Histórico de Set/2017

  • Foto: Patrick Cassiano | Bahia Verdade
  • 23 // Set // 2017
  • 21h57

Caixa Econômica Federal reduz para 50% limite para financiamento de imóveis usados

A Caixa Econômica Federal reduzirá a partir de segunda-feira (25), o limite para o financiamento de imóveis usados para até 50% do valor. Até hoje, clientes podiam financiar até 60% ou 70% do montante dependendo da operação contratada. A medida reforça o aperto das condições de crédito para o setor, que já sofreu restrição no mês de agosto. O ajuste dos limites de financiamento ocorre como parte da estratégia de melhor alocação de capital disponível da instituição financeira estatal. Isso acontece porque, a despeito da crise econômica, a concessão de crédito para casa própria continua em forte expansão. Nas operações com taxas reguladas – principal segmento da Caixa -, o valor concedido em novas operações cresceu 24% no trimestre encerrado em julho na comparação com os três meses até abril. Entre maio e julho, foram concedidos R$ 2,4 bilhões nesse tipo de operação em todo o mercado. Diante desse cenário, o banco estatal já havia reduzido limites para o crédito imobiliário em agosto. Na ocasião, o teto para o financiamento havia sido reduzido de 90% para 80% no caso dos imóveis novos e para os patamares entre 60% e 70% no caso dos usados.

  • Foto: Reprodução/ Redes Sociais
  • 22 // Set // 2017
  • 10h16

Ipiaú: Cabeleireiro de 18 anos é morto a tiros enquanto trabalhava em salão de beleza

Um jovem de 18 anos foi morto a tiros dentro do salão de beleza onde trabalhava, na noite de quarta-feira (20), na cidade de Ipiaú, no Médio Rio de Contas. De acordo com a polícia, ele era cabeleireiro e trabalhava no momento em que foi atacado. Patric Souza da Silva foi alvejado por pelo menos quatro disparos. Ele foi socorrido por populares para o Hospital Geral de Ipiaú (HGI), mas já chegou à unidade sem vida. Testemunhas serão ouvidas pela polícia, mas ainda não há previsão de quando os depoimentos serão prestados. Segundo a polícia, um cliente que era atendido pela vítima, no momento do atentado, foi baleado na perna. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem. O corpo de Patric foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié, para ser periciado. A vítima não tinha passagens na Delegacia. Ninguém foi preso até a tarde desta quinta-feira (21), segundo o G1. A polícia não deu informações sobre suspeitos para não atrapalhar as investigações.

  • Foto: Reprodução
  • 22 // Set // 2017
  • 10h12

Cantora Ivete Sangalo anuncia que ficará de fora do carnaval de 2018 por causa da gravidez

A cantora Ivete Sangalo anunciou na quarta-feira (20) que não vai participar do carnaval de 2018 de Salvador em função da sua gravidez. O anúncio foi feito pela artista durante um live em sua página oficial no Instagram. A cantora espera gêmeas, mas não divulgou com quantos meses de gestação está. ”O carnaval, além de ser a menina dos olhos da minha carreira, é a maior festa da Bahia. Me projetou para o mundo inteiro. Eu tenho relaçao intensa demais com o carnaval. Mas, em virturde da alegria, da felicidade que estou esperando gêmeas, não vou pode fazer o carnaval, por orientação dos meus médicos e por orientação também dos meu neurônios. Me colocar em cima do trio seria irresponsável com minha saúde, e seria irresponsável com a minha proposta como artista”, destacou a cantora.  o Dodô (Barra-Ondina) não desfilam em 2018. As vendas não tinham sido iniciadas. Ainda na live, Ivete, disse que estará de resguardo no período do carnaval, mas que vai acompanhar o desfile dos outros artistas, de casa. ”Uma coisa que ninguém vai me impedir é colocar uma abadá dentro de casa. Vai ser uma opotunidade de ver meus colegas. Não tem festa mais linda, mais gostosa de participar”, afirmou a cantora, que mora no Corredor da Vitória, onde ficam concentrados os trios que desfilam no circuito Osmar (Campo Grande). Ainda conforme a assessoria, Ivete segue com a agenda de shows até dezembro.

  • Foto: Divulgação
  • 22 // Set // 2017
  • 09h58

Luciano Ribeiro: Salvador sem o Centro de Convenções

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, na última terça-feira (19), avaliou o custo gerado pela inexistência do Centro de Convenções, que chega a um prejuízo de R$ 200 milhões por ano, especialmente pela característica essencialmente turística de Salvador. Diante da decisão do Governo do Estado de construir outro Centro de Convenções e não reformar o atual, o deputado Luciano Ribeiro conclamou a Casa legislativa para uma discussão. “Não podemos admitir uma decisão imposta, de cima para baixo, sem reflexão, sem ouvir a sociedade, e visivelmente equivocada. Na Bahia estamos vendo um instrumento que era para gerar receitas, dando prejuízo. Não podemos aceitar isso. A reforma seria muito menos dispendiosa, mais rápida, além do fato de que já existe toda uma infraestrutura pronta, com investimentos terceirizados envolvidos, como rede hoteleira e restaurantes, que atendem o atual Centro”, contestou Ribeiro a favor de uma decisão mais sensata e melhor para a Bahia.

 

  • Foto: Cargol Garcia
  • 21 // Set // 2017
  • 12h43

Rui Costa anuncia ex-prefeita de Barreiras como Secretaria de Desenvolvimento Urbano

O governador Rui Costa anunciou em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (21) que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado passa a ser comandada por Jusmari Oliveira, ex-prefeita de Barreiras. A nomeação está publicada no Diário Oficial desta quinta e a cerimônia de posse será nesta sexta-feira (22), às 15h, no Salão de Atos da Governadoria. Jusmari ocupa a vaga deixada por Fernando Torres que entregou ao governador uma carta de exoneração. Torres pediu para voltar pra Brasília e reassumir o mandato de deputado federal, cuidando de suas emendas parlamentares voltadas para Feira de Santana. ”Vou para novos desafios em Brasília neste momento muito delicado no cenário nacional”, comentou Torres. O governador agradeceu os serviços prestados por Fernando Torres e disse que o convite feito a Jusmari fortalece a representatividade do interior do estado. A ex-prefeita de Barreiras disse que ficou muito honrada com o convite do governador. ”Sei que este será um grande desafio e vou assumir com muita garra e vontade. Quero aprender muito com o governador neste momento. A cada dia ele corre mais”, declarou Jusmari Oliveira.

  • Foto: Reprodução
  • 21 // Set // 2017
  • 12h29

Setembro Amarelo: Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil, segundo Ministério da Saúde

Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado hoje (21) pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2015, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no país, 79% delas são homens e 21% são mulheres. A divulgação faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.  A taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens e 2,4 de mulheres por 100 mil habitantes. Para a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Promoção da Saúde, Fátima Marinho, esse número é maior pois há uma perda de diagnóstico dos casos de suicídio. Segundo ela, nas classes sociais mais altas há um tabu sobre o tema, questões relacionadas a seguros de vida e diagnósticos feitos por médicos da família.”As pessoas mais pobres, em geral, captamos a morte porque ele vai pro IML [Instituto Médico Legal]”, explicou. Das 1,2 milhão de mortes, em 2015, 17% tiveram causa externa. Dessas 40% são registradas por causas não determinadas, segundo Fátima. ”Ainda tem 6% de mortes que ainda não conseguimos chegar na causa. São cerca de 10 mil mortes que foram por causa externa, violenta, mas não sabe porquê. Por isso temos esse subdiagnostico do suicídio”, disse. No Brasil, os idosos, de 70 anos ou mais, apresentaram as maiores taxas, com 8,9 suicídios para cada 100 mil habitantes, mas, segundo Fátima, em números absolutos, a população idosa vem aumentando. Além disso, eles sofrem mais com doenças crônicas, depressão e abandono familiar. Ela explica que esse índice alto de suicídio entre idosos é observado no mundo todo.

Os dados apontam que 62% dos suicídios foram causados por enforcamento. Entre os outros meios utilizados estão intoxicação e arma de fogo. Fátima conta que nos Estados Unidos são registrados mais suicídios por armas de fogo porque o acesso é mais facilitado.

A proporção de óbitos por suicídio também foi maior entre as pessoas que não têm um relacionamento conjugal, 60,4% são solteiras, viúvas ou divorciadas e 31,5% estão casadas ou em união estável. “E os homens casados se suicidam menos. O casamento é um fator de proteção para os homens e de risco para as mulheres”, disse Fátima, explicando que existe uma associação das tentativas de suicídio das mulheres com a violência intradomiciliar. Ela compara que as mulheres tentam mais e, por outro lado, os homens anunciam menos, mas são os que mais morrem por suicídio.

Entre 2011 e 2015, a taxa de mortalidade por suicídio no Brasil foi maior entre a população indígena, sendo que 44,8% dos suicídios indígenas ocorreram na faixa etária de 10 a 19 anos. A cada 100 mil habitantes são registrados 15,2 mortes entre indígenas; 5,9 entre brancos; 4,7 entre negros; e 2,4 morte entre os amarelos.

Para Fátima, o alto risco de suicídio entre jovens indígenas compromete o futuro dessas populações, já que elas também há um alto risco de mortalidade infantil.

Segundo a secretaria especial de Saúde Indígena, Lívia Vitenti, existe um número alto de indígenas em sofrimento por uso álcool, disputas territoriais e conflitos com a família e com a população não indígena. Entre os jovenes, então, há falta de perspectivas de vida. Entretanto, o problema do suicídio indígenas não está distribuído por todo o território, sendo mais frequente entre os Guarani Kaiowá, Carajás e Ticunas.

Tentativas de suicídio

As notificações de lesões autoprovocadas tornaram-se obrigatórias a partir de 2011 e elas seguem aumentando. Entre 2011 e 2016, foram notificadas 176.226 lesões autoprovocadas; 27,4% delas, ou seja, 48.204, foram tentativas de suicídio.

As tentativas de suicídios são mais frequentes em mulheres. Das 48.204 pessoas que tentaram tirar a própria vida entre 2011 e 2016, 69% era mulheres e 31% homens. A proporção de tentativas de suicídio, de caráter repetitivo também é maior entre as mulheres. Entre 2011 e 2016, daqueles que tentaram suicídio mais de uma vez, 31,3% são mulheres e 26,4 são homens.

O meio mais utilizado nas tentativas de suicídio foi por envenenamento, 58%. Seguido de objeto pérfuro-cortante, 6,5%; enforcamento, 5,8%.

Fatores de risco e proteção

Entre os fatores de risco para o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões sociodemográficas, como isolamento social; psicológicas, como perdas recentes; e condições incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica e neoplasias malignas. No entanto, o Ministério da Saúde ressalta que tais aspectos não podem ser considerados de forma isolada e cada caso deve ser tratado de forma individual.

Segundo o Ministério da Saúde, a existência de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no município reduz em 14% o risco de suicídio. Na análise feita, é o único fator de proteção ao suicídio. Fátima ressalta, entretanto, que é preciso uma melhor distribuição desses centros, principalmente nas áreas com mais concentração de suicídios. Existem hoje no Brasil 2.463 Caps em funcionamento.

Como a ocorrência de suicídio é grande entre os indígenas, ser indígena por si só já é um fator de risco, explicou Fátima. Pessoas que trabalham na agropecuária, que tem acesso a pesticidas, também são vulneráveis a cometerem suicídio por intoxicação.

Os casos acontecem em quase todo país, mas Região Sul concentrou 23% dos suicídios, entre 2010 e 2015. Segundo Fátima, alto nível de renda, pouca desigualdade social e baixo índices de pobreza são características de municípios que concentram mais suicídios.

Ela explica, entretanto que, no caso da Região Sul, existe a associação dos casos de suicídio com a agricultura, especificamente a cultura da folha do tabaco. Segundo Fátima, a folha verde do fumo pode causar uma intoxicação neurológica em quem mantém um contato muito próximo, “o efeito dessa intoxicação é chamada bebedeira da folha verde do fumo”.

Além disso, o pesticida usado nessa cultura contém manganês, que é absorvido e depositado no sistema nervoso central. Fátima ressalta, entretanto, que esta é uma associação e que ainda não existe o nexo causal entre esse tipo de pesticida e os casos de suicídio.

“Então temos o risco ocupacional e a pressão social e econômica em cima de agricultores familiares. É uma exposição conjunta”, disse a diretora. Ela explicou que as políticas de incentivo para a diversificação das culturas no sul do país não tiveram um impacto importante pois o tabaco ainda é muito lucrativo.

Além da Região Sul e de áreas indígenas, esse levantamento trouxe novas áreas com altas taxas de suicídio, que são a região da divisa de São Paulo e Minas Gerais e o estado do Piauí. Segundo Fátima, esses locais ainda precisam ser mais estudos, mas também há uma associação ao uso de pesticidas e a agricultura.

Agenda global

Mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano no mundo. Por isso, em 2013, a Organização Mundial da Saúde desenvolveu um plano de ações em saúde mental que pretende reduzir em 10% da taxa de suicídio até 2020.

O coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Quirino Cordeiro, disse que o governo promovia ações na área de prevenção ao suicídio, mas agora que está começando a fazer uma política focada no tema. Uma das ações estratégicas é a construção do Plano Nacional de Prevenção ao Suicídio, para ampliar as ações para as populações vulneráveis.

Segundo ele, o Ministério da Saúde quer expandir a rede de CAPS, inclusive entre a população indígena, além de outras estratégias de cuidados na saúde mental. É importante ainda cruzar os mapas para identificar possíveis associações de causas de suicídios, como a associação com pesticidas. Outros órgãos e ministérios serão convidados para apoiar futuras ações.

Quirino explica que as políticas de prevenção ao suicídio devem focar em dois fatores, nos transtornos metais e nos meios de suicídio. “Sabemos que entre os vários fatores para o suicídio existe a presença do transtorno mental não tratado de maneira apropriado, então ter políticas públicas focadas nesses transtornos é importante”, disse.

Outra frente de ações é o controle de meios para o suicídio, segundo Quirino, que tem um impacto importante na redução dessas mortes. “Muitas vezes quem comete suicídio está passando por problemas graves e acaba fazendo uma tentativa por desespero. Mas se não tem à mão um método, muitas vezes aquele momento passa e a pessoa não efetiva”, disse, explicando que o controle de armas é importante no Brasil, por exemplo, pois onde se restringe o acesso a armas, se reduz os casos de suicídio.

Acordo com o CVV

O Ministério da Saúde, desde 2015, tem uma parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que começou com um projeto-piloto no Rio Grande do Sul. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

O objetivo da parceria é ampliar gradualmente a gratuidade de ligações para o CVV, mesmo que por celular, por meio do número 188. Além do Rio Grande do Sul, a partir de 1º de outubro, pessoas de mais oito estados poderão ligar gratuitamente para o serviço: Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Piauí, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima.

De acordo com o Ministério da Saúde, 21% da população brasileira reside nos nove estados a serem atendidos gratuitamente pelo CVV, o que garante uma ampla cobertura. O acordo já ampliou o número de atendimentos, de 4,5 mil em setembro de 2015, para 58,8 mil em agosto de 2017. Até 2020 todo o território nacional poderá contar com o atendimento pelo 188.

No restante dos estados, o CVV ainda atende pelo número 141 ou diretamente no posto regional. Em cidades sem posto de atendimento do CVV, as pessoas podem utilizar o atendimento por chat, skype e e-mail disponíveis na página do CVV.

O boletim epidemiológico sobre suicídio está disponível na página do Ministério da Saúde. A pasta também disponibiliza materiais de orientação para jornalistas, profissionais de saúde e população geral.

CONTINUE LENDO

  • Foto: Fábio Santos
  • 20 // Set // 2017
  • 17h56

Cruz das Almas: Motoristas interditam BR-101 em protesto por morte de presidente de cooperativa

Motoristas de veículos de transporte alternativos interditam totalmente a BR-101 na altura do Km 218, em protesto desde o início manhã desta quarta-feira (20). Os manifestantes queimaram pneus e madeiras. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o congestionamento na região foi extenso durante a manhã e refletiu em áreas próximas, como Cruz das Almas e Muritiba, no recôncavo baiano, conforme publicação do G1. Segundo a PRF, a manifestação é por conta do assassinato do presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo Municipal (Cootam), na segunda-feira (18). De acordo com a Polícia Militar, Reginaldo Souza de Oliveira, de 37 anos, foi assassinado a tiros na porta de casa, no distrito de Sanca, que fica na zona rural de Muritiba. A Polícia Civil investiga o caso.

  • Foto: Patrick Cassiano | Bahia Verdade
  • 20 // Set // 2017
  • 12h39

Deputado Lúcio Vieira Lima teria ciência e participação em R$ 51 milhões encontrados em malas

O relatório conclusivo da Polícia Federal sobre a apreensão dos R$ 51 milhões encontrados em malas e caixas em um apartamento na Rua Barão de Loreto, no bairro da Graça, em Salvador, cita ”a ciência e a participação do irmão de Geddel, o deputado federal Lúcio Quadros Vieira Lima”. A informação é do jornal O Globo. O imóvel ficou conhecido como ”bunker do Geddel” após ser descoberto pela PF, por estar sendo supostamente usado por ele para guardar documentos do pai, morto no ano passado. No entanto, de acordo com a decisão que autorizou a operação, o empréstimo do apartamento, feito pelo empresário Sílvio Silveira, seria na verdade a Lúcio.

  • 19 // Set // 2017
  • 20h00

Bahia recebe 50 tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de presos

O governo do estado da Bahia recebeu 50 unidades de tornozeleiras eletrônicas do lote de 300 que foi alvo de licitação. De acordo com o G1, os equipamentos foram recebidos na semana passada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap). Outras 250 tornozeleiras do mesmo lote ainda não chegaram. A secretaria informou, no entanto, que os equipamentos não estão disponíveis para uso. "A Seap ainda não pode determinar um prazo, mas a pasta tem se esforçado para colocar o serviço em funcionamento o mais rápido possível", diz o comunicado. As tornozeleiras foram adquiridas por meio de um convênio federal, firmado por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), no valor de R$ 1.934.000. Do valor total, R$ 1.744.000 fica a cargo do Ministério da Justiça e os outros 10% é contrapartida do governo estadual. O contrato para aluguel das tornozeleiras foi firmado com a empresa Spacecom Monitoramento S.A, no valor de R$ 903.000, pelo período de 12 meses. O valor mensal de locação de cada tornozeleira é de R$ 250,83.
 

  • 19 // Set // 2017
  • 19h00

Trump ameaça destruir totalmente a Coreia do Norte

Em seu discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou “destruir totalmente” a Coreia do Norte. Segundo o líder americano, o “mundo todo” corre perigo diante do avanço do programa nuclear de Pyongyang. “Se os muitos justos não enfrentam os poucos perversos, então o mal triunfará”, disse Trump, que afirmou que seu país está pronto para o ataque, mas espera resolver o conflito com os norte-coreanos por meio da diplomacia. O americano pediu que países-membros da ONU aumentem a pressão para que Kim Jong-un abandone as armas nucleares, ao abordar a questão que considera ser seu principal desafio global. O presidente também agradeceu à China e à Rússia por ter votado a favor das sanções contra a Coreia do Norte no Conselho de Segurança da ONU, apesar de destacar que é preciso fazer “muito mais” contra as ameaças de Pyongyang. Em mais de 40 minutos de discurso, o líder americano também abordou a atual crise venezuelana e o grande acordo nuclear assinado com o Irã em 2015. Para Trump, o pacto “foi um dos piores já assinados” pelos Estados Unidos e é “uma vergonha para seu país”. O presidente ressaltou que pode abandonar o acordo se suspeitar que “proporciona uma brecha para uma eventual construção de um programa nuclear”.
 

  • Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
  • 19 // Set // 2017
  • 16h00

Ministro convoca comandante do Exército para avaliar punição a general sobre intervenção militar

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, pediu explicações ao comandante do Exército sobre a fala de um general da ativa sugerindo que pode haver intervenção militar caso o Poder Judiciário não solucione ”o problema político” do país. A declaração foi feita na última sexta-feira (15). Em nota divulgada na segunda-feira (18), o ministro fala que foram discutidas ”medidas cabíveis a serem tomadas”’ em relação ao general Antonio Hamilton Mourão, secretário de Finanças do Exército. O comunicado, no entanto, não diz expressamente qual medida será tomada. A legislação militar veda a oficiais manifestações sobre o quadro político-partidário sem autorização expressa do Comando do Exército.

  • Foto: Reprodução
  • 19 // Set // 2017
  • 15h00

Campanha de Multivacinação já imunizou mais de 77 mil crianças e adolescentes na Bahia

A Campanha Nacional de Multivacinação, que começou em 11 de setembro e segue até a próxima sexta-feira (22), imunizou até esta segunda18) 77.308 crianças e adolescentes em toda a Bahia. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não há uma meta ou estimativa do prúblico-alvo, já que a campanha tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população, bem como proteger crianças e adolescentes que possam estar com alguma dose atrasada. Estão disponíveis 14 vacinas para crianças e cinco para adolescentes. No último sábado (16), quando foi realizado o Dia-D da campanha, o movimentos nos postos de vacinação foi considerado tranquilo em todo o estado. Ainda de acordo com a Sesab, das 77.308 doses aplicadas até o momento durante a campanha, 55.808 foram direcionadas a crianças e 21.500 a adolescentes. Crianças (0 a 5 anos; e 9 anos) e adolescentes (10 a 14 anos) devem ser levadas para complementar o cartão de vacinação ou tomar uma vacina que ainda não foi aplicada. Segundo informações da Sesab, todos os 417 municípios participam da campanha. A população deve ser dirigir aos postos e centros de saúde municipais, portando a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.

  • Foto: Patrick Cassiano | Bahia Verdade
  • 19 // Set // 2017
  • 14h00

Funcionários dos Correios realizam assembleia e podem entrar em greve

Nesta terça-feira (19), a partir das 19h, funcionários dos Correios da Bahia realizam assembleia para votar a possibilidade de paralisação nacional da categoria. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Sincotelba), os trabalhadores cobram 8% de reposição salarial e lutam contra a privatização da empresa e fechamento de agências. A assembleia foi agendada após a categoria rejeitar a proposta do Ministro Emmanuel Pereira do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para a paralisação da campanha salarial até 31 de dezembro de 2017. De acordo com o presidente do Sincotelba, Josué Canto, a propostas apelidade de "pacote da maldade" é uma piores das últimas 50 décadas de história dos Correios.

  • Foto: Divulgação
  • 19 // Set // 2017
  • 11h35

Mais tratores agrícolas entregues por emenda parlamentar do deputado Luciano Ribeiro

O dia 17 de setembro de 2017 marcou o começo de uma nova era para o desenvolvimento da agricultura familiar em comunidades rurais dos municípios de Piripá e Cordeiros. Fruto de emendas parlamentares do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) foram entregues tratores e implementos para a comunidade de Lagoa do Ferreira (em Piripá) e para a Associação dos Pequenos Produtores de Malhada (Cordeiros), com as presenças de lideranças locais, Dão de Vavá, Adriano Bilac, vereadores, além do deputado Leur Lomanto.

  • 19 // Set // 2017
  • 11h35

Luciano Ribeiro também já destinou tratores agrícolas para Guajeru, Licínio de Almeida, Mortugaba, Ibiassucê e Cícero Dantas. Para o deputado a ação é importante na lida diária dos produtores, “o que se torna uma grande contribuição para as comunidades ao proporcionar fixação do homem no campo, gerando renda, subsistência e qualidade de vida”, avaliou.

  • Foto: Divulgação
  • 19 // Set // 2017
  • 11h08
Por Reprodução: Mandacaru Da Serra

Vida dos animais em risco!

O município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, assim como tantos outros, não possui qualquer programa de assistência aos animais, principalmente os abandonados, nem plano contra zoonoses. Apesar disso, sem nenhum planejamento ou ato regulatório, a prefeitura decidiu recolher cães soltos nas ruas e confiná-los em um galpão abandonado, a cerca de 13 quilômetros do centro da cidade. A medida beira à irresponsabilidade, pois os animais são apreendidos sem o manejo adequado, resultando em maus tratos, que causam indignação a quem assiste aos atos dos prepostos municipais. Prepostos, frisa-se, carentes de qualificação para a tarefa, que é executada sem a supervisão de médico veterinário. Os cães são recolhidos indiscriminadamente e não é feito o devido cadastramento.

  • 19 // Set // 2017
  • 11h08

Cadelas são separadas das crias, cães que passeiam pela rua dos donos também são levados. Misturam machos e fêmeas, doentes e sãos, filhotes e adultos. Fomos ontem ao local e vimos até animais sangrando. O galpão é isolado, sem nenhuma vigilância, já tem mais de 40 animais, expostos a qualquer tipo de ataque, sem possibilidade de defesa. Merece a intervenção do prefeito, ou do Ministério Público. Por que medida tão açodada, sem norma reguladora, sem preparação, sem nada para proteger e tratar os animais? Por que não aceitar a parceria oferecida pela APA (Associação Protetora dos Animais)?

  • 19 // Set // 2017
  • 11h08

Se tiver apoio, essa ONG promete assistência adequada, por ora recolhendo os animais doentes, para tratamento, e colaborando com ações preventivas, como vacinação e esterilização, pela castração. Mas é ao poder público que cabe cuidar desses animais, tratando os doentes, inibindo o abandono, responsabilizando donos faltosos e evitando a proliferação de cães e gatos (Lei Federal nº 13.426/2017).

Eventos