Histórico de Jul/2023

  • Foto: Rafael Martins - GOVBA
  • 03 // Jul // 2023
  • 16h40

Ao lado de Lula, Jerônimo acompanha início de obras de novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Foram iniciadas as obras para construir um novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Serão 127 quilômetros de trilhos, passando pelo território de sete municípios baianos, para formar um novo corredor de integração e exportação para a Bahia e para o Brasil. O governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, realizada nessa segunda-feira (3), em Ilhéus. O evento reuniu executivos nacionais e globais da BAMIN, responsável pela obra, além de representantes dos municípios que integram a área de influência da ferrovia. Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, a FIOL 1 terá um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios, com previsão de estar concluída e em operação a partir do ano de 2027. O Lote 1F, por onde começam as obras, possui 127 quilômetros de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras do têm previsão de durar 36 meses e um investimento de R$ 1,1 bilhão. "É a concretização de um importante vetor de desenvolvimento logístico e econômico para a Bahia. A obra, em sua fase mais avançada, vai gerar cerca de 1.200 empregos para baianos e baianas, e o resultado vai trazer grande impulso para a nossa economia, com avanços no escoamento e exportação de setores estratégicos, como a mineração e o agronegócio", afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. Quando estiver em operação, a FIOL 1 irá entregar uma importante solução logística e de conexão Oeste-Leste na Bahia, sendo o elo fundamental dentro do projeto integrado conduzido pela BAMIN no estado, do qual também fazem parte a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e o terminal de águas profundas Porto Sul, em construção na costa de Ilhéus. A BAMIN investe recursos na ordem de R$ 20 bilhões nos três projetos integrados no interior da Bahia.

  • Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 03 // Jul // 2023
  • 12h18

BR-030: Acidente deixa quatro pessoas da mesma família mortas e outras quatro feridas em Guanambi

Na noite de sábado (01), uma colisão entre uma caminhonete e um carro na BR-030, na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, resultou em uma tragédia que abalou a comunidade local. Quatro pessoas da mesma família perderam a vida, enquanto outras quatro ficaram gravemente feridas. Segundo informações da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran), todas as vítimas estavam no mesmo veículo no momento do acidente. Duas das vítimas fatais eram adultos, e as outras quatro eram crianças, com idades aproximadas entre 1 e 2 anos. As equipes de socorro foram acionadas imediatamente, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou atendimento aos quatro passageiros feridos. Dentre eles, estava uma criança de apenas 4 anos. Todos foram encaminhados para o Hospital Geral de Guanambi, onde recebem os cuidados necessários.

  • Foto: Divulgação - 46ª CIPM
  • 03 // Jul // 2023
  • 12h13

Polícia Militar age em caso de apropriação indébita em Livramento de Nossa Senhora

Na manhã desta segunda-feira (03), a Polícia Militar da Bahia, por meio da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), atuou em um caso de apropriação indébita no município de Livramento de Nossa Senhora, na Rua J, Bairro Benito Gama. Durante abordagens de rotina no Bairro Benito Gama, a Guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 46ª CIPM identificou dois indivíduos, residentes no município de Lagoa Real, em posse de um veículo VW Gol, com Placa Policial CHO-0546. Ao serem questionados sobre os dados do veículo, os abordados não souberam fornecer informações básicas para confirmar a procedência do mesmo. Preocupados com a possibilidade de ser um caso de roubo, os policiais realizaram consultas de dados e, através delas, constataram que um dos indivíduos é funcionário de uma oficina em Lagoa Real. O veículo apreendido pertencia a um cliente do estabelecimento, e nem o cliente, nem o proprietário da oficina tinham conhecimento de que o carro havia sido retirado do local. O envolvimento do funcionário nessa situação veio à tona somente quando os militares entraram em contato. Diante dos fatos, os dois indivíduos e o veículo foram encaminhados à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para que sejam tomadas as providências legais necessárias em relação ao caso de apropriação indébita.

 

Eventos