Histórico de Out/2021

  • Foto: Reprodução
  • 05 // Out // 2021
  • 20h17

Erro durante alteração em suas configurações causou falha em redes sociais, diz Facebook

Por meio de nota oficial divulgada o final da noite de segunda-feira (04), o Facebook informou que o “apagão global” de mais de seis horas em suas redes, que incluem o Whatsapp e o Instagram, foi uma falha interna: um defeito durante alteração em suas configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários. De acordo com informações do G1,  o Facebook explicou  ainda que a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.

  • Foto: Divulgação
  • 05 // Out // 2021
  • 20h06

Marquinho Viana firma compromisso de trabalho com as lideranças políticas de Botuporã

O deputado Marquinho Viana (PSB), recebeu na segunda-feira (04.10), em seu gabinete na Assembléia Legislativa da Bahia, o prefeito de Botuporã, Edimilson, o vice-prefeito Eron, e Secretários municipais. Na ocasião, o deputado e os líderes políticos do município firmaram compromisso de trabalho para ações em benefício da população.

  • Foto: Divulgação/Polícia Civil
  • 05 // Out // 2021
  • 20h01

Operação policial apreende carga avaliada em R$ 10 milhões em suposto esquema de sonegação fiscal

Uma operação da Polícia Civil, que investiga um esquema de sonegação fiscal, apreendeu uma carga de tecidos avaliada em R$ 10 milhões em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. A ação, batizada de “Desvio”, ocorreu na segunda-feira (4) e foi deflagrada pela Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap). De acordo com a delegada Márcia Pereira, responsável pela a operação, uma carreta transportava o material apreendido com nota fiscal irregular e foi interceptada, após investigações, em um depósito clandestino, onde os produtos foram apreendidos. Os suspeitos flagrados no depósito foram conduzidos para a delegacia, onde prestaram esclarecimentos. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o crime. Ainda de acordo com a delegada, as investigações prosseguem para apurar possíveis ramificações de uma organização criminosa voltada para a sonegação fiscal no ramo de comércio de tecidos na Bahia. A operação contou com agentes da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia de Polícia Militar Fazendária, e policiais civis de Vitória da Conquista e Feira de Santana.

  • Foto: Corpo de Bombeiros
  • 05 // Out // 2021
  • 19h47

Bahia tem 29 focos de calor em 13 cidades, aponta Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) identificou 29 focos de calor em 13 cidades da Bahia. Os números foram divulgados pelo órgão nesta terça-feira (5). Segundo informações do Inema, as cidades que registraram focos de calor nesta terça são: Teixeira de Freitas (4), Floresta Azul (3), Manoel Vitorino (3), Maracás (3), Santa Cruz Cabrália (3), Irajuba (2), Itacaré (2), Itapé (2), Jucuruçu (2), Pau Brasil (2), Potiraguá (2) e Itarantim (1). De acordo com o Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (Seia), os focos de calor são monitorados pelo Centro de Pesquisa do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) através da analise das imagens de diferentes satélites que rastreiam a superfície terrestre diariamente ou várias vezes por dia.

Confira as diferenças entre foco de calor, queimada e incêndio florestal:

 

  • Foco de calor: Qualquer temperatura registrada acima de 47°C. Um foco de calor não é necessariamente um foco de fogo ou incêndio.
  • Queimada: A queimada é uma antiga prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens. A queimada deve ser feita sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo se mantenha confinado à área que será utilizada para a agricultura ou pecuária.
  • Incêndio Florestal: É o fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem (intencional ou negligência), quanto por uma causa natural, como os raios solares, por exemplo.

 

Incêndios na Bahia

 

Também nesta terça, o Corpo de Bombeiros atualizou a Operação Florestal Bahia 2021, que ocorre atualmente em 13 cidades baianas.

Veja a situação nas 13 cidades:

 

  • Macaúbas - As equipes foram divididas em dois grupos de trabalho. Um monitora as localidades de Pageu, Canatiba e Queimadas e o outro cobre a zona urbana que tiveram incêndios debelados na segunda-feira (4)
  • Uibaí - Os bombeiros realizam o monitoramento da região da Casa do Vaqueiro, do Carreiro do Boi e do Alto da Cruz.
  • Iraquara - Foi iniciado o monitoramento na região do Rio do Carrapato com formação de aceiros. A fiscalização também acontece em todo perímetro, no parque gentil e lago da piroca.
  • Lençóis - Continua o monitoramento às margens da BR-242 com o apoio de drone também para a identificação de possíveis novos focos.
  • Mucugê - Foi iniciado o monitoramento nas áreas afetadas. Os bombeiros com o apoio de brigadistas percorrem todo o perímetro para identificar possíveis novos focos de calor. A ação é conjunta com o ICMBio e Prevfogo.
  • Luís Eduardo Magalhães - A ação acontece no Distrito Industrial da cidade, através do combate direto.
  • Barreiras - Na região de Serra Talhada, os bombeiros com o apoio de funcionários de uma fazenda local realizam o combate direto evitando que as chamas alcancem a barreira natural mais próxima, a estrada.
  • Riachão das Neves - Continua o combate direto na localidade de Mata 7.
  • Barra - Na comunidade do Igarité, os bombeiros atuam com o combate indireto com a confecção de aceiros. Aeronaves dão apoio com o lançamento de água e identificando possíveis novos focos.
  • Ibotirama - Na região do Cercado, os bombeiros realizam o combate direto às chamas evitando que cheguem em residências e em torres de rádio e internet.
  • Formosa do Rio Preto - No Vilarejo Pavão, os bombeiros realizam o combate direto e fazem aceiros nas áreas afetadas.
  • Serra Dourada - O combate direto continua evitando que as chamas atingiam fazendas e pastos.
  • Campo Alegre Lourdes (Baixão, Baixãozinho, Angico dos Dias) - As equipes continuam combatendo os focos na região. A área é muito acidentada e de difícil acesso, o que dificulta a chegada dos militares. Drones estão realizando o monitoramento aéreo.
CONTINUE LENDO

  • Foto: Arquivo Pessoal/Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses
  • 05 // Out // 2021
  • 19h39

Acidente entre kombi e ambulância na BR-324 deixa dois mortos na Bahia

Duas pessoas morreram em um acidente entre uma kombi e uma ambulância, nesta terça-feira (5), na BR- 324, entre os municípios de Tanquinho e Riachão do Jacuípe, a cerca de 180 quilômetros de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas foram o motorista da kombi e um paciente que era transportado pela ambulância. Ainda não há informações sobre o que tenha causado o acidente. Também não há informações de onde a ambulância saiu e qual era o destino. De acordo com a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, que esteve no local do acidente, três pessoas estavam na ambulância e uma na kombi. Representantes da brigada informaram ainda que as duas pessoas que morreram são: Manoel Araújo de Oliveira, que não teve a idade divulgada mas trata-se de um idoso, e Rildo França Junior, de 34 anos, que faleceu no local. Manoel foi socorrido para o Hospital Municipal, mas não resistiu. Ainda segundo a brigada, o motorista da ambulância tem 39 anos e uma mulher que acompanhava o paciente no veículo de saúde, tem 26. Ela foi socorrida com ferimentos leves. Já o sobre o motorista, não há informações se ele ficou ferido. Com o impacto da batida, os veículos envolvidos ficaram destruídos. A frente da kombi, por exemplo, ficou toda retorcida. No caso da ambulância, os airbags foram ativados, o que diminuiu o impacto para o motorista do veículo de saúde. 

  • Foto: Reprodução
  • 04 // Out // 2021
  • 17h25

WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam pane global

WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar desde o começo da tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo estão relatando dificuldade pra acessar os 3 serviços - todos eles pertencem ao Facebook. A pane atinge tanto os aplicativos no celular como os sites dessas redes. O Facebook assumiu que o problema é global e, por volta das 13h30, afirmou que ainda investigava o que causou o problema, para poder solucioná-lo. Reclamações também cresceram com relação a operadoras de telefonia e internet, inclusive no Brasil. O próprio Telegram, concorrente do WhatsApp, registrou pico de queixas por volta das 15h. Houve relatos de instabilidade também em outros aplicativos que são alternativas aos 3 que sofreram a pane. E mesmo o TikTok chegou a deixar alguns usuários na mão durante a tarde. O termo WhatsApp se tornou o primeiro nos Trending Topics do Twitter no Brasil por volta das 12h50. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, que segue no ar, passou a ser o segundo mais comentado. Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil e, para o Facebook, 5 mil. O Facebook informou que está investigando o motivo dessa instabilidade.

Eventos