Histórico de Ago/2017

  • Foto: Divulgação | Polícia Militar
  • 03 // Ago // 2017
  • 17h03

Bandidos explodem agência do BB e fogem com vigilante de refém

Uma agência do Banco do Brasil de Candiba, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano, foi atacada na madrugada desta quinta-feira (3). Os acusados, a bordo de um carro e uma moto, chegaram a fazer um guarda municipal como refém, o libertando na saída da cidade. Segundo o coordenador da Polícia Civil de Guanambi, Clécio Magalhães, o grupo explodiu a área dos caixas eletrônicos. Com o impacto das explosões, a agência ficou parcialmente destruída. A ação ocorreu por volta das 3h40. Sem êxito na tentativa de roubo, os criminosos fugiram da cidade atirando, o que atingiu uma residência. Ainda segundo a Polícia, o bando fugiu por uma estrada vicinal que liga Candiba a Guanambi. Policiais da 22ª Coordenadoria de Polícia de Guanambi, policiais do 17ª Batalhão da mesma cidade e militares de Vitória da Conquista foram deslocados para o local. Até às 12h30 desta sexta nenhum dos criminosos foi encontrado.
 

  • Foto: Reprodução
  • 03 // Ago // 2017
  • 09h38

Bispo evangélico é preso sob suspeita de ter estuprado uma menina de 12 anos

O bispo evangélico Reinaldo Silvério foi preso preventivamente nesta terça-feira (1º) em Paulínia (SP) suspeito de estupro de vulnerável. Um inquérito foi instaurado em março deste ano após denúncia da mãe de uma vítima à Polícia Civil. O religioso nega a acusação. De acordo com a polícia, Silvério costumava ficar amigo das famílias para ganhar a confiança das vítimas. Ele é bispo da Igreja Boas Novas de Cristo e teria se relacionado com um garoto, na época menor de idade, e com uma menina de 12 anos. A polícia acredita que o bispo possa ter feito mais vítimas. Saya Barreiro, advogada de Silvério, informa que o cliente alega inocência e que irá analisar o processo para depois detalhar a estratégia de defesa. O bispo será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba (SP).

  • Foto: Divulgação/Polícia Civil
  • 03 // Ago // 2017
  • 09h18

Homem de 59 anos é preso suspeito de estuprar sobrinha de 9 anos

Um homem de 59 anos foi preso na cidade de Mirangaba, a cerca de 369 quilômetros de Salvador, suspeito de estuprar a sobrinha de 9 anos. Segundo a Polícia Civil, a prisão ocorreu na última sexta-feira (28), entretanto a informação só foi divulgada nesta quarta (3). Através da assessoria da Polícia Civil, a delegada Manuela Rodrigues, titular da DT/Mirangaba, os pais, moradores do distrito de Taquarendi, fizeram a denúncia do crime. Eles passaram a desconfiar do comportamento do homem, identificado como Almir Manoel Lago, depois de flagrá-lo observando a criança tomando banho, na residência da família. A delegada acrescentou que os pais disseram, então, que conversaram com a criança e descobriram, pelo relato dela, que o tio a acariciava, quando eles iam trabalhar na roça, e a ameaçava caso contasse a alguém. Almir foi autuado por estupro de vulnerável e, por questão de segurança, foi encaminhado diretamente para o Complexo Policial de Jacobina. A própria delegada coordenou a prisão do estuprador.

  • Foto: Reprodução
  • 03 // Ago // 2017
  • 07h19

Veja como votaram os deputados baianos na denúncia contra Temer

A maioria dos deputados federais baianos votou a favor da investigação do presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção passiva, como sugeria a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo o Bahia Notícias, ao todo, 21 parlamentares votaram para que a denúncia não fosse arquivada, enquanto 17 ajudaram o peemedebista a permanecer na Presidência. Foram favoráveis à aceitação da denúncia: Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB), Antonio Brito (PSD), Bacelar (PODE), Bebeto (PSB), Caetano (PT), Daniel Almeida (PCdoB), Félix Mendonça Júnior (PDT), Fernando Torres (PSD), Irmão Lazaro (PSC), João Gualberto (PSDB), Jorge Solla (PT), José Nunes (PSD), Josias Gomes (PT), Jutahy Junior (PSDB), Nelson Pellegrino (PT), Paulo Magalhães (PSD), Sérgio Brito (PSD), Uldurico Junior (PV), Valmir Assunção (PT) e Waldenor Pereira (PT). Votaram contra a aceitação da denúncia os deputados: Antonio Imbassahy (PSDB), Arthur Oliveira Maia (PPS), Benito Gama (PTB), Cacá Leão (PP), Claudio Cajado (DEM), Elmar Nascimento (DEM), Erivelton Santana (PEN), João Carlos Bacelar (PR), José Carlos Aleluia (DEM), José Carlos Araújo (PR), José Rocha (PR), Lúcio Vieira Lima (PMDB), Márcio Marinho (PRB), Mário Negromonte Jr. (PP), Pastor Luciano Braga (PRB), Paulo Azi (DEM) e Roberto Britto (PP). Ronaldo Carletto (PP) não compareceu à votação. 

  • Foto: Gilmar Félix | Câmara dos Deputados
  • 03 // Ago // 2017
  • 07h17

Câmara nega autorização para processo contra Temer no Supremo

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira, por 263 votos a 227 e 2 abstenções, a autorização para o Supremo Tribunal Federal (STF) abrir processo criminal contra o presidente da República, Michel Temer, por crime de corrupção passiva (SIP 1/17), seguindo parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). No total, 493 dos 513 deputados votaram o parecer do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG). Além das duas abstenções, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se absteve por impedimento regimental devido a estar comandando a sessão. Esta foi a primeira vez que a Câmara dos Deputados votou uma solicitação para instauração de processo contra um presidente da República. Com a decisão, o STF não poderá analisar a denúncia contra Temer apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no final de junho. O presidente só poderá responder judicialmente após o término do mandato. A votação nominal do parecer teve início por volta de 18h20 e avançou até as 21h51. Já as sessões para discutir o tema começaram às 9h31.

  • Foto: Reprodução
  • 02 // Ago // 2017
  • 10h55

46ª CIPM lança disque denúncia via WhatsApp em Livramento de Nossa Senhora

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) lançou o disque-denúncia via WhatsApp. Agora através do número (77) 99993-1555, o cidadão poderá fazer sua denúncia acerca de pontos de comercialização de drogas, enviar fotos de pessoas suspeitas, vídeos e texto. Com o novo canal de acesso, o comando da 46ª disponibiliza o novo número para receber denúncias, já que constantemente o 190 apresenta problemas, e passa a não receber chamadas. Além da praticidade e conforto, a 46ª garante sigilo absoluto em todas as denúncias feitas via WhatsApp. Outro benefício será a rapidez, já que as viaturas receberão imediatamente todas as denúncias passadas. PMBA E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM.

  • Foto: Blasting News
  • 02 // Ago // 2017
  • 09h27

Temer exonera dez ministros para tentar barrar denúncia na Câmara

Dez dos doze ministros do governo do presidente Michel Temer foram exonerados pelo chefe do Executivo nacional nesta quarta-feira (2), com o objetivo de barrar a denúncia contra ele na Câmara. Em publicação no Diário Oficial da União, foram exonerados os seguintes ministros: Antonio Imbassahy (PSDB-BA), da Secretaria de Governo; Bruno Araújo (PSDB-PE), das Cidades; Fernando Coelho Filho (PSB-PE), de Minas e Energia; Leonardo Picciani (PMDB-RJ), do Esporte; Marx Beltrão (PMDB-AL), do Turismo; Maurício Quintella (PR-AL), dos Transportes; Mendonça Filho (DEM-PE), da Educação; Osmar Terra (PMDB-RS), do Desenvolvimento Social; Ronaldo Nogueira (PTB-RS), do Trabalho e Sarney Filho (PV-MA), do Meio Ambiente. Temer optou por não publicar as exonerações dos ministros da Saúde, Ricardo Barros, e da Defesa, Raul Jungmann, que é suplente e está envolvido nas operações de segurança no Rio de Janeiro. Temer foi denunciado por corrupção passiva pela Procuradoria Geral da República, em acusação feita pelo procurador-geral Rodrigo Janot. Segundo ele, foram levados em conta os fatos descritos na delação dos donos e executivos da J&F – o grupo controla o frigorífico JBS.

  • Foto: Getty Images
  • 02 // Ago // 2017
  • 09h23

Neymar avisa a companheiros que vai para o PSG e deixa treino do Barcelona

O atacante brasileiro Neymar Jr está de malas prontas para Paris. Após se reapresentar no centro de treinamento do Barcelona, a Cidade Esportiva Joan Gamper, na manhã desta quarta-feira (2), o atleta deixou o treino e falou pela última vez com os colegas de equipe. Acompanhado de dois amigos, Neymar saiu do local por volta das 9h30 (hora local) e, de acordo com informações, o próprio treinador dispensou o atleta, que imediatamente foi se despedir dos companheiros e membros da comissão técnica. O camisa 10 da seleção brasileira é esperado no Paris Saint-Germain, da França. Agora, resta a Neymar e ao PSG depositar o dinheiro da multa rescisória, avaliada em 220 milhões de euros (cerca de R$ 820 milhões) e assinar o contrato com o clube francês. A negociação vinha se arrastando desde junho, quando o correspondente Marcelo Bechler, do canal Esporte Interativo, revelou a negociação. Pelo time catalão, o jogador atuou em 192 jogos desde 2013 e marcou 109. Pelo Barcelona, ele conquistou os títulos da Supercopa da Espanha (2013), Campeonato Espanhol (2014–15, 2015–16), Copa do Rei (2014–15, 2015–16 e 2016–17), Liga dos Campeões da UEFA (2014–15), Supercopa da UEFA (2015) e Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2015).

  • Foto: Reprodução
  • 02 // Ago // 2017
  • 09h18

Porto Seguro: PF deflagra operação contra fraudes em licitações de transporte escolar

Agentes da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) deflagram na manhã desta quarta-feira (2) a Operação Gênesis, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes em licitação e desvio de recursos públicos destinados à contratação de serviço de transporte escolar na cidade de Porto Seguro. Ao todo, aproximadamente 100 agentes da PF e cinco servidores da Controladoria-Geral da União cumprem durante a manhã cinco mandados de prisão temporária, sendo 15 de busca e apreensão e 37 mandados de condução coercitiva. Os municípios alvos da operação foram Guaraciaba, Manhuaçu e Viçosa, em Minas Gerais, e Eunápolis, Itabela, Porto Seguro e Salvador, na Bahia. De acordo com a PF, as investigações tiveram início há pelo menos dois anos. Inicialmente, foi constado que o direcionamento da licitação para favorecer uma empresa integrava um esquema criminoso. Ainda segundo os agentes federais, posteriormente, a empresa era beneficiada com sucessivos vultosos aditivos ao contrato firmado com a prefeitura, facilitados pela inclusão de novas rotas originalmente não previstas, que eram aprovadas por servidor público municipal também participante da fraude. Parte do dinheiro destinado ao pagamento do contrato era desviado, retornando em benefício desse servidor e de outros investigados, que vão responder pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e sonegação fiscal. A polícia aponta ainda que servidores da própria prefeitura, como professores e motoristas, eram subcontratados para a execução do transporte escolar. Na maioria das vezes, o valor recebido era muito inferior ao recebido do município pela empresa. Os recursos liberados para contratação da empresa, inicialmente orçados em R$ 8.288.000 já alcançaram a cifra de R$ 37.895.062,32 com os aditivos, sem que tenham ocorrido novas licitações. Estima-se que o custo diário do serviço de transporte escolar no município de Porto Seguro ultrapasse os R$ 40.000.

  • Foto: Divulgação
  • 02 // Ago // 2017
  • 07h00

Clínica Mais Saúde realizará primeira feira de saúde em Livramento

A Clínica Mais Saúde em parceria com IBR de Vitoria da Conquista, tem a honra de convidar a todos, prestigiarem da 1ª Feira de Saúde, com o tema “Saúde bem estar e qualidade de vida”. A ação acontecerá no próximo sábado dia 5 das 07:00 ao meio dia, em nossa sede, situada na Avenida Presidente Vargas, Nº 428 no centro de Livramento de Nossa Senhora. E atenção, estaremos realizando aferição de pressão e teste de glicemia grátis. E mais, todos os participantes estarão concorrendo a brindes que irão ser sorteados no mesmo dia. Desde já você é o nosso convidado.

  • Foto: Ascom Planserv
  • 02 // Ago // 2017
  • 00h45

Planserv teve 2 milhões de procedimentos a mais que no ano passado

O Planserv autorizou, apenas no primeiro semestre deste ano, quase 25 milhões de procedimentos, entre consultas, exames, internações, liberação de materiais e medicamentos, além de outros. Comparado ao mesmo período de 2016, quando quase 23 milhões de procedimentos foram feitos, houve um crescimento de 8,6% no número de autorizações. Hoje, o Planserv conta com 33 postos presenciais de atendimento na Rede SAC em todo o estado, alem de serviços que estão disponíveis online. Comparados aos 14 postos de 10 anos atrás, o crescimento foi de 19 unidades. O número de assistências do Planserv também aumentou. Em 2006, o Planserv assistia cerca de 450 mil beneficiários a partir de uma rede composta por 975 prestadores e um orçamento de R$ 545 milhões anuais. Hoje, são atendidos quase 503 mil pessoas e mais de 1.400 prestadores em todo o Estado, com um orçamento de R$ 1,5 bilhão por ano. “Inserimos mecanismos de controle eficientes, tais como a biometria e o captador online; regularizamos os contratos e os processos de credenciamento de prestadores; introduzimos as autorizações online; melhoramos o acesso e a abertura de emergências hospitalares; implantamos programas de prevenção em saúde e aumentamos o rol de cobertura”, disse a coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso.

  • Foto: Bahia Verdade
  • 02 // Ago // 2017
  • 00h42

Juiz da Paraíba suspende aumento de impostos sobre combustíveis

A Justiça Federal na Paraíba suspendeu, nesta terça-feira (1°), o aumento dos impostos sobre os combustíveis. A Justiça declarou “imediato retorno dos preços dos combustíveis, praticados antes da edição da norma”. Com a suspensão da alta das alíquotas do PIS e Cofins, as distribuidoras ficam impedidas imediatamente de cobrar dos postos de combustíveis os novos valores.  A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que vai recorrer. A decisão liminar foi expedida pelo juiz João Pereira de Andrade Filho, da 1ª Vara Federal. É a segunda decisão que recorre contra a alta da tributação sobre os impostos. A primeira, porém, foi derrubada pelo desembargador Hilton Queiroz, presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), no dia 26 de julho. De acordo com o magistrado, a medida atendeu pedido do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB). Conforme documento, o juiz afirma que o decreto que aumentou a tributação sobre a gasolina, o diesel e o etanol afrontou o planejamento tributário dos consumidores e dos empresários do comércio varejista. Para ele, a medida “não respeitou o princípio da anterioridade nonagesimal”, em que nenhum tributo pode ser cobrado antes de 90 dias da publicação da lei.

  • Foto: Reprodução
  • 02 // Ago // 2017
  • 00h31

Filha e mulher de gerente dos Correios são feitas reféns em assalto em Seabra

Familiares do gerente da agência dos Correios em Seabra, município na Chapada Diamantina, foram feitos reféns na manhã de terça-feira (01) por um grupo que tentou roubar o cofre da agência. Segundo informações da Polícia Militar, dois suspeitos entraram na casa do gerente por volta das 6h40, renderam a filha e a esposa dele. Os suspeitos levaram as duas no carro do gerente, um Toyota Corolla prata, e deixaram com ele um celular, para que fosse feita a negociação do resgate. O valor deveria ser pago com todo dinheiro do cofre dos Correios. Após os bandidos saírem da casa, o gerente acionou a Polícia Militar e uma viatura ficou parada na porta da agência para impedir que ele deixasse a agência com o dinheiro. Ainda de acordo com a Polícia Militar, ao mesmo tempo, equipes das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada e Semiárido fizeram um cerco na região para encontrar o grupo. Ainda segundo a PM, o gerente foi orientado a dizer aos suspeitos que a polícia estava acompanhando a ação e momentos depois, a esposa ligou informando que ela e a filha tinham sido liberadas no povoado de Cabaceiras. A polícia encontrou o carro da vítima, que foi levado para a Delegacia de Seabra. A polícia ainda tenta localizar os suspeitos. 
 

  • Foto: Divulgação
  • 02 // Ago // 2017
  • 00h28

Cinco suspeitos de roubo a banco morrem em confronto com a polícia em Juazeiro

Cinco suspeitos de participarem de um roubo a banco em Sobradinho, no norte da Bahia, morreram em confronto com policiais militares, em Juazeiro, na mesma região do estado, nesta terça-feira (1º). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o tiroteio ocorreu no final da manhã, após a PM receber uma denúncia anônima. Segundo a SSP, o confronto aconteceu com equipes da Rondesp/Norte em uma chácara situada no Jardim Flórida, zona urbana de Juazeiro. A secretaria informou que os suspeitos se escondiam no local e planejavam atacar uma agência em Sento Sé, cidade que também fica no norte do estado, e tem atraído um grande número de pessoas após a descoberta de uma jazida de ametistas.
 

  • Cachorro com marcas dos tiros de espingarda (Foto: Reprodução)
  • 01 // Ago // 2017
  • 10h34

Vaqueiro já matou mais de 80 cães a tiros e com crueldade na Bahia, diz Ong

Um exterminador de cães confesso que tem certeza da impunidade. Esse seria o perfil do vaqueiro de uma fazenda da cidade de Central, no Centro Norte baiano, que, segundo uma Ong de defesa dos animais, admite já ter matado mais de 80 cachorros na região. Em alguns casos, as histórias envolvem deliberada crueldade, conforme relatam também moradores ouvidos pelo CORREIO. “Soubemos que certa vez ele amarrou uma cadela no cio e, de cima de uma árvore, ele baleava um a um os animais que se aproximavam. Além disso, fomos informados que o vaqueiro amarrou duas cadelas em sua moto e saiu arrastando-as na cidade até a morte”, afirmou a integrante da Ong Terra Verde Viva, Ana Rita Tavares. Vereadora de Salvador, ela chegou a viajar para Central para acompanhar o depoimento do suspeito, que não teve o nome divulgado, sobre as denúncias. Formalmente, o homem é acusado de atirar em quatro cães – três deles acabaram morrendo –, mas o que se comenta na cidade é que o vaqueiro, conhecido como Neguinho, já exterminou mais 80 cachorros. No depoimento, segundo a representante da Ong, ele confirmou o número de mortes. De acordo com a ocorrência registrada por maus tratos a animais na delegacia local, o motivo dos ataques é o fato de os cachorros terem, supostamente, mordido ovelhas da fazenda onde o suspeito trabalha, no povoado de Tanque Novo. A ocorrência mais recente contra Neguinho foi registrada no dia 5 do mês passado. O motorista Ilário Francisco da Silva, 51 anos, contou ao delegado Heloísio Lacerda que o cachorro dele foi baleado pelo vaqueiro no dia 28 de junho. O animal foi atingido com tiros de espingarda do tipo socadeira. O cão acabou ficando cego de um olho e teve duas balas alojadas – uma na cabeça e outra na pata esquerda. O animal foi medicado na cidade vizinha de Irecê, mas não resistiu aos ferimentos. Morreu dias depois do registro da ocorrência. Ilário disse ainda que antes do ataque ao seu cão, outros dois cachorros da família foram baleados por Neguinho. Eram cães que ficavam na casa da mãe dele e que também acabaram morrendo. O CORREIO ligou para a delegacia, mas não conseguiu falar com o delegado Heloísio Lacerda. Um agente do plantão disse que ele não estava, mas informou que outra queixa foi registrada por maus tratos a animais contra o vaqueiro. “Foi no mesmo povoado. Só que o animal não morreu”, declarou. Segundo ele, a queixa foi prestada por um morador identificado como Paulo Vinícius.