Histórico de Nov/2022

  • Foto: Divulgação
  • 11 // Nov // 2022
  • 15h12

Deputado Marquinho Viana recebe vereador em seu gabinete

Deputado Marquinho Viana (PV) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa (em 08/11/22), o amigo e aliado vereador Nilson (Planalto) que apresentou uma série de demandas das comunidades que representa em seu município.

  • Foto: Reprodução
  • 11 // Nov // 2022
  • 15h00

ACM Neto quer apoio de Lula a nome do UB para presidência da Câmara

O ex-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), acenou positivamente para uma aliança entre o seu partido e o PT, e a adesão oficial da legenda ao governo Lula (PT) no Congresso. No entanto, conforme o jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, o ex-prefeito de Salvador, que é secretário-geral do UB, e Luciano Bivar, presidente do partido, querem que o petista apoie um nome da legenda para a disputa da presidência da Câmara dos Deputados, contra Arthur Lira (PP). O pepista segue na articulação em busca de apoios para a sua reeleição. 

  • Foto: Divulgação
  • 11 // Nov // 2022
  • 14h00

Conselho político da transição se reúne pela primeira vez nesta sexta, 11

Integrantes do conselho político da transição para o governo Lula (PT) realizam a primeira reunião nesta sexta-feira (11), às 10h, em Brasília. Conforme a revista Veja, Gleisi Hoffmann (PT) coordenará os trabalhos na sede do CCBB, onde funciona o gabinete da transição. No total, representantes de 14 partidos integram o grupo: PSB, PT, Solidariedade, PV, Psol, PC do B, Rede, Agir, PROS, Avante, PDT, PSD, MDB e Cidadania. Entre os integrantes do grupo estão os senadores emedebistas Renan Calheiros (AL) e Jader Barbalho (PA), o presidente do PSB, Carlos Siqueira, o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e o presidente do PSOL, Juliano Medeiros. Também estarão presentes o deputado federal Antônio Brito (PSD); Wesley Diógenes, porta-voz da Rede; Luciana Santos, presidente do PCdoB; José Luiz Penna, presidente do PV; Jefferson Coriteac, vice-presidente do Solidariedade; Daniel Tourinho, presidente do Agir; Felipe Espirito Santo, integrante da direção do Pros; e Guilherme Ítalo, da direção do Avante.

  • Foto: Reprodução
  • 11 // Nov // 2022
  • 12h00

Prorrogado o prazo de inscrição do concurso para Soldado da PM e Bombeiros

O Governo do Estado prorrogou o prazo de inscrição do concurso público (Edital Saeb Nº 05/2022) para preenchimento de duas mil vagas de soldado da Polícia Militar e outras 500 para soldado do Corpo de Bombeiros. Com o novo prazo, as inscrições podem ser feitas até o dia 16 deste mês, no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), organizadora do certame. Importante ressaltar que o pagamento da taxa dae inscrição só poderá ser feito até às 16 horas do dia 16 de novembro. O aviso da prorrogação foi publicado no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site da Fundação Carlos Chagas. Para concorrer as vagas, os interessados tem que possuir 2º grau completo ou formação técnico profissionalizante (nível médio) em uma instituição reconhecida pela Ministério da Educação, além de outros pré-requisitos descritos no Edital do certame. Os interessados devem ler o Edital 05/2022 para conhecer as informações do certame na íntegra. O concurso público para seleção de candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros será em duas etapas relacionadas (provas objetivas e discursivas). O concurso possui vagas para soldado da PM em Salvador e Região Metropolitana, além de em outros oito municípios do interior (Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Texeira de Freitas, Barreiras). As vagas para o Corpo de Bombeiros estão disponíveis na capital, RMS e nove cidades (Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa. Dentre o total de vagas do certame, 30% são reservadas aos candidatos negros (preto/pardo) que façam a autodeclaração no momento da inscrição. A taxa de inscrição possui o valor de R$ 90,00. As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 22 de janeiro de 2023, em sete cidades da Bahia. O prazo de validade do Concurso será de um ano, contado da data da homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período. Os candidato receberão o cartão informativo por e-mail, no endereço eletrônico informado no ato da inscrição, contendo ao local, data e horário para realização das provas. Caso o candidato não receba o cartão informativo até o terceiro dia que antecede a aplicação das provas ou existindo dúvidas deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da Fundação Carlos Chagas. Podem entrar em contato pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas ou consultar o site (www.concursosfcc.com.br). 

  • Foto: Reprodução
  • 11 // Nov // 2022
  • 10h00

Jerônimo diz que anúncio de secretariado será em dezembro

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), visitou a Rede Bahia, na quarta-feira (10). O petista conversou com diversos veículos da Rede. Em entrevista ao g1, Jerônimo falou sobre o período de transição entre o seu governo e atual, do governador Rui Costa. Segundo ele, até o final deste mês haverá uma definição sobre uma possível reforma administrativa. Jerônimo disse que conversou com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, durante a estadia deste na Bahia, na semana passada. A ideia é que o governo baiano tenha uma estrutura que possa se assemelhar à estrutura federal. “Olha, nós vamos fazer uma transição com as características daquilo que a Bahia precisa dentro do alinhamento com nosso programa de governo. Então isso está dado. Mas existem algumas questões que a gente precisa aguardar pra entendermos o que é que virá do governo federal, que a gente possa espelhar aqui”, disse. O governador eleito disse que a possível reforma já foi discutida com o atual governador Rui Costa. Ele afirmou que os nomes dos novos secretários devem ser anunciados na primeira semana de dezembro.

  • Foto: Divulgação - ASCOM
  • 11 // Nov // 2022
  • 09h00

Ivana Bastos recebe Comenda Unale por atuação à frente da entidade

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) foi homenageada com a Comenda Unale, na noite da última quarta-feira (09), durante a abertura da 25ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que acontece de 9 a 11 de novembro, em Recife (PE). A honraria é concedida às autoridades que se destacam por sua atuação na política. A parlamentar foi escolhida por unanimidade pela atual diretoria, por conta dos relevantes serviços prestados enquanto esteve à frente da Presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), nos anos de 2020 e 2021, representando 1.059 deputados estaduais em todo o país. "Receber a homenagem, a Comenda Unale, é o reconhecimento de um trabalho, de uma luta nesta entidade, onde tive a oportunidade de ser a presidente por dois anos. É o reconhecimento dos 1.059 deputados estaduais. Estou muito feliz e agradecida", destacou a parlamentar. Também presente no evento, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes, parabenizou Ivana Bastos pela atuação. "Estou aqui representando o Parlamento da Bahia e para prestigiar a nossa colega, ex-presidente da Unale, deputada Ivana Bastos. Um prazer grande, mais uma participação aqui, neste encontro importante dos parlamentos estaduais", disse.
Atuação na Unale. Dentre as ações da deputada durante sua gestão, que aconteceu no período da pandemia da Covid-19, a parlamentar contribuiu para o funcionamento seguro das Casas Legislativas diante da grave crise sanitária com o fomento de ações de conscientização sobre higiene e distanciamento social, além da entrega de câmeras termográficas para medição de temperatura dos funcionários. Nesse período, a Unale também criou a Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacina (Conav), para verificar o andamento da liberação das vacinas. A deputada liderou ainda iniciativas para o fortalecimento de inovações tecnológicas para a efetiva realização das atividades legislativas de forma virtual. Ainda em sua gestão, a parlamentar promoveu 24ª CNLE de forma híbrida, na cidade de Campo Grande em Mato Grosso do Sul, onde encerrou o mandato na presidência, permanecendo na mesa diretora da entidade.
25ª CNLE. A 25ª Conferência Nacional da Unale acontece no formato online e presencial, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na Arena Pernambuco, em Recife, tendo como tema central: "Rumo ao Parlamento do Futuro", com a finalidade de levantar soluções práticas para o desenvolvimento legislativo. Realizada anualmente, a conferência é um ambiente democrático de discussões, onde o principal objetivo é a melhoria e o crescimento do país, a partir da troca de experiências entre parlamentares de diferentes regiões brasileiras e também do exterior. O maior evento parlamentar da América Latina conta com grandes debates entre parlamentares, assessores, servidores legislativos, ministros, candidatos e delegações internacionais, todos em prol do desenvolvimento nacional.

  • Foto: Divulgação
  • 10 // Nov // 2022
  • 17h30

Governador eleito, Jerônimo Rodrigues firma parceria com a Igreja Católica para o combate à fome na Bahia

Com o objetivo de entender quais serão as prioridades do Governo do Estado a partir de 2023 e manifestar as principais preocupações da Igreja Católica na Bahia e no Brasil, 23 bispos receberam o governador eleito, Jerônimo Rodrigues, na manhã desta quinta-feira (10). Promovido pelo Conselho Regional Episcopal (Conser) – Regional NE3, o encontro aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Salvador, com participação do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha. "Todos têm consciência da autonomia da Igreja e do Estado, mas ambos têm compromisso com o combate à fome e com o desenvolvimento social", afirmou o presidente do Conselho, Dom João Cardoso, bispo de Bom Jesus da Lapa, anfitrião do encontro. Na oportunidade, Dom Estevão, bispo de Ruy Barbosa, entregou ao próximo governador da Bahia o texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, que terá como tema “Fraternidade e Fome”. Jerônimo se comprometeu a apoiar o movimento já a partir de janeiro, quando toma posse do Executivo estadual. “Eu sei que a fome, de forma sustentada, só se combate com emprego, renda, com geração de oportunidades e trabalho. Mas, enquanto não se resolve esses temas, temos que botar comida no prato do povo”, pontuou Jerônimo, que assumiu o compromisso de priorizar, no início de sua gestão, ações práticas de enfrentamento da fome no Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, a exemplo da implantação da estratégia Bahia Sem Fome. O governador garantiu que manterá o diálogo permanente com os bispos e outras lideranças religiosas e afirmou que pretende realizar novos encontros presenciais com os responsáveis por cada diocese. “Muito feliz de perceber disposição para o diálogo”, afirmou Dom Sérgio da Rocha, que manifestou preocupação com educação, especialmente com o analfabetismo. Dom Luiz Cappio pediu o fortalecimento de políticas públicas para a região do Vale do São Francisco e pediu atenção especial ao meio ambiente. Também estiveram na pauta das lideranças religiosas assuntos como segurança pública, a oferta de saúde de forma regionalizada e a recuperação de rodovias estaduais.  “Nem comecei o governo ainda, mas estou fazendo um gesto para o diálogo, para a responsabilidade, para a corresponsabilização que nós temos por esse estado e por esse país. Política se faz com gestos. Não estou vindo apenas como um católico, estou vindo como governador”, afirmou Jerônimo em seu pronunciamento aos bispos. Para o governador eleito, essas agendas são muito importantes: “vocês terão um governador que estará, dentro do possível, com a agenda aberta para podermos falar a verdade, como vocês me falaram a verdade. Vocês terão, com carinho, com zelo, a minha escuta. Serei um companheiro, um parceiro, para enfrentarmos as dificuldades que existem, mas sempre no caminho da esperança e da fé”.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 10 // Nov // 2022
  • 16h30

Relatório das Forças Armadas não exclui possibilidade de fraude ou inconsistência nas urnas, diz Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa divulgou uma nota na manhã desta quinta-feira (10) afirmando que o relatório das Forças Armadas sobre as eleições não exclui a possibilidade de fraude ou inconsistência nas urnas. “O Ministério da Defesa esclarece que o acurado trabalho da equipe de técnicos militares na fiscalização do sistema eletrônico de votação, embora não tenha apontado, também não excluiu a possibilidade da existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022”, diz a nota. “Não é possível assegurar que os programas que foram executados nas urnas eletrônicas estão livres de inserções maliciosas que alterem o seu funcionamento”, acrescenta o texto.

  • Foto: Divulgação
  • 10 // Nov // 2022
  • 12h30

Após trabalho de Ivana, publicado contrato para obras de Areninha no CSU em Caetité

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, de quarta-feira (9), o contrato para execução de obras da Areninha no Centro Social Urbano (CSU) em Caetité. Para a realização das obras serão investidos um valor de mais de R$ 1.2 milhão. De acordo com o documento, publicado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), os serviços serão realizados pela empresa JBU Construções LTDA. A conquista é fruto do trabalho da deputada Ivana Bastos ao lado do prefeito Valtécio Aguiar, através do apoio do governo do estado, para assegurar um espaço de lazer para fomento das práticas esportivas no município. "Agradeço o apoio do governo do estado por somar forças e colaborar para atender mais essa solicitação para a população de Caetité", finalizou Ivana.

  • Foto: Divulgação
  • 10 // Nov // 2022
  • 11h37

Comunicado da Embasa: Manutenção emergencial interrompe abastecimento em bairros de Livramento

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que está realizando manutenção emergencial na rede distribuidora que atende os bairros Centro, Polivalente/São José, Tomba, Beira Rio, Taquari, Benito Gama, Jurema, Matinha, Piçarrão e Recreio nesta quinta (10) devido ao rompimento da tubulação provocado por obras de terceiros. O serviço emergencial está previsto para ser concluído no início da tarde de hoje, quando o abastecimento será restabelecido e regularizado gradativamente ao longo das 48 horas seguintes. Por este motivo, a Embasa recomenda que os moradores dos locais citados mantenham o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício.

  • Foto: Manu Dias - GOVBA
  • 09 // Nov // 2022
  • 22h00

Em Mucugê, Governo inaugura delegacia e autoriza novas obras

Nesta quarta-feira (9), em visita a Mucugê, na região da Chapada Diamantina, o governador Rui Costa inaugurou uma nova Delegacia Territorial para fortalecer as ações da Polícia Civil no município. Na ocasião, foram assinadas ordens de serviço para a construção de uma nova sede para Colégio Estadual Horácio de Matos, e para instalação de Sistemas de Abastecimento de Água nas comunidades de Vira Vira e Fazenda Ibiquara. O governador eleito Jerônimo Rodrigues compareceu ao ato. “Hoje nós entregamos mais uma delegacia, ao todo são mais de 20 novas unidades, entre delegacias, unidades conjugadas, ou unidades da PM. Até o final do ano teremos diversas novas entregas. Além disso, também assinamos aqui a ordem de serviço para início das obras da nova escola estadual de Mucugê, que faz parte da nossa estratégia de escolas em tempo integral. Também hoje, anunciamos investimentos em abastecimento de água e na execução de estradas na região da chapada”, detalhou o governador. A nova delegacia, situada na Travessa Antônio Pina Medrado, no bairro de Cidade Nova, recebeu um investimento de mais de R$ 1,5 milhão de reais. A unidade integra o Projeto de Modernização das Estruturas da Segurança Pública, que prevê um investimento de cerca R$ 300 milhões em construções e reformas dos espaços.

  • Foto: Manu Dias - GOVBA
  • 09 // Nov // 2022
  • 22h00

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 09 // Nov // 2022
  • 21h30

Governo da Bahia pede autorização da ALBA para contratar empréstimo junto à Caixa Econômica Federal

O governo do estado enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) projeto de lei em que pede autorização para contratar empréstimo de até  R$ 100 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Os recursos vão viabilizar investimentos em infraestrutura urbana e implantar o Sistema Viário de Acesso à nova Rodoviária de Salvador, localizada no bairro de Águas Claras. Em mensagem encaminhada aos deputados, o governador Rui Costa pediu regime de urgência para aprovação da contratação. O projeto prevê que, para o pagamento do principal, juros, tarifas bancárias e outros encargos da operação de crédito, fica o Estado autorizado a oferecer as parcelas das receitas tributárias de que é titular. A proposição autoriza ainda o Poder Executivo a promover as modificações orçamentárias necessárias para o pagamento do empréstimo. A nova rodoviária será instalada em Águas Claras, às margens da BR-324, e a ordem de serviço para a construção foi assinada pelo governador em novembro de 2020, com previsão de conclusão em dois anos. Entre outros pontos de modernização, o projeto prevê a ampliação em três vezes da parte do terminal – de 22 mil para 70 mil metros quadrados.
 

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 09 // Nov // 2022
  • 21h00

'Não tem vencedor de véspera': Ivana Bastos mantém candidatura à presidência da AL-BA

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) afirmou que mantém candidatura à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em entrevista à Salvador FM, a parlamentar afirmou que apesar do desejo do seu colega de sigla Adolfo Menezes (PSD), de ser reconduzido ao cargo, o seu nome segue à disposição para ocupar a vaga. “Há quatro anos meu nome está à disposição do meu partido [...] Nós começamos a procurar e conversar com diversos deputados, a gente tem o próprio deputado Adolfo Menezes que é o atual presidente, também colocou seu nome a disposição, e eu tô muito confiante nessa perspectiva de ser a primeira presidente mulher na Assembleia Legislativa”, apontou a deputada. Ivana destacou ainda que seu nome segue à disposição do partido, mesmo após acenos de deputados à reeleição de Adolfo. Entretanto, a deputada salienta que a decisão deve ser feita pelo partido. “Eu sou do PSD, o Adolfo também é do PSD, o partido não pode ter dois candidatos [...] A gente tem feito a nossa campanha com respeito e no nosso partido, não terá nenhum atrito”. A deputada pontua ainda que a legenda se reunirá no fim de novembro para decidir entre os pares quem será o candidato da sigla para o pleito. De acordo com Ivana, o senador Otto Alencar, presidente do partido na Bahia, ainda não manifestou apoio.  Quando questionada sobre a possibilidade de assumir alguma secretaria de governo do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), Ivana afirma que está focada em se candidatar à presidência da AL-BA.  “Meu foco é a presidência da Assembleia, eu sou muito obstinada por uma coisa que eu acredito, e no momento eu não tenho plano B nenhum. Eu coloquei meu nome à disposição, e eu vou me empenhar e gostaria muito de chegar à presidência da AL-BA”, concluiu.  Ivana Bastos foi a parlamentar baiana mais bem votada ao cargo nas eleições deste ano. A deputada obteve 118.407 votos.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 09 // Nov // 2022
  • 20h05

Ministério da Defesa entrega relatório sobre o sistema eleitoral sem apontar fraude

O Ministério da Defesa entregou nesta quarta-feira (9), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o relatório que a pasta fez sobre o sistema eleitoral. O relatório afirma que não investigou crime eleitoral. "Assinalo que o trabalho restringiu-se à fiscalização do sistema eletrônico de votação, não compreendendo outras atividades, como, por exemplo, a manifestação acerca de eventuais indícios de crimes eleitoral", diz o texto. O relatório pede que o TSE analise dois pontos: "Do trabalho realizado, destaco dois pontos. Primeiro, foi observado que a ocorrência de acesso à rede, durante a compilação do código-fonte e consequente geração dos programas (códigos binários), pode configurar relevante risco à segurança do processo. Segundo, dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento". A Defesa pede que o TSE analise esses dois aprimoramentos no futuro: "Em consequência, solicito à Corte Eleitoral atender ao sugerido pelos técnicos militares no sentido de: - realizar uma investigação técnica para melhor conhecimento do ocorrido na compilação do código-fonte e de seus possíveis efeitos; e - promover a análise minuciosa dos códigos binários que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas", completou. Após o segundo turno, demais entidades fiscalizadoras, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atestaram que o sistema eleitoral é seguro e imune a qualquer vício ou irregularidade. A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que observou as eleições no Brasil também disse que as eleições transcorreram de forma transparente e que as urnas eletrônicas demonstraram mais uma vez a eficácia. A missão de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) afirmou que a eleição no Brasil obedeceu aos padrões internacionais de segurança.

Nota do TSE

Após a Defesa ter divulgado o relatório, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, escreveu uma nota. Veja a íntegra:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa que, assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022. As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas. O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, lisura e total transparência da apuração e totalização dos votos.

  • Foto: Reprodução
  • 09 // Nov // 2022
  • 20h00

Meta demite 11 mil funcionários no Facebook, Instagram e WhatsApp

A Meta Platforms, conglomerado de tecnologia dono do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta quarta-feira, 9, a decisão de demitir 13% de seus funcionários, em carta do CEO Mark Zuckerberg. Cerca de 11 mil “funcionários talentosos” serão demitidos, disse ele. A Meta também decidiu cortar gastos discricionários e estender o congelamento de contratações ao longo de todo o primeiro trimestre de 2023, decisões que tornarão a empresa “mais eficiente”, de acordo com Zuckerberg. O CEO ponderou que as decisões ocorrem após uma receita bem abaixo do que ele esperava no terceiro trimestre deste ano. No período, o lucro líquido da big tech caiu abaixo da metade em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, enquanto a receita reduziu 4%. “No início da pandemia de covid-19, o mundo mudou rapidamente para o online e o aumento do comércio eletrônico levou a um crescimento desproporcional da receita. Muitas pessoas previram que essa seria uma aceleração permanente que continuaria mesmo após o término da pandemia. Eu também, então tomei a decisão de aumentar significativamente nossos investimentos. Infelizmente, isso não aconteceu do jeito que eu esperava”, admite Zuckerberg As demissões e outras medidas de contenção de gastos agradaram investidores, e a ação da companhia subia 3,88% no pré-mercado das bolsas de Nova York, às 08h31 (de Brasília).

Eventos