Histórico de Ago/2022

  • Foto: Divulgação - Ascom
  • 20 // Ago // 2022
  • 22h00

Jerônimo realiza 'megacarreata' em Urandi

Uma megacarreata em Urandi, no Portal do Sertão, marcou o início da visita da Caravana do 13 ao Portal do Sertão, neste sábado (20). Acompanhados por centenas de carros e motos, o candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, o candidato a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), o candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD), e o governador Rui Costa (PT) percorreram as principais ruas da cidade, acompanhados do prefeito do município, Warley de Souza (PSD), de prefeitos e prefeitas da região, além de diversas lideranças políticas regionais. "A emoção começa aqui", comemorou o prefeito Warley Souza. "Urandi é a primeira cidade da Bahia para quem vem do norte de Minas Gerais, o portal de entrada do nosso querido Estado - e, nesses 750 quilômetros até a capital, Salvador, temos observado a gestão do governo do Estado, trazendo recursos, projetos, interiorizando as obras, e Urandi é uma das cidades que vem recebendo esses benefícios", afirmou o prefeito. "Esse time é campeão e, junto com Jerônimo, iremos seguir nesse ritmo." O Time de Lula na Bahia, liderado por Jerônimo, ainda percorre, neste sábado (20), as cidades de Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto, Iuiu, Malhada e Carinhanha.

  • Foto: Reprodução - TV Oeste
  • 20 // Ago // 2022
  • 21h30

Incêndio em Barreiras é considerado controlado depois de 5 dias de combate as chamas

Depois de cinco dias, é considerado controlado o incêndio que atingiu uma extensa área de vegetação na região serrana de Barreiras, no oeste da Bahia. As chamas tiveram início na tarde da última segunda-feira (15) e, neste sábado (20), o Corpo de Bombeiros atua no monitoramento da situação. De acordo com major Maurício Roberto Jansen, duas aeronaves continuam de prontidão. A área será monitorada pelos próximos três dias. Uma equipe com mais de 100 bombeiros segue no local. Neste sábado (20), eles saíram para combater as chamas por volta das 6 horas. Os ventos fortes na região ajudaram a dissipar a fumaça e o cheiro que invadiu áreas urbanas próximas. O monitoramento do Corpo de Bombeiro será feito também por satélite e uma equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) fará avaliação da área queimada.

  • Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 20 // Ago // 2022
  • 21h00

Bar fica destruído após ser alvo de bomba em Macarani

Um bar ficou destruído após uma pessoa jogar uma bomba na direção da entrada do estabelecimento, que estava fechado, na noite de sexta-feira (19). O caso aconteceu na cidade de Macarani, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a dona do bar, que fica na Avenida Lindolfo Fernandes, bairro Marjorie Park, contou que portas, um balcão de mármore e garrafas de bebidas ficaram danificados com a explosão. O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Macarani. A polícia informou que a unidade vai ouvir testemunhas para identificar o autor do ataque.

  • Foto: João Cotta - TV Globo - Divulgação
  • 20 // Ago // 2022
  • 20h30

Bolsonaro no Jornal Nacional será primeiro teste crucial da campanha, avaliam aliados

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) veem a sabatina do Jornal Nacional no próximo dia 22 como o primeiro teste crucial da campanha à reeleição. Pela relevância do programa e pelo potencial de audiência, seus auxiliares apostam na presença do presidente como um marco para alavancar seu crescimento nas pesquisas. Há expectativa, inclusive, de alcançar a maior audiência da história do JN. Bolsonaro foi orientado, mais uma vez, a manter o discurso na cartilha defendida por seus conselheiros mais pragmáticos: melhora na economia, o Auxílio Brasil de R$ 600 e acenos ao eleitorado jovem e às mulheres, nos quais sua rejeição é maior. Se houver espaço, ele também pretende se comparar com os governos petistas e insistir na pauta de costumes, para fidelizar o eleitorado conservador. Com dificuldade em reduzir a rejeição do chefe do Executivo, a campanha vai intensificar os esforços para aumentar a do concorrente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), associando-o a casos de corrupção e a religiões de matriz africana. O presidente, no entanto, não aceitou participar de um treinamento de mídia porque, segundo um ministro palaciano, não aceita ser moldado. Ele vai seguindo o seu “feeling”. Por isso, há uma certa preocupação com eventuais surpresas, como em 2018, quando Bolsonaro começou a falar sobre um suposto “kit gay” distribuído em escolas públicas. A informação era falsa. Também há preocupação com o risco de ele se irritar e ser grosseiro com a apresentadora Renata Vasconcellos. Em uma luta para ampliar a aceitação pelas mulheres, Bolsonaro não pode se dar ao luxo de deslizar neste momento, avaliam aliados. Bolsonaro foi o sorteado para abrir a série de entrevistas do JN com os presidenciáveis, que começa na próxima segunda-feira (22). Na sequência estão previstos Ciro Gomes (PDT), no dia 23, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 25, e Simone Tebet (MDB), no dia 26. As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.

  • Foto: Reprodução - Rede Sociais
  • 20 // Ago // 2022
  • 19h29

Geddel faz desabado sobre malas: ‘Estive no inferno e saí dele vivo e fortalecido na alma’

O ex-ministro Geddel Vieira Lima utilizou as redes sociais na tarde deste sábado (20) para se manifestar sobre o caso das malas encontradas em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, que levaram-no para a prisão. Ele publicou uma imagem das malas em tom de desabafo. “Essa é a foto com que tentam me constranger. Estive no inferno e saí dele vivo e fortalecido na alma. Nada me cala, nada me constrange, nada me inibe. Pago os preços que a vida cobra com altivez, cultivando a emoção e alimentado de coragem”, escreveu. “Já fui flechado de todo jeito, agora só eu posso atirar flechas. E como as tenho”, acrescentou Geddel. Pouco antes, também no Instagram, Geddel voltou a cutucar o ex-prefeito ACM Neto (UB) ao confirmar apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência (veja aqui).

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 19 // Ago // 2022
  • 20h30

Idoso é preso suspeito de estuprar criança de seis anos em Livramento

Um idoso de 73 anos foi preso na cidade de Livramento de Nossa Senhora, na região sudoeste da Bahia, depois de ser flagrado pela sobrinha enquanto tentava abusar da filha dela, uma garota de seis anos. Segundo o G1, o crime aconteceu na quinta-feira (18), no Bairro Benito Gama. Segundo a Polícia Civil, a mulher contou que ele já foi visto por familiares enquanto cometia a mesma prática também com a própria neta em outra ocasião. Não há detalhes sobre o estado de saúde da garota. Após a denúncia, o idoso foi preso e levado à delegacia de Livramento de Nossa Senhora , onde foi autuado por estupro de vulnerável e permanece à disposição da Justiça.

  • Foto: Reprodução - TSE
  • 19 // Ago // 2022
  • 20h00

Definidos ordem e tempo da propaganda eleitoral na Bahia

Uma audiência pública realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) nesta sexta-feira (19) apresentou e aprovou o “Plano de Mídia das Eleições Gerais de 2022”. Na ocasião, foram definidos a ordem e o tempo de exibição da propaganda eleitoral gratuita das coligações partidárias no rádio e na televisão na Bahia. O evento contou com a presença de representantes partidários e de emissoras de rádio e TV. Na reunião, também foram realizados os sorteios para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede de cada partido político, federação e coligação, considerando o primeiro dia do horário eleitoral gratuito nas eleições. A ação cumpre o que está disposto no artigo 53, da Resolução TSE n.º 23.610/2019, considerando os ajustes da Resolução TSE n.º 23.671/2021. Os programas dos candidatos a governador serão exibidos sempre às segundas, quartas e sextas, num total de 10 minutos. Ficou estabelecido que o primeiro dia de propaganda política será aberto pelo candidato ACM Neto (União Brasil), seguido por Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSol). De acordo com a distribuição calculada pelo Tribunal, a coligação da candidatura de ACM Neto terá o maior tempo (4’39); depois Jerônimo Rodrigues (3’39); João Roma (1’14) e Kleber Rosa (0’27). A mesma ordem de exibição acabou sorteada para as coligações envolvendo a corrida eleitoral ao Senado. Assim, ficou: Cacá Leão (PP), Otto Alencar (PSD), Raíssa Soares (PL) e Tâmara Azevedo (PSol).  A coligação que ficou por último no primeiro dia segue para o começo da fila no próximo dia e, desta forma, sucessivamente. Ainda foi definida a ordem da propaganda eleitoral das coligações em relação a deputados federais e estaduais. Também foram determinados o formato de entrega do conteúdo das propagandas dos partidos aos veículos de comunicação e outros detalhes técnicos.

Calendário Eleitoral
De acordo com o calendário eleitoral, a propaganda gratuita em rádio e TV começa no próximo dia 26 de agosto e termina em 29 de setembro. Na terça-feira, 16, teve início a propaganda eleitoral dos candidatos na internet. Até 1º de outubro também estão autorizados passeatas, carreatas e uso de carros de som.

  • Foto: Ulgo Oliveira
  • 19 // Ago // 2022
  • 19h00

Estado lidera geração nacional de energias eólica e solar

A Bahia liderou a geração nacional de energia eólica, com 35,01% e a solar, aos 30,30%. O estado permanece como protagonista das Energias Renováveis no Brasil e atualmente conta com 233 parques eólicos e 41 parques fotovoltaicos em operação, que resultam na capacidade instalada de 6.111 megawatts (MW) em relação à eólica, e 1.349 MW comparada com a solar. As informações constam no Informe Executivo de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e foram divulgadas nesta sexta-feira (19).  A Bahia também levou o pódio na lista referente a comercialização dos leilões de energia eólica e solar, abrangendo 32,46% e 19,7%, respectivamente, de todos os empreendimentos comercializados.

Energia Eólica

Foram realizados R$ 24 bilhões de investimentos privados nas 233 usinas que estão em operação, beneficiando 23 municípios, sendo eles: Bonito, Brotas de Macaúbas, Brumado, Caetité, Cafarnaum, Campo Formoso, Casa Nova, Gentio do Ouro, Guanambi, Igaporã, Iraquara, Licínio de Almeida, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Ourolândia, Pindaí, Riacho de Santana, Sento Sé, Sobradinho, Souto Soares, Umburanas, Várzea Nova e Xique-Xique. Juntas, as usinas promoveram a criação de 91,6 mil empregos. A energia gerada tem capacidade para abastecer 17 milhões de residências, favorecendo cerca de 51 milhões de habitantes. Segundo Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as 78 usinas que estão em fase de construção e mais as 106 com a construção não iniciada devem ter 6.287 MW de capacidade instalada. As usinas que estão em construção geram mais de 40 mil postos de trabalho, além de R$ 12 bilhões investimentos. A previsão é de que até 2027 sejam criados mais de 54 mil postos de trabalho e a aplicação R$ 13 bilhões nas usinas que estão com as obras a serem iniciadas.

Energia Solar

O segmento de energia solar também tem saldo positivo referente à criação dos empregos e investimentos privados. São 40,4 mil postos de trabalho criados e R$ 6 bilhões investidos nas 41 usinas que estão em fase operacional ativa e têm a capacidade instalada em 1.349 MW. As usinas estão instaladas em oito municípios, sendo eles: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Tabocas do Brejo Velho.  Com relação à geração distribuída, Salvador foi contemplada com as instalações das usinas de Pituaçu Solar, Sol Moradas Salitre e Rodeadouro e Aeroporto de Salvador como micro e minigeração. O estado conta com 22 usinas em construção, que somam 688 MW de potência e resultam na criação de 20,6 mil empregos, além de R$ 2 bilhões em investimentos. Até 2027, o segmento terá R$ 32 bilhões de investimentos, além da criação de 189,8 mil empregos aplicados nas usinas que estão com a construção não iniciada.

  • Foto: Divulgação - IBGE
  • 19 // Ago // 2022
  • 16h00

Mais de 6,5 mil recenseadores deixam IBGE após agressões e hostilidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já efetuou 6.550 rescisões de contratos de trabalhadores temporários recrutados para o Censo Demográfico 2022. As desistências ocorrem em meio a relatos de agressões e hostilidade contra os recenseadores por parte de moradores que deveriam prestar informações para o levantamento censitário. O órgão informou que as rescisões representam 4,7% do total de contratados, “número dentro do previsto”, informou o instituto, em nota. Os relatos dos trabalhadores sobre problemas com moradores entrevistados incluem até um caso de injúria racial em Belo Horizonte, Minas Gerais. Houve também queixas sobre o atraso do órgão em efetuar os pagamentos devidos aos temporários, o que o instituto afirma já ter praticamente regularizado. “O IBGE enviou ao banco, no dia 10.08.22, todas as folhas de pagamento da ajuda de treinamento, relativas a julho de 2022, praticamente zerando as pendências do mês passado. Hoje temos 99% dos pagamentos regularizados. Os residuais que faltam estão sendo resolvidos até hoje”, respondeu o órgão estatístico, em nota. Os recenseadores estão em campo desde 1º de agosto coletando informações para o Censo Demográfico em todos os cerca de 75 milhões de lares brasileiros, nos 5.570 municípios do País. O trabalho de campo começou com um déficit estimado de 15 mil entrevistadores, que o IBGE ainda tentava recrutar para alcançar ao número ideal de 183 mil funcionários temporários. O órgão não informou o tamanho desse déficit após as desistências.

  • Foto: Reprodução
  • 19 // Ago // 2022
  • 15h00

PT recalcula fundo eleitoral e candidatos perdem até 40% da verba

Candidatos a deputado federal do PT foram informados pela direção do partido que sofrerão uma redução de até 40% na cota que estava prevista a que teriam direito do fundo eleitoral. Atuais parlamentares que disputarão a reeleição deverão ter em torno de R$ 1,2 milhão para suas campanhas, em vez dos R$ 2 milhões anteriormente previstos. Quem não tem mandato verá redução para cerca de R$ 800 mil. O motivo do recálculo foi uma determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que o partido siga o que foi estabelecido em uma resolução para que o fundo eleitoral seja distribuído proporcionalmente entre o número de candidatos brancos e negros. O PT terá praticamente paridade entre representantes das duas raças, com 49,46% de brancos e 48,37% de negros (juntando pretos e pardos). Reservadamente, candidatos reclamam que a direção partidária não avisou que a aplicação da regra afetaria o repasse individual do fundo. Também deve haver impacto em candidaturas majoritárias do partido, embora menor. Procurada, a tesoureira do PT, Gleide Andrade, não se manifestou até a publicação deste texto.

  • Foto: Priscilla Nunes
  • 19 // Ago // 2022
  • 14h00

Primeiro SAC Trabalhista do país é inaugurado em Salvador

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5) inaugurou o primeiro Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Trabalhista do país, na última quinta-feira (18), no Fórum do Comércio (Rua Miguel Calmon, 285), numa ação conjunta com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); Ministério Público do Trabalho (MPT); Serviço Nacional do Comércio (SENAC); Serviço Nacional da Indústria (SENAI); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (SETRE); e Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA). O SAC Trabalhista funcionará das 8 às 15 horas, no térreo do Fórum, por onde circulam diariamente uma média de quatro mil pessoas, com atendimento exclusivo aos que têm processos na Justiça do Trabalho na Bahia. O serviço já conta com um posto do SineBahia, ligado à SETRE, desde o final de junho, para promover a intermediação para o trabalho e resolver questões de seguro-desemprego. Essa instalação, na etapa piloto do projeto, priorizou a recolocação dos trabalhadores que acionam a Justiça do Trabalho, a maioria desempregados. Dos novos serviços que serão prestados destacam-se atendimentos, pela SRT/BA, em seguro- desemprego, Rais/Caged, Empregador Web, consulta ao abono salarial, denúncias e orientação sobre mediação trabalhista, acordos e convenções coletivas. Pelo SENAI, formação profissional e informações; e pelo SENAC, matrícula em cursos e banco de oportunidades. Pelo MPT, denúncias, pedidos de mediação, cadastro de órgãos e entidades, protocolo eletrônico e inscrições em processos seletivos; e pelo INSS, emissão de extratos e comprovantes previdenciários, preparação e instrução de requerimentos e informações sobre os serviços digitais. A Justiça do Trabalho também remodelou o atendimento ao público para ampliar os serviços prestados. A presidente do TRT-5, desembargadora Débora Machado, ressalta que “essa é uma iniciativa pioneira, com o apoio de importantes instituições parceiras, para fortalecer a cidadania e a relação institucional com a sociedade, a partir de um modelo de atendimento já consolidado na Bahia, concentrando serviços em um único local. O SAC Trabalhista amplia a assistência para a população e, principalmente, garante um melhor acesso aos direitos dos trabalhadores”.

  • Foto: Reprodução
  • 19 // Ago // 2022
  • 13h00

Crimes de trânsito alcançam mais de 1,2 mil condenações na Bahia, aponta TJ

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em levantamento feito dos últimos 20 anos, apontou que mais de 1,2 mil crimes de trânsito resultaram em condenação no estado. Já nos últimos 10 anos, cerca de 45.023 acidentes de trânsito foram registrados em Salvador. De acordo com o presidente da comissão especial de trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Bahia (OAB-BA), Danilo Costa, estes números são considerados baixos. “Esses números são pequenos, porque a gente tem uma morosidade do Judiciário, além da sensação de impunidade dos motoristas que causaram esses acidentes e cometeram esses crimes”, explicou Danilo Oliveira. Uma das principais avenidas da cidade, bem como uma das que mais registram ocorrências, a Mário Leal Ferreira, conhecida popularmente como Bonocô, registrou que 51 pessoas ficaram feridas e outras duas morreram em acidentes de trânsito entre os meses de julho de 2021 e junho deste ano, segundo a Transalvador. Já a Avenida Paralela, a principal da capital, 198 pessoas ficaram feridas e sete morreram no mesmo período de tempo.

  • Foto: Composição - imagens da internet
  • 19 // Ago // 2022
  • 10h00

Com mais de 4 minutos, Neto tem maior tempo no horário eleitoral que começa dia 26; Jerônimo vem em segundo, com mais de 3

A campanha eleitoral começou, de fato, na última terça-feira (16), mas é somente na sexta-feira (26) que os eleitores começarão a ver os candidatos em propagandas transmitidas em rádio e na televisão dentro da propaganda eleitoral gratuita. O candidato ACM Neto (União Brasil), dentre os nomes que disputam o governo, é o que terá a maior parcela de tempo para apresentar propostas: 4 minutos e 39 segundos. Dentro do horário eleitoral que, no primeiro turno, segue até 29 de setembro, Jerônimo Rodrigues (PT) é o segundo com maior tempo: 3 minutos e 39 segundos. Depois vem João Roma (PL), com 1 minuto e 14 segundos, e Kleber Rosa (PSOL), com 27 segundos. A divisão do tempo entre os candidatos, como explica o advogado Lucas Ribeiro, especialista em Direito Eleitoral, é proporcional às bancadas dos partidos que apoiam as chapas majoritárias (governo, Senado e presidência da República). O tempo destinado aos candidatos que disputarão uma cadeira na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados segue, por outro lado, a proporcionalidade dos partidos ou federações, uma vez que não é permitida a coligação nas chapas proporcionais. O tempo entre os candidatos, como explica o advogado Lucas Ribeiro, será, em linhas gerais, distribuído da seguinte forma: 90% proporcional à representatividade na Câmara dos Deputados, considerada na última eleição geral (2018), e 10% de forma igualitária entre todos os partidos. É preciso ainda respeitar a porcentagem de 30% para as candidaturas femininas também na propaganda eleitoral.

  • Foto: Reprodução - Tv Oeste
  • 19 // Ago // 2022
  • 09h30

Duas aeronaves e cerca de 100 bombeiros atuam para combater incêndio florestal em Barreiras

Nesta quinta-feira (18), cerca de 100 bombeiros do estado da Bahia e duas aeronaves modelo Air Trator, se encontram atuando no combate ao incêndio florestal em Barreiras, no Oeste baiano. Já são mais de 72 horas de combate ao fogo, que ameaça 25 comunidades, onde vivem quase 4 mil pessoas. Segundo o Corpo de Bombeiros da Bahia (CBMBA), a área em que as chamas estão é íngreme e de difícil acesso. Estão sendo utilizados materiais como pás, mochilas costais, foices, facões e abafadores.

  • Foto: Reprodução
  • 19 // Ago // 2022
  • 09h00

Exagerei com Bolsonaro, mas não por chamá-lo de ‘tchutchuca do centrão’, diz youtuber

Wilker Leão, 26, foi por diversas vezes durante três meses até a entrada do Palácio da Alvorada para tentar encontrar Jair Bolsonaro (PL), mas só o viu duas vezes: na primeira, quando diz que o presidente foi grosseiro ao ser abordado por ele; e nesta quinta-feira (18), quando Wilker foi agarrado pela camisa pelo chefe do Executivo, que tentou tirar o celular da mão do youtuber. Wilker, que desde então vem ganhando seguidores nas redes sociais, disse à reportagem que chamou Bolsonaro de “tchutchuca do centrão” por ver o presidente como alguém que se rendeu ao grupo político que hoje domina a agenda do Congresso Nacional. “Eu comecei a ir lá [no Alvorada] faz três meses, sempre nessa dinâmica de conversar com bolsonaristas, porque ele [Bolsonaro] nunca estava por lá. Então hoje era a minha oportunidade. Quando eu o questionei, ele se inflamou e, claro, eu também. Dizer ‘vagabundo’, ‘safado’, talvez eu tenha exagerado, mas ‘tchutchuca do centrão’, não”, diz. As cenas da confusão em frente ao Alvorada foram registradas pela TV Globo. Gravando com o celular em meio a apoiadores do presidente, o youtuber questionou Bolsonaro sobre a sanção ao projeto que delimitou a delação premiada —ele é então jogado no chão, e seguranças tentam afastá-lo. Na sequência, Wilker chamou Bolsonaro de “tchutchuca do centrão” e o xingou de “safado”, “covarde” e “vagabundo”. Ao se aproximar novamente, o chefe do Executivo agarrou o youtuber pela camisa e pelo braço e tentou tirar o celular de sua mão. Nesse momento, integrantes da segurança do presidente afastaram Wilker de Bolsonaro e de seus apoiadores. O chefe do Executivo pediu para que não filmassem o momento. Depois da confusão, Wilker voltou para próximo de Bolsonaro e os dois conversam de forma mais tranquila. O presidente disse que ele poderia filmar. Então, o youtuber o questionou sobre delação premiada, armas e emendas de relator. “Não posso ser um presidente 100%, vai desagradar um ou outro em alguma outra coisa, vai desagradar”, respondeu Bolsonaro. Bolsonaro se defendeu de sua aliança com o centrão, criticada pelo youtuber. Ele disse que, para governar, precisa do apoio do grupo político, que agrega cerca de 300 dos 513 deputados federais. “Todo partido tem pessoas que devem alguma coisa, ou acha que o PT não tem?”, questionou Bolsonaro. Enquanto os dois conversaram, apoiadores se queixaram do youtuber. Pediam que parasse, para que pudessem fazer selfies, e o chamaram de “inconveniente”. Logo depois, Bolsonaro encerrou a conversa e foi embora. Wilker, que é cabo do Exército na reserva e hoje atua como advogado, afirmou à reportagem que depois da confusão permaneceu no local por mais duas horas, conversando com apoiadores do presidente, mas que não foi procurado por ninguém do governo para um pedido de desculpas —mais tarde, ele postou a cena em seu canal no Youtube. Seu canal nessa rede ganhou milhares de seguidores após o episódio com Bolsonaro. Às 19h30 desta quarta, se aproximava dos 30 mil inscritos. Wilker criticou Bolsonaro por, segundo ele, ter repetido escândalos de corrupção do passado, citando entre outros casos o mensalão do PT. Ele contou ainda que foi convidado pela União Brasil do Distrito Federal para ser pré-candidato a deputado distrital. Poucos dias antes da convenção partidária, quando soube do apoio do diretório local à reeleição de Bolsonaro, pediu desfiliação. “Muita gente se ilude que ele representa princípios que não representa, como defender os militares. Ele está lá para defender o alto comando e os privilégios do alto comando. Alguns preferem comprar o lado do dele, então decidi expor a hipocrisia do governo com meus vídeos”, afirmou o youtuber. Ele começou a postar vídeos questionando bolsonaristas no cercadinho há pouco mais de um ano, ainda quando era um cabo da ativa do Exército. Ele estava no último dos seus oito anos de serviço. Segundo ele, o ambiente militar não abre espaço para discussões e ele chegou a ser repreendido pela atividade. “Me puniram, me trocaram de sessão, eu era da área jurídica e mandaram para o pelotão de obras, trabalhar montando eventos, sendo que eu já era formado em Direito. Respondi a processo disciplinar e passei por três dias de detenção”, contou. Agora, após deixar a União Brasil e se tornar notícia pelo episódio desta quarta, diz que pretende seguir com os vídeos.

Eventos