Histórico de Ago/2022

  • Foto: Ricardo Stuckert
  • 27 // Ago // 2022
  • 13h00

Lula vai ao Norte fazer campanha na próxima semana

Após manter o foco inicial da campanha no Sudeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará para a região Norte, na próxima semana, para uma agenda de ao menos três dias. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles. De acordo com a publicação, a primeira cidade a ser visitada pelo petista será Manaus, em 31 de agosto. Na capital manauara, Lula deve visitar a fábrica da Honda para discutir a questão da Zona Franca de Manaus. No dia seguinte, em 1º de setembro, o ex-presidente da República pretende desembarcar em Belém, onde deve realizar um comício e se encontrar com povos indígenas. Dando seguimento à agenda, em 2º de setembro, Lula irá para São Luís, capital que oficialmente está localizada na região Nordeste, mas tem algumas semelhanças com o Norte do país.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 27 // Ago // 2022
  • 12h47

Otto Alencar lidera corrida ao Senado com 30%. Cacá tem 11% e Raíssa 7%, diz Ipec/TV Bahia

Pesquisa Ipec (antigo Ibope), divulgada na sexta-feira (26) e contratada pela TV Bahia, revela que Otto Alencar (PSD) lidera as intenções de voto para o Senado com 30%. Este ano, os baianos elegem apenas um senador. Em segundo lugar nas intenções de voto está o candidato Cacá Leão (PP), com 11%, seguido de Raíssa Soares (PL) com 7%. Os candidatos Marcelo Barreto (PMN) e Tâmara Azevedo (PSOL) aparecem empatados com 5%. Por fim, Cícero Aráujo (PCO) possui 4%. Brancos e nulos somam 15%; não sabem ou não responderam 22%.

  • Foto: Reprodução - Redes Sociais
  • 27 // Ago // 2022
  • 12h41

Funcionários são torturados por empresário após suspeita de roubo; homem alegou que fez 'justiça com as próprias mãos'

Dois homens foram torturados e agredidos com pauladas nas mãos por um empresário em Salvador. O caso foi denunciado à Polícia Civil nesta sexta-feira (26), mas, de acordo com a defesa das vítimas, ocorreu no dia 19 de agosto. O autor das agressões é dono de uma loja onde as vítimas trabalhavam. Um outro empresário, também responsável pelo estabelecimento, filmou as agressões, que estão circulando na internet e chamou os atos de violência de "corretivo". As imagens gravadas mostram o empresário, que alega ter identificado os funcionários roubando. Em um trecho ele diz: "Mais um ladrão aqui, mais um ladrão pessoal. Trabalhou para mim, a gente deu moral e confiança, e ele metendo a mão no dinheiro". Uma das vítimas foi identificada como William de Jesus, 21 anos, enquanto a outra só teve o prenome "Marcos" divulgado. Um deles teve um pano colocado na boca, e as mãos marcadas com ferro quente com o número "171", em referência ao crime de estelionato estabelecido no Código Penal. "Me agrediram dizendo que eu estava roubando, e gravaram para que eu confessasse. Ele esquentou um ferro de passar roupa e perguntou se eu queria na testa ou na mão", relatou o rapaz. William disse que, no dia da agressão, chegou para trabalhar e foi pego em uma "emboscada" montada pelos patrões. O delegado Willian Achan, responsável pelo caso, disse que um dos donos da loja prestou depoimento e admitiu ter feito "justiça com as próprias mãos". O outro empresário ainda será ouvido e o caso continua sob investigação.

 

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 27 // Ago // 2022
  • 12h00

IPEC: ACM Neto lidera com 56% e venceria eleição no primeiro turno. Jerônimo tem 13% e Roma 7%

Em levantamento feito pelo Ipec (ex-Ibope) o candidato ACM Neto (União) lidera as intenções de voto ao governo da Bahia e venceria no 1º turno se as eleições fossem hoje. Contratada pela TV Bahia, a pesquisa traz os seguintes números:

ACM Neto - 56%

Jerônimo Rodrigues (PT) 13%

João Roma (PL) 7%

Marcelo Millet (PCO) 2%

Kleber Rosa (PSOL) 1%

Giovani Damico (PCB) não pontuou.

Os votos em branco e nulo somaram 8%. Os que não souberam responder são 12%. O Ipec entrevistou presencialmente 1.008 eleitores entre os dias 23 e 25 deste mês em 51 municípios da Bahia. A margem de erro é 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-02873/2022.

  • Foto: Dado Ruvic - Reuters
  • 27 // Ago // 2022
  • 11h40

Maracás registra um caso de varíola dos macacos e Bahia chega a 45 infectados

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, no fim da tarde desta sexta-feira (26), um novo caso de varíola dos macacos no Estado. Segundo a pasta, o novo registro é de um paciente residente no município de Maracás. Com a nova confirmação, o número de casos confirmados na Bahia alcançou 45 registros. Do total de casos já confirmados na Bahia, de acordo com a Sesab, 35 estão em Salvador, dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição do Jacuípe, um em Feira de Santana, um em Ilhéus, um em Juazeiro, um em Maracás, um em Mutuípe e um em Xique-xique. Ainda segundo o boletim do órgão, os casos registrados possuem predomínio do sexo masculino (38 casos) e sua faixa etária varia entre 2 meses e 50 anos de idade. Quanto aos sinais e sintomas apresentados, a pasta aponta que foram referidos na maioria dos casos: febre, adenomegalia, erupção cutânea, cefaléia e dor nas costas. De acordo com a Sesab, além dos registros já confirmados, a Bahia acumula 87 casos suspeitos da doença, enquanto outros 437 já foram descartados.

  • Fotos: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 27 // Ago // 2022
  • 11h21

Enquanto Jerônimo usa Lula na propaganda, Neto mostra gestão e biografia no primeiro programa eleitoral

O tripé do primeiro programa eleitoral  de ACM Neto foi o histórico como gestor, o sonho de governar a Bahia e a disposição  para administrar o Estado sem estar atrelado ao presidente da República. Pelo programa de quase cinco minutos, Neto vai continuar sem 'muletas' na disputa. Depoimentos de moradores de diversas cidades, incluindo as administradas por parceiros do governo Rui, demonstravam descontentamento com a gestão petista, com críticas a saúde, segurança, sobretudo. Já Jerônimo Rodrigues (PT) num caminho oposto ao de Neto optou por colocar Lula em primeiro  plano. É a tentativa de colocar seu nome atrelado ao líder nas pesquisas para a presidência da República e que tem imenso potencial de transferência de voto. Por aqui, Jerônimo ainda tem taxa elevada de desconhecimento para o eleitor. De forma rápida mas com apelo emocional, a propaganda retrata a história de Jerônimo. De origem humilde, deixa o distrito em que nasceu e vai pra cidade grande estudar. Anos depois, se transforma em professor. Desprezando os números que mostram a Bahia liderando ranking da pior educação, a propaganda diz que Jerônimo ergueu escolas. Coube a propaganda de candidatos a deputado estadual e federal as críticas a postura de ACM Neto, de se descolar da disputa nacional. O slogan 'Candidato do tanto faz' foi usado a exaustão. Nem João Roma (PL) e nem Kleber Rosa (Psol) entregaram a propaganda em tempo hábil para ser exibida.

  • Foto: Divulgação
  • 27 // Ago // 2022
  • 11h01

Ciro diz que Lula apresentou no JN uma ideia sua, sobre dívida de consumidores

O candidato à Presidência da República (PDT) Ciro Gomes disse nesta sexta-feira (26), durante sabatina de o Globo, Rádio CBN e Jornal Valor Econômico que a única proposta apresentada por seu oponente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista ao Jornal Nacional na noite de quinta-feira (25) é dele: a de reestruturação da dívida dos consumidores. Perguntado sobre como via o fato de Lula ter usado uma de suas propostas no telejornal, Ciro disse: "eu não acho nada ruim que copiem minhas ideias porque elas não são minhas, mas do povo brasileiro. Mas se você for ver bem, essa foi a única proposta que Lula apresentou no 'JN'", disse o pedetista. De acordo com Ciro, os cidadãos ficaram reféns dos bancos porque o governo Lula expandiu o crédito em 15% da proporção da riqueza brasileira, mas não baixou os juros. Na sabatina, Ciro Gomes classificou Lula como "candidato Kinder ovo". Isso porque durante à entrevista ao telejornal da TV Globo, o petista se recusou a responder sobre como seria indicado o Procurador Geral da República, se obedecendo ou não a hierarquia da lista tríplice. Lula, ao se recusar a responder à questão, disse que não ia dizer o que fará só para deixar uma "pulguinha atrás da orelha" "Lula é o primeiro candidato Kinder ovo da história. Você abre e encontra uma surpresa", provocou Ciro.

  • Foto: Clauber Cleber Caetano - PR
  • 27 // Ago // 2022
  • 10h52

Bolsonaro volta a atacar Moraes: 'daqui a pouco prendem filho meu por fake news'

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar na sexta-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devido à operação contra empresários acusados de defender um golpe de Estado no País caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições "Daqui a pouco prende um filho meu por fake news. O Carlos é o tempo todo visado", declarou o chefe do Executivo, em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan. Candidato à reeleição, Bolsonaro acusou Moraes de tentar prejudicá-lo e disse que o ministro busca poder. "Esse ministro escala o seu delegado da Polícia Federal e ele determina que faça isso ou aquilo. E quando o delegado, por ordem dele, pede para realizar uma busca e apreensão, não é a Polícia Federal. É ele que quer fazer isso daí. É uma interferência buscando atingir seus objetivos, que no meu entender é o poder", disse o presidente da República. "Você pode ver, o que faltou para prender esses oito empresários agora? Nada", disse Bolsonaro. O chefe do Executivo lembrou do perdão que concedeu ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ataques à democracia. "Eu não posso arranjar confusão com a minha consciência. Daqui a pouco prendem um filho meu por fake news. O Carlos é visado o tempo todo", disse o presidente, sobre confrontar o Supremo. Bolsonaro também afirmou que o País caminha para uma ditadura, mas não por causa dele. "Quando se fala em caminho para a ditadura, o Brasil está indo, sim, está caminhando, não com a velocidade que estaria se estivesse o Haddad no meu lugar, mas não é pelo chefe do Executivo", disse. "Geralmente quem conspira e quem se prepara para ficar no Poder é o chefe do Executivo, que tem a tropa na mão. É exatamente ao contrário, é um outro lado. Por quê? A gente não sabe por que essa pessoa age dessa maneira", emendou, em mais uma referência a Moraes. Na quinta-feira, em transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro subiu o tom contra o Moares e pediu explicações sobre a operação da PF contra empresários bolsonaristas. "A gente espera aí que o digníssimo Alexandre de Moraes apresente a fundamentação dessa operação o mais rápido possível, porque agora eu estou vendo que a escalada contra a liberdade, aquilo que eu sempre tenho falado, tem se avolumado em cima destes empresários", declarou. Os alvos da operação foram os empresários Luciano Hang, da Havan; José Isaac Peres, da rede de shopping Multiplan; Ivan Wrobel, da Construtora W3; José Koury, do Barra World Shopping; André Tissot, do Grupo Serra; Meyer Nigri, da Tecnisa; Marco Aurélio Raimundo, da Mormaii; e Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu. Em mensagens num grupo de WhatsApp, reveladas pelo site Metrópoles, eles defenderam um golpe, caso Lula vença Bolsonaro em outubro.

  • Foto: Divulgação - IBGE
  • 27 // Ago // 2022
  • 10h44

IBGE abre mais vagas temporárias para o Censo 2022

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para preencher 6.514 vagas de recenseador e 251 vagas de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, para trabalho temporário no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As inscrições que foram abertas na quinta-feira (25), podem ser feitas de forma presencial, nesta sexta-feira (26) e na segunda-feira (29). O local de inscrição está definido no Anexo I do edital, disponível no site do IBGE, que traz a distribuição das vagas por município. Estão contempladas cidades de 18 estados para as vagas de recenseador e 16 estados ainda têm vagas para agentes censitários municipais e supervisores. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência, desde que compatível com as atribuições da função, e para pessoas pretas ou pardas. A seleção será feita por meio de análise de títulos, de acordo com a titulação acadêmica dos candidatos. Além da remuneração, os contratados receberão auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais. A função de recenseador exige o ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. De acordo com o IBGE, a remuneração será por produção. O cálculo envolve variáveis como setor censitário, unidades recenseadas, tipo de questionário, pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. O instituto disponibiliza um simulador de valores de remuneração para o candidato. A previsão é que o trabalho de cada recenseador dure cerca de 3 meses, com uma carga horária mínima recomendada pelo IBGE de 25 horas semanais. O recenseador passará por treinamento dividido em duas etapas: autoinstrucional, com a leitura prévia do manual do recenseador, e presencial, com duração prevista de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias. Quem for fazer a coleta de dados em setores censitários de povos e comunidades tradicionais terá mais um dia de treinamento. Nesta etapa, os candidatos que alcançarem pelo menos 80% de frequência no treinamento presencial receberão uma ajuda de custo. Para as funções de agente censitário é exigido o ensino médio completo e idade de 18 anos. A remuneração mensal do agente municipal será de R$2.100,00 e para agente superior, de R$1.700,00. As vagas para as duas funções terão inscrição única, sendo oferecidas as vagas de agente censitário municipal aos candidatos melhor classificados no processo seletivo. Aos demais classificados, serão oferecidas as vagas de agente censitário superior.

  • Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 26 // Ago // 2022
  • 12h00

Idoso é agredido por desconhecido e desmaia no centro de Itabuna; veja vídeo

Um idoso foi violentamente atacado com um murro no rosto por um desconhecido, quando caminhava em um dos trechos da Avenida Ilhéus, próximo ao Hospital Manoel Novaes, centro de Itabuna. Câmeras de segurança da rua registraram o fato, ocorrido no início da noite da última terça-feira (23). As imagens são chocantes. No vídeo, é possível ver quando o agressor, andando em sentindo contrário, simplesmente desfere um soco na vítima ao passar por ela. O idoso caiu imediatamente desacordado no chão. O movimento de carros e motos era intenso nesse horário e, por pouco, o homem, ainda desfalecido no chão, não foi atropelado. A vítima foi socorrida por motociclistas que passavam no local. Não se sabe o estado de saúde do homem. Segundo testemunhas, o mesmo agressor, que parece ter distúrbios mentais, foi visto agredindo mais pessoas em outros trechos da cidade. As informações são do Blog Verdinho Itabuna

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 26 // Ago // 2022
  • 11h00

Homem é preso por estuprar mulher e usar vídeos para continuar a ameaçá-la

Um homem foi preso em flagrante por tentativa de estupro na manhã desta quinta-feira (25) em Santo Amaro, no Recôncavo baiano. Segundo a polícia, a vítima informou que estava sofrendo ameaças do suspeito, que afirmava ter vídeos íntimos dela após tê-la estuprado e dizia que iria divulgar as imagens caso ela não fizesse sexo com ele. “As ameaças começaram há uma semana. Hoje a vítima compareceu novamente à delegacia informando que, após novas intimidações sobre ter suas fotos divulgadas nas redes sociais, foi obrigada pelo investigado a se encontrar com ele em uma pousada no Centro de Santo Amaro”, disse o chefe da 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Rafael Almeida. Equipes da delegacia fizeram uma campana perto do local e conseguiram flagrar o criminoso, que foi preso. Ele foi autuado por tentativa de estupro, como descreve o artigo 213 do Código Penal, que fala em constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. A mulher contou à polícia em depoimento que foi estuprada pelo acusado na segunda (22), quando registrou a primeira queixa. Com isso, além da prisão em flagrante pela tentativa, ele também deve responder por estupro consumado. “Este foi um brilhante trabalho da nossa equipe, que conseguiu capturar em flagrante esse homem e tirar de posse dele o material com que ele vinha ameaçando a mulher”, acrescenta o delegado. O acusado vai passar por exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e ficará à disposição da Justiça.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 26 // Ago // 2022
  • 10h00

TSE decide que eleitor deve entregar celular a mesário antes de entrar na cabine de votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (25), por unanimidade, que o eleitor deve entregar o celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico antes de entrar na cabine de votação no dia da eleição. De acordo com presidente da corte, ministro Alexandre de Moraes, a polícia será acionada em caso de descumprimento da determinação. De acordo com Moraes, o objetivo é garantir o sigilo do voto. Além disso, em situações excepcionais, detectores de metais poderão ser utilizados, avaliados caso a caso pelo juiz eleitoral. A lei 9504 prevê a proibição, mas nas últimas eleições o TSE flexibilizou a regra. O TSE respondeu a uma consulta feita pelo partido União Brasil, ao questionar a corte se a proibição de celulares na cabine de votação ainda está em vigor. Na resposta, os ministros responderam que o celular não poderá ser guardado no bolso ou desligado e deverá ser entregue pelo eleitor antes de acessar à cabine de votação. Desde 2014 – De acordo com a Resolução 23.399/14, do Tribunal Superior Eleitoral, fica vedado ao eleitor o uso de aparelho celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro instrumento no ato da votação. A prática configura o crime de Quebra de Sigilo do Voto, rendendo punição de até 2 (dois) anos de detenção (Código Eleitoral, art. 312). Durante a votação, os equipamentos deverão ficar retidos na Mesa Receptora, sob a responsabilidade do mesário.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 26 // Ago // 2022
  • 08h40

Bacelar é eleito um dos melhores deputados do Brasil pelo Prêmio Congresso em Foco

O deputado federal Bacelar (PV) foi eleito um dos melhores deputados do Brasil pelo Prêmio Congresso em Foco 2022. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (26). “Escolhido pelo júri especializado recebi hoje essa linda homenagem. A premiação está em sua 15ª edição e é considerada o ‘Oscar da Política Brasileira’. Estou imensamente feliz! Agradeço ao povo baiano por ter me concedido a cadeira de Deputado Federal para poder ser reconhecido pelo trabalho que venho desempenhando”, disse o parlamentar. Outros deputados também foram premiados, como Alessandro Molon (PSB-RJ) e Orlando Silva (PCdoB-SP).

  • Foto: Marcos Serra Lima - G1
  • 25 // Ago // 2022
  • 22h30

Lula perde para Bolsonaro na audiência do Jornal Nacional

A entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Jornal Nacional, da TV Globo, alcançou nesta quinta-feira (25) uma audiência de 30 pontos na Grande São Paulo —cada ponto equivale a 205.755 telespectadores. Os dados preliminares são do Instituto Kantar Ibope Media. A conversa de Lula com os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos já partiu com uma audiência que era de 27 pontos. Saltou em seguida para 29 pontos e atingiu o pico de 34 pontos. Do total de aparelhos ligados, 67% estavam sintonizados na Globo. A entrevista de Bolsonaro alcançou uma audiência maior do que a do clássico entre Corinthians e Flamengo, exibido no SBT no dia 2 de agosto, e atingiu pico de 34,2 pontos no fim do programa. Nesta semana o programa entrevista todos os candidatos à Presidência. Ciro Gomes (PDT) foi ouvido na quarta-feira (23) e, na sexta (26), será a vez de Simone Tebet (MDB). Os candidatos devem se encontrar também no domingo (28), no debate do pool que reúne TV Bandeirantes, Folha, UOL e TV Cultura. A expectativa é que a audiência seja semelhante, ou até maior, somando-se a ampliação da transmissão no mundo digital.

  • Foto: Reprodução
  • 25 // Ago // 2022
  • 22h15

Bahia completa 10 meses seguidos com redução no número de mortes violentas, diz SSP-BA

A Bahia completou, no mês de julho, dez meses consecutivos com reduções das mortes violentas. A desaceleração dos índices de crimes contra a vida, no Estado, teve início no mês de outubro de 2021 e seguiu com o mesmo ritmo até julho deste ano, diz a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). De acordo com a SSP-BA, o investimento de R$ 250 milhões em novas estruturas para as polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, e de R$ 665 milhões na expansão do sistema de Reconhecimento Facial para 77 cidades da Região Metropolitana de Salvador e de outros municípios do interior colaborou diretamente para o resultado. Ainda segundo a secretaria, em outubro, novembro e dezembro de 2021, as diminuições foram de 22%, 18% e 16%, respectivamente. Já em 2022, as quedas foram de 23% (janeiro), 10% (fevereiro), 12% (março), 21% (abril), 12% (maio), 13% (junho) e 12% (julho). A SSP-BA ainda informa que, além da redução por 10 meses consecutivos, o primeiro semestre de 2022, comparado ao mesmo período do ano passado, também apresentou diminuição de 11,5%. Entre janeiro e junho, o trabalho das polícias, com apoio dos bombeiros, resultou na preservação de 340 vidas. No primeiro semestre deste ano foram contabilizadas 2.618 ocorrências e, em 2021, aconteceram 2.958 casos, diz a SSP-BA. “Parabenizo os policiais pelo empenho e dedicação diários, que se refletem na redução das mortes violentas. A violência é consequência da desigualdade social que cresceu absurdamente nos últimos anos, no Brasil. Na Bahia, seguiremos investindo em pessoal, com novos concursos, em tecnologia e na melhoria da condição de trabalho dos nossos profissionais”, declarou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

Eventos