredita-se que todos os que estavam na carreta entraram nos EUA de forma ilegal. Autoridades informaram que no grupo resgatado com vida há dois guatemaltecos, mas não há mais informações sobre as nacionalidades das vítimas e dos demais sobreviventes. O caminhão foi descoberto próximo a trilhos de trem na região de Southwest Side em San Antonio. A cidade fica a cerca de 250 km da fronteira entre Estados Unidos e México. A polícia de San Antonio faz buscas pelo motorista do veículo, que, aparentemente, abandonou o caminhão. Três pessoas foram detidas, mas a polícia não explicou a relação delas com o caso.

  • Foto: Lucas Bezerra - Acervo pessoal
  • 28 // Jun // 2022
  • 11h15

Passageiro morre após passar mal dentro de ferryboat na Ilha de Itaparica

Um homem morreu após se sentir mal dentro de um ferryboat que faria a travessia da Ilha de Itaparica para Salvador, no final da tarde desta segunda-feira (27). De acordo com a Internacional Travessias Salvador (ITS), responsável pelo sistema, o passageiro dentro de um veículo da família quando se sentiu-se mal no momento do embarque no Terminal de Bom Despacho. A informação é do site G1. A ITS diz que logo após ser acionada, a tripulação do ferry acionou o SAMU. A equipe efetuou o atendimento, mas o passageiro não resistiu e morreu. A companhia ainda afirma que segundo relato de pessoas da família, o homem já vinha se sentindo mal antes de embarcar. A empresa lamentou o ocorrido e se solidarizou com os familiares.

  • Foto: Reprodução - Radar 64
  • 28 // Jun // 2022
  • 11h00

Porto Seguro: Turista atropelada com o marido também não resiste e morre em hospital

A turista mineira atropelada juntamente com o marido, na noite de sábado (25), na BR-367, Orla Norte de Porto Seguro, morreu na tarde desta segunda-feira (27). Selma Campos Vargas de Oliveira, de 59 anos, estava internada em estado grave no Hospital Luís Eduardo Magalhães. O marido dela, Roberto Antunes de Oliveira, 67, morreu no local do acidente. A informação é do site Radar 64. De acordo com a publicação, o condutor do carro que atropelou o casal, o empresário Ricardo Marques Landin, 57, que estava preso desde o dia do atropelamento, pagou fiança de R$ 36.360,00 e foi solto nesta segunda-feira. De acordo com a polícia, Ricardo vai responder pelo crime de duplo homicídio culposo na direção de veículo automotor. Além da fiança, a Justiça determinou que, em dias de semana, o empresário deverá ficar recolhido em casa das 21h às 5h, e aos finais de semana, não poderá deixar a residência. Ele deverá usar equipamento de monitoramento eletrônico, não poderá se ausentar do município por mais de 30 dias e teve a carteira de habilitação suspensa enquanto durar o processo. O casal de turistas mineiros estava passando férias em Porto Seguro. Eles foram atropelados quando atravessavam a BR-367 em uma faixa de pedestres. Segundo testemunhas, o carro, um Mitsubishi Pajero, estava em alta velocidade quando invadiu a contramão, bateu em um poste e atingiu o casal. O motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro. O corpo de Roberto Antunes de Oliveira foi enterrado nesta segunda-feira na cidade de Itaúna (MG). O casal deixa duas filhas maiores de idade 

  • Foto: Divulgação - Ascom
  • 28 // Jun // 2022
  • 10h20

Deputado Marquinho Viana segue participando dos festejos juninos na Chapada Diamantina

Com o amigo e prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, primeira dama Lane, vereadores aliados, amigos, apoiadores, o ex-prefeito Albercinho, o ex-prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar e o vereador de Barra da Estiva, Zito de Noé, o deputado Marquinho Viana participou intensamente no domingo (26/06) do Arraiá do Brejo Grande, que foi um sucesso. 

  • Foto: Divulgação - Ascom
  • 28 // Jun // 2022
  • 09h16

Em Ibicuí, Jerônimo conclui maratona de São João e fala sobre vinda de Lula à Bahia

O pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da festa de São João para o fortalecimento da cultura da Bahia e do Nordeste, durante sua visita à cidade de Ibicuí, no Médio Sudoeste, na noite desta segunda-feira (27). "O São João é um patrimônio do povo brasileiro e continuará sendo valorizado e fortalecido na Bahia. É a festa que melhor expressa a cultura, a história e a força do nosso povo", afirmou o petista, que prestigiou os festejos juninos em 14 municípios entre o dia 22 e 27 de junho. Para Jerônimo, a "maratona junina" também foi um termômetro político importante. "O carinho das pessoas nas ruas e o sentimento de esperança, com a volta de Lula à presidência marcaram essas visitas", pontuou o escolhido por Rui Costa (PT) para sucedê-lo a partir de janeiro de 2023. O petista também ressaltou o clima de otimismo e de união de lideranças políticas regionais em torno da sua pré-candidatura. "Em muitas cidades, prefeitos e ex-prefeitos que se enfrentaram nas urnas no passado e são adversários em suas cidades estão deixando as diferenças políticas de lado, neste momento, em nome de um projeto maior, que vai reconstruir o Brasil junto com Lula e manter a Bahia no caminho do desenvolvimento", opinou Jerônimo. Em entrevista na cidade de Ibicuí, onde foi recebido pelo prefeito Marcos Galvão (PSD), Jerônimo falou sobre a expectativa da chegada de Lula à Bahia. "Faremos um grande ato com Lula na Arena Fonte Nova, em Salvador, no próximo sábado, dia 2 de Julho. O povo baiano, mais uma vez, vai mostrar sua força e importância para o país, ajudando a recolocar no Palácio do Planalto o maior presidente da história do Brasil. A Bahia tem lado e o Brasil tem jeito", concluiu Jerônimo.

  • Foto: Divulgação
  • 28 // Jun // 2022
  • 07h32

Festejos de São Pedro terá a cantora Larissa Mello na cidade de Cordeiros-Ba

A noite do dia (30) de junho será de muita música e muito forró no Município de Cordeiros. É que a prefeitura divulgou as atrações que se apresentarão na noite de sábado. Uma delas é a cantora Larissa Mello, ex The Voice Brasil. O evento tem a realização da Prefeitura Municipal com apoio do Governo do Estado e Bahiatursa.

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Jun // 2022
  • 15h15

Adutora de Iguatemi entra em fase de desinfecção e água ainda não deve ser consumida

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que está realizando testes operacionais da Adutora de Iguatemi com a desinfecção da rede distribuidora e descarte da água imprópria para consumo. Até a conclusão deste serviço, a água presente nas tubulações não deve ser consumida pela população. A Embasa emitirá um novo comunicado informando a liberação da água para consumo. 

  • Foto: Evaristo Sa - AFP
  • 27 // Jun // 2022
  • 15h00

Cotado para vice de Bolsonaro, Braga Netto será exonerado nesta semana

Com o nome praticamente confirmado para a vaga de vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Walter Braga Netto (PL) deve deixar o cargo de assessor especial da Presidência da República ainda nesta semana. Segundo informações da coluna de Igor Gadelha, no portal Metrópoles, a exoneração está prevista para ser publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (30), juntamente com outros assessores de Bolsonaro que também vão disputar as eleições de outubro. A saída nesta data se dá porque, diferente de ministros e secretários, o prazo para o desligamento de assessores que almejam concorrer no pleito é 2 de julho. Aliado de primeira ordem do presidente, Braga Netto deixou o comando do Ministério da Defesa no final de março e assumiu uma assessoria especial para se manter próximo ao mandatário.

  • Foto: Jefferson Rudy - Agência Senado
  • 27 // Jun // 2022
  • 14h30

Licenciado, Renan Calheiros deve reassumir mandato se houver CPI do MEC

Licenciado no início do mês para ajudar na campanha do filho, o ex-governador Renan Filho (MDB), ao Senado, Renan Calheiros (MDB-AL) pode reassumir o mandato de senador, caso seja instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades no Ministério da Educação (MEC). Segundo informações da coluna Painel, na Folha de S. Paulo, o retorno é um pedido do líder do MDB, Eduardo Braga (AM). A retomada das tratativas para abrir a CPI ganhou força na semana passada, após o ex-ministro Milton Ribeiro, pastores lobistas e um funcionário do MEC serem presos por suposto envolvimento em um esquema de corrupção dentro da pasta. Com o escândalo, o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), conseguiu reunir 28 assinaturas, uma a mais que o número mínimo necessário para criar a comissão. Na Bahia, somente o petista Jaques Wagner assinou o requerimento para a criação da CPI. Agora, depende do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dar prosseguimento aos trâmites, mas, segundo a coluna, ele já defendeu que a proximidade do período eleitoral “prejudica o escopo de uma CPI”.

  • Foto: Reprodução
  • 27 // Jun // 2022
  • 14h00

Bolsonaro volta a defender Milton Ribeiro: ‘foi preso injustamente’

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender na noite deste domingo (26) seu ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, que chegou a ser preso em 22 de junho por suspeitas de irregularidades na liberação de verbas da pasta. Segundo o presidente, não há “indícios mínimos de corrupção” no caso, e o ex-ministro “foi preso injustamente”. As declarações foram feitas em entrevista ao Programa 4 por 4. “Até a questão do dinheiro depositado na conta da esposa dele ou da filha. Foi comprovado que era produto de uma venda de um carro. Eu, quando assumi a Presidência, também tinha três carros e vendi todos, e chegou na minha conta 30, 40, 50 mil reais. É uma movimentação atípica. Qualquer depósito acima de 10 mil é atípico. Mas não justificava o que fizeram com o Milton”, afirmou. De acordo com o presidente, o objetivo da prisão foi “constranger”, “humilhar”, e “dizer que o governo é corrupto”. “São narrativas que tentam a todo o momento desgastar o governo. Nada mais além disso”, afirmou. Bolsonaro disse ainda ter dado liberdade a todos os ministros para montarem suas respectivas pastas com a advertência de que estariam sendo “vigiados pela esquerda 24 horas por dia”. “Eles vão tentar descobrir algo que por ventura você tenha feito de errado aqui no ministério, e o que eu sei, até o momento, nenhum ministro meu errou, até porque temos mecanismos de filtros em ministérios que impedem a corrupção, não por parte de ministros, que muitas vezes o ministro não tem como coordenar, saber tudo o que acontece no ministério”, disse.

  • Foto: Reprodução da internet
  • 27 // Jun // 2022
  • 13h30

Lula lidera última pesquisa encomendada pela campanha de Bolsonaro, diz revista

A mais recente pesquisa realizada pelo comitê de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma vantagem de oito a dez pontos percentuais, segundo a revista VEJA. O número representa algo entre 12 milhões e 15 milhões de votos, considerando a totalidade de eleitores brasileiros. Para reverter a vantagem, o coordenador da campanha à reeleição, o senador Flávio Bolsonaro (PL), e outros aliados querem que ele priorize a região Sudeste. Outra saída para os apoiadores do atual presidente, é avançar no reajuste do valor pago pelo Auxílio Brasil, além da criação do vale-caminhoneiro. A pesquisa encomendada pelo BTG Pactual, realizada pelo Instituto FSB, mostrou, nesta segunda-feira (27), Lula com uma vantagem de 15 pontos percentuais para Bolsonaro em um provável segundo turno. A vantagem do petista no primeiro turno foi de 10 pontos percentuais para o adversário. No cenário estimulado, Lula aparece com 43%, enquanto o presidente marca 33% das intenções de voto. A pesquisa BTG/FSB ouviu 2 mil eleitores entre os dias 24 a 26 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. Ela está registrada no TSE sob o número BR-05022/2022.

  • Foto: Isac Nóbrega - PR
  • 27 // Jun // 2022
  • 13h00

Governo Bolsonaro é ruim ou péssimo para 50% dos entrevistados na pesquisa BTG/FSB

Ao todo, 50% dos entrevistados na nova pesquisa FSB/BTG consideram o governo de Jair Bolsonaro (PL) como ruim ou péssimo. O número de insatisfeitos com o atual presidente cresceu 1% em relação a última pesquisa, divulgada no início de junho. Os que consideram o governo regular são 21%. A gestão é ótima ou boa para 29% dos entrevistados. A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27), apontou ainda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de votos. No primeiro turno, Lula tem 43%, enquanto Bolsonaro marcou 33%. Já no segundo turno, o petista apresentou uma vantagem de 15 pontos percentuais em relação ao principal adversário, com 52% a 37%. O levantamento ouviu 2 mil eleitores entre os dias 24 a 26 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-05022/2022.

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Jun // 2022
  • 12h00

Vítimas de bullying preferem adotar o silêncio, reforça pesquisa

Vítimas de bullying preferem adotar o silêncio após sofrerem esse tipo de prática; quando procuram ajuda, preferem recorrer à própria rede onde o bullying ocorreu ou a familiares. Essas são algumas das conclusões para o Nordeste da 11ª Edição do Observatório FEBRABAN – Pesquisa FEBRABAN-IPESPE Bullying e Cancelamento: Impacto na Vida dos Brasileiros. Realizada entre os dias 21 de maio e 2 de junho, a pesquisa traça um amplo panorama a respeito do grau de conhecimento dos brasileiros sobre bullying e cancelamento no país. No Nordeste, 68% afirmam ter a percepção de que as pessoas que sofrem esse tipo de ocorrência preferem ficar caladas; no país, a média dessa constatação é de 62%. Para os entrevistados, as vítimas preferem recorrer às próprias redes sociais em que o cyberbullying ocorreu (23%) ou aos pais, responsáveis ou outros familiares (18%). Entre as razões que fazem as vítimas de bullying ou cyberbullying não denunciarem nem procurarem ajuda, foram citadas o medo de retaliação (45%), a descrença em obter apoio (44%) e a vergonha (39%). Ainda na região, a expressão “bullying” é de conhecimento de 74% da população. Como situações caracterizadas como “bullying”, foram citadas agressões que visam humilhar ou ridicularizar alguém (68%) e as agressões repetitivas, verbais ou físicas, feitas na intenção de ofender ou ferir a outra pessoa (59%). Afirmaram terem sido vítimas, visto ou tomado conhecimento sobre pessoas próximas que foram alvo de bullying 38% das pessoas (o Nordeste é o que teve mais registro de conhecimento de pessoas que foram alvo de bullying, em comparação com outras regiões). Os comportamentos e situações de bullying mais citados foram os xingamentos, provocações, humilhações (51%) e a propagação de boatos negativos sobre a pessoa ou sua família (35%). Para 63% dos entrevistados, o ambiente escolar (escola ou faculdade) é o local onde o bullying ocorre com mais frequência. O ambiente digital (celular/ internet/ redes sociais/ e-mail) foi lembrado por 24% das pessoas. Os principais alvos de bullying e cyberbullying citados foram a cor ou raça (29%) e a orientação sexual (27%). Segundo a pesquisa, a principal consequência do bullying e cyberbullying para as vítimas e a sociedade são os problemas psicológicos, como insegurança, ansiedade, distúrbios alimentares, depressão, suicídio (68% das respostas). Ainda de acordo com o levantamento, a motivação mais comum de quem pratica bullying é a busca de popularidade, com 24% das citações; outros 20% lembraram a afirmação de poder. A frase relacionada ao bullying que mais alcançou concordância entre os entrevistados foi “se a brincadeira discrimina, humilha ou ridiculariza alguém ou grupo, já não deve mais ser encarada como brincadeira” (84% concordam). Para 80% dos nordestinos, a ocorrência de bullying aumentou muito no Brasil; quanto ao cyberbullying, essa percepção de maior ocorrência é ainda maior (86%). Aqueles que acham que o bullying e cyberbullying são tratados no Brasil de forma insuficiente somam 53%. Quanto à expectativa sobre a evolução do problema do bullying no país nos próximos cinco anos, 37% acreditam que ela vai melhorar, outros 21% acham que não vai se alterar e 35% apostam que vai piorar. Foram apontadas entre as ações mais importantes para prevenir e combater o bullying e o cyberbullying entre os jovens as campanhas de conscientização e informação (42%) e o apoio psicológico, educativo e judicial (35%).

Cancelamento

Sobre a cultura de cancelamento, 27% dos entrevistados disseram conhecer a expressão. Os principais alvos de cancelamento lembrados foram os famosos e celebridades (39%), mas outros 35% afirmam que qualquer pessoa nas redes sociais pode ser cancelada; 73% acham que as situações de cancelamento aumentaram. Ao serem perguntados se haviam sido vítimas, viram ou tomaram conhecimento sobre pessoas que foram alvo de cancelamento nas redes sociais, 35% disseram que sim; outros 36% responderam afirmativamente que cancelaram ou conhecem pessoa próxima que tenha cancelado alguém na internet. A frase relacionada ao cancelamento que mais alcançou concordância entre os entrevistados foi “o cancelamento é uma forma de chamar as pessoas à responsabilidade sobre como se comportam e o que publicam nas redes sociais” (70% concordam). Para 50% dos entrevistados, as redes sociais e seus canais de denúncia são as responsáveis por prevenir ou coibir a cultura do cancelamento: a sociedade, por meio associações e serviços especializados, recebeu 43% das menções. Entre os famosos mais citados como “cancelados” nas redes sociais estão Karol Conká (32%) e Arthur Aguiar (7%).

Pesquisa nacional

Na média nacional, 35% dos respondentes disseram já terem sido vítimas ou tomaram conhecimento de pessoas que foram alvo de bullying. A maioria dos entrevistados (62%) ressalta o silêncio das vítimas, que não denunciariam os agressores por falta de apoio (48%), medo de retaliação (46%) e vergonha (também 46%). As situações de bullying consideradas mais recorrentes, em pergunta de múltiplas respostas, são principalmente xingamentos, provocações e humilhações (61%). Também foram citados boatos negativos (44%), promoção do isolamento (33%), ameaças, intimidações e chantagem (27%) e perseguição (26%). Em todas as regiões, como primeira resposta sobre a quem as vítimas costumam recorrer em casos de bullying, destaca-se a procura por familiares e amigos (32%). Em seguida, vêm as delegacias, que somam 28%. As próprias redes onde houve as ocorrências são citadas por 23% do total da amostra. “O bullying e o cyberbullying tornaram-se um grave problema de saúde pública. Depressão, baixa autoestima e tentativas de suicídio são alguns exemplos de consequências dessas condutas, evidenciando a necessidade de ampliar o esclarecimento e a discussão sobre o tema”, aponta o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE. Para ele, esse conhecimento se torna especialmente importante em uma sociedade contemporânea, “mais intolerante e onde a privacidade quase inexiste, mas que, ao mesmo tempo, demanda por mais empatia, ética, responsabilidade e transparência nas relações pessoais e corporativas”. O Observatório Febraban ouviu 3 mil pessoas em todas as regiões do país, das quais 53% são do sexo feminino. O perfil dos entrevistados tem ainda 43% na faixa dos 25 a 44 anos; ensino médio (41%) e renda familiar de até dois salários mínimos (48%).

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Jun // 2022
  • 10h10

Sábado (25) teve o cantor Kiko Salli, ex The Voice Brasil, em Jussiape-Ba

A noite do dia (25/6) de junho foi de muita música e muito forró em Jussipe. O cantor Kiko Salli, atração principal da noite, embalou a noite com um repertorio atualizado de muito forró, arrasta-pé e romantismo. O evento tem a realização da Prefeitura Municipal com apoio do Governo do Estado e Bahiatursa.

Eventos