Histórico de Jul/2017

  • Foto: Reprodução
  • 10 // Jul // 2017
  • 17h23

Assaltante mata comparsa depois de desentendimento sobre disparo em vítima

Um assaltante matou o comparsa depois de eles terem se desentendido sobre a ação. O caso aconteceu em Sapopemba, Zona Leste de São paulo, na noite deste domingo (9). De acordo com o G1, uma mulher foi baleada quando a dupla interrompeu uma confraternização de família para anunciar o assalto. Um dos criminosos atirou e acertou a cabeça da vítima, mesmo sem ela reagir. O outro não concordou com o disparo, iniciou uma discussão com o comparsa ainda no local do crime. O clima esquentou, eles entraram em luta corporal e em seguida trocaram tiros. Ambos foram atingidos, mas apenas um não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro foi socorrido para o Hospital da Vila Alpina, sob escolta policial. Não há informação sobre quem foi a vítima fatal - o que atirou na mulher ou o que discordou. A mulher atingida também foi levada para o Hospital da Vila Apina, mas transferida em seguida para o Hospital Saboya, por necessitar de cuidados de um neurocirurgião. Uma quarta pessoa também ficou ferida na troca de tiros entre os bandidos. Os disparos atingiram um dos dedos da mão.
 

  • Foto: Reprodução/Rede Globo
  • 10 // Jul // 2017
  • 12h21

Fantástico destaca Fazendas milionárias de Geddel, no Sudoeste baiano

Uma reportagem exibida na noite deste domingo (09), no Fantástico, da Rede Globo, mostrou o imenso patrimônio do ex-ministro Geddel Vieira Lima, do PMDB baiano, preso pela Polícia Federal, na tarde de segunda-feira (03), acusado de agir para atrapalhar investigações da “Operação Cui Bono”, que apura fraudes na liberação de crédito da Caixa Econômica Federal. A operação investiga irregularidades na liberação de créditos da Caixa, banco estatal no qual Geddel ocupou a Vice-presidência de Pessoa Jurídica (2011-2013 – governo Dilma Rousseff). Cidades do Sudoeste baiano, a exemplo de Itapetinga e Itororó, mostram fazendas milionárias e imóveis do peemedebista. Somente na região, o ex-ministro tem mais de 10 fazendas espalhadas por diversos municípios.

Veja a Reportagem:

  • Foto: Blog Itiruçu Online
  • 08 // Jul // 2017
  • 12h26

Ex-prefeito de Lajedo do Tabocal é solto e responderá processo em liberdade

O ex-prefeito de Lagedo do Tabocal, Nilson Andrade Santos (PSDB), o Nilsinho, de 73 anos, que havia sido preso pela Polícia Civil de Itiruçu na tarde de quinta (6), por determinação da Justiça Federal, foi solto após audiência da Justiça local, na tarde desta sexta-feira (7). De acordo com o blog de Marcos Frahm, o ex-gestor, que havia sido condenado sob acusação do Ministério Público Federal - MPF de irregularidade na aplicação de recursos do Fundeb repassados ao município de Lagedo quando ele exercia o cargo de chefe do Executivo, em 2008, conforme informações da delegada que cumpriu o mandado, Maria do Socorro Damásio, estaria descumprindo a pena restritiva de direitos. A juíza local, Dra. Andrea Padilha Sodré Leal Palmarella presidiu no Fórum de Itiruçu a audiência que autorizou a soltura de Nilson Andrade. No entanto, o ex-prefeito continuará respondendo ao processo. Nilson Andrade deixou a Delegacia de Itiruçu por volta das 13h30.
 

  • Foto: Reprodução | 88 FM Livramento
  • 07 // Jul // 2017
  • 13h42

Passageiros de ônibus que seguiam de São Paulo para Livramento foram assaltados em Minas Gerais

Na madrugada da última quarta-feira (05), um ônibus que transportava cerca de 40 passageiros de Santo André/ SP , com destino a Livramento de Nossa Senhora, foi interceptado por assaltantes na cidade de Buritizeiro, em Minas Gerais. De acordo com informações de um dos passageiros, os criminosos atiraram contra o coletivo, obrigando o motorista a parar. Eles indicaram ao motorista para seguir até uma estrada vicinal, onde roubaram todos os pertences dos passageiros e fugiram por sentido ignorado. A polícia investiga o caso. Até o momento, ninguém foi preso.

  • Foto: Divulgação
  • 07 // Jul // 2017
  • 13h11

Ex-prefeito de Lagedo do Tabocal é preso acusado de desviar verba do Fundeb

A Justiça Federal, através da juíza Karine Costa Carlos Rhem da Silva, da Vara Única da Subseção Judiciária de Jequié, determinou, na tarde de quinta-feira (06), a prisão do ex-prefeito de Lajedo do Tabocal, no Vale do Jiquiriçá, Nilson Andrade Santos (PSDB). 'Nilsinho', como é popularmente conhecido, foi detido por agentes da Polícia Civil de Itiruçu. De acordo com a delegada Maria do Socorro Damásio, que coordenou a operação que cumpriu o mandado de prisão contra Nilson Andrade, o ex-gestor é acusado de desvio de recursos do Fundeb repassados ao município, durante a sua gestão, em 2008, através de denúncia do Ministério Público Federal. Segundo o Blog Marcos Frahm, o ex-prefeito havia sido condenado pela Justiça Federal pela prática de improbidade administrativa. No mandado expedido, a Justiça diz que a decisão ocorre em virtude da revogação de pena pela qual Nilson foi condenado, passando a obedecer a pena privativa da liberdade. A defesa do ex-prefeito ainda não se pronunciou sobre o teor da decisão que levou o político para a cadeia. Ainda segundo a delegada Maria do Socorro, Nilson Andrade foi recolhido a carceragem da Delegacia Territorial de Itiruçu, onde permanece a disposição da Justiça Federal.
 

  • Foto: Reprodução
  • 07 // Jul // 2017
  • 12h38

Operação da PF investiga vazamento de informações sob sigilo no Tribunal de Justiça da Bahia

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (07) uma operação que tem como objetivo investigar o vazamento de informações sob sigilo no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Conforme a PF, a Operação Vortigern, ocorreu por determinação do Ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça. A polícia informou ainda que estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas, na região metropolitana de Salvador. A PF não deu mais detalhes do caso, como as cidades onde estão sendo cumpridas as determinações, nem se a operação já foi finalizada. O G1 entrou em contato com o TJ-BA, mas ainda não recebeu qualquer posicionamento sobre o caso.

  • Foto: Reprodução/ Instagram
  • 06 // Jul // 2017
  • 21h08

Empresária é encontrada morta dentro de armário; corpo tinha marca de facadas

O corpo de uma mulher de 35 anos foi achado em um armário do apartamento onde ela morava na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Foram os familiares da empresária Fabiana Diavan Favero que encontraram o corpo dela, na tarde de quarta-feira (05). Segundo a polícia, Fabiana morreu por hemorragia. No corpo, havia marcas de golpes de faca no tórax e no pescoço. Os parentes da vítima já estão prestando depoimento. O marido, apontado pelos investigadores como o principal suspeito do crime, ainda não foi encontrado. Os agentes não descartaram outras possibilidades de autoria do crime. Já foi encontrada a faca utilizada no episódio após uma perícia realizada no apartamento de Fabiana. De acordo com a investigação, o crime ocorreu no início da noite da terça-feira e, em seguida, o corpo foi escondido no armário.

  • Foto: Reprodução
  • 06 // Jul // 2017
  • 21h01

Câmera registrou queda de helicóptero que matou noiva em São Paulo

Um vídeo registrou o interior do helicóptero que levava a noiva Rosemeire Nascimento da Silva ao seu casamento - a aeronave acabou caindo em São Lourenço da Serra, São Paulo, e matando os quatro ocupantes em dezembro de 2016. As imagens foram achadas pelo irmão da noiva quatro dias depois do acidente e divulgadas agora. As imagens mostram o voo do início até a queda. Elas fazem parte da investigação da Polícia Civil e também da Aeronáutica. Para o advogado que representa familiares das vítimas, é possível perceber "erros crassos" do piloto pelo vídeo. "As imagens mostram o desespero dos passageiros e o erro crasso do piloto. Ninguém está querendo tripudiar o erro do piloto, mas é possível ver que ele fica puxando os instrumentos e o manche sem perceber o perigo. Ele está dando cambalhotas e não sabia disso, ele não tinha ideia do que estava fazendo”, disse ao G1 o advogado Fernando Henrique dos Reis. Além da noiva e do piloto, estavam no helicóptero Silvano Nascimento da Silva, irmão de Rosemeire, e a fotógrafa Nayla Cristina Neves Lousada, grávida de seis meses. A câmera era da fotógrafa e foi achada quatro dias após a queda por um irmão da noiva.

Veja o vídeo:

 

  • Foto: Divulgação/SSP
  • 06 // Jul // 2017
  • 20h57

Seis jovens são presos suspeitos de assaltar e agredir pessoas em velório

Seis jovens suspeitos de assaltar e agredir pessoas que estavam em um velório foram presos, na manhã desta quinta-feira (06), na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o grupo faz parte de uma facção criminosa que atua no município Segundo a SSP, o crime ocorreu na tarde da quarta-feira (5), quando os suspeitos invadiram a cerimônia, no bairro de Burisatuba, e atacou as vítimas, com tapas e chutes. Após a ação, os homens fugiram do local. Conforme a SSP, eles foram encontrados dentro de uma casa, em uma localidade conhecida como Gleba H, após denúncias. De acordo com a SSP, ao perceberem a ação da polícia para prendê-los, houve uma tentativa de fuga, impedida pelos policiais. Conforme a SSP, com os suspeitos, foram apreendidas 4 armas, munições, 2 coletes à prova de balas, 2 máscaras (conhecidas como brucutu), 4 relógios e 6 celulares. Segundo a SSP, foi encontrada também uma quantidade de drogas, embalagens e uma balança de precisão, além de uma caderneta de anotações do tráfico. A SSP informou que, após o flagrante, o grupo foi encaminhado para a Delegacia de Camaçari, onde estão à disposição da Justiça. O material apreendido também foi levado para a unidade policial.

  • Foto: Reprodução
  • 06 // Jul // 2017
  • 20h49

Depoimento de Geddel à Polícia Federal é divulgado; veja vídeo

Durante a audiência de custódia nesta quinta-feira (6), em que o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira decidiu manter a prisão preventiva do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), o peemedebista negou que tenha telefonado para a mulher do doleiro Lúcio Funaro com intuito de evitar que ele fizesse delação premiada, como suspeita o Ministério Público. “Tenho a crença inabalável, convicção, de que em nenhum momento tomei nenhuma atitude que pudesse ser de longe interpretada como embaraço à Justiça ou às investigações, muito ao reverso”, afirmou o ex-ministro. Geddel pediu ainda que fossem concedidas medidas restritivas alternativas em substituição à prisão. Apesar de ter permanecido quieto em boa parte da audiência, o ex-ministro negou que em algum momento tenha pressionado alguém para que deixasse de fazer algo do interesse da Justiça. 

Veja o vídeo:

  • Foto: Reprodução
  • 06 // Jul // 2017
  • 20h10

Tecnologia: Facebook lança nova ferramenta para encontrar Wi-Fi de graça

O Facebook anunciou o lançamento de uma nova ferramenta que é capaz de encontrar Wi-Fi gratuito em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil. O app se chama "Find Wi-Fi" e está disponível para Android e iOS. A empresa anunciou a novidade através de um comunicado: "Descobrimos que a ferramenta não é apenas útil para pessoas que estão viajando, mas também em áreas onde a infraestrutura de dados móveis é escassa". Para utilizar o novo recurso, os usuários devem clicar na seção "Mais", no aplicativo do Facebook e depois em "Encontrar Redes Wi-Fi". Será possível navegar por um mapa com os pontos de Wi-Fi mais próximos, além de ter maiores informações sobre o estabelecimento da rede.
 

  • Foto: Reprodução
  • 06 // Jul // 2017
  • 20h07

Pastor acolhe Suzane von Richthofen como missionária evangélica

O pastor Euclides Vieira, que ajuda a detenta Suzane von Richthofen e o noivo, Rogério Olberg, a se tornarem missionários na Igreja do Evangelho Quadrangular, garante que a jovem está mudada. "Desde que conversei com Suzane, conheci uma outra pessoa. Acredito que ela está mudada. Ela fala olhando nos olhos, se emociona quando ouve sobre o evangelho. Ela me passou confiança de uma recuperação", disse ao Uol. Condenada a 39 anos de prisão pela participação na morte dos pais, Suzane converteu-se ao protestantismo e foi batizada pela Assembleia de Deus no presídio. Amigo de Rogério desde 2005, Euclides foi procurado no começo de 2016 para se aconselhar sobre o possível relacionamento com Suzane. "Ele queria uma opinião, saber o que eu achava da situação, pois eles estavam praticamente namorando", lembra o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular de Itapetininga, no interior de São Paulo. "Neste ano, ele me pediu que os visse. Eu atendi no dia seguinte e conversei com eles, orei pelos dois", conta Euclides. "Eles expressaram a vontade de fazer a obra missionária. Ela iria anunciar o evangelho, dar o testemunho do Senhor". Para se tornar uma obreira credenciada, como é chamado na igreja, é preciso seguir alguns passos. Primeiro, fazer um curso no Instituto Teológico Quadrangular. Depois, tem de passar por uma avaliação de especialistas e por uma série de entrevistas. "Então, a pessoa é levada para uma convenção e tem de ter uma indicação de um pastor local para ser aceita. Ela ficaria numa igreja fixa".

  • Foto: Reprodução
  • 05 // Jul // 2017
  • 13h21

Portador do HIV que fazia sexo sem camisinha se apresenta à Justiça

O empresário Renato Peixoto Leal Filho, de 43 anos, denunciado por lesão corporal gravíssima por tentar contaminar parceiras sexuais com o vírus HIV, apresentou-se na segunda-feira (03), à Justiça. Ele fazia sexo sem preservativo mesmo sabendo-se portador do vírus e só depois informava suas condições às mulheres. O caso veio à tona há dois anos, quando uma das vítimas procurou a polícia para denunciá-lo. Em seguida, outra mulher prestou depoimento relatando o mesmo fato. Elas disseram que ele marcava encontros via redes sociais com mulheres e depois as convencia a ter relações sem proteção. Dizia que queria "marcar a vida" da parceira. Em entrevista ao jornal carioca Extra, o empresário afirmou ser soropositivo e ter transmitido a doença para duas ex-companheiras, mas negou que tenha feito sexo sem preservativo com o intuito de infectar a parceira. Existe um mandado de prisão preventiva expedido contra ele em 30 de maio. Mas o empresário não foi encontrado e passou a ser considerado foragido. A defesa de Leal recorreu e teve seu pedido negado. Acompanhado por seu advogado, ele foi nesta segunda-feira ao cartório da 19ª Vara Criminal da capital, durante o expediente forense. O cartório, então, orientou o empresário a comparecer à 5ª Delegacia de Polícia, no centro, para que de lá ela seja encaminhado ao sistema penitenciário. Nesta quarta-feira (05), está agendada audiência  de instrução e julgamento do caso, com a sua presença.

  • Foto: Divulgação
  • 05 // Jul // 2017
  • 13h16

Polícia Rodoviária Federal suspende serviços por falta de recursos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) suspendeu nesta quarta-feira (5) alguns serviços, por falta de verbas. A suspensão é por tempo indeterminado e afeta os serviços de escolta de cargas superdimensionadas e escolta em rodovias federais. Também estão suspensas as atividades aéreas, tanto de policiamento quanto de resgate. A PRF vai, ainda, reduzir o patrulhamento terrestre, desativar algumas unidades operacionais e diminuir o horário de atendimento ao público nas unidades administrativas. O patrulhamento das rodovias é considerado prioridade no Plano Nacional de Segurança Pública, lançado no fim do ano passado, pelo Ministerio da Justiça. A reportagem procurou o ministério, mas a pasta ainda não se manifestou. Em nota, a Polícia Rodoviária Federal informa que a suspensão dos serviços é uma consequência do contingenciamento orçamentário do governo federal. Na semana passada, a Polícia Federal suspendeu a emissão de passaportes, também por falta de dinheiro.

  • Foto: Bahia Verdade
  • 05 // Jul // 2017
  • 13h05

Após visita a Geddel, Lúcio tem reunião com Temer no Palácio do Planalto

Um dia após a prisão do irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) se reuniu com o presidente Michel Temer na terça-feira (04). De acordo com a agenda oficial, divulgada no portal da Presidência da República, o parlamentar foi recebido por Temer às 13h30, na sequência de uma reunião com a participação do ministro Moreira Franco (Secretaria – Geral da Presidência) e líderes da base aliada, que ocorreu às 13h. Ainda de acordo com a agenda presidencial, o encontro foi no Palácio do Planalto. Segundo o Bom Dia Brasil, da TV Globo, Lúcio visitou Geddel um pouco antes, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília – horas depois, ele foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, também na capital federal.
 

Eventos