Histórico de Dez/2020

  • Foto: Divulgação/PM-BA
  • 24 // Dez // 2020
  • 13h02

Feira de Santana: Dupla suspeita de homicídio e tráfico de drogas é presa com mais de 50 kg de maconha e submetralhadora

Dois homens foram presos em flagrante após serem flagrados com mais de 50 kg de maconha, uma submetralhadora e um revólver, dentro de uma mochila em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), um deles é suspeito de uma tentativa de homicídio e o outro tem entradas por tráfico de drogas, posse de arma de fogo e roubo. A abordagem aconteceu na madrugada de quarta-feira (23), na rua E, que fica no bairro de Gabriela. Os policiais faziam rondas na localidade, quando viram cinco homens com uma mochila. Conforme a SSP, parte do grupo conseguiu fugir das guarnições, mas dois suspeitos foram alcançados. Com eles, também foram encontrados sementes de maconha, carregador, munições, embalagens plásticas e cinco balanças. A dupla, de identidade não revelada, foi levada para Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), no Complexo de Sobradinho.

  • Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM
  • 24 // Dez // 2020
  • 08h26

Pai e filho são presos em pousada de Livramento

Na noite de quarta-feira (23), a Guarnição do PETO da 46ª CIPM em operação conjunta com a Polícia Civil, receberam informação acerca de um indivíduo que estava com mandado de prisão em aberto, por homicídio qualificado. Crime ocorrido na cidade de Saubara - BA. Após a denúncia, foram realizadas buscas na região e nas pousadas da cidade de Livramento, onde foi localizado um veículo TROLLER/T4 XLT licenciado em Salvador. O proprietário do veículo, um homem de 65 anos,  foi localizado hospedado em um dos quartos da Pousada, junto com ele foi encontrado seu filho, de 25 anos, o qual estava em posse de 01 soco-inglês, 01 canivete e 01 pistola de marca CZ modelo Z calibre 6.35, de numeração 242116 com 01 carregador e 06 munições intactas. Ambos os indivíduos foram conduzidos para a Delegacia de Livramento de Nossa Senhora para serem adotadas as medidas cabíveis.

  • Foto: Elói Corrêa/ GOVBA
  • 23 // Dez // 2020
  • 19h02

Governador anuncia novos secretário e subsecretário da SSP e delegada-geral da Polícia Civil

A nova estrutura da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) foi anunciada nesta quarta-feira (23), pelo governador Rui Costa, que revelou o nome de Ricardo Cesar Mandarino Barretto, ex-juiz federal em Pernambuco, como o novo secretário da SSP. O novo subsecretário da SSP é o delegado de Polícia Hélio Jorge da Paixão, que já foi delegado-chefe da Polícia Civil da Bahia e estava como responsável pela segurança do procurador-geral da República. A nova delegada-geral da Polícia Civil é Heloísa Campos Brito, que já foi delegada-geral adjunta e estava no comando da Academia da Polícia Civil da Bahia.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 23 // Dez // 2020
  • 10h18

Bancos abrem pela manhã na véspera do Natal

As agências bancárias de todo o país funcionarão em horário especial no dia 24 de dezembro e ficarão abertas apenas por duas horas na parte da manhã. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a abertura das agências das unidades da Federação que funcionam no mesmo horário de Brasília será das 9h às 11h. Nos demais estados, das 8h às 10h (horário local). Nos dias 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro, as agências bancárias permanecerão fechadas para atendimento. Apenas os caixas eletrônicos continuarão funcionando nesses dias. De acordo com a Febraban, hoje (23) e nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, a abertura dos bancos ocorrerá no horário normal (que vem sendo seguido durante a pandemia de covid-19). A partir de 4 de janeiro, o atendimento será retomado normalmente. Carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos nos feriados poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. De acordo com a Febraban, normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

  • Foto: Reprodução/Tv Globo
  • 23 // Dez // 2020
  • 08h51

Herdeiro das Casas Bahia é acusado de estuprar e aliciar 14 mulheres

O herdeiro das Casas Bahia Saul Klein, de 66 anos, foi acusado de estupro e aliciamento por 14 mulheres. Os crimes teriam ocorrido durante festas do empresário em sua casa em Alphaville desde 2008. As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo. De acordo com a denúncia, as mulheres afirmaram que eram procuradas por aliciadores em redes sociais e outros canais, com uma falsa proposta de contratação para eventos realizados nas propriedades do empresário. Ao chegarem ao local, elas eram conduzidas a uma apresentação, na qual precisavam se exibir de biquínis ou roupa íntima para Saul. Conforme a publicação, os eventos contavam com 15 a 30 moças, que eram forçadas a ficar o tempo todo de biquíni, realizar atos sexuais com o empresário, além de ingerir droga e serem obrigadas a se submeterem a consultas com médicos ginecologista e cirurgião plástico para se prepararem para os encontros. Na acusação consta ainda que as mulheres ganhavam documentos falsos e uma delas teria, inclusive, chegado a se suicidar. Em nota à publicação, a defesa negou os crimes e afirmou que o empresário é um sugar daddy, expressão da língua inglesa para relacionamentos românticos, nas quais uma das partes é sustentada por dinheiro, presentes ou outros benefícios em troca da relação amorosa. Segundo esta, Saul, inclusive, contratava uma agência que lhe trazia sugar babies, garotas que se dispõem a serem bancadas pelos daddies. A defesa disse ainda que seu cliente “vem sendo vítima de um grupo organizado que se uniu com o único objetivo de enriquecer ilicitamente às custas dele” e que “várias dessas pessoas já conseguiram se aproveitar dele em outras oportunidades, causando-lhe prejuízo milionário, e estavam acostumadas a essa situação”.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 17 // Dez // 2020
  • 19h57

Livramento: Prefeitura Municipal implanta estacionamento público gratuito

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, para garantir maior mobilidade pública das vagas de estacionamento localizadas no centro da cidade, implantou o estacionamento público gratuito. Esta ação tem como principal objetivo democratizar os espaços públicos para estacionamento nas vias da cidade e manter a ordem e o equilíbrio no trânsito.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 17 // Dez // 2020
  • 19h57

A falta de local adequado para estacionar, carga e descarga era a principal reclamação dos munícipes, inclusive de comerciantes e de consumidores, já que o centro da cidade era um dos mais prejudicados com a falta de organização do trânsito. Agora serão várias vagas rotativas. O estacionamento público fica localizado na Avenida Doutor Nelson Leal, em frente a K. Móveis, antiga sede do Retran.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 17 // Dez // 2020
  • 19h57

  • Foto: Paula Fróes/GOVBA
  • 17 // Dez // 2020
  • 19h52

Decreto que proíbe shows e aulas na Bahia é prorrogado até 4 de janeiro

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e os shows em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (17) e vale até o dia 4 de janeiro de 2021. O decreto, que venceria nesta quinta (17), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

  • Foto: Reprodução
  • 17 // Dez // 2020
  • 19h36

Covid-19: Fachin concede habeas corpus a presos de grupo de risco

Em meio ao aumento de casos do coronavírus, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, determinou nesta quinta-feira (17) que os presos de grupo de risco que estejam em estabelecimentos prisionais superlotados devem deixar o regime semiaberto e seguir em prisão domiciliar. A decisão atende a um pedido da Defensoria Pública da União (DPU), que solicitou a concessão de um habeas corpus para todos os presos que estiverem em cadeias com população carcerária acima da capacidade e vale apenas para quem cumpre pena por crime praticado sem violência ou grave ameaça. Fachin determinou ainda que os juízes do país antecipem a progressão de pena de presos que cumprem regime semiaberto e estão a 120 dias de evoluírem para a prisão domiciliar.

  • Foto: Camila Souza/GOVBA
  • 17 // Dez // 2020
  • 19h30

Bahia registra 29 óbitos e 4.920 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 4.920 novos casos de Covid-19 e mais 29 óbitos pela doença, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (17) pela Secretaria de Saúde do Estado. Dos 461.026 casos confirmados desde o início da pandemia, 439.587 já são considerados recuperados, 12.719 encontram-se ativos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.720. Na Bahia, 34.941 profissionais da saúde foram diagnosticados com a Covid-19. Dos 1.880 leitos disponíveis para a Covid-19, 1.237 possuem pacientes internados. A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto no estado para pacientes com coronavírus é de 77%, o que representa uma queda de 2% em 24h.

  • Foto: Wilker Porto/Agora Sudoeste
  • 17 // Dez // 2020
  • 18h25

Deputado Adolfo propõe nomear BA-142 como rodovia Dona Lúcia Aguiar Viana

O deputado Adolfo Menezes (PSD) quer denominar de Rodovia Dona Lúcia Aguiar Viana a BA-142, que interliga os municípios de Barra da Estiva, Ibicoara, Mucugê, Andaraí, Barra da Estiva, Ituaçu e Tanhaçu. No projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Menezes explicou que o objetivo é conceder uma justa homenagem à ex-prefeita de Barra da Estiva. Dona Ana Lúcia de Aguiar Viana, mais conhecida como Dona Lúcia, nasceu no Distrito de Triunfo do Sincorá/Barra da Estiva, em 10 de agosto de 1945, vindo a falecer em 28 de novembro deste ano. Professora estadual aposentada e também delegada estadual de Educação, deixou o esposo Ariovaldo Caires Viana, dois filhos, Marcelo Aguiar Viana, empresário, e Marcos Aguiar Viana, o deputado estadual Marquinho Viana (PSB), três netos e um bisneto. “Além de suas qualidades como ser humano, marcadas por sua generosidade, solidariedade com os oprimidos, disponibilidade para todos que a procuravam, desprovida de vaidade e de ambições materiais, era uma idealista”, explicou Adolfo Menezes, ao justificar a proposta. “O amor imensurável por seu povo, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do município estavam acima de seus objetivos pessoais. Era uma pessoa culta, de grande leitura, uma visionária, de vanguarda, que traçou sua trajetória política na perspectiva do progresso regional”, acrescentou o parlamentar. Ele disse ainda que a história de Dona Lúcia foi “caracterizada pela ética, seriedade, responsabilidade, honradez e lisura que sempre evidenciaram o seu compromisso com o bem público e a felicidade da população barraestivense”. Segundo Menezes, Dona Lúcia foi vice-prefeita do município, no período de 1976 a 1982, e eleita prefeita por duas vezes, de 2005 a 2008 e de 2009 a 20012. “Exercia a democracia, conclamando a participação da população através da criação do Conselho Municipal. Neste caminho, viu seus méritos reconhecidos em seus dois mandatos, quando entre os muitos prêmios teve a honra de receber o selo da Unicef por duas vezes”, concluiu o deputado.

  • Foto: Sandra Travassos/AL-BA
  • 16 // Dez // 2020
  • 23h39

PSD não abre mão de Adolfo Menezes na presidência da Alba

O PSD, comandado na Bahia pelo senador Otto Alencar, está apostando todas as fichas na eleição de Adolfo Menezes como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Um deputado ouvido pelo bahia.ba, em anonimato, disse que o partido não abre mão do comando da Casa. Ele avalia ainda que uma possível reeleição de Nelson Leal (PP) para presidência perdeu “muita força” com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não permitir as reeleições de Rodrigo Maia (DEM) e Davi Alcolumbre (DEM) na Câmara dos Deputados e no Senado. “É óbvio que a gente aposta nossas fichas em Adolfo, que vai ser presidente da Casa. É dar tempo ao tempo e ver quem sai melhor nisso. Acho que a decisão do STF foi um balde de água fria nas pretensões de Nelson Leal. Além disso, o acordo feito tem que ser cumprido”, salientou. Otto Alencar tem dito que não se envolverá na disputa, mas que o nome do PSD continua sendo o de Menezes. “O candidato (à presidência do Legislativo estadual) do PSD sempre foi um só. O único candidato citado pelo governador Rui Costa”, reiterou. Menezes, por sua vez, relatou que não está acompanhando os debates em torno da sucessão da Mesa Diretora. “A eleição é em fevereiro.”

  • Foto: Albert Maraux/SSP-BA
  • 16 // Dez // 2020
  • 23h32

Empresas investigadas por sonegação fiscal movimentaram R$ 2 bi, diz SSP

Repasses entre contas bancárias que superaram a cifra de R$ 2 bilhões chamaram a atenção das equipes da Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (CECCOR-LD), do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), e motivaram o início das investigações que culminaram com a Operação Grande Famíli, deflagrada na manhã desta quarta-feira (16) em Salvador e Santo Antônio de Jesus. Com integrantes de um grupo de empresas atacadistas de alimentos, equipes das secretarias da Segurança Pública (SSP) e Fazenda (Sefaz) e Ministério Público apreenderam aparelhos eletrônicos, documentos e joias. Segundo a SSP, foram bloqueados R$ 21 milhões em contas bancárias dos investigados, que também foram alvos de sequestro de bens, como imóveis e carros. Os responsáveis pelas empresas também são investigados por crimes contra o fisco estadual cometidos desde o ano de 2010. “Passamos a acompanhar esse grupo a partir do mês de outubro deste ano. Entre 2012 e 2019, através de análise bancária, percebemos as transferências de grandes montantes entre os sócios, que são parentes, indicando a possibilidade de lavagem de dinheiro”, disse a delegada Larissa Barros, integrante da CECCOR-LD. Mandados de busca e apreensão em residências dos proprietários, lojas e escritório de advocacia foram cumpridos durante a ação, que teve apoio da Dececap, COE e da PM. A Superintendência de Inteligência da SSP também deu suporte às apurações. “O padrão financeiro apresentado pelo grupo não condiz com o declarado oficialmente. Vamos aprofundar as investigações e, se caso  confirmado o crime, indiciar os envolvidos”, declarou o delegado Marcelo Sansão, diretor do Draco.

  • Foto: Reprodução/MPBA
  • 16 // Dez // 2020
  • 23h24

MP-BA denuncia onze policiais militares alvos da Operação Alcateia

A Justiça baiana recebeu na terça-feira (15) duas denúncias oferecidas pelo Ministério Público estadual (MP-BA) contra 11 policiais militares alvos da Operação Alcateia. As denúncias oferecidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) apontam que três policiais foram responsáveis pela morte de Fabiano Silva Santos, em dezembro de 2018, em Paulo Afonso, e outros oito estão envolvidos no homicídio de Cícero Santos Ramos, em abril de 2018, na cidade de Glória. Neste último caso, cinco policiais também são incriminados por furto. Os denunciados teriam levado R$ 12 mil em espécie da casa da vítima, que vendia melancias que cultivava. De acordo com as denúncias, as versões apresentadas pelos policiais militares apresentam indícios de adulteração e contradizem as provas colhidas na investigação. Por exemplo, no caso da morte de Fabiano Santos, o exame residuográfico não encontrou partículas de chumbo nas mãos da vítima, o que descarta a ocorrência de disparos de arma de fogo, como alegaram os policiais. Já no caso da morte de Cícero Ramos, as informações apuradas indicam que a vítima não tinha armas nem drogas no local. Os policiais denunciados narraram algo diferente. A Operação Alcateia foi deflagrada em duas fases para desarticular organização criminosa que praticava crimes de homicídio, tráfico de drogas, tortura e extorsão – estes últimos, delitos típicos de atividade de milícia. A primeira, em 29 de outubro, culminou na prisão de seis pessoas. A segunda fase, realizada em 27 de novembro, cumpriu 11 mandados de prisão preventiva.

  • Foto: reprodução/TV Bahia
  • 16 // Dez // 2020
  • 23h07

Após danos causados pela chuva, Ipiaú e Itabuna vão receber recursos federais

Os municípios de Ipiaú e Itabuna, no sul da Bahia, vão receber recursos do Governo Federal para as áreas de defesa civil e assistência à população, após prejuízos causados pelas fortes chuvas que aconteceram em novembro. Além das duas cidades baianas, outras cinco do país também vão ter direito às verbas. O repasse de R$ 4,57 milhões foi autorizado nesta quarta-feira (16) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MD). O dinheiro será destinado para ações de recuperação de encostas e de socorro e assistência à população. A cidade de Ipiaú terá direito a R$ 9,7 mil para a compra de cestas básicas e kits de limpeza. A previsão é que 192 pessoas sejam beneficiadas. Já em Itabuna, a verba destinada é de R$ 194,3 mil para aquisição de cestas básicas, colchões e kits dormitório e de higiene pessoal e limpeza. Os outros municípios que receberão as verbas são Manoel Viana e Três Arroios, no Rio Grande do Sul, Tigrinhos, em Santa Catarina e Rio Novo, em Minas Gerais. A quinta localidade que terá direito ao benefício é o estado do Piauí. A verba será investida na ampliação do fornecimento de água potável para uma área que compreende 31 municípios afetados pela seca.

  • Foto: Ilustrativa/ Elói Corrêa/GOVBA
  • 16 // Dez // 2020
  • 10h45

Trecho da Fiol entre Ilhéus e Caetité deverá ser leiloado em abril de 2021

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a realização do leilão do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) entre Ilhéus e Caetité em 08 de abril de 2021. A data foi definida nesta terça-feira (15), após aprovação do edital de concessão da ferrovia. O documento deve ser publicado no Diário Oficial da União desta quarta (16). De acordo com informações do G1, inicialmente serão concedidos 537 quilômetros, e há previsão de futuramente serem concedidos trechos entre Caetité e Barreiras. Também deverá ser leiloado o trecho entre Barreiras e Figueirópolis, em Tocantins. O prazo de concessão é de 35 anos, já considerado o período de construção e operação da ferrovia. Segundo a ANTT, a ferrovia deverá exigir R$ 5 bilhões em investimentos. A maior parte desse valor deve ser gasto nos primeiros anos de contrato. O trecho objeto do edital aprovado nesta terça já está sendo construído pela Valec. Segundo a estatal ferroviária, 75% das obras físicas da ferrovia já estão concluídas.