Histórico de Set/2022

  • Foto: Reprodução
  • 27 // Set // 2022
  • 09h30

Jerônimo amplia vantagem e se aproxima de vitória no 1º turno; diz Atlasintel

Jerônimo Rodrigues (PT) ampliou a vantagem sobre ACM Neto (União Brasil) e tem chances de ser eleito o novo governador da Bahia já no domingo, dia 2. É o que aponta a sexta rodada de pesquisas AtlasIntel/A TARDE, realizada entre os dias 22 e 26 desse mês. Os números mostram um avanço de dois pontos percentuais do petista, que agora soma 46,5% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de Salvador recuou quase um ponto em relação ao último levantamento e agora tem 39,6% da preferência do eleitorado. Considerando a margem de erro, 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, Jerônimo oscila de 44 a 49% do total de votos. Quando considerados os votos válidos, o ex-secretário de desenvolvimento rural e de educação tem 47,6% e está no limite para decidir a eleição no primeiro turno. A vantagem de quase sete pontos sobre o principal concorrente ao Governo do Estado, no entanto, dá lugar ao equilíbrio num eventual segundo turno. Em caso de uma improvável disputa contra o candidato bolsonarista João Roma (PL), Jerônimo tem ampla vantagem, de 59,7 a 20,8 pontos. Mas, em caso de disputa entre Jerônimo e ACM Neto, o petista tem uma vantagem de apenas 1,5 ponto percentual (47,7 a 46,2), indicando indefinição de acordo com a margem de erro. A diferença apertada repete o resultado da última pesquisa, finalizada dia 21 deste mês, quando Jerônimo liderava o segundo turno com 1,3 ponto de vantagem. Isso se justifica pela migração de votos de Roma para Neto, uma vez que apenas 3,6% do eleitorado de Bolsonaro admite votar em Jerônimo no segundo turno, o que, ainda assim, representa um crescimento de 0,8 ponto para o petista num universo onde ACM Neto tem 79,5% dos eleitores bolsonaristas.

 

  • Foto: Reprodução
  • 27 // Set // 2022
  • 09h00

TV Bahia realiza debate com candidatos ao governo nesta terça

A TV Bahia promove, nesta terça-feira (27), por volta das 22h30, após a novela “Pantanal”, o debate entre candidatos ao governo da Bahia. O programa da afiliada da Rede Globo no estado vai reunir ACM Neto (União Brasil), Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL). O debate será mediado pela jornalista Graziela Azevedo, da TV Globo. Essa será a primeira vez que uma mulher mediará o encontro entre candidatos ao governo do estado na Rede Bahia. Além da TV Bahia, o g1 e o Globoplay transmitem o debate ao vivo. Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum. Por conta disso, Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) não foram convidados, já que seus partidos não têm essa representação no Congresso.

  • Foto: Reprodução - Redes Sociais
  • 27 // Set // 2022
  • 08h20

Aluno que cometeu atentado em escola de Barreiras usou arma do pai, um PM aposentado

O estudante responsável por abrir fogo dentro de uma escola pública, no município de Barreiras, no extremo oeste baiano, é filho de um policial reformado da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A informação é do site Metrópoles. O atirador usou a arma do próprio pai, um revólver calibre .38 para cometer o atentado. O caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (26/9), na Escola Eurides Sant’Anna. Os tiros efetuados pelo adolescente tiraram a vida de Geane da Silva Brito, uma jovem cadeirante, de 19 anos. O criminoso foi baleado e socorrido posteriormente. Trajando roupas escuras, encapuzado e portando a arma do PM aposentado, além de um facão, o adolescente teria ameaçado a porteira da escola e se dirigido ao local onde estava a cadeirante. Lá, efetuou os disparos. Ao Metrópoles a Polícia Militar do município informou que o atirador foi atingido por uma pessoa não identificada e levado a uma unidade de pronto atendimento (UPA) da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dele. A Polícia Civil deve periciar o local, que foi isolado.

  • Foto: Silvio Ávila - AFP
  • 26 // Set // 2022
  • 19h48

'Entrarei na sala do capeta', diz Bolsonaro ao confirmar ida ao debate da Globo

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta segunda-feira (26), que vai "entrar na sala do capeta" ao participar do debate da TV Globo, que será realizado na quinta-feira (29). Em conversa com apoiadores, Bolsonaro também disse que a emissora é "terreno amigo" para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, por isso, o petista comparecerá. "Ele [Lula] vai na Globo agora porque lá é terra dele. O terreno dele é a Globo. O debate é quinta-feira. Ele vai porque lá é terreno amigo [.] Vou lá, vou lá. Vou entrar na sala do capeta lá", disse na saída do Palácio da Alvorada. No último sábado (24), Bolsonaro compareceu ao debate do SBT, enquanto Lula faltou e foi alvo de críticas do chefe do Executivo e de outros adversários. Bolsonaro disse que a ausência de Lula representa que o petista "não tem qualquer compromisso para com a população". O debate na Globo será a segunda vez que Lula e Bolsonaro irão se enfrentar diretamente. O primeiro encontro entre os candidatos à Presidência foi realizado em 28 de agosto, no debate da Band. Atualmente, o petista está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto e o atual presidente, em segundo. Ainda nesta segunda-feira, Bolsonaro afirmou que a temperatura das eleições costuma subir nos dias de véspera da votação nas urnas. Ele voltou a pedir para seus apoiadores que convençam familiares e conhecidos a mudar de voto em prol da sua reeleição. "Pessoal, eleições: ela sobe o tom nessa reta final. É 6ª [feira] e sábado que são os 'dias D': D e D + 1", disse. Aos apoiadores, Bolsonaro disse ainda que vai analisar o pedido de renovação de concessão da Globo. "A gente vai ver dia 4 agora se a gente prorroga ou não. Não é não e nem sim, quero ver se preenche o requisito", disse. A emissora pediu ao Ministério das Comunicações a renovação da concessão de TV por mais 15 anos nos seus canais no Rio de Janeiro, em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 26 // Set // 2022
  • 15h19

Eleições 2022: Candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo fará comício em Livramento nesta terça-feira (27).

Na próxima terça-feira (27), o candidato ao Governo do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), estará na cidade de Livramento de Nossa Senhora onde participará de um comício na Praça Coronel Zezinho Tanajura, Centro da cidade. A programação divulgada por apoiadores do candidato inclui concentração no Posto Joaquim Neto localizado na BA - 152, Km 356 a partir das 16h de onde a comitiva deve seguir em carreata pelas principais Ruas e Avenidas da cidade. Jerônimo e o chamado "time de Lula" terão a companhia do Prefeito Municipal, Ricardinho Ribeiro, além de lideranças políticas locais, regionais e apoiadores.

  • Foto: Reprodução
  • 26 // Set // 2022
  • 13h30

FSB/BTG: Lula vai a 48% e Bolsonaro mantém 37%

O ex-presidente Lula (PT) continua na liderança da corrida presidencial, de acordo com a nova pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo BTG Pactual, com 48%. Ele oscilou um ponto positivamente desde o último levantamento. Em segundo lugar está o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) , que manteve os 37% da rodada passada, com uma diferença de 11% para o petista. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 8% e a senadora Simone Tebet (MDB) caiu 1 ponto, chegando a 5%. Todos os outros candidatos somados chegam a 3%, enquanto não foram registrados brancos e nulos neste levantamento. Os que ainda não sabem em que responder são 3% do total. Em eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 52% a 40%. A pesquisa foi feita entre 23 e 25 de setembro, com 2 mil eleitores, intervalo de confiança de 95%, margem de erro de 2 pp e está registrada no TSE sob o número BR-08123/2022.

  • Foto: Reprodução
  • 26 // Set // 2022
  • 12h30

Lula e Bolsonaro miram rede de vídeos Kwai por voto popular na reta final

Nos dias que antecedem o primeiro turno, as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) empenham esforços no aplicativo de vídeos Kwai, com aderência nas classes C, D e E. A rede social rival do TikTok é percebida como um meio para angariar o voto não ideológico, aquele guiado por demandas mais urgentes da vida do eleitor. Os líderes nas pesquisas da disputa pela Presidência da República têm perfis ativos na plataforma, com conteúdos diários que chegam a ultrapassar a casa do milhão de visualizações. O petista leva vantagem no engajamento, com curtidas, comentários e compartilhamentos, e Bolsonaro garante mais vídeos virais. Ambos têm 3,3 milhões de seguidores. O Kwai também funciona como um repositório de propaganda a ser distribuída com rapidez em grupos de Telegram e WhatsApp. Uma das vantagens da rede social é que ela permite o download rápido dos conteúdos.

 No Brasil desde 2019 e patrocinadora da seleção de futebol, o Kwai afirma ter 45 milhões de usuários no país. Eles registram permanência média de 1 hora por dia no aplicativo e são, em sua uma maioria, pessoas com mais de 25 anos. O público está concentrado no Norte e no Nordeste. “O Kwai tem como característica uma dependência da viralização das mensagens, as métricas são muito voláteis”, diz Marcelo Alves, professor do núcleo de tecnologia na Comunicação da PUC-Rio, responsável por analisar os dados de engajamento e visualização dos dois perfis. A rede social não divulga números sobre renda estimada dos seus usuários. Pesquisadores e mesmo interlocutores da empresa em conversas com influenciadores parceiros reconheceram que o consumo é expressivo nas classes econômicas mais baixas, o que levou as equipes dos presidenciáveis a mirarem nos usuários da rede social. Desde o início da campanha, em 16 de agosto, até o dia 20 de setembro, sete vídeos de Lula e Bolsonaro ultrapassaram a marca de milhão de visualizações. Três são do petista e quatro do presidente. O mais visto na página de Lula é o que mostra o depoimento de uma mulher chamada Antônia Marta, cuja mãe não tinha dinheiro para comprar bolacha e remédio para filhos. “Quando Lula teve a chance de assumir, foi quando a gente teve voz e vez”, diz. A publicação com maior visualização na conta do atual presidente é um vídeo de uma visita dele a um posto de gasolina. “Deixo claro: toda bancada do PT no Senado votou contra a redução do ICMS, ou seja, o PT foi contra a redução do combustível”, afirma. No período contemplado, Lula acumula vantagem nas métricas consolidadas. As publicações do petista tiveram 774 mil compartilhamentos, contra 387 mil de Bolsonaro, geraram 872 mil comentários ante 507 mil, e 6,1 milhões de curtidas frente a 5,2 mil do atual presidente. O aplicativo chinês ainda é pouco monitorado pelo marketing político por não disponibilizar uma API (interface que permite o compartilhamento de informações com programas usados por pesquisadores). A percepção de especialistas, entretanto, é que parte significativa dos vídeos da militância tem origem na plataforma. O mesmo vale para fake news compartilhadas. A empresa foi uma das chamadas a firmar o acordo de cooperação com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em fevereiro deste ano. Nas redes, o PT intensifica a ofensiva para vencer no primeiro turno, com vídeos de artistas e uma campanha para a virada de votos na última semana, numa tentativa de abocanhar eleitores de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB). Lula tem conseguido bom desempenho com vídeos nas redes sociais. Uma equipe foi designada apenas a produzir conteúdo para TikTok e Kwai. A campanha do presidente tem o filho Carlos Bolsonaro e o marqueteiro Sergio Lima na estratégia das redes sociais. No Kwai, os bolsonaristas priorizam conteúdos com programas do governo Bolsonaro executados no Nordeste. Parte importante do público consumidor do aplicativo está na região onde Lula vence com ampla margem, de acordo com as pesquisas. Quem está acostumado com redes sociais como Facebook e Instagram pode achar o Kwai caótico. A lógica é semelhante à do TikTok, embora a estética dos vídeos seja um pouco diferente (se fossem reality shows, o TikTok seria o Big Brother e o Kwai, A Fazenda). O algoritmo capta tendências sobre o gosto pessoal do usuário e oferece vídeos curtos ligados às temáticas de interesse. De modo repentino, quebra esse circuito ao recomendar vídeos de outro nicho, o que ajuda a manter as pessoas conectadas. Se uma publicação passa de determinada barreira de visualizações, como de mil pessoas, por exemplo, logo salta de patamar, indo para dezenas ou centenas de milhares em poucos dias. Assim, é mais fácil viralizar um vídeo no Kwai do que no Facebook, que funciona sob outra lógica. A criação dos vídeos tem um custo muito baixo para as campanhas e para apoiadores, já que todas as ferramentas de edição, como inclusão de filtros e músicas, estão na própria plataforma. Parte da adesão dos mais pobres pode ser explicada por um sistema de remuneração do aplicativo que paga bônus para quem convida novas pessoas para a rede. Também há um programa de indicação em que um valor é contabilizado ao usuário toda vez que alguém o utiliza o convite dele para se cadastrar na plataforma. O Kwai não prioriza celebridades ou influenciadores conhecidos e oferece o que chama de algoritmo justo. “Nosso algoritmo é inclusivo e democrático, pois proporciona uma melhor distribuição dos conteúdos sem a necessidade de ser uma grande produção ou de um usuário com grande número de seguidores”, diz Mariana Sensini, diretora geral da empresa no Brasil.

CONTINUE LENDO

  • Foto: Divulgação
  • 26 // Set // 2022
  • 09h24

Raissa Soares nega aliança de Roma com PT e diz que é ‘impossível’ Bolsonaro perder a eleição

Candidata ao Senado Federal pelo PL na Bahia, a ex-secretária Dra. Raissa Soares negou, em entrevista à rádio Metrópole na manhã desta segunda-feira (26), qualquer aliança entre o ex-ministro João Roma (PL) e o PT no estado. “Política se faz com conversa. Não existe aliança de João Roma com o PT. João Roma era centro. Ele tem conhecimento suficiente para ter a aprovação do plano do Auxílio Brasil. Ele teve que conversar com todos os parlamentares”, justificou. “Ter a conversa com o seu opositor é diferente de você ser aliado. João Roma é lícito, muito sério. Roma conversa com os seus opositores de legenda por causas nobres ao povo”, continuou. Raissa também previu a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). “É impossível perder a eleição. O número de pessoas apoiadoras é uma coisa impressionante”, contou. A médica também afirmou que durante as suas caminhadas pela Bahia já foi reconhecida em redutos do PT: “O grupo 13 reconheceu que a Dra. Raissa fez algo pelas pessoas”.

  • Foto: Reprodução
  • 23 // Set // 2022
  • 12h30

Concurso terá 2,5 mil vagas para PM e bombeiros na Bahia

O Estado da Bahia divulgou nesta quinta-feira (22) que o edital do próximo concurso público para soldado da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) será divulgado na semana que vem. O documento tem publicação prevista para a próxima quarta, dia 28. A gestão estadual anunciou ainda a definição da Fundação Carlos Chagas (FCC) como instituição responsável por conduzir o certame. O cronograma do concurso constará no edital. O documento trará as datas das inscrições, valores, remuneração, horas trabalhadas, dentre outras informações sobre o concurso. Ao todo, serão 2,5 mil vagas distribuídas entre a capital e o interior da Bahia. Do total, duas mil serão para soldado da PM e 500 para o Corpo de Bombeiros. Este é o terceiro concurso público realizado em seis anos para soldado da PMBA e do CBMBA.

  • Foto: Reprodução
  • 23 // Set // 2022
  • 10h30

Datafolha: Lula oscila de 45% para 47%, e Bolsonaro mantém 33%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22), encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Simone Tebet (MDB) tem 5%. Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 15 de setembro, Lula oscilou de 45% para 47%. Já Bolsonaro se manteve com 33%. Ciro oscilou de 8% para 7% e Tebet manteve 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 2% para 1%. Nos votos válidos (que não levam em conta os votos nulos, brancos e indecisos), Lula tem 50%. Segundo o Datafolha, não é possível afirmar se a eleição será ou não decidida no primeiro turno. A pesquisa ouviu 6.754 pessoas em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04180/2022. As informações são do G1.

  • Foto: Divulgação
  • 22 // Set // 2022
  • 22h36

Eleições 2022: João Roma visita Brumado e Livramento nesta sexta (23)

O candidato ao governo da Bahia, João Roma (PL) visita o município de Brumado e Livramento de Nossa Senhora nesta sexta-feira (23). Em Brumado, a agenda do candidato começa na praça Capitão Francisco de Souza Meira a partir das 08h. Em Livramento, Roma se reúne no Espaço Monumental a partir das 13h. Roma estará acompanhado da candidata ao Senado, Raissa Soares e lideranças políticas locais, regionais e apoiadores.

  • Foto: Reprodução - Arquivo Pessoal
  • 22 // Set // 2022
  • 12h06

Duas pessoas morrem e cinco ficam feridas em acidente em Seabra

Um acidente entre dois caminhões, uma ambulância e uma kombi deixou duas pessoas mortas e pelo menos cinco feridas, em Seabra, na região da Chapada Diamantina, na manhã de quarta-feira (21). A colisão ocorreu no km 414 da BR-242. Os veículos ficaram destruídos após a batida. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista de um dos caminhões perdeu os freios na ladeira e acabou perdendo o controle da direção atingindo os outros três veículos. As duas pessoas que morreram estavam na ambulância. Elas não tiveram os nomes divulgados, conforme o g1. Dos cinco feridos, três estão em estado grave e foram levados para o Hospital da Chapada. A ambulância levava pacientes do município de Piatã, na mesma região, para Salvador, e a kombi transportava pacientes da zona rural de Seabra para a sede da cidade. Já os dois caminhões seguiam para o Porto de Salvador. Não há informações se os motoristas dos veículos estão entre os feridos. O motorista da ambulância não se feriu. Ainda de acordo com a publicação, a PRF aguardava o Departamento de Polícia Técnica para realizar a perícia. Parte da carga de soja transportada em um dos caminhões foi saqueada.

  • Foto: Divulgação
  • 21 // Set // 2022
  • 19h51

Prefeito Phellipe Brito vai a Salvador em busca de melhorias para o município de Ituaçu

Em busca de novas conquistas para o município de Ituaçu, na região da Chapada Diamantina (BA), o prefeito Phellipe Brito, se reuniu com o Deputado Federal, Paulo Magalhães juntamente com Secretario de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, em Salvador, nesta terça-feira (20). A pauta foi autorização de projetos de energia, projeto de uma caixa de brita, na entrada da cidade sentido Barra da Estiva, que será a primeira da Bahia e também realocar o radar para o povoado da Cobra. O prefeito de Ituaçu, informou que esteve em audiência com o Dr. Marcos Marton, que é o responsável pela execução de obras do Governo do Estado, com a Coelba de Infraestrutura, no quesito energia e o superintendente Celso. Na ocasião, foi tratada demandas do município de Ituaçu. Phellipe foi informado que a energia do povoado Bonito, orçada em quase R$ 800 mil, que já está é apta a execução. Para Phellipe, é uma adição de rede, onde vai fortalecer ainda mais a agricultura daquela comunidade. O prefeito reivindicou a questão de uma comunidade da Andreza, onde dez casas que não têm energia, eles têm energia solar, e que é importante a energia chegar a ter a comunidade para desenvolver ainda mais a agricultura, a região dos gerais, no valor de quase R$ 300 mil. O secretário e o superintendente, informaram que vai ser também executado esta obra, está finalizando a questão ambiental. Já a obra, do povoado de Tranqueiras, é uma adição de rede em uma rua, no valor de quase R$ 50 mil, já foi autorizado e também já está apta o projeto de iluminação da entrada da cidade, desde o aeroporto até o portal da cidade, vai ser todo iluminado, no valor de quase R$ 100 mil. Afirmou o Phellipe Brito.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 21 // Set // 2022
  • 19h04

Votos nulos e brancos não anulam eleições

Temas de muitas dúvidas entre os eleitores, os votos brancos e nulos não são considerados válidos. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), as opções são computadas no processo eleitoral apenas para fins estatísticos e, por isso, é falso afirmar que, quando em número superior a 50% dos votos, anulam a eleição. Se configura voto nulo quando o eleitor decide, por vontade própria ou erro de digitação, confirmar uma sequência que não corresponde a nenhuma candidatura. Quando isto acontece, a urna eletrônica emite um aviso de que o voto será anulado caso seja confirmada a sequência. Já o voto branco ocorre ao pressionar a tecla “Branco” e, em seguida, clicar em “Confirma”. Com isso, o cidadão decide por não escolher entre nenhum candidato ou legenda partidária. Assim como o voto nulo, os votos em branco não são considerados válidos. Nas Eleições Gerais deste ano, onde serão disputados os cargos para presidente e vice-presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais, o voto não será invalidado caso seja confirmado apenas a escolha para um dos cargos pleiteados. Por exemplo: o eleitor pode votar apenas para governador e anular ou votar branco para os demais cargos, se assim preferir.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 21 // Set // 2022
  • 18h55

Datafolha: Jerônimo cresce; Neto continua na liderança, mas recua um ponto

O candidato ao governo do estado Jerônimo Rodrigues (PT) cresceu, num intervalo de tempo de uma semana, três pontos percentuais na pesquisa de intenção de votos divulgada nesta quarta-feira (21) pelo DataFolha. No último levantamento do instituto, o petista tinha 28%. Hoje, chegou a 31%. ACM Neto (União Brasil), embora continue liderando, recuou um ponto percentual, ficando com 48 ante 49 que tinha no último dia 16. Em terceiro lugar, aparece o deputado federal João Roma (PL), com 8% da preferência dos entrevistados. No último levantamento, divulgado na semana anterior, o parlamentar bolsonarista tinha 7% das intenções de voto. Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) tinham 1% cada um na pesquisa anterior e agora não pontuaram. Já Marcelo Millet (PCO) atingiu 1%. As intenções de votos brancos e nulos somam 6%, enquanto 6% se declaram indecisos quanto ao candidato a governador do estado. O Datafolha entrevistou presencialmente 1.526 eleitores baianos entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança em 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o números TSE: BA-07738/2022 e BR-09822/2022.

Eventos